Caos aéreo

Governo e empresas recorrem
Infraero, Anac e companhias formam frente para evitar que proibição judicial de parte do tráfego de Congonhas entre em vigor amanhã

Karla Correia
BRASÍLIA. O governo vai recorrer da sentença judicial que proíbe pousos e decolagens de aviões Fokker 100, Boeing 737-700 e 737-800 no aeroporto de Congonhas (SP) a partir da 0h de amanhã. A Infraero e a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) pretendem apresentar ao Tribunal Regional Federal de São Paulo alternativas ao fechamento de Congonhas a essas aeronaves, na tentativa de reverter a decisão do juiz Ronald de Carvalho Filho. Mas mesmo que o governo consiga anular a liminar, companhias aéreas e passageiros sairão prejudicados do episódio.
As opções à sentença do TRF-SP incluem a redução do nível de ocupação dos aviões, o que irá diminuir a oferta de assentos nos vôos que passam pelo principal aeroporto do país, e o redirecionamento do tráfego de Congonhas para outros aeroportos paulistas, quando a pista principal de Congonhas estiver com mais de 3mm de água em sua superfície. Os recursos apresentados pelo governo serão endossados por ações judiciais das empresas aéreas Gol, TAM, BRA e Ocean Air, prejudicadas pela sentença.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu