Manchetes do dia

Terça-feira, 31 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Para Infraero, 2ª pista de Cumbica "não é confiável""
O presidente da Infraero (estatal que administra os aeroportos), José Carlos Pereira, disse a Eliane Cantanhêde que a segunda pista de Cumbica (Guarulhos) 'não é confiável'. Ele defende uma reforma imediata para melhorias no local. 'A pista está cheia de remendos', afirmou. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a obra só deve ocorrer em março.


O Globo
"Fissuras põem também a pista de Guarulhos em risco"
Principal alternativa para desafogar Congonhas, o Aeroporto de Guarulhos apresenta fissuras e trincas em vários pontos de sua pista principal. Com 22 anos de uso, a pista já tem sua vida útil, que é de 20 anos, vencida. O alerta foi dado ontem pela Infraero e pela Anac ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, na reunião em que se anunciou que 151 vôos diários deixarão Congonhas. Jobim convocou nova reunião para hoje. Segundo o superintendente da Infraero para o Sudeste, Edgard Brandão, a pista nunca passou por uma reforma. O ministro já decidiu demitir o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, mas ainda não achou substituto. O ex-presidente do BB Rossano Maranhão recusou convite. Pereira comentou sua saída iminente: "Tudo que entra, sai." As passagens aéreas subiram 8,25% em julho.

O Estado de São Paulo
"Promessa do governo para novo aeroporto dura 10 dias"
Dez dias após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter anunciado a construção de um terceiro aeroporto em São Paulo, a idéia foi abandonada pelo próprio governo. No dia 20, em pronunciamento na televisão, Lula afirmou que em 90 dias seria definido o local do novo aeroporto. Na mesma data, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que a obra seria feita na Grande São Paulo, mas se recusou a revelar onde, com o argumento de que o governo jamais seria fonte de especulação imobiliária. Mas ontem, durante reunião do Palácio do Planalto, prevaleceu a tese do novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, de que o mais apropriado é investir numa terceira pista no terminal de Cumbica, iniciativa que daria resultados em menos tempo. Essa posição é a mesma do governador de São Paulo, José Serra, que considera "pouco sensata" a intenção de construir mais um aeroporto. Jobim informou já ter conversado sobre as obras de Cumbica com o prefeito de Guarulhos, o petista Elói Pietá - que estimou ser necessário desalojar 5 mil famílias que vivem nas proximidades do aeroporto. Estudos do governo federal falam em 20 mil famílias. A transferência de mais de 50 vôos para Cumbica não provocou tumultos ontem.


Jornal do Brasil
"Clima de segurança continua pós-Pan"
O secretário nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, disse que o carioca pode ficar tranqüilo: o clima de segurança após os Jogos Pan-Americanos vai continuar. Sem definir o número exato de policiais que ficarão na cidade, assegurou que não haverá uma "debandada" policial com o fim das competições. Reiterou a disposição do governo federal de ajudar o governador Sérgio Cabral a combater o crime no Rio. Um dia depois do fim das provas, a polícia entrou em quatro favelas. As operações ocorreram no Morro do Borel, na Mangueira, em Vigário Geral e no Jacarezinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu