Manchetes do dia

Sexta-feira, 09 / 03 / 2007

Folha de São Paulo:
"Lula ataca protecionismo dos EUA"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os subsídios norte-americanos para a agricultura são "nefastos para o livre comércio". Ele se reúne hoje com o presidente George W. Bush _que chegou às 20h04 de ontem no aeroporto de Cumbica, em São Paulo. "Queremos que os EUA possam diminuir subsídios", declarou, após encontro com o presidente alemão, Horst Köhler, em Brasília. (...)


O Globo:
"Lula diz que subsídios dos EUA são 'nefastos'"
No dia da chegada de Bush, o presidente Lula subiu o tom das críticas e chamou de "nefastos" os subsídios dados pelo governo americano a seus produtores agrícolas. "o que queremos é que os Estados Unidos possam diminuir os subsídios, tão importantes para os agricultores americanos, mas tão nefastos ao livre comércio", disse Lula, que hoje assina com Bush memorando de cooperação para produção de etanol que terá termos genéricos e não estabelecerá prazos. A chegada de Bush foi marcada por protestos em várias cidades do país e forte esquema de segurança. Na Avenida Paulista, houve confronto entre polícia e manifestantes. O ato de repúdio a Bush organizado por Chávez para hoje em Buenos Aires foi esvaziado: o boliviano Evo Morales e o argentino Néstor Kirchner não participarão. Na Colômbia, a polícia acusou as Farc de ter um plano para sabotar a visita de Bush, domingo.


O Estado de São Paulo:
"Lula insistirá com Bush na queda de barreira ao etanol"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai pedir hoje ao presidente americano, George W. Bush, a redução da sobretaxa imposta pelos EUA ao álcool produzido no Brasil. O próprio Lula sinalizou essa disposição, confirmada por dois ministros, e chegou a dizer que está confiante, ao ser questionado ontem sobre o assunto. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, manifestou confiança na negociação. Para o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, o melhor argumento do Brasil é a intenção americana de transformar o etanol em mercadoria padronizada e negociada em todo o mundo - uma commodity. Bush chegou ontem à noite a São Paulo e foi para o Hilton Hotel, no Morumbi. No encontro entre os dois presidentes, hoje, eles darão aval para seus governos trabalharem pela consolidação de democracias frágeis, especialmente da África. O governo americano daria a colaboração financeira; o Brasil, a informatização do processo eleitoral.


Jornal do Brasil:
"Visita inconveniente"
Hospedado no Brasil desde a noite de ontem, o presidente americano George Bush não viu o confronto entre policiais e 6 mil manifestantes que protestavam contra visita. A Avenida Paulista, principal rua de São Paulo, virou uma praça de guerra: de um lado, pedras e paus: de outro, bombas de gás e de borracha e gás de pimenta. Houve protestos contra Bush em todo o país.O presidente Lula vai propor hoje a George Bush que os ricos reduzam rapidamente o que chama de "subsídios nefastos" sobre produtos exportados por países pobres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu