Manchetes do dia

Quarta-feira, 07 / 03 / 2007

Folha de São Paulo:
"Governo corta rendimento da poupança"
O CMN fez uma mudança no cálculo da TR que vai reduzir o rendimento da poupança e das contas do FGTS quando os juros de mercado caírem para menos de 12% ao ano. A perda do rendimento é calculada em 0,5 ponto percentual ao ano. Já quem tem dívida corrigida pela TR, como na maioria dos financiamentos habitacionais, terá correção menor da prestação e do saldo devedor.


O Globo:
"Pacto de governadores com Lula dribla lei fiscal"
O governo federal ofereceu aos 27 governadores reunidos com o presidente Lula a possibilidade de driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal, em vigor há apenas sete anos, ampliando sua capacidade de endividamento e abrindo caminho para os estados financiarem suas dívidas com a União. A forma legal de execução da proposta, que foi vista com reserva pro especialistas em contas públicas, ainda será detalhada. Alguns governadores reclamam por estarem impedidos de buscar novos créditos devido a dívidas do Judiciário ou do Legislativo de seus estados. Vários deles, inclusive da oposição, fizeram elogios a Lula na saída da reunião.


O Estado de São Paulo:
"Estatismo de Chávez só traz mais miséria, diz Bush"
O "socialismo bolivariano" pregado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, baseado na estatização, vai trazer mais pobreza à América Latina. A advertência foi feita pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em entrevista a cinco jornalistas latino-americanos, um de cada país que visitará a partir de amanhã, o Estado entre eles. Segundo Bush, Brasil e Estados Unidos devem trabalhar juntos para disseminar a tecnologia de etanol na América Latina e reduzir a dependência de petróleo na região. É graças aos altos preços do petróleo que Chávez tem aumentado sua influência na região. "Reduzir a dependência do petróleo vai aumentar a segurança econômica da região - e nós queremos que nossos amigos e vizinhos sejam prósperos", disse. Bush jogou um balde de água fria nas pretensões uruguaias de assinar com os EUA uma acordo comercial: "As pessoas não deveriam dar como certo que os Estados Unidos querem fechar acordos de livre comércio. Há um forte protecionismo nos EUA". Ele disse que vai conversar com o presidente Lula sobre a Rodada Doha de negociação comercial.


Jornal do Brasil:
"EUA insultam o Brasil"
O Departamento de Estado americano pôs de lado o exercício da diplomacia ao tornar públicas suas críticas ao Brasil na véspera da chegada de Bush. Um relatório de 23 páginas, divulgado ontem, acusa as forças de segurança de cometerem "inúmeros e sérios" abusos. O país, por onde Bush começará uma cruzada latina contra Hugo Chávez, é criticado por não respeitar os direitos humanos e discriminar mulheres e crianças. Artistas e intelectuais brasileiros desconfiam das intenções da visita e, principalmente, da agenda de Bush.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu