As seqüelas da dengue

O sofrimento não acabou

Em conversas ouvidas na cidade, ex-dengosos (vitimas da dengue) manifestaram preocupação ao ouvir de certo médico, que a nova epidemia decorrente da picada do mosquito poderá abalar ainda mais a saúde das mesmas_ “As seqüelas” que atacam o fígado e o sangue também conhecida por hepatite.
Embora esta doença seja atualmente conhecida, não sabe-se ainda qual tipo dela poderá ocorrer. Um dos tipos conhecidos é o transmitido por contato físico e outra de origem genética.
A hepatite causa fraqueza, vômitos, tonturas, amarelamento de pele e olhos.
Pratos, copos, talheres devem ser separados e lavados a parte. O mesmo tratamento deve ser dado as roupas de cama e banho.
O doente precisará ingerir liquido sem quantidade, repouso absoluto e ter uma alimentação leve e livre de gorduras.
Longe está, dar-me “ares de Doutora sem diploma”, mas a experiência no cuidado com minhas filhas que infelizmente já contraíram sinusite, nefrite, pneumonia, catapora, caxumba e sarampo me leva dizer ao leitor que todo o cuidado é pouco. Uma de minhas filhas contraiu hepatite aqui mesmo em Ubatuba quando contava treze anos de idade.
Com certeza, agora o que precisamos são as informações da Secretaria da Saúde e demais autoridades.
Estas informações, a respeito de uma epidemia pós-dengue procedem? Se procedem, o que está sendo feito para o combate?
Qual o tipo de hepatite poderá ocorrer?
Esperamos que tomem as providências e não deixem que a situação se agrave até chegarmos a níveis epidêmicos incontroláveis.
Teremos médicos disponíveis para atender os doentes ou vamos todos ter que procurar socorro em Caraguá?
A população desta cidade é consciente de que a Secretaria de Saúde, em todas as gestões anteriores, adquiriu o mau hábito de “calar e ocultar” a verdade quando o assunto se trata de epidemias, inclusive alterando o número de casos das doenças. Sempre induzida a agir dessa forma por influência do Governo Municipal.
Para não alarmar os habitantes e não afastar os turistas de nossa cidade é necessário que se esqueça as prioridades?
A saúde de minha família e de meus semelhantes é menos importante que o Turismo?
Além de que estaremos colocando até mesmo o Turista em risco de levar uma de nossas doenças como “lembrancinha da Cidade”.
É parar e pensar. As perguntas estão no ar. Só falta, você autoridade, falar!
A população pede respostas!
Muito obrigado por este espaço.
Um abraço carinhoso a todos!


Kátia Vicente (PT)
katiae.vicente@Yahoo.com.br

Comentários

Eliane disse…
A dengue deixa sequelas nas vistas!Eu enxergava bem.Depois da dengue uns 10 dias eu via tudo embaçado... fui fazer um exame e a médica me indicou 2,5 graus para perto e 0,5 para longe. Eliane,39 anos.Pará.Brasil.....
Anônimo disse…
Será que a dengue deixa sequelas no aparelho digestivo, depois que eu tive dores abdominais durante o vírus, nunca mais eu tive a digestão normal. Tudo que eu como pesa no estômago e dá prisão de ventre e distenções abdominais pesadas... Digetão trabalhosa e sensações de ardeção no final do estomago para o intestino e estufamento no intestino delgado!

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu