Manchetes do dia

Sexta-feira, 06 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Controladores pedem perdão à sociedade"
Os controladores de tráfego aéreo pediram 'perdão' à sociedade pela paralisação dos aeroportos. Em nota, também afirmam o respeito ao governo, à Aeronáutica e às 'bases do militarismo: hierarquia e disciplina'. É um agrado político, como exigiu o governo em negociações. Na nota da ABCTA, constituída por militares, eles definem a paralisação como 'grito de socorro'.


O Globo:
"Controladores pedem perdão à sociedade por motim aéreo"
Ameaçados de punição e precisando reabrir negociações com o governo, os controladores militares de vôo fizeram uma retratação pública e pediram perdão à sociedade pelos "grandes traumas" decorrentes do motim da categoria há uma semana, que fechou os principais aeroportos do país. Em texto divulgado pela internet, a Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) também reafirmou respeito à hierarquia e à disciplina militares. A avaliação do Comando da Aeronáutica é de que os controladores "jogaram a toalha". Apesar disso, a Força Aérea manteve os esquemas de reforço para evitar um novo apagão aéreo neste feriado da Semana Santa. O dia foi de aparente normalidade nos aeroportos brasileiros, mas, até o início da noite dos 1.366 vôos programados, houve 10% de atrasos superiores a uma hora. Na Argentina, onde o controle de tráfego foi desmilitarizado, houve novos atrasos.


O Estado de São Paulo:
"Dólar barato exige indústria mais eficiente, diz Jorge"
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse ontem que não vê solução de curto prazo para a questão cambial e alertou que alguns setores terão que "se reinventar" para se tornarem mais eficientes e ganhar produtividade. Disse, ainda, que não fará coro aos críticos da política monetária e cambial do governo e previu que o dólar continuará no atual patamar, próximo a R$ 2,00. Segundo o ministro, as reduções de tributos para o setor produtivo e as intervenções do Banco Central para conter a valorização do real são medidas paliativas. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ontem recebeu Miguel Jorge, descartou dar maior abertura à economia mediante cortes no Imposto de Importação para reduzir o saldo comercial e, assim, contribuir para que o câmbio encontre uma taxa de equilíbrio. Ele argumentou que o câmbio valorizado compensa qualquer alíquota de importação. O Ibovespa bateu ontem o segundo recorde seguido. O indicador subiu 0,2%, para 46.646 pontos. O dólar à vista fechou em R$ 2,032, com baixa de 0,1%.


Jornal do Brasil:
"Controladores pedem perdão"
Os controladores de vôo militares pediram ontem "perdão à sociedade brasileira" pelos transtornos que causaram no dia 30 de março, quando pararam o país, fechando todos os aeroportos, e puseram em choque o comando da Aeronáutica e a Presidência da República. Em nota emitida ontem, afirmam que o dia 30 deve ser lembrado como um grito de socorro e não uma rebelião de militares. Os controladores mudaram de atitude porque temem as punições a que podem ser submetidos pela Justiça Militar, que abriu inquérito para apurar o motim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu