Comunicado do Partido Verde

Ética, transparência, coerência, coragem

O Partido Verde de Ubatuba foi convidado pelo Prefeito Eduardo César para ajudá-lo a implantar as conquistas do Plano Diretor elaborado no início de seu mandato.
Tarefa difícil por dois motivos.
O primeiro porque para isso devemos lidar com mudanças de mentalidade tanto na administração pública quanto na própria comunidade. Velhos vícios instalados historicamente no poder público e velhas desconfianças entre os cidadãos dificultam a inovação de métodos.
O Plano Diretor de Ubatuba foi elaborado seguindo as determinações da lei federal que instituiu o Estatuto da Cidade segundo as quais o desenvolvimento urbano não poderá mais ficar na dependência de prioridades políticas ou conveniências pessoais. A lei parte do princípio que o improviso é caro para o país e penoso para o povo, portanto, as ações administrativas do município devem ser decorrentes de políticas públicas geradas a partir de debates com a comunidade e aprovadas no Conselho da Cidade. Consequentemente, para implantar o Plano Diretor deverão ser criados todos os mecanismos e instâncias de participação popular nele previstos e obrigatórios por lei.
O segundo motivo com que nos deparamos é menos nobre, mas igualmente real. Trata-se da destruição política dos concorrentes ao pleito de 2008. O ano pré eleitoral que estamos vivendo contém todas as armações preparatórias para esse desfecho, ou seja, em setembro próximo encerra-se o prazo das filiações partidárias para aqueles que pretendem ser candidatos a algum cargo eletivo. Os espaços políticos dentro dos partidos eleitoralmente mais interessantes estão sendo disputados e as possíveis coligações e candidaturas já fazem parte da movimentação administrativa da cidade. A tendência agora é associar todas as ações ao objetivo eleitoral que se avizinha, desvalorizando-se aquelas que possam se constituir em expressivo ganho para o adversário.
O PV analisou o convite do prefeito dentro desse contexto. A própria história do partido orientou nossa decisão. A independência de ações e o forte compromisso com a qualidade de vida e o interesse público são, reconhecidamente, a marca da presença do PV quer no plano internacional, quer nos debates do Congresso ou nas pequenas comunidades. Não vemos, assim, qualquer sentido em excluir-nos da possibilidade de ajudar na construção do progresso do nosso município.
Não temos compromisso com a sucessão, não nos foi pedido. Queremos cooperar com um governo, e não trabalhar para uma eleição.
O trabalho proposto ao PV dentro da administração Eduardo César tem um objetivo específico, ou seja, vincular a estrutura de planejamento do Plano Diretor a um instrumento executivo, ágil, capaz de realizar as obras necessárias ao desenvolvimento urbano e às metas das políticas públicas formuladas nas instâncias de participação popular.
Sabemos que poderemos dar conta dessa tarefa, mas sabemos também que não podemos fazer isso sozinhos. Somos poucos de um único partido, precisamos de muitos de vários partidos, e para isso o que se precisa é apenas de ética, transparência, coerência e muita coragem.

A Comissão Executiva do Partido Verde de Ubatuba
Ubatuba 28 de junho de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu