Manchetes do dia

Quarta-feira, 30 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Investigado por vazamento, número 2 da PF é afastado"
STJ determinou o afastamento de três delegados federais de suas funções por 60 dias. Eles são suspeitos de prejudicar investigações policiais. A decisão, relacionada à Operação Navalha, inclui o delegado Zulmar Pimentel, diretor-executivo da PF e segundo homem na hierarquia da instituição.


O Globo:
"Renan diz não ter provas mas acordão pode salvá-lo"
O presidente do Senado, Renan Calheiros, admitiu ontem que não tem comprovantes dos repasses feitos à jornalista Mônica Veloso, de 2004 até dezembro de 2005. Nesse período, Mônica, com quem ele teve uma filha, recebeu pagamentos mensais de R$ 12 mil a R$ 12,5 mil. "Não tenho como ter provas das transferências porque não eram oficiais. A partir do momento em que assumi (a paternidade), tenho os comprovantes", disse. Líderes de partidos da base costuraram um acordo para livrar Renan de um processo por quebra de decoro parlamentar. Eles lançaram o nome do senador Siba Machado (PT-AP) para presidir o Conselho de Ética, que será instalado hoje. Siba disse que vai esperar o resultado da investigação do corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), antes de tomar uma decisão.


O Estado de São Paulo:
"Renan admite não ter prova e será investigado"
Sob pressão crescente, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), admitiu não ter como provar que pagou sempre com seu próprio dinheiro a pensão alimentícia da filha de 3 anos que tem com a jornalista Mônica Veloso. Ele só possui os comprovantes dos pagamentos feitos a partir de 21 de dezembro de 2005, quando houve o reconhecimento da paternidade. "Como ia haver depósitos se a relação não era oficial?", disse Renan. No período anterior ao reconhecimento, quem entregava o dinheiro à jornalista era Cláudio Gontijo, funcionário da empreiteira Mendes Júnior, e a suspeita é de que os recursos vinham da empresa. O caso agora será analisado no Conselho de Ética no Senado, que vai avaliar representação contra Renan apresentada pelo PSOL da ex-senadora Heloisa Helena, adversária do senador na política alagoana. Já há no Congresso quem defenda o afastamento de Renan. O senador Jefferson Peres (PDT-AM) disse considerar "muito constrangedora" sua permanência no comando do Senado. Renan declarou que não cogita a hipótese de sair: "Não há nenhuma acusação contra mim".


Jornal do Brasil:
"Justiça afasta o número 2 da PF"
O diretor executivo e segundo homem da Polícia Federal, Zulmar Pimentel, o superintendente da instituição na Bahia e mais um delegado foram afastados pela ministra do STJ e relatora do inquérito da Operação Navalha, Eliana Calmon. Eles são investigados por vazamento de informações. Pimentel contou ao delegado superintendente regional do Ceará que estava sob investigação e seria exonerado do cargo. A Navalha nasceu da operação Octopus, que investigava o envolvimento de policiais federais em fraudes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu