Manchetes do dia

Segunda-feira, 30 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"País não corrige falhas no controle aéreo"
Sete meses depois do pior acidente aéreo da história do país, com 154 mortos, a Aeronáutica ainda não implementou as medidas de segurança previstas internamente para corrigir falhas no sistema de controle de tráfego aéreo e evitar acidentes. A FAB (Força Aérea Brasileira) diz que as medidas, elaboradas depois do acidente, estão "em análise". Em meios internacionais, contudo, o Brasil sustenta que tomou as precauções necessárias "imediatamente". Em reunião da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) neste mês na Costa Rica, onde o país enfrenta pressões devido à crise aérea, o Brasil disse que as medidas já foram efetuadas. (...)


O Globo:
"Nas escolas federais, a saída para a educação"
Sem obras faraônicas em prédios, como foi a marca dos políticos nas últimas décadas de Cieps, Caics e Céus, investindo basicamente na qualidade dos professores, as escolas federais aparecem nos resultados da última avaliação do MEC como o melhor caminho para a educação no Brasil. Estas escolas, como os colégios de Aplicação e o Pedro II, possuem qualidade superior até do que as boas escolas privadas. Mas, em vez de serem incentivadas e usadas como exemplo, são uma realidade isolada no país. Hoje, há apenas 122 escolas federais de ensino médio e 38 de ensino fundamental. Seus 93 mil alunos obtiveram média 6,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, enquanto os de escolas privadas ficaram com nota 5,9 e a média nacional é de 3,8. Segundo o MEC, a nota 6 equivale ao padrão de aprendizagem de países desenvolvidos.


O Estado de São Paulo:
"Aquecimento global ainda pode ser freado"
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) vai informar que o mundo já tem a tecnologia e o dinheiro necessários para frear o aumento da temperatura global. Depois de dois relatórios sombrios sobre o futuro da Terra, o IPCC apresentará agora um plano com medidas para reduzir em 26 bilhões de toneladas as emissões dos gases que geram o efeito estufa até 2030. O "Estado" obteve, na sede da ONU em Genebra, extratos do documento preliminar do painel, que começa a ser debatido hoje na Tailândia. Os biocombustíveis e o financiamento de nações ricas a países tropicais como o Brasil para evitar o desmatamento são duas estratégias defendidas.


Jornal do Brasil:
"CPI fará devassa na ação da FAB"
Considerando-se traídos e isolados pelo governo, os controladores de vôo preparam um pesado contra-ataque na CPI do Apagão. Assim que a comissão for instalada, tornarão públicos dezenas de documentos, reunidos em todo o país nos últimos dias, relatando 'quase acidentes', atribuídos às falhas de gestão cometidas pela Aeronáutica. A idéia é expor a falência do modelo e a necessidade da desmilitarização, que garantem ter sido abandonada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu