Manchetes do dia

Sexta-feira, 24 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Relator acata 1ª denúncia do mensalão"
O relator do caso do mensalão no Supremo, Joaquim Barbosa, aceitou o primeiro item da denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra os 40 acusados. Ele considerou haver indícios suficientes para abrir processo criminal contra quatro dirigentes do Banco Rural por suspeita de gestão fraudulenta.


O Globo
"Mensalão deve ter hoje os seus primeiros réus"
A presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e outros três diretores da instituição devem se tornar hoje os primeiros réus do escândalo do mensalão. O ministro Joaquim Barbosa, relator do caso no STF, apresentou ontem voto a favor da abertura de processo penal contra o núcleo financeiro do esquema de pagamento de mesada a parlamentares. Os ministros Marco Aurélio de Mello e Cezar Peluso votaram com o relator. Os outros sete ministros devem votar hoje. Como são 40 acusados, Barbosa optou por dividir o voto em capítulos. Com isso, a expectativa é que o resultado do julgamento só seja conhecido semana que vem.


O Estado de São Paulo
"Anac sabia do risco de avião 'varar' pista de Congonhas"
Um documento revelado ontem pela CPI do Apagão, na Câmara, prova que, sete meses antes da tragédia do Airbus da TAM em Congonhas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) tinham noção exata do perigo que era pousar ali. Em reunião de técnicos da Anac, da Infraero e de companhias aéreas, em 13 de dezembro, no Rio, foi discutido o risco iminente de um avião ficar descontrolado e "varar" a pista. Foi exatamente o que ocorreu com o Airbus, que ultrapassou o fim da pista e explodiu ao colidir com um prédio, causando a morte de 199 pessoas. A ata da reunião mostra que foram classificados de "preocupantes" três incidentes na pista principal de Congonhas. A ata foi distribuída ontem aos deputados da CPI pela diretora da Anac Denise Abreu, que prestou depoimento de mais de sete horas. Ela é acusada de ter entregue à Justiça, no começo do ano, um documento sem validade a favor da liberação da pista de Congonhas. Pilotos de 11 aviões disseram à polícia ter enfrentado dificuldades para pousar em Congonhas no dia 16 de julho, véspera do acidente com o Airbus da TAM.


Jornal do Brasil
"Mais 1.200 policiais no Rio"
A reunião entre o governador Sérgio Cabral e o ministro da Justiça, Tarso Genro, terminou com a definição de um importante reforço para a segurança do Rio. O policiamento da capital receberá mais 1.200 agentes da Força Nacional de Segurança (FNS) - há 1.600 já baseados aqui - e outros 500 ficarão de prontidão em Brasília em caso de necessidade. Segundo o ministro, a tropa especial permanecerá em operação "pelo tempo que for necessário para a implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)", mas o limite deverá ser de quatro anos. Além do contingente, bem mais que os 700 inicialmente acertados, Cabral conseguiu do governo federal que 500 veículos sejam cedidos às polícias do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu