ACIU em movimento

Extintores

O gerente da Associação Comercial de Ubatuba, Célio Moraes Stefani faz um alerta à população em relação à manutenção de extintores

“Temos recebido denúncias de alguns de nossos associados, de ações de indivíduos que aproveitam a falta de conhecimento das pessoas para aplicarem golpes, com relação aos extintores de incêndio, quando o cliente paga por uma manutenção enganosa deste equipamento”, diz Célio.

Segundo Célio, “na maioria das vezes, a falsa manutenção se resume à troca de uma etiqueta amarela, de suposta garantia até o ano seguinte, quando, na verdade, a etiqueta válida que garante a realização do serviço, conforme as normas vigentes, é verde-azulada, com o símbolo do InMetro e os dados da empresa certificada”, enfatiza.
Célio ressalta que os dados da empresa conveniada estão impressos na etiqueta amarela e nos lacres do extintor. Para comprovar a abertura do extintor para a devida manutenção, é obrigatória a colocação de um anel plástico amarelo entre o gatilho e o cilindro do extintor, com a data do serviço. Deve ser verificado se o anel está inteiro após o serviço executado, pois alguns simplesmente cortam o que está lá e o colam, em seguida, com cola instantânea. “Desconfie sempre de serviço rápido e de preço muito baixo. Evite tratar com aventureiros que vêm de outras cidades, sobretudo nos feriados prolongados, e aproveitam o grande movimento no comércio para aplicarem este golpe. Não aceite serviço “à base de troca”, pois retiram seu extintor seminovo e deixam outro bem mais antigo. Procure conhecer o local onde é feita a manutenção. Prefira empresas estabelecidas na cidade, evitando ambulantes, que não podem ser localizados para reclamações”, aconselha Célio.
A manutenção incorreta dos extintores, frisa o gerente, além de provocar risco à vida, pode gerar responsabilidades ao proprietário do estabelecimento e recusa de pagamento por parte de seguradoras.
Na dúvida quanto à idoneidade do serviço contratado, ligue para o INMETRO (11) 3124-7204, ou solicite uma vistoria do Corpo de Bombeiros (12) 3833-1717.

Cristiane G. Zarpelão
Assessora de Comunicação da ACIU
site:
www.aciubatuba.com.br
Tel: (12) 3832 1449

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu