Tragédia nos céus

Desabafo de um comandante

Amigos(as),

Abaixo o meu desabafo sobre a tragédia de ontem...
Abraços pesarosos aos que tiveram pessoas próximas entre as vítimas!

Peter

O desastre maior deste desastre de ontem é que ele é um desastre cuja ocorrência era apenas uma questão de cedo ou tarde. Infelizmente ficou trágicamente evidente que ocorreu ainda mais cedo do que o esperado...
Madruguei hoje assistindo estarrecido pela CNN e Internet aqui em Abu Dhabi, Emirados Árabes onde estou voando agora, as imagens das labaredas pintando de amarelo e ocre a cabeceira 17 de Congonhas (16 na minha época). Pousei lá inúmeras vezes de Boeing 727, Electra da Ponte Aérea e 737-200/300 quando eu ainda voava "na Nacional" na minha, na nossa, "velha" Varig. Hoje sou um dos inúmeros pilotos experientes "exilados" pela Babilônica incompetência Brasileira. Embora agora longe do Brasil, passei quase 30 anos voando na Varig no Brasil, 15 dos quais "na Internacional" nos mais de 20 como Comandante, e por isso assisto a estas imagens dominado por uma indigesta mistura de choque, tristeza e revolta como se ainda estivesse voando aí.
O choque é até previsível diante de imagens do inferno de chamas e corpos sendo retirados dos destroços, e a tristeza também é de certa forma natural, pois é consequencia dos dramas que sempre pontuarão as nossas vidas, salientado a falibilidade inerente à nossa condição de humanos. Mas a dor mais incômoda de todas para mim é a da revolta. Uma TREMENDA revolta diante deste absurdo "Apagão" aeronáutico brasileiro que até recentemente destruía apenas patrimônios como a Varig, mas agora avança célere ceifando vidas gerando perdas humanas irreparáveis, e ainda pior, na maior parte EVITÁVEIS!!!!!
Poucas outras atividades humanas brincam tanto com as nossas emoções quanto a aviação. Voar, viajar, cruzar o céu entre nuvens rumo a lugares exóticos, uma experiência fascinante possibilitada por tecnologias desenvolvidas e incorporadas a estas nossas máquinas maravilhosas, e normalmente trazendo conforto e segurança na "trip" dos nossos sonhos, ou apenas a uma trivial viagem de negócios.
Mas também poucas outras atividades são tão intensa e simultâneamente dependentes das forças da natureza, infraestrutura física e tecnologia, interesses econômicos, treinamento e fatores humanos, horários, e acima e tudo da capacidade de TODOS os responsáveis por cada setor em administrar tudo ao mesmo tempo, enquanto uma aeronave avança como uma flecha a 900km/h rumo ao seu destino. É um desafio contínuo, 24 horas por dia, 365 dias por ano, faça chuva ou sol, para que tudo isso não termine em tragédia...
Só que mais esta tragédia recente prova que este não é o caso no Brasil de hoje. E o cidadão Brasileiro necessita urgentemente exigir que o maestro maior desta "Orquestra" deveria estar executando a sua "partitura" com muita competência para que não tivessem morrido hoje os nossos colegas, familiares e amigos. E que este "Maestro" é, ou deveria ser, o Governo que elegemos democráticamente. Nós pilotos sabemos que ao nosso colega comandante do vôo de ontem caberá a sua parcela de "culpa". Sempre nos caberá algo como responsáveis últimos da operação de uma aeronave, jamais negamos este fato e muitas vezes também "pagamos" com as nossas vidas pelos êrros eventualmente cometidos! Mas o que os Brasileiros precisam urgentemente entender é que a segurança e a pontualidade do seu vôo depende de uma complexa e extensa "corrente" de diferentes eventos e responsabilidades que precisam funcionar uníssonos e com alto grau de profissionalismo. No Brasil quem implementa, administra, regulamenta e fiscaliza a infraestrutura dos aeroportos e das empresas, e controla o nosso espaço aéreo é o Governo; assim como é ele também o poder concedente das linhas para as empresas. E mais: este mesmo Governo ainda cobra UMA FORTUNA em taxas do já aviltado contribuinte-passageiro e das empresas pelo utilização de seus péssimos serviços. Ou seja, PAGAMOS duas vezes para brincarem com as nossas vidas!!!
Cabe a nós Brasileiros exigir que o Presidente pare de brincar com as nossas vidas perseguindo, processando e prendendo pilotos e controladores como se responsáveis fossem pelo estrondoso fracasso do Estado Brasileiro entregue ao seu comando. E a indignação de todos os comentários que ouvi ontem na Internet/CBN me reacendeu uma pequena esperança de que a sociedade talvez reagirá desta vez, a mais este descalabro governamental. A ÚNICA esperança de futuro para o nosso país é entendermos que cabe a todos nós Brasileiros reagir à sujeira política que destrói e mata no nosso país!
O Brasil é grande demais, lindo demais para deixarmos que um incompetente e seus asseclas partidários entranhados nos diferentes órgãos públicos, responsáveis pelos "assassinatos" de Congonhas continuem matando impunemente. Não podemos admitir que mais esta tragédia e sofrimento causado às famílias sejam em vão!!!!

Cmte. Peter Lessmann
Votec Linhas Aéreas - Varig S/A - Etihad Airways
18.07.2007

Nota do editor - É um prazer ler o texto do meu amigo Peter, com quem voei inúmeras vezes, de avião, planador, motoplanador e com quem passei horas e horas falando de aviação, paixão que nos uniu há quase trinta anos. Em política divergimos bastante, principalmente em 1989 quando votei em Lula. Hoje pensamos de forma mais próxima, ele tinha razão quando falava em incompetência...
Enfim, como dizem os especialistas na matéria que do G1 que postei hoje, o avião pousou no ponto certo, com velocidade certa, o piloto não tentou arremeter e mesmo assim deu no que deu.
Precisamos esperar o resultado das investigaçôes, ainda é cedo para culpar a pista, na verdade, esse acidente pode até não ter ocorrido, assim como não houve o mensalão e mais uma vez certamente Lula não sabia de nada, não tem culpa e está triste, ou melhor, indignado, petistas ficam indignados. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu