Ubatuba

I Fórum da Juventude de Ubatuba

Jairo dos Santos - Vereador
O desemprego, a pobreza, a violência, as doenças sexualmente transmissíveis, as drogas e o alcoolismo são os grandes desafios desta geração. Apesar dos progressos globais nas mais diversas áreas do conhecimento e tecnologia, deparamo-nos com uma triste realidade: a falta de perspectiva da juventude, principalmente em nosso município, que carece muito de opções de lazer, esportes e cultura. Os adolescentes e os jovens viraram um “problema” social. Devemos encontrar soluções reais, eficientes e eficazes para estes “problemas”.
Trata-se de um desafio que envolve todos os segmentos de nossa sociedade.
Diante disto, estamos organizando para o próximo mês de maio, o I Fórum da Juventude de Ubatuba. Os jovens podem e devem ter condições de participar da busca de soluções dos seus problemas. É necessário mostrar que os jovens não são obstáculos e sim recursos valiosos para o desenvolvimento de nossa sociedade.


Os objetivos são:

• Dar voz, gerar oportunidades, elevar a auto-estima, fomentar a participação dos jovens nas organizações culturais, esportivas, políticas, estudantis, ecológicas, de voluntariado, de solidariedade, cidadania e entidades assistenciais do nosso município, visando aproveitar a energia e o potencial transformador deles, contribuindo para a melhora da qualidade de vida de nossa comunidade;

• Debater a necessidade de se criar o Conselho Municipal da Juventude como órgão estratégico de apoio governamental;

• Instalar Núcleo da Juventude – entidade não governamental, formado por representantes de Centros Cívicos, Diretórios Estudantis e entidades juvenis de nosso município. O núcleo irá traçar estratégias, implementar e monitorar as ações propostas do Fórum da Juventude.

Este evento deve ser, acima de tudo, um chamado à participação do jovem nas discussões dos principais problemas que o atingem, como drogas, emprego, sexualidade, violência e outros.
Promover a participação dos jovens na elaboração e execução de políticas públicas é reconhecer a juventude como uma força positiva, com enorme potencial para contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais participativa, democrática e justa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu