Manchetes do dia

Quinta-feira, 26 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"STF manda instalar CPI do Apagão Aéreo na Câmara"
Em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal ordenou ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a instalação da CPI do Apagão Aéreo. No julgamento, o Supremo reconheceu o direito da oposição à investigação parlamentar. Os 11 ministros do STF criticaram a manobra governista que inicialmente adiou a instalação da CPI.


O Globo:
"Brasil tem só 10 cidades com ensino de qualidade"
Um dia após o presidente Lula afirmar que a educação brasileira ainda será uma das melhores do mundo, o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será divulgado hoje pelo Ministério da Educação, mostra que apenas em dez dos mais de 5.500 municípios brasileiros os alunos da rede municipal de 1ª a 4ª série já atingiram ou superaram a nota média 6 - equivalente ao padrão de aprendizagem dos países desenvolvidos. Anteontem, Lula dissera que seu governo entrará para a História se o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) botar o Brasil "em pé de igualdade com qualquer país do mundo desenvolvido". A meta do MEC é fazer com que os alunos de 1ª a 4ª série atinjam até 2021 a média geral 6, incluindo escolas públicas e particulares. Ramilândia (PR) em último lugar no ranking tem nota média de apenas 0,3. O Rio não tem qualquer cidade entre as que oferecem ensino municipal de qualidade.


O Estado de São Paulo:
"Por 11 a 0, o Supremo manda instalar a CPI do Apagão"
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, por 11 votos a 0, que a Câmara instale imediatamente a CPI do Apagão Aéreo. Será a primeira investigação parlamentar do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujos aliados no Congresso fizeram de tudo para impedir a criação da CPI. O requerimento de abertura da comissão tinha cumprido todos os requisitos necessários, mas após sua apresentação os governistas conseguiram derrubar o pedido em votação realizada no plenário da Câmara. O STF concluiu que essa iniciativa violou o direito da minoria de investigar o governo. Ontem mesmo, enquanto o Supremo julgava o caso da Câmara, o Senado instalou outra CPI com objetivo idêntico: apurar as causas do caos registrado nos aeroportos brasileiros. Em São Paulo, o Tribunal de Justiça divulgou a íntegra da decisão que obriga a Assembléia Legislativa a abrir a CPI da Nossa Caixa para investigar a gestão do ex-governador tucano Geraldo Alckmin.


Jornal do Brasil:
"STF libera para tribunais escutas de magistrados"
O Supremo Tribunal Federal autorizou, por nove votos a um, que sejam repassadas ao STJ, ao Conselho Nacional de Justiça e aos tribunais as informações obtidas com a quebra de sigilo telefônico dos magistrados suspeitos de envolvimento com a máfia dos caça-níqueis. A liberação do acesso ao conteúdo das apurações, feita em segredo de Justiça, pretende acelerar as investigações e facilitar a aplicação de possíveis punições. Hoje, começam a ser ouvidos no Rio 21 presos pela Operação Furacão. No fim da noite, o STF mandou instalar a CPI do Apagão Aéreo na Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu