Manchetes do dia

Sábado, 03 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Cientistas prevêem futuro sombrio para a Terra"
A temperatura da Terra subirá até o fim do século, diz o mais importante relatório sobre o aquecimento global, produzido por 600 cientistas de 40 países. A geleira sobre a Groenlândia pode sumir em milênios, os furacões ficarão mais fortes e o nível do mar subirá pelos próximos mil anos -de 18 cm a 59 cm até 2100. O relatório responsabiliza a ação humana pelo aquecimento global.


O Globo:
"S.O.S. planeta"
Cientistas culpam homem pelo caos no clima. 'É preciso agir já'. Com a divulgação, ontem, em Paris, do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, da ONU, o que era discurso de ambientalistas radicais se tornou uma agenda urgente e oficial. De acordo com o documento, o homem transformou o planeta e sofrerá nas próximas décadas conseqüências cada vez mais graves das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura, a intensificação de tempestades e a elevaçào do nível do mar.


O Estado de São Paulo:
"Aquecimento global é irreversível"
O aquecimento global e as mudanças climáticas chegaram a uma velocidade e com uma violência muito maiores do que cientistas e governantes esperavam. A situação só vai piorar, mesmo com medidas de contenção tomadas imediatamente. Hoje, uma variação fracionária na temperatura é suficiente para desencadear uma série de eventos climáticos extremos, como tempestades, furacões, inundações e secas - até 2100 a Terra pode esquentar 3°C. E a culpa é do homem, de maneira inequívoca.

Jornal do Brasil:

"Apocalipse com data marcada"
O aquecimento climático da Terra é irreversível devido às emissões de gases do efeito estufa na era industrial, e, em função da ação humana, o aumento ficará este século entre 1,8 e 4 graus Celsius, embora não esteja descartado outro salto ainda maior, de entre 1,1 e 6,4 graus.
Estas são algumas das principais conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que apresentou nesta sexta-feira seu quarto relatório sobre as bases científicas do aquecimento, que considera "inevitável".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu