Caos aéreo

Airbus alertou pilotos sobre pousos sem reversor

De O Globo, hoje:
"A Airbus emitiu um comunicado às empresas que operam seus aviões, como o A- 320 da TAM que caiu semana passada em São Paulo, a fim de reforçar aos pilotos os procedimentos corretos para pousar suas aeronaves sem um dos reversores de turbina, como ocorreu com o avião que caiu no prédio da TAM Express na terça-feira da semana passada, matando pelo menos 199 pessoas. Segundo o comunicado chamado de AIT (Accident Information Telex), distribuído pela empresa com sede em Toulouse, na França, antes de tocar o solo, o piloto deve adotar a seguinte posição: "Durante o flare (procedimento de aproximação da pista durante o pouso, quando começa o processo de frenagem), selecione todos os manetes na posição IDLE (marcha lenta). Para o uso dos reversos no pouso com um deles inoperante, consulte revisões dos manuais do fabricante", diz o documento.
A empresa não diz se pode ter havido falha humana, com o piloto do Airbus da TAM acionando de forma incorreta o equipamento da aeronave, alegando que isso precisa ser investigado pelas autoridades brasileiras.
Os manetes (ou alavancas que controlam a aceleração das turbinas do avião) são semelhantes ao câmbio de um carro automático e, quando estão na posição neutra (IDLE), cortam a aceleração dos motores. Caso o piloto não respeite este procedimento, há um aviso sonoro na cabine. Segundo um piloto ouvido pelo GLOBO ontem, como o piloto recebe o aviso sonoro na cabine, é praticamente impossível que o comandante do Airbus que se acidentou em Congonhas, Kleyber Lima, não tenha adotado o procedimento correto. O piloto diz ser normal a distribuição desse tipo de comunicação da Airbus às companhias."
"Em depoimento de quatro horas ontem na CPI do Apagão Aéreo da Câmara, o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), admitiu que a manete (alavanca que controla potência das turbinas) da Airbus da TAM poderia estar em posição errada no momento do pouso. Isso poderia explicar o fato de o piloto não ter conseguido frear o Airbus A-320.
Kersul evitou adiantar outros dados da caixa-preta da aeronave que explodiu no último dia 17. E revelou que o Cenipa já havia previsto, em dezembro do ano passado, que poderia ocorrer um acidente em Congonhas, por causa dos problemas com a pista em dias de chuva, caso não fosse feita uma reforma.
No caso da manete, o militar disse que a hipótese foi reforçada após nota da Airbus em que a empresa reitera a importância de, em caso de reverso travado, manter a manete em posição como se fosse uma espécie de ponto morto. Ele disse que representantes da empresa participam da comissão que acompanha a degravação das caixas-pretas, nos EUA." (Noblat)


Nota do editor - O Brigadeiro Kersul supõe que a manete de potência estava em posição errada na hora do pouso. Talvez ele saiba mais do que é de conhecimento geral, talvez seja apenas "wishful thinking". Aos poucos o mordomo surge como o verdadeiro culpado diante de provas insfismáveis. O mordomo do avião, digo, o piloto do avião. O piloto do país não erra, nunca errou e jamais errará, ungido que foi pelos deuses. A única coisa que deve temer são os mercados que o avalisaram e cujos intestinos começam a rugir. Prenúncio de que pode dar m... (Sidney Borges)

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