Manchetes do dia

Quinta-feira, 26 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Quando viajo, entrego a Deus, diz Lula"
Após dez meses de caos aéreo e os dois maiores acidentes da história do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu existir uma "crise" no setor. Ele disse que entrega sua sorte a Deus sempre que viaja de avião. "Toda vez que o avião fecha a porta, entrego a minha sorte a Deus." As declarações foram dadas na posse do novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, no lugar de Waldir Pires.


O Globo
"Jobim diz que quem manda é ele e vai mudar sistema aéreo"
O novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, assumiu o lugar de Waldir Pires, ontem, dando demonstração de força: disse que quem manda é ele e que recebeu carta branca do presidente Lula para fazer mudanças profundas na estrutura do setor aéreo brasileiro. Segundo Jobim, que é filiado ao PMDB e foi ministro do governo FH, as mudanças não serão partidarizadas: "Só vou nomear técnicos". Jobim admitiu que o setor aéreo estava sem comando e prometeu que as primeiras mudanças serão decididas até o final de semana. Ele disse não ver problema no fato de não ser da área: "Uma coisa é a execução, outra é o comando". Amanhã, ele vai visitar o Aeroporto de Congonhas e o IML de SP, onde é feito o reconhecimento das vítimas do acidente da TAM. O ministro, que recusara convite anterior, mudou de idéia e, bem humorado, explicou a razão: "Minha mulher achou que eu devia aceitar".


O Estado de São Paulo
"Jobim assume a Defesa e critica falta de comando"
Dez meses depois do início da crise aérea, o presidente Luis Inácio Lula da Silva trocou ontem o ministro da Defesa, colocando Nelson Jobim no lugar de Waldir Pires. Ex-deputado e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Jobim assumiu o cargo dizendo ter carta branca para promover mudanças e apontando a falta de comando como um dos problemas do setor aéreo. Suas críticas foram dirigidas principalmente à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "As instituições foram feitas para ter resultados", afirmou. "Quero perguntar: esse poder (a Anac) funciona?" Ele classificou como um "problema legal" o fato de os diretores da agência terem mandatos fixos e com estabilidade absoluta. Informou ainda que o governo estuda como incluir no projeto de lei de reestruturação das agências reguladoras um dispositivo que permita a demissão dos integrantes da Anac. Ao dar posse a Jobim, em solenidade no Palácio do Planalto, Lula afirmou que tem medo de voar de avião.


Jornal do Brasil
"Até Lula tem medo de avião"
Em meio à mais grave crise da aviação brasileira, o presidente Lula disse ter medo de avião. A seguir, fez outra declaração que reforça a desconfiança da população sobre a segurança do sistema. Ao dar posse ao novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, revelou que reza para não haver novos acidentes aéreos. E aconselhou o novo ocupante da pasta a repensá-la: "Ela está aquém daquilo que é exigência da sociedade brasileira, aquém do funcionamento necessário". Jobim, que foi presidente do STF, só aceitou o desafio depois de ouvir que teria carta branca para fazer mudanças na Infraero e na Anac. A estréia do substituto de Waldir Pires, que resistiu a inúmeros apagões e a dois desastres gravíssimos, acontece num dia em que dois aviões apresentaram problemas em pleno vôo, um pedaço do teto do aeroporto de Campinas desabou e Congonhas registrou seu recorde: 80% dos vôos cancelados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu