Manchetes do dia

Quinta-feira, 12 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Investigada no caso Petrobras foi a sexta maior doadora do PT"
A empresa Iesa Óleo e Gás, uma das investigadas pela Polícia Federal no suposto esquema de fraudes em licitações da Petrobras, foi a sexta maior doadora ao PT em 2006, relata Fábio Zanini. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, foram três doações, totalizando R$ 1,562 milhão. Dos seis maiores partidos, só o PT recebeu dinheiro da Iesa.


O Globo
"Pressão impede Renan de dirigir sessão do Congresso"
Pressionado pela oposição e até pelo governo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), desistiu de comandar a sessão do Congresso para votação da LDO de 2008. O Planalto interveio para evitar o aprofundamento da crise, e o presidente Lula conversou com Renan no Planalto durante 40 minutos. Enquete do Globo mostra que a maioria dos senadores (37 dos 59 que opinaram) acredita que a imagem do Senado foi atingida e 33 acham que Renan deve ser cassado se forem provadas irregularidades fiscais.


O Estado de São Paulo
"Escândalo deixa Renan sem apoio para liderar sessão"
O presidente Lula convenceu o presidente do Senado, Renan Calheiros, a não comandar o Congresso na sessão de votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O Planalto estava preocupado com a ameaça da oposição de atrasar os trabalhos no plenário, em protesto contra a insistência de Renan em permanecer no cargo apesar da suspeita de que ele recorreu ao lobista de uma empreiteira para bancar despesas pessoais. A avaliação no governo é de que a sobrevivência política de Renan fica mais difícil a cada dia e a crise pode contaminar o Planalto. Depois de mobilizar ministros e parlamentares para aconselhar o presidente do Senado a não chefiar a sessão, o próprio Lula conversou com Renan. Manifestou solidariedade, mas aconselhou-o a evitar confrontos com a oposição para não prejudicar o governo. O repúdio a Renan seria manifestado de maneira inédita no Congresso: deputados e senadores planejavam erguer cem cartões vermelhos assim que o presidente do Senado entrasse no plenário. A idéia agora é produzir um documento com milhares de assinaturas contra Renan e estender suas folhas em varal montado diante do Congresso.


Jornal do Brasil
"Lula veste a camisa do Pan"
O presidente Lula está apostando no Pan para consolidar a imagem do Brasil no exterior. Com disposição de lutador de boxe, esporte por ele praticado na juventude, entrou na briga política pela paternidade dos Jogos. Munido com as cifras que investiu em instalações e segurança, reagiu às críticas do prefeito Cesar Maia, de que Estado e União queriam tirar uma casquinha do prestígio do evento: "Sabia que se desse certo todos iam querer ser o pai da criança". Disse ainda que o evento é do Rio, mas também de toda a nação "porque, se algo sair errado, a imagem do Brasil será afetada". O sucesso da competição poderá trazer, segundo o presidente, a Copa e as Olimpíadas para o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu