Manchetes do dia

Quarta-feira, 21 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Com tema Amazônia, igreja abre embate com o governo"
A Igreja Católica retoma após oito anos o embate frontal com o governo e com empresários em uma Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é a Amazônia e, entre as propostas, está o fim da concessão de liminares de reintegração de posse a fazendeiros que têm terras invadidas. O lançamento nacional, que pela primeira vez ocorre fora de Brasília, será em Belém (PA), às 12h de hoje. Nas décadas de 80 e 90, as campanhas falavam de fome, falta de moradia e não era raro a troca de farpas com os governos. Mas, desde 2000, o eixo mudou. Foram feitas campanhas pelos direitos dos idosos, dos deficientes físicos. O último tema apimentado foi o de 1999, quando o mote era o desemprego na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) -que chamou as críticas de "ingênuas". A campanha surgiu em 1964, começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na quinta-feira anterior à Páscoa. O objetivo é discutir um problema com a sociedade e propor soluções.

O Globo:
"Beija-Flor leva o prêmio de melhor escola do Estandarte"
O resultado oficial dos desfiles do Sambódromo será conhecido hoje. Armados com uma pistola Colt 45 com inscrição da Marinha americana e numeração raspada, dois meninos, um de 12 e outro de 13 anos, balearam um comerciante chinês anteontem a noite na Avenida Radial Oeste, durante uma tentativa de assalto. Os menores foram detidos logo em seguida e um cúmplice, também menor, escapou. É o terceiro caso de violência envolvendo menores nos últimos quinze dias no Rio.

O Estado de São Paulo:
"Contas de 8 Estados estouram limite fiscal"
A limitação de gastos em fim de mandato, estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, foi descumprida por, pelo menos, oito governadores e ex-governadores. Eles serão chamados a explicar nos Tribunais de Contas dos Estados o buraco deixado nas finanças públicas. Os casos mais graves são os do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas e
Minas Gerais. Juntos, estes seis governos acumularam um déficit financeiro de R$ 11,8 bilhões. Pernambuco e Paraíba também descumpriram a Lei Fiscal, contraindo despesas nos últimos oito meses de governo sem condições de efetuarem o pagamento até o final do mandato. Os dados foram levantados pelo Estado nos relatórios de gestão fiscal de 2006. São Paulo é um dos raros
casos de superávit neste tipo de demonstrativo: fechou o ano passado com R$ 1,98 bilhão em caixa. Em 2002, 18 governadores chegaram a encerrar seus mandatos deixando déficits para os sucessores. Mas nenhum deles foi punido. Na época, os tribunais interpretaram que os déficits eram históricos.


Jornal do Brasil:
"12 menores cometem crimes em menos de 24 horas"
A polícia registrou oficialmente entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça de carnaval a participação de pelo menos 12 menores em roubos nas ruas do Rio. O mais grave aconteceu ontem no Maracanã. Um adolescente de 13 anos disparou contra o empresário chinês Chan Lehi, que está internado no Hospital Samaritano. Apesar do pouco movimento nas principais estradas e vias de acesso ao Rio, 70 soldados da Força Nacional já patrulham as linhas Vermelha e Amarela e a Avenida Brasil para evitar os arrastões. A partir de hoje as forças também estarão na Niterói-Manilha. A Rio-Santos teve trânsito intenso ontem, mas sem engarrafamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu