Conjuntura política

Duas caras, a mesma face

Comparar os governos Eduardo Cesar e Paulo Ramos não custa nada e se faz necessário para que possamos refletir sobre o passado, tendo em vista que estes personagens, sempre vem à tona. Quando se aproximam as eleições a memória curta da população deixa de funcionar e aflora o sentimento da troca do pior pelo menos pior.
Não encontrei razão para tantos contra-sensos do vereador Eduardo Cesar com o prefeito Eduardo Cesar. O Prefeito em tempos recentes de vereador fazia oposição ferrenha e mesquinha. Hoje reclama da oposição. Também é preciso lembrar aos que andam falando por ai que Paulo Ramos não perseguia. Perseguia sim, igualzinho ao que acontece hoje. Eduardo Cesar não é original, só sabe copiar. E copia mal.
O prefeito de Ubatuba faz a política do violino praticada por Perón na década de 70 na Argentina, do “pega com a esquerda e toca com direita” enquanto que Paulo, sabendo do desgaste da direita, que ao lado dele atrasou a vida de Ubatuba ao longo dos anos e o Brasil há 500 anos, busca formas intrusas e oportunistas de se aproximar da esquerda. Não é por menos que ele hoje está filiado ao PDT.
Eduardo Cesar se recusa a receber representantes da comunidade, vereadores combativos e lideres comunitários. Ele teme aqueles que fortalecem a democracia com mobilização popular. Paulo Ramos também se recusou a receber o ex-vereador Domingos dos Santos.
Paulo, em sua avarenta administração fechava a cidade, espantava o turista e baixava a estima da população, que se sentia envergonhada em ter votado em um colecionador de processos. O prefeito Eduardo Cesar, que só sabe copiar, começa também a colecionar processos. Um atrás do outro. Além disso, da mesma forma que seu antecessor, continua assustando a população com a imobilidade das obras e a exploração do turista, fonte de renda de Ubatuba. A extinção da cobrança da COMTUR era só fachada para enrolar o povo e a imprensa. Esta tudo ai, igualzinho ao governo Paulo Ramos.
Cesar faz uma política de pesca mesquinha e cheia de intrigas com vários representantes da pesca e da agricultura. Paulo jogou R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) na Boca da Barra dos Pescadores com a proposta de desassoreamento e não resolveu nada. Em seu governo a pesca também só andou para trás.
No governo do Paulo a Santa Casa e a Saúde estavam doentes. No governo de Cesar a saúde é o caos. Irregularidades administrativas, Dengue, etc.
No governo do Paulo as obras de asfalto duravam seis meses, no governo do Eduardo chegam a levar 20 dias para esburacar, enquanto os homens públicos ao fazer uma obra deveriam pensar nos próximos 30 a 50 anos.
Paulo Ramos utilizava-se do mesmo discurso conservador, que por não ter argumentos para sair de suas encalacradas dizia que tudo não passava de política, como se o seu cargo fosse jurídico ou técnico. Eduardo Cesar, que nada cria e tudo copia, também faz a mesma coisa. “Direitinho”. Renega o cargo que exerce embora seja o titular de um dos três poderes. Age de forma preguiçosa e acomodada a se esconde dos problemas.
Paulo Ramos nos seus primeiros seis meses de gestão, entrava e saia escondido pela porta dos fundos da Prefeitura. Ele temia os traídos, correligionários que ansiavam pelo emprego prometido em campanha. Eduardo Cesar traiu o partido ao qual se filiou, traiu o PT e o eleitorado. Faz exatamente o contrario do que havia prometido em campanha.
Paulo Ramos não pensava em conseqüências ao promover a gastança do dinheiro publico. Comprou um Passat importado para suas viagens. Eduardo Cesar não tem mais dinheiro para suprir as demandas sociais do governo e fala em tom de baixaria, acusando a oposição, a quem culpa por sua própria falta de capacidade gerencial.
Não existiriam dois lados se não tivesse um, porém tanto Paulo, quanto Cesar se completam. O desgoverno atual é de continuidade. Representa aquilo que temos de pior na política de Ubatuba. Parece coincidência, mas até mesmo na história do Império Romano o CESAR perseguia quem se opunha à sua política e por isso Herodes quase sacrificou Jesus Cristo. Aqui é o Ramos quem ainda manda, pois seu time esta bem armado e estão todos lá com suas atribuições cumprindo o papel da política da “farinha do mesmo saco”.


Gerson Florindo de Souza
Vice-Presidente do PT de Ubatuba, Diretor do Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região, membro do Núcleo Municipal do Plano Diretor Participativo de Ubatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu