Manchetes do dia

Quarta-feira, 29 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Mensalão tem 40 réus; Dirceu foi comandante supremo, diz relator"
Após cinco dias e cerca de 32 horas de sessão, o Supremo Tribunal Federal encerrou a apreciação da denúncia do mensalão e abriu processo criminal contra todos os 40 acusados pela Procuradoria Geral da República. O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) é o principal réu e responderá por formação de quadrilha e corrupção ativa.


O Globo
"STF processa todos os 40 da 'quadrilha' do mensalão"
Numa decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, após cinco sessões e mais de 30 horas de debates, abrir processo contra todos os 40 denunciados no mensalão pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu será processado também por formação de quadrilha, acusado de chefiar "organização criminosa" montada para comprar o apoio de deputados ao governo Lula. Responderão ainda por formação de quadrilha três ex-dirigentes do PT: o deputado José Genoino, Delúbio Soares e Sílvio Pereira, além de Marcos Valério e dirigentes do Banco Rural. "Seria Dirceu o mentor, chefe incontestável do grupo, a quem todos prestavam deferência. Para mim, é o bastante", disse o relator, Joaquim Barbosa. A presidente do STF, Ellen Gracie, rebateu críticas de ineficiência e lentidão na Corte, elogiando o trabalho dos colegas e dizendo que o tribunal concluiu a primeira fase do trabalho em prazo "absolutamente compatível com a dimensão do caso", que classificou de sui generis.


O Estado de São Paulo
"STF vai julgar 'quadrilha' que operou no 1º mandato de Lula"
Todos os 40 denunciados no escândalo do mensalão pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, foram transformados em réus pelo Supremo Tribunal Federal. A lista inclui os petistas José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e Sílvio Pereira, acusados de formar uma quadrilha que distribuiu pelo menos R$ 55 bilhões entre políticos aliados, em troca de apoio nas votações do Congresso, durante o primeiro governo Lula. Também estão na relação de réus Luiz Gushiken e Anderson Adauto, dois ex-ministros de Lula, e Duda Mendonça, ex-chefe de campanha do presidente. As denúncias foram analisadas em cinco dias de sessão do Supremo, envolvendo 5 partidos, 3 ex-ministros, 11 deputados e 27 advogados de defesa; o relatório sobre o caso, preparado pelo ministro Joaquim Barbosa, tem 450 páginas. O ministro do STF Ricardo Lewandowski foi o único a rejeitar a denúncia de formação de quadrilha contra Dirceu, analisada ontem. Nas sessões anteriores a corte já havia decidido abrir processos pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato e gestão fraudulenta.


Jornal do Brasil
"Todos os denunciados são réus"
Ao término de cinco sessões, os ministros do STF decidiram que os 40 denunciados no escândalo do mensalão serão réus em ações criminais. Os últimos da lista foram o publicitário Duda Mendonça e a sócia Zilmar Fernandes. O Supremo já prepara medidas para acelerar a tramitação e inibir a guerra de recursos, fixando, por exemplo, prazos para as defesas. Mas para o relator, ministro Joaquim Barbosa, não há previsão de término.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu