Informações úteis.



Esclarecimentos sobre a Dengue

A Dengue é uma doença ligada ao ambiente urbano, acima de tudo às habitações humanas e a certas crenças e práticas que tendem a manter focos do mosquito Aedes aegypti junto ao homem. Assim, o acúmulo de recipientes úteis ou inúteis, capazes de juntar água, favorece a proliferação do vetor. No Brasil, Aedes aegypti está amplamente beneficiado graças às práticas culturais diversificadas de nosso povo, que favorecem a manifestação epidêmica da dengue em várias cidades brasileiras. Além de que o mesmo vetor está implicado na transmissão da febre amarela urbana, com risco de re-introdução dessa importante doença nos centros urbanos de nosso país.
As medidas de controle até agora empregadas buscam reduzir a densidade do vetor nos municípios, rotineiramente através da eliminação dos criadouros domiciliares, o que nem sempre tem garantido níveis baixos da infestação vetorial ou de ausência da doença.
Quando se fala no combate à dengue, a comunidade espera a aplicação de inseticidas em suas casas, desconsiderando os hábitos das pessoas que favorecem a existência dos focos de Aedes aegypti. Daí, a necessidade contínua da conscientização e práticas relativas ao seu controle, de forma que a própria comunidade possa combater as condições favoráveis ao desenvolvimento do vetor. Assim sendo, a atitude de REPENSAR NOSSA PRÁTICA, PLANEJAR NOVAS AÇÕES e EDUCAR A POPULAÇÃO, deve ter caráter permanente.

Clique aqui para saber mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu