Manchetes do dia

Domingo, 09 / 09 / 2007

Folha de São Paulo
"Planalto quer que Renan se licencie caso seja absolvido"
O Planalto pressiona o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a se licenciar do cargo caso seja absolvido em plenário nesta quarta, quando a Casa julgará em votação e sessão secretas o pedido de cassação do seu mandato, aprovado pelo Conselho de Ética. A posição oficial do governo é de neutralidade, mas o Planalto teme que a cassação de Renan abra espaço à eleição de um oposicionista. Com a licença, assumiria o primeiro-vice-presidente, Tião Viana (PT-AC).


O Globo
"Congresso recebe nota 5,4 da elite parlamentar"
Enquete feita pelo Globo com 59 parlamentares da lista dos cem mais influentes do Congresso revela que a auto-imagem deles está em baixa: a nota média foi 5,4. A nota cai para 4,7 se forem considerados apenas os votos dados no Senado, que vive há mais de três meses a crise envolvendo seu presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL). Além do próprio comportamento na crise Renan, os parlamentares criticam a submissão do Congresso ao Poder Executivo e o fato de não ter sido aprovada uma reforma política, informa Isabel Braga. Entre as sugestões para melhorar, está a criação de uma agenda própria, com temas de interesse da sociedade.


O Estado de São Paulo
"Sonegação de impostos equivale a 30% do PIB"
Sonegação de impostos e carga tributária têm quase o mesmo tamanho no Brasil. Para uma carga de 35% do Produto Interno Bruto (PIB), a sonegação é da ordem de 30% do PIB, estima o professor de finanças públicas André Franco Montoro Filho. Especialistas avaliam que a carga elevada é justamente uma das causas da sonegação. "Quanto maior a alíquota do imposto, maior o prêmio pelo crime", diz o consultor tributário Clóvis Panzarini. Pelo cálculo dos economistas, uma redução de 20% nas alíquotas dos impostos faria a sonegação cair a ponto de elevar a arrecadação global para 40% do PIB. Estudo da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo aponta os setores em que a sonegação é maior. O comércio varejista, por exemplo, sonega 60% do que vende. Para combater o problema, o governo paulista vai lançar um sistema que permitirá ao consumidor receber de volta parte do imposto cobrado, desde que peça nota fiscal.


Jornal do Brasil
"Lula compra imóvel de cooperativa sob suspeita"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os três maiores fundos de pensão estatais e boa parte da cúpula do governo e do PT decidiram investir, nos últimos quatro anos, na Bancoop, cooperativa investigada por suspeita de desvio de recursos e lavagem de dinheiro. Em 2005, Lula adquiriu cotas para comprar um luxuoso dúplex na praia do Guarujá. Fundada em 1997 pelo hoje presidente do PT, Ricardo Berzoini, e comandado pelo alto escalão do partido, a importante construtora de imóveis em São Paulo transformou-se numa empresa com déficit de R$ 100 milhões. O patrimônio dos 3 mil cooperados está ameaçado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu