Lendas

Dia de Festa no Mar

Herbert Marques
Dorival Caymmi celebrizou o dia 2 de fevereiro como o dia de Festa no Mar. Dia de Iemanjá, orixá africano emparelhada, pelo sincretismo baiano a Nossa Senhora da Conceição.
Filha de Olokum, a deusa do mar, Iemanjá casou-se com Olofim-Odudua e com ele teve doze filhos, todos orixás, inclusive Xangô. De tanto amamentar seus filhos, ficou com os seios enormes, o que caracteriza suas estátuas nos terreiros. Saindo de suas terras chegou em Abeokutá, onde foi cortejada pelo rei de Xaki, Okere. Aceitou a proposta de casamento com a condição de jamais ser ridicularizada pelo tamanho de seus seios.
Certo dia, Okere, depois de uma bebedeira homérica, voltou para casa titubeante, gritando em altos brados: “Você com seus seios compridos e balouçantes! Você com seus seios grandes e trêmulos!
Ofendida, fugiu em disparada.
Certa vez, antes do seu primeiro casamento, Iemanjá recebera de sua mãe, Olokum, uma garrafa contendo uma poção mágica pois, dissera esta: “Nunca se sabe o que pode acontecer amanhã. Em caso de necessidade, quebre a garrafa, jogando-a no chão.”
A garrafa quebrou-se, e dela nasceu um rio. As águas tumultuosas deste rio levaram Iemanjá em direção ao oceano, residência de sua mãe Olokum. Okere, contrariado, queria impedir a fuga de sua mulher. Querendo barrar o seu caminho ele transformou-se em uma colina e colocou-se no seu caminho. Iemanjá quis passar pela direita, Okere deslocou-se para a direita. Iemanjá quis passar pela esquerda, Okore deslocou-se para a esquerda. Iemanjá vendo o caminho para a casa materna bloqueado, chamou Xangô, o mais poderoso de seus filhos.
Xangô atendendo o pedido de sua mãe, lançou um raio sobre a colina, partindo-a ao meio, dado passagem a Iemanjá que voltou para o ceio de sua mãe, tornando-se a mãe das águas.
Hoje é dia de Iemanjá.
Odô Iyá, Iemanjá. Araramagbá.
“Mãe das águas, Iemanjá, que estendeu-se ao longo da amplidão.
Paz nas águas!
Paz na casa!”
Esta lenda foi colhida por Pierre Fatumbe Verger, babalaô em Kêtu, em sua clássica obra “Lendas Africadas dos Orixás.

hlmarques@terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu