Perigo nos céus

FAB admite que dois aviões quase colidiram

De Maria Lima em O Globo Online:
"Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) admite a ocorrência de um incidente envolvendo dois aviões, um deles de grande porte, no dia 11 de maio, com risco real de acidente. Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo da Câmara, na terça-feira, o presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA), Wellington Rodrigues, disse ter tomado conhecimento de um incidente envolvendo dois aviões, ambos de grande porte. Rodrigues voltou a confirmar o incidente em depoimento à CPI do Apagão do Senado, nesta quinta-feira.
A FAB chegou a divulgar uma nota negando a informação, mas nesta quinta-feira informou que fez uma nova busca em seus registros e constatou a ocorrência de dois incidentes envolvendo aviões comerciais, um deles com risco. A FAB afirma, porém, que o incidente do dia 11 envolvia um avião de grande porte, e outro menor, provocado por falha no controle aéreo.
Segundo a FAB, nesta quinta-feira o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro Ramon Borges Cardoso, determinou uma verificação nas outras duas áreas de controle do Cindacta I, de Brasília, e confirmou a ocorrência de um incidente parecido com o relato de Wellington Rodrigues, porém um deles era de pequeno porte, um modelo Sêneca. A outra aeronave era um Airbus. Rodrigues disse que o incidente teria envolvido um Boeing e um Airbus.
"No dia 5 de maio, ocorreu uma aproximação entre uma aeronave comercial e um avião-laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB) que realizava aferição em equipamentos do aeroporto e que estava em contato visual com o jato comercial, não representando qualquer perigo; e, no dia 11 de maio, um Airbus (grande porte) e um Sêneca (pequeno porte) se aproximaram a uma distância de 1.300 metros na separação lateral e 200 metros na separação de altitude. Feita análise, constatou-se falha do controle em garantir a separação vertical prevista de 300 metros nesse setor", diz a nota da FAB".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu