Manchetes do dia

Domingo, 29 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Cortadores de cana têm vida útil menor que a dos escravos"
O novo ciclo da cana-de-açúcar no Brasil impõe uma rotina aos cortadores que faz sua vida útil de trabalho ser inferior à dos escravos, informa Mauro Zafalon.
Ao menos 19 mortes já ocorreram nos canaviais de São Paulo desde meados de 2004, supostamente por excesso de trabalho.
"A vida útil de um cortador de cana deve estar por volta de 12 anos", diz a pesquisadora Maria Aparecida de Moraes Silva, professora livre-docente da Unesp. (...)
Segundo historiadores, o ciclo de vida útil dos escravos na agricultura era de 10 a 12 anos até a proibição do tráfico negreiro, em 1850. Depois, subiu para entre 15 e 20 anos.


O Globo:
"Milícias separatistas na Bolívia ameaçam Brasil"
Um movimento que exige autonomia para a região mais rica da Bolívia ameaça deflagrar um confronto separatista armado contra o governo Evo Morales, se suas demandas por maior gestão de recursos não forem garantidas na nova Constituição. Com cerca de 12 mil homens armados, treinados por paramilitares colombianos, o movimento Nação Camba reivindica território que inclui os estados de Santa Cruz, Pando, Beni e Tarija, onde estão localizados os principais campos de gás e petróleo da Bolívia, exlorados pela Petrobras. Fontes militares brasileiras temem que, em caso de conflito, a Venezuela intervenha, criando instabilidade na fronteira, informa Leonardo Valente.


O Estado de São Paulo:
"Infra-estrutura ainda é risco para investidores"
O Brasil é considerado "pouco atraente" para empresários que querem investir em infra-estrutura. A razão principal da rejeição, segundo o economista-chefe do Banco Mundial (Bird), Paulo Corrêa, é a instabilidade das regras de funcionamento de setores como telefonia, energia e transportes. (...)


Jornal do Brasil:
"30 mil crimes impunes"
Cem mil inquéritos, dos quais 30 mil já prescritos, não foram apurados desde que o governo estadual, em 1999, começou a transferir a documentação das Delegacias Legais para as Delegacias Especiais de Acervo Cartorário. Essas investigações foram abandonadas. Suspeita-se de que boa parte dos documentos tenha sido extraviada. Há uma semana, foi inaugurado o Centro Integrado de Apuração Criminal (Ciac), que promete abrir a caixa-preta onde estariam guardadas as peças policiais. O Ciac quer retomar os inquéritos, que abrangem de pequenos furtos a homicídios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu