Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Só 1,6% dos cursos privados têm nota máxima em prova"
Somente 1,6% dos cursos de faculdades particulares avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) obtiveram conceito 5 (avaliação máxima) no ano passado. Já entre as universidades públicas, 21,2% conseguiram atingir o mesmo conceito nesse exame.


O Globo:
"Sem fiscalização, vans expulsam 6% dos ônibus"
Pelo menos 12 empresas de ônibus deixaram de operar no Estado do Rio nos últimos sete anos, estimam às entidades representativas das concessionárias, que atribuem o problema à concorrência desleal de vans e Kombis. Segundo os empresários, mais de 140 linhas municipais e intermunicipais - o equivalente a 6% do total disponível no estado - ficaram paralisadas por inviabilidade econômica das operadoras. A principal causa da falência do sistema é a falta de fiscalização, que deixa as redes de transporte irregular, com veículos em mau estado de conservação e cobrando tarifas mais baixas, livres para ocupar o espaço dos ônibus. No Rio, o quadro é mais crítico na Zona Oeste, onde cerca de 40 linhas foram devolvidas ao poder público nos últimos anos. Ontem, o prefeito César Maia aumentou de seis para sete anos o prazo de uso de vans e kombis. O presidente do Rio Ônibus considerou lamentável a medida.


O Estado de São Paulo:
"Governo lança plano contra violência, mas falta verba"
O Planalto definiu os principais pontos do chamado PAC da Segurança, estabelecendo que policiais civis e militares deverão ter um piso salarial de R$ 1,6 mil válido para todo o País. O plano prevê ainda financiamento especial para policiais comprarem casa própria, elevação do efetivo da Polícia Federal para 15 mil homens e ações de combate à violência em 11 regiões metropolitanas. O problema é saber de onde virá o dinheiro para custear essas iniciativas. Autor do pacote, o ministro da Justiça, Tarso Genro, evitou falar em cifras, mas a estimativa preliminar é de que, para atingir os objetivos pretendidos, o governo federal tenha de repassar aos Estados R$ 16,3 bilhões ao longo de nove anos. Para levar o programa adiante, Tarso vai precisar negociar com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo.


Jornal do Brasil:
"Crise na PF beneficia o colarinho branco"
O delegado Zulmar Pimentel diz-se perplexo com a decisão que o afastou por 60 dias da cúpula da PF. Em entrevista ao JB, afirmou que não há como recuar no combate à corrupção: "Algumas castas no país eram tidas como intocáveis". Ivo Almeida, assessor do ex-ministro Silas Rondeau, contradisse o chefe na Justiça. Contou que o então ministro reuniu-se com o dono da Gautama. Já as investigações sobre as suspeitas contra Renan Calheiros continuam no Senado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu