Pensata em 6B

Conselhos de um arquiteto aos políticos

Arquiteto Renato Nunes
O arquiteto Ruy Othake, meu amigo e contemporâneo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é hoje um nome internacional e muito respeitado profissionalmente em razão de suas magníficas obras. Conhecedor profundo do seu ofício sabe que intervenções urbanas devem ser feitas e conduzidas por arquitetos e urbanistas, se quisermos que seus resultados melhorem as condições do local que está exigindo transformações e melhorias. A Favela de Heliópolis em São Paulo era um exemplo do caos. Contratado pela Prefeitura coordenou em parceria com os moradores um processo extraordinário de embelezamento e reciclagem dos espaços tornando aquela favela uma referência para estudos de comportamento humano, de valorização da auto estima de uma população e um exemplo administrativo para quem quiser aprender alguma coisa sobre o verdadeiro sentido de urbanização.
Para ser objetivo transcrevo aqui trechos de sua palestra “Lições de Cidadania para o Centro de São Paulo”, pronunciada em 21 de março no auditório da Associação Viva o Centro, da capital paulista, extraídos da publicação mensal daquela entidade, que valem como um conselho a quem tem mandatos a cumprir para administrar os municípios.
“...o arquiteto acredita que a realização de um trabalho coletivo em que todos os envolvidos sejam considerados parceiros é de fundamental importância para a consolidação de processos de transformação. Nesse sentido, diz Ruy Othake, a participação da comunidade é um ponto que merece destaque. Mesmo tendo um histórico de pouca participação social, a população brasileira, quando de fato adere a dinâmicas democratizantes, alcança resultados mais efetivos, gerando legitimidade e satisfação coletiva. Para ele, a comunidade tem que ser responsável pela gestão de todo esse processo de reformas e benfeitorias. Eu aprendi que os moradores não podem simplesmente assistir aos trabalhos, eles precisam interagir, opinar, para sentirem-se, assim como são, os verdadeiros donos.”
Sábias palavras do arquiteto Ruy ....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu