Notícias da Câmara

Projeto do Presidente da Câmara institui Programa de Prevenção e Tratamento da Hepatite C em Ubatuba

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Prevenção e Tratamento da Hepatite C em Ubatuba.
O Programa, elaborado pelo presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PP), tem por finalidades facilitar e promover o acesso dos portadores às políticas públicas de tratamento e combate à doença; esclarecer a população sobre os perigos e riscos de infecção e formas de prevenção e tratamento, além de defender os direitos dos portadores de Hepatite C.
De acordo com o programa o sistema municipal de saúde deverá realizar exames laboratoriais e respectivos resultados visando agilizar um diagnóstico precoce da Hepatite C. Além disso serão realizadas campanhas para detectar pessoas infectadas e de esclarecimento junto a setores que lidam com tatuagens, piercings, instrumentos cirúrgicos e odontológicos, acupuntura, depilação, manicuro, pedicuro e também usuários de drogas injetáveis e pessoas que tenham feito transfusão de sangue antes de 1992.
O referido projeto de lei também institui o Dia Municipal de Luta Contra a Hepatite C, que será comemorado no dia 12 de agosto de cada ano.
Para os já portadores da doença e, após sancionado o projeto, a prefeitura deverá facilitar e agilizar o fornecimento de medicamentos e o transporte para tratamento fora do município, além de garantir vagas nos hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Segundo Dr. Ricardo a enfermidade é causada por um vírus, o HVC, que se aloja no fígado e destrói as células hepáticas e a principal via de transmissão é a transfusão de sangue. “A Hepatite C é um problema significativo de saúde pública devido ao grande número de casos que evoluem para a cronicidade, por isso elaboramos um projeto que prevê a agilização dos exames e de seus resultados, uma vez que a doença tem uma progressão muito lenta”, explicou Dr. Ricardo.
Fonte: Laura Ennes - ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu