Pedra Preta


Meio Ambiente cancela fornecimento de energia a aposentados

No último dia 10, os aposentados Antonio Fernandes da Silva, 73 e Clarice da Silva Fernandes, 70, moradores da Pedra Preta-Sertão da Quina foram surpreendidos com o corte do fornecimento de energia elétrica em sua residência. Segundo a Elektro, a empresa apenas cumpre a determinação da Promotoria do Meio Ambiente que através do Instituto Florestal diz que o casal encontra-se em área de conservação ambiental. O casal, que mora no local há mais de quarenta anos, antes, portanto, da criação do Parque Estadual, foi contemplado pelo Decreto Federal Nº 4873/03 que instituiu o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica “Luz Para Todos”.
O local, desde a sua fundação, por volta de 1845 foi área de grandes plantações das famílias da localidade, lá existem ainda pequenas culturas como mandioca, banana, cana, feijão e principalmente árvores frutíferas, encontradas até hoje. Com a impossibilidade da continuidade da agricultura, muitos moradores resistem através do artesanato, principalmente do que se utiliza de bambu, palhas e taboas.
Nas décadas de 60 e 70 o local foi importante produtor de bananas, onde Fernandes também fornecia a fruta, após a diminuição das atividades com a terra, muitas famílias permaneceram no local a fim de buscar maior harmonia com a natureza e sossego. “Não tenho mais roça, a idade não ajuda mais, hoje eu só colho as frutas das árvores que plantei que foram muitas”, desabafa o morador. Já a esposa desolada lamenta a decisão e comenta que esperou quarenta anos para possuir um chuveiro quente e uma geladeira. “Qual foi o crime que cometi, a minha família mora aqui há tantos anos, criei meus filhos com tanto suor e hoje no fim da vida não posso ter energia elétrica ao menos para um banho quente.” Comenta a aposentada.
Moradores encontram-se revoltados com o auto grau de desconhecimento do Instituto Florestal frente ao modo de vida e ao sistema de manejo com a natureza, realizado há décadas pelas famílias tradicionais da localidade. Moradores se reuniram a fim de discutir o assunto já que não é a primeira vez em que o Estado interfere negativamente na vida dos moradores da região, na reunião teve-se a idéia de montar um grupo de teatro para mostrar a sociedade e interessados a forma em o Parque Estadual vem maltratando os moradores tradicionais, outras informações não foram divulgadas.

Foto: Antonio Fernandes e a esposa Clarice desolados com a situação.

Ezequiel dos Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu