Manchetes do dia

Quarta-feira, 01 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Caixa-preta indica erro do piloto"
Dados da caixa-preta do Airbus-A320 da TAM indicam que houve falha humana na tentativa de pouso no último dia 17 em Congonhas, quando 199 pessoas morreram. Segundo os dados da caixa-preta que a Folha obteve, erros teriam ocorrido na operação de um dos manetes (as alavancas de controle das turbinas), colocado em posição incorreta antes do pouso e no momento da aterrissagem.


O Globo
"Empresas avisam que não podem cumprir novas rotas"
As companhias aéreas levaram ontem ao Ministério da Defesa a preocupação do setor com a decisão do governo de criar uma nova malha aérea no país. Representantes da Gol e da TAM se queixaram ao assessor especial do ministério, brigadeiro Jorge Godinho. As empresas consideram que as resoluções do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) significam uma intervenção grave no mercado e podem inibir investimentos, por estarem em direção oposta ao que acontece no resto do mundo. Segundo os empresários , não há aviões suficientes para cumprir as rotas determinadas, estabelecendo ligações ponto a ponto a partir do Aeroporto de Congonhas. Houve reclamações ainda em relação à falta de uma consulta às duas partes mais importantes do processo - empresas e passageiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu mudar seu regimento para atender mais rapidamente às decisões do Conac.


O Estado de São Paulo
"Adiada a reforma, Cumbica terá operação tapa-buraco"
O Ministério da Defesa anunciou ontem o adiamento para fevereiro da recuperação total da pista principal do Aeroporto de Cumbica. Até lá serão executados apenas "reparos", entre meia-noite e 6 horas. É o segundo adiamento do serviço: o início estava marcado para 23 de julho, mas foi suspenso por causa do acidente com o Airbus da TAM e da transferência de muitos vôos de Congonhas para Cumbica. A pista está com o asfalto no limite da vida útil, como mostrou o Estado anteontem e como confirmou ontem o superintendente de Empreendimentos de Engenharia da Infraero, Armando Schneider Filho, em depoimento à CPI do Apagão Aéreo. "Aconselho a imediata reforma da pista principal do Aeroporto de Guarulhos", disse Schneider. Ele teme que a segurança dos vôos seja afetada na próxima estação chuvosa, com estouro de pneus. Schneider e o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, admitiram à CPI que desde 2004 a empresa tem autorização para reformar a pista.


Jornal do Brasil
"Rio ganha reforço e desiste do Exército"
O governador Sérgio Cabral desistiu de pedir tropas do Exército nas ruas do Rio. Cedeu depois de obter da Secretaria Nacional de Segurança Pública 2.400 homens da Força Nacional e 300 policiais rodoviários, que continuarão nos limites do Estado, liberando o contingente da FNS para o patrulhamento das vias expressas da cidade. Além disso, 550 dos carros de polícia usados no Pan ficarão com o governo estadual. Cabral também anunciou um concurso para contratar mais 2 mil PMs e a passagem do controle de trânsito da Zona Sul para a Guarda Municipal. A Inteligência criada para os Jogos mapeou ações do tráfico que a polícia, tão logo acabou a competição, já enfrenta em operações coordenadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu