Manchetes do dia

Quinta-feira, 01 / 03 / 2007

Folha de São Paulo:
"PIB de Lula empata com o de FHC"
O PIB brasileiro cresceu 2,9% em 2006, segundo o IBGE. A expansão média foi de 2,6% ao ano no primeiro governo Lula, igual à da primeira gestão FHC (95-98). No segundo governo tucano (99-2002), a expansão média da economia foi menor: 2,1%. Em oito anos de governo do PSDB, o Brasil cresceu 2,3%, em média. O país cresceu em 2006 menos que a média mundial _5,1%, segundo projeção do FMI.


O Globo:
"Brasil cresceu em 2006 metade da média mundial"
O espetáculo do crescimento prometido pelo presidente Lula não aconteceu. O IBGE divulgou ontem uma expansão, em 2006, de apenas 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB), quase metade da média mundial de 5,1%. Com o resultado, o governo Lula ficou com 2,6% de média de expansão do PIB em quatro anos, exatamente a mesma do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Entre os emergentes, o Brasil só não teve, de novo, pior resultado do que o Haiti, devastado pela guerra civil. O investimento e o consumo das famílias, graças a ganhos salariais e a oferta maior de crédito, puxaram a economia no ano passado, mas as importações impediram um resultado melhor. O presidente Lula disse que desejava um crescimento maior, mas que, ao menos, a economia agora está "arrumada". A oposição criticou o resultado.


O Estado de São Paulo:
"Brasil cresce só 2,9%, bem abaixo da média mundial"
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 2,9% no ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado superou um pouco as estimativas do mercado, que eram de 2,7%, e foi puxado pelo crescimento do consumo das famílias (3,8%) e pelo investimento (6,3%) - itens que estão em ascensão há três anos, diz o coordenador de contas nacionais do IBGE, Roberto Olinto. O consumo foi estimulado pelo crescimento da massa salarial (5,6%). O desempenho do quarto trimestre foi o melhor, o que aponta para retomada em 2007, mas ainda sem garantir a expansão de 4,5% a 5% esperada pelo governo - as projeções do mercado são de aumento do PIB entre 3,5% e 4% para este ano. Com a taxa de 2006, o crescimento médio do PIB brasileiro no primeiro governo Lula foi de 2,6%, idêntico ao do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Nos últimos quatro anos, contudo, aumentou a diferença entre o crescimento brasileiro e o da economia mundial. A estimativa para a média mundial é de 5,1% em 2006. Para o conjunto dos países emergentes, o Fundo Monetário Internacional estima um crescimento de 6,5%.


Jornal do Brasil:
"Até o próximo João Hélio"
Os menores assassinos obtiveram ontem mais uma vitória no Senado. A Comissão de Constituição e Justiça engavetou de novo o exame do projeto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foi criada uma comissão dentro da comissão para discutir o assunto por um período de 45 dias. Na prática, foi uma manobra dos senadores que não querem ver o projeto aprovado. Demóstenes Torres, relator do texto, ficou irritado com a artimanha: "Desconfio dessas teses que querem colocar na pobreza a culpa pela criminalidade. Se a pobreza fosse responsável pelo crime, não teríamos deputados e senadores ladrões".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu