Trânsito

Moradores e turistas divergem sobre mudanças no trânsito do centro

As mudanças na Avenida Iperoig têm levantado opiniões divesas entre os comerciantes de Ubatuba. A grande quantidade de turistas durantes das férias e os feriados de final de ano faz com que o fluxo de veículos aumente consideravelmente, gerando congestionamentos em alguns trechos do centro da cidade. Além disso, muitos motoristas ainda desconhecem as alterações.
Alguns comerciantes temem os reflexos destas mudanças, principalmente na diminuição das vagas de estacionamento. Para Marcos Francisco Demo, dono do Restaurante Tio Sam, a perda de 30% das vagas vai ocasionar diminuição dos lucros. “O comércio vai perder neste aspecto, porque não vai haver estacionamento para os clientes”, opina. Mesmo assim, ele acredita que obras como esta são necessárias para evitar problemas futuros com o tráfego. “A avenida ficou mais moderna e mais bonita. Quando diminuir o movimento das férias, a situação de resolve.
”Alguns receberam as alterações com muito otimismo. É o caso de Wilson Alves da Silva, proprietário do restaurante Baleia Branca. Ele afirma que as obras não atrapalharam o movimento de clientes em seu estabelecimento. “Antes a mão dupla fazia o trânsito parar. Agora já se nota um congestionamento menor. Mesmo assim, acho que deveria existir algum dispositivo para controlar a velocidade dos carros e motos”.
De acordo com Ronaldo Lopes, coordenador de trânsito de Ubatuba, a época de férias ainda é complicada para avaliar o resultado. “Nós recebemos uma série de elogios e sugestões, mas de maneira geral as mudanças foram benéficas”, conclui. Quanto às reclamações sobre o excesso de velocidade na avenida Iperoig, Lopes responde que a administração municipal pretende realizar um estudo e abrir uma licitação para instalar radares e lombadas eletrônicas. Há ainda a previsão de estudos para evitar congestionamento na ponte do Perequê-Açú. “Queremos avaliar a possibilidade de aumentar a largura da ponte, com a construção de uma segunda pista lateral”.

Mudanças

Com mão única no sentido Centro em direção ao Perequê-Açú, a avenida Iperoig já conta com sinalização e a Guarda Municipal continua orientando os motoristas. O retorno deve ser feito pela Rua Salvador Corrêa, que agora opera em direção inversa da avenida (Perequê-Açú – Centro) em mão única.
Na Rua Liberdade também houve mudanças. Ela deixou de ser mão dupla no trecho entre a Avenida Iperoig e a Rua Salvador Corrêa, para que haja facilidade no retorno de quem segue no sentido do Itaguá.

Gabriela Silveira
Assessoria de Imprensa - Associação Comercial e Industrial de Ubatuba
Tel.: (12) 3832 - 1449 / (12) 9794 - 7595

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu