Manchetes do dia

Quinta-feira, 14 / 07 / 2007

Folha de São Paulo:
"Gasto das famílias puxa alta do PIB"
A economia brasileira cresceu 4,3% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2006. Na comparação com o trimestre anterior, a alta ficou em 0,8%. O resultado foi puxado pelo consumo das famílias, que, apoiado em mais renda, emprego e crédito, cresceu 6% sobre o começo de 2006. Outro destaque positivo foi o setor de serviços, com alta de 4,6%, melhor resultado desde o final de 2004.


O Globo:
"Decisão do STF ameniza punição de autoridades"
Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal determinou que a Lei de Improbidade Administrativa, criada para punir a corrupção no serviço público, não pode ser aplicada contra autoridades como presidente da República, ministros de Estado, governadores e prefeitos. Para o STF, essas autoridades estão sujeitas a outra lei: a que trata de processos por crime de responsabilidade. Ontem, ficou decidido apenas que a lei não poderia ter sido aplicada contra o ex-ministro Ronaldo Sardenberg, condenado em 2002 por usar jato da FAB para viagem a lazer. Mas há dez mil casos como este em tramitação, e o resultado abre a porta para outras autoridades. A punição por improbidade é mais severa: perda de direitos políticos e devolução do dinheiro desviado. Nas ações por crime de responsabilidade, a autoridade é julgada pelo Legislativo, e não pelo Judiciário.


O Estado de São Paulo:
"Economia cresce abaixo da expectativa do governo"
A economia brasileira cresceu 4,8% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi inferior ao esperado pelo governo e o presidente Lula reagiu com cautela, classificando o desempenho de "mais ou menos". O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o segundo trimestre de 2007 será melhor que o primeiro. Nos 12 meses encerrados em março, o crescimento foi de 3,8% - e as consultorias estimam que o País vai fechar o ano com ampliação de 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB). Se for confirmada a previsão, o Brasil deverá ficar estacionado na 10ª posição no ranking das maiores economias do mundo. Os números registrados até agora confirmam que o principal combustível da expansão do País tem sido o mercado interno, já que as exportações vêm sendo prejudicadas pela valorização do real ante o dólar. Com crédito fácil, o consumo das famílias atingiu o maior nível desde o início de 2000.


Jornal do Brasil:
"Impasse político barra o uso das Forças Armadas"
Enquanto o governador Sérgio Cabral não admitir a incapacidade do governo de garantir a segurança do Estado, o ministro da Defesa, Waldir Pires, não vai liberar as tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para reforçar as operações policiais nas favelas e proteger os Jogos Pan-Americanos. O impasse político já dura mais de dois meses. Hoje, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame recebe o brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, braço direito do ministro. O militar vai dizer que as tropas estão prontas e que o Exército já tem um plano de atuação para sair às ruas. No entanto, o governo estadual terá de repassar o comando da segurança. O presidente Lula, que estará no Rio para entregar as viaturas destinadas ao patrulhamento dos jogos, é quem pode pôr um ponto final no imbróglio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu