Manchetes do dia

Domingo, 11 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Empresas aéreas concentram vôos em menos cidades"
A cobertura por tráfego aéreo nas cidades brasileiras sofreu considerável redução desde 1999, informam Maeli Prado e Janaína Lage. Mais de 40 aeroportos deixaram de ser servidos por vôos regulares, e a busca das empresas pelas rotas mais rentáveis provocou alta concentração no setor. Hoje, dos 138 aeroportos servidos por tráfego aéreo regular, 15 concentram 73% os vôos, segundo estudo inédito realizado pelo Nectar (Núcleo de Estudos em Competição e Regulação do Transporte Aéreo), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Em 1999, concentravam 67% dos vôos.
As companhias aéreas defendem investimentos do governo e incentivos fiscais para estimular a criação de "hubs" - centros de distribuição de vôos - secundários. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) criou um grupo de estudo sobre medidas de estímulo à aviação regional.


O Globo:
"Voto em áreas de milícias ajudou a eleger policiais"
Um levantamento em 35 áreas dominadas por milícias, realizado por Elenilce Bottari e Sérgio Ramalho, revela a enorme influência política que esses grupos paramilitares exercem sobre os moradores: 80% dessas comunidades tiveram pelo menos um policial, um bombeiro ou um militar reformado entre seus candidatos mais votados. De nove candidatos da área de segurança pública que fizeram campanha para deputado nessas regiões, cinco se elegeram. Entre eles, autoridades como o ex-secretário de Segurança Pública Marcelo Itagiba e o delegado Álvaro Lins, ex-chefe de Polícia Civil.


O Estado de São Paulo:
"Projeto nuclear prevê uma nova usina a cada três anos"
O governo está avaliando um programa de energia nuclear que prevê, além da conclusão de Angra 3, uma nova usina a cada três anos, até que a tecnologia responda por 5% da geração brasileira de eletricidade. O projeto é de construção de 4 a 6 usinas, a partir da próxima década e até 2030, em duas centrais nucleares de porte semelhante à de Angra dos Reis, informa Nicola Pamplona. Uma delas ficaria junto ao Rio São Francisco. A viabilidade do projeto depende da retomada das obras de Angra 3.
Técnicos do setor acreditam que, após os alertas sobre o aquecimento global, a tecnologia ganha espaço ante alternativas como petróleo e carvão. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Gonçalves, o projeto detalha soluções para problemas polêmicos, como o destino dos rejeitos radioativos - principal crítica de grupos ambientalistas - e fontes de recursos para o desenvolvimento das tecnologias necessárias. "O tema é polêmico", admite Gonçalves. "Mas precisa ser aprovado ainda neste governo, já que leva tempo para construir usinas."


Jornal do Brasil:
"Correios: nem o servidor que levou propina foi preso"
Quatro funcionários demitidos, três deputados cassados, um inquérito concluído e nenhum processo aberto é o saldo da CPI dos Correios. A comissão impressionou por meses o país com as mais graves denúncias contra parlamentares e autoridades do governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu