Bairros

Falta de manutenção das ruas em Ubatuba gera poluição no ambiente marinho

Maior atenção deveria ser dada pelos gestores e órgãos públicos aos efeitos funestos da falta de manutenção das vias públicas nas áreas costeiras. Além dos incômodos rotineiros já sabidos de desvalorização dos imóveis, desgaste excessivo e conseqüente manutenção da suspensão dos veículos, lama dentre outros, temos que alertar nossas autoridades para os efeitos do aumento de turbidez gerada pelo excesso de lama levada até o mar.
Em loteamentos como por exemplo o Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha que há anos estão abandonados pelo poder público, o efeito do descaso das autoridades faz-se sentir na fauna marinha da ( já sacrificada pelo lançamento de esgotos) baía do Itaguá.
A questão é simples: Como as ruas não tem nenhuma manutenção, a erosão carreia (carrega) para o mar em dias de chuva, uma enorme quantidade de lama. A lama, entra em suspensão ma água do mar e causa inúmeros distúrbios tais como impedir a penetração de luz (importante para sobrevivência das algas e do fitoplancton-bases da cadeia alimentar marinha), entupimento das brânquias(órgão que permite a absorção de oxigênio) de peixes e invertebrados, bem como o soterramento dos invertebrados que vivem junto ao fundo. Além dos efeitos acima, são carreados também junto com a lama, nutrientes que em excesso causam o fenômeno conhecido como eutrofização que pode levar por exemplo à proliferação excessiva de algas ( e outros organismos) e até a formação das chamadas marés vermelhas.
Outro prejuízo é o estético, pois as águas normalmente azuis esverdeadas ganham cor marrom que contrasta negativamente com as paisagens deslumbrantes da região.
Desta forma, coloca-se aqui de público esta questão para que seja chamada a atenção dos gestores e demais órgãos que cuidam da questão ambiental em nossa cidade para evitarem a continuidade deste crime ambiental passível de representação junto ao MP.


Hugo Gallo Neto
Secretário da A.J.A. - Associação Amigos do Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu