Ubatuba em foco


Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha - Retrato do abandono

AJA – Associação Amigos do Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha

Bairro sofre com total descaso por parte dos órgãos públicos

É interessante, senão deprimente constatar, que as leis que são válidas para os pobres cidadãos comuns , proprietários de imóveis em Ubatuba ou até para as empresas privadas, que pagam seus impostos e serviços públicos, não são válidas quando o inadimplente é o governo federal, estadual ou municipal.
Pense bem. Se você deixa de pagar uma conta de água ou imposto, é ameaçado com cortes de fornecimento, multas, juros e até leilão de bens.
Se uma empresa privada que presta um serviço ou vende uma mercadoria comete dano ao consumidor ou deixa de pagar um imposto, a mesma é duramente penalizada e seus proprietários podem até parar na cadeia.
Mas e se o vilão é o governo? O que acontece? Normalmente nada.
Este é o caso dos loteamentos Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha.
Ambos os loteamentos, projetados e implantados na década de 70, com excelente infra-estrutura de água, luz, guias, sarjetas e galerias de águas pluviais, assistem à quase 3 décadas o descaso e até cinismo de sucessivas administrações públicas municipais..
Localizados em área nobre da cidade, entre as praias do Itaguá e Vermelha do Centro ou Vermelinha, a área está há 30 anos abandonada pela prefeitura.
Há alguns anos, os proprietários e moradores se organizaram em torno de uma Associação e tentam buscar apoio junto aos órgãos públicos, mas sem sucesso. Em relação às ruas (que são públicas) eventualmente (a última vez há mais de 12 meses) passam uma máquina mas dizem que não dispõem de recursos para colocar material. O mato cresce nas ruas, a erosão decorrente das chuvas e falta de manutenção cria crateras e grotas imensas e algumas vezes, especialmente nos dias de fortes chuvas, até o direito constitucional de ir e vir das mais de 30 famílias que ali residem é ameaçado. Com todo este descaso, a erosão levou parte da infra-estrutura instalada e doada ao município como guias e sarjetas e os imóveis perdem valor, sem falar na manutenção dos automóveis que é muito maior, pelo desgaste excessivo de suspensão e pneus.
Mas o problema não para aí. Sabendo do pouco caso das administrações em relação aos loteamentos, os moradores decidiram solicitar à PMU o cadastro dos demais moradores para verificarem junto aos outros proprietários de terrenos se haveria a possibilidade dos mesmos contribuírem com um reparo (pago pelos moradores ) das ruas. Pasmem: A PMU tem criado obstáculos à cessão dos documentos e o pior, cobra taxa de manutenção e limpeza das ruas que nunca é feita.
O último absurdo que deflagrou estas linhas foi a retirada pela PMU do material que com muito custo os moradores separaram para tentar (com recursos e material próprio) melhorarem a condição pavorosa das ruas.
Pasmem!!! A PMU foi até o local com enorme presteza e rapidez e retirou tudo (mais de 10 caminhões de terra) do local para levar para outro bairro (ou sabe-se lá onde...) sem colocar nada em troca.
Dá para acreditar?? Além de não fazerem nada, ainda retiraram o material sem autorização do proprietário (que pagou do bolso para a retirada da terra e a cedeu para a Associação) que então ameaçou fazer um BO e que só então foi procurado com uma promessa de reposição e conserto das ruas. De promessas e boas intenções é que o inferno se enche... de políticos!!!

Hugo Gallo Neto
Secretário da Associação Amigos do Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu