Manchetes do dia

Quinta-feira, 02 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Falha ocorreu 2 segundos antes do pouso"
A caixa-preta do Airbus da TAM que explodiu em Congonhas mostra que a falha central no acidente ocorreu apenas dois segundos antes de o avião tocar no solo. Foi o momento em que o Airbus acelerou, em vez de frear. A transcrição da gravação da cabine do vôo, divulgada pela CPI do Apagão Aéreo, mostra que os pilotos acionaram os manetes na hora certa, tentando desacelerar os motores, mas o avião acelerou.

No dia 27, a Philips do Brasil publicou anúncio nos principais jornais manifestando seu apoio ao "Cansei". A carta da Philips foi alvo de muitas críticas, inclusive do governo. O presidente da Philips, Paulo Zottolo, 51, nega que o movimento tenha qualquer motivação política ou que vise derrubar o governo -e sugere que o presidente Lula se engaje no movimento. (...)

O Globo
"O último diálogo da tragédia - 'Não dá, não dá. Ai, meu Deus'"
Os instantes decisivos da conversa entre os pilotos do vôo JJ-3054, cuja transcrição foi divulgada na CPI do Apagão Aaéreo, revelam a tentativa desesperada de frear o Airbus A-320 da TAM. O brigadeiro Jorge Kersul, que investiga o acidente, confirmou que uma das manetes, alavancas que controlam a velocidade das turbinas, estava na posição de acelerar ao tocar o solo. Com o reversor da turbina direita travado, os pilotos recorreram aos spoilers (freios aerodinâmicos), que não funcionaram. "Desacelera, desacelera", disse um dos pilotos. "Não dá, não dá", responde o outro. Segundo Kersul, pode ter havido erro de leitura no computador. A análise inicial da caixa-preta deixou mais dúvidas do que certezas, e os especialistas afirmam que conclusões sobre as causas da tragédia são prematuras.


O Estado de São Paulo
"Caixas-pretas mantêm dúvidas sobre tragédia"
As informações das caixas-pretas do Airbus da tragédia de Congonhas são insuficientes para concluir que o acidente foi provocado por erro dos pilotos. Um manete de controle das turbinas estava na posição errada, conforme antecipou o Estado no início das investigações. Mas é possível que a falha tenha ocorrido porque os computadores de bordo comandavam a operação e não permitiram o uso dos freios manuais. Em relato aos integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, o chefe do Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, brigadeiro Jorge Kersul Filho, apontou a hipótese de que o piloto tenha colocado o manete na posição correta, de ponto morto, porém uma falha dos computadores tenha mantido a alavanca na posição de aceleração. A CPI divulgou a transcrição dos últimos 30 minutos de diálogos travados na cabine do avião. Já na pista, o co-piloto pediu ao piloto que desacelerasse. "Não consigo, não consigo. Oh, meu Deus. Oh, meu Deus", foi a resposta.


Jornal do Brasil
"Fim da trégua desafia a herança dos Jogos"
A paz experimentada nos 15 dias do Pan revelou-se efêmera. O aparato de inteligência herdado dos Jogos não impediu que em 24 horas a cidade acumulasse 20 mortos em ações violentas, que surpreenderam a polícia. Depois de ônibus e carros serem incendiados na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, em protesto à suposta execução de um estudante de 26 anos, a pista voltou a ser fechada por baderneiros. Em Bangu, 10 morreram no confronto de grupos criminosos. Na Penha, tiroteios deixaram um morto e uma criança de 9 anos ferida. Para o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, foram "fatos isolados". A transcrição das conversas entre os pilotos do Airbus da TAM que explodiu ao sair da pista em Congonhas mostra que não uma, mas uma série de falhas pode ter levado ao maior desastre aéreo do Brasil. De acordo com a caixa-preta, cujos dados foram reproduzidos na CPI do Apagão Aéreo, o primeiro sinal de problema no Airbus detectado pelos pilotos foi o não funcionamento do freio aerodinâmico assim que houve o toque na pista. Segundo a Aeronáutica, um dos manetes de potência também estava na posição incorreta durante o pouso, mas os envolvidos na investigação evitam considerar esse erro como o único fator que conduziu à tragédia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu