Manchetes do dia

Sábado, 31 / 03 / 2007

Folha de São Paulo:
"Motim de controladores pára os aeroportos e governo cede"
O governo cedeu às exigências dos controladores de vôo para dar fim a uma greve que paralisou o tráfego aéreo brasileiro ontem à noite. O motim, iniciado no Cindacta-1, em Brasília, suspendeu praticamente todas as decolagens no país. Entre outras coisas, os controladores reivindicavam gratificação salarial e o fim das retaliações militares.


O Globo:
"Motim aéreo pára o país"
Três dias após o presidente Lula exigir um prazo para o fim do caos no setor aéreo, uma rebelião de controladores de vôo, com aquartelamento e ameaças de greve de fome, paralisou o Cindacta 1, em Brasília, provocando, em efeito cascata, o inédito fechamento de 49 aeroportos do país e deixando milhares de pessoas sem viajar. Vôos internacionais tiveram que ser desviados para países vizinhos. A pedido da Aeronáutica, foram presos 50 controladores. A transferência de um diretor do Cindacta 1 para Santa Maria (RS), e as declarações do ministro da Defesa, Waldir Pires, foram apontados como a causa imediata do motim. Lula, que se encontra hoje com Bush nos EUA, deixou o Brasil ontem por Recife, poucas horas antes do fechamento dos aeroportos. Embora a crise já dure seis meses, a greve dos militares pegou o governo de surpresa. Poucas autoridades estavam em Brasília. Dilma Rousseff foi para o Sul; Mares Guia para Minas e Waldir Pires para o Rio. No gabinete de crise, restaram o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, Gilberto Carvalho e o responsável pela comunicação do governo, Franklin Martins. No clima de improvisação, coube ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, negociar no Cindacta 1.


O Estado de São Paulo:
"Controladores se amotinam e fecham os aeroportos do País"
Depois de meses de queda-de-braço com as autoridades aéreas, os controladores de vôo decidiram paralisar as operações aéreas em todo o País a partir das 18h45 de ontem. Nenhuma decolagem foi autorizada a partir desse horário. A decisão de parar foi tomada em reunião no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília, depois que o grupo que havia entrado em greve de fome foi ameaçado de prisão. O ministro da Defesa, Waldir Pires, pediu paciência ao País. Irritados, os controladores partiram para a paralisação total dos vôos. Eles querem forçar a Aeronáutica a negociar mudanças na carreira. Em manifesto, reforçam a queixa de que são obrigados a controlar mais aviões do que as normas recomendam e alegam ser obrigados a trabalhar com equipamentos obsoletos. A confusão e o desencontro de informações começaram no aeroporto de Brasília e rapidamente se estenderam a todos os aeroportos do País. O presidente Lula foi informado da greve quando já em vôo para Washington. Segundo a Presidência, ele deu orientação para que a Aeronáutica converse com os controladores antes de tomar qualquer decisão.


Jornal do Brasil:
"Motim de controladores fecha todos os aeroportos"
Os controladores de vôo militares se amotinaram ontem à noite e fecharam todos os 49 aeroportos brasileiros. O motim, iniciado durante o dia em alguns aeroportos, aumentou quando o comandante da Aeronáutica foi ao aeroporto de Brasília para dar voz de prisão aos controladores. Os comandantes da Aeronáutica, Marinha e Exército exigem a demissão do ministro da Defesa, Waldir Pires.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu