Ubatuba em foco

A guerra é aqui

Mais uma vez Ubatuba está nas manchetes dos jornais. E, novamente, abre as páginas e as inserções televisivas expondo mais um grande caos.
A guerra foi declarada. Cada oponente com suas armas. De um lado, o exército rajado em preto e branco, vem por céu travar o duro combate. Neste entrave, este grupo é o inimigo. Do outro lado da trincheira, o pelotão vem por terra. Seu escudo, apenas loções repelentes, que combatem o veneno destilado pelo inimigo.
Ubatuba virou morada dos pequenos mosquitinhos Aedes aegypti, estes sim a grande e atual autoridade da cidade. Dominantes do campo de batalha, os mosquitos da dengue mostram sua autonomia e em sua comunidade, expressam até mesmo a força feminina, pois, como se sabe, são as fêmeas os agentes transmissores.
E por falar em autoridade, onde estão os governantes, que deixaram chegar a este ponto calamitoso? De Miami, devem ter ouvido falar que a situação em casa estava complicada, mas preferiram conhecer novidades turísticas para implantar no município, que se encontra em estado de epidemia.
Sim, com certeza, Ubatuba será bem visitada por 'doidivanas' sob à insensatez de ser acometido pela dengue. Ah, doce ilusão desses governantes...
Será que o combate massivo à dengue não seria, no momento, a melhor ação turística para Ubatuba, já que a prevenção foi esquecida?
Pelas ruas da cidade, observa-se faixas com dizeres do tipo: "Vamos combater a dengue" e tralálá... tralálá... Mas deixar a situação ao que estado em que chegou não é uma forma efetiva de guerra contra os pequenos voadores inimigos.
Omitir a parcela de responsabilidade da população não seria justo, tampouco ético, visto que a falta de consciência das pessoas deu munição aos oponentes. Contudo, como sabemos, a dengue é uma doença de combate preventivo, combatê-la agora é o reconhecimento de ingerência daqueles que devem primar pelo bem-estar da cidade.
Não é intenção atribuir o problema somente à Administração Pública, mas suas ações [e falta delas] devem sim ser assumidas. Afinal, como gestores, deveriam saber que nossa cidade possui um número elevado de casas de veraneio, as quais ficam a maior parte do ano fechadas. Deveriam estar atentos com suas obras públicas, que tornaram-se QG de mosquitos.
A cidade está para comportar atletas de toda a região, pois será a sede dos Jogos Regionais. Bonito vai ficar se, em vez de competição, Ubatuba for agente de transmissão da dengue.
Saúde pública é dever do governo. Não há estrutura para se cuidar de seus munícipes, que se sentem num campo minado, quanto mais para abrigar milhares de turistas. Quem sabe se investir na Saúde não seria também uma boa ação para o turismo?
Enfim, o fato é que estamos há uma semana de um feriado prolongado. Turística: este é o título que Ubatuba recebe. Capital do Surf, eis aí mais uma nomenclatura. E agora, considerada "cidade do medo", o refúgio da dengue!
É, pelo visto, reerguer a imagem de paraíso e banir este mal que tem assolado nosso recanto não será tarefa fácil nem para um tal de Super-Homem.

Camila Gouvêa
Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu