Opinião

“Ocultação”

Corsino Aliste Mezquita
No artigo “LEMBRANÇAS”, sobre a Santa Casa do Senhor dos Passos de Ubatuba, foi registrado que, a partir de 1995, ocorreram denúncias de desvios. Nos anos 1997-2000 algumas de bastante gravidade. Todas sistematicamente abafadas, ocultadas, não resolvidas.
Os efeitos dessa ocultação foram desmoralizando o único hospital de Ubatuba, fazendo à população perder a confiança em seus administradores e, como conseqüência, deixar de colaborar e temendo necessitar de seus serviços. As dívidas foram se acumulando. Os políticos locais passaram a afirmar, em todos os ambiente, que, a Santa Casa, era um problema. Quando questionados sobre os criadores e alimentadores do problema nunca existiram respostas. O problema Santa Casa passou a ser uma espécie de “segredo de estado”. O povo não poderia saber.
Nesse processo de “ocultação” da problemática da Santa Casa, nos primeiros dias de novembro de 2005, o Sr. Eduardo de Souza César, Prefeito Municipal, através de decreto, fez intervenção municipal, assumiu a responsabilidade pela sua administração, pelo passivo do hospital e pelo seu futuro. Campanha publicitária divulgava as maravilhas praticadas pelos gestores da Nova Santa Casa. O hospital de Ubatuba, nessa propaganda oficial e mentirosa, era um modelo regional. Comissões Interventoras foram constituídas por decreto, administradores nomeados, obras de ampliação executadas, médicos contratados pela CLT, alguns deles demitidos sem respeitar o aviso prévio e outros dispositivos legais e criado o caos atualmente existente.
O povo costuma saber das coisas e, a partir da intervenção, intensificaram-se as denúncias de desvios, de boca em boca. Desvios relacionados com as obras em execução, o pessoal novo inexperiente e vinculado a determinada igreja contratado, os recursos e outros procedimentos. Alguns chegaram até correr documentados, de mão em mão e publicados em parábolas jornalísticas, arpoandos ou charges. Nada que desse causa, aos agentes da ocultação, a processos judiciais ou retaliações.
Sendo o tempo senhor da verdade e do destino, por obra e graça do tímido e, ao mesmo tempo, significativo relatório, da Comissão da Câmara Municipal, alguns daqueles desvios, que corriam de boca em boca, apareceram relacionados e impressos para todos conhecermos.
Só agora acreditamos nos absurdos praticados pelos INTERVENTORES da endividada, precária, pobre, pedinte de alimentos e material de limpeza nas Igrejas, mal administrada e problemática SANTA CASA. É chocante ler:
-“Contrato de gravação de vídeo relacionado a ciclovia”. Que tem a ver o hospital - Santa Casa- com ciclovia?. È concebível que pedinte de alimentos financie vídeo?
-“Empréstimos financeiros para laboratório”. Foi criado pelos interventores o BANCO SANTA CASA?.
-“Aluguel de espaço para lavanderia”. A Santa Casa não possui lavanderia?
-“Aluguel de bangalôs, na Figueira, para posto do PSF por R$ 3.953,85. Quem será o dono dos bangalôs?. Quem o representa em Ubatuba?.
-“O não depósito do FGTS, INSS, etc.... no valor de R$ 2.826. 863,17.
Os itens acima expostos não “demonstram um despreparo do Gestor” como afirmam os Srs. Vereadores. Outros qualificativos seriam mais apropriados para esses desmandos absurdos. A corrupção e os desvios de conduta estão mais do que provados. A comissão interventora continuará aperfeiçoando essa maravilha administrativa?.
O RELATÓRIO apresenta uma pequena amostra do caos em que se encontra a Santa Casa e a Secretaria de Saúde, em Ubatuba. Sendo a voz do povo a voz da verdade, os Senhores Vereadores ficaram, apenas, na periferia do problema. Devem, a toda a sociedade cidadã, o aprofundamento em uma questão que está comprometendo o presente do Município de Ubatuba e projeta sérios problemas para o futuro. A política da ocultação e de avestruz não é tolerável. Os responsáveis deveriam ser punidos e afastados da Santa Casa. Serão?.
Os Senhores Vereadores provam, no seu RELATÓRIO, que os princípios constitucionais exigidos da administração pública estão sendo desrespeitados em Ubatuba. Não está se atentando para: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICIÊNCIA. (CF Art. 37).
As “OCULTAÇÕES DA SANTA CASA” são apenas a ponta do iceberg das “OCULTAÇÕES DE UBATUBA”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu