Dólar em queda

Valorização do real causa euforia no governo

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que dólar mais baixo "não é artificialismo" e descartou um choque de importação para reverter a situação

BRASÍLIA - A percepção de que o dólar mais barato beneficia a população, principalmente por aumentar o poder de compra da parcela de baixa renda, está gerando uma onda de euforia no governo. Nesta quarta-feira, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "o dólar mais baixo é bom para uns, ruim para outros e, certamente, para quem vive de salário é bom". O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que definiu a situação atual - com o dólar cotado a R$ 1,9530- como "o melhor dos mundos", disse que o dólar mais baixo "não é um artificialismo", e descartou um choque de importação para reverter a situação.
Mantega ressalvou que se o governo perceber que está havendo abusos, poderá dificultar a entrada de produtos no mercado brasileiro, aumentando a alíquota de importação. Ele considera "inadequadas" as comparações entre o momento atual - inflação em baixa, dólar baixo, real valorizado e crescimento econômico - ao período do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Naquela época, a política era de câmbio fixo até que o ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan, adotou o câmbio flutuante, que é praticado até agora no país. "Naquela época, sim, existia o artificialismo cambial", disse.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu