Opinião

“Comentários, só comentários”

Corsino Aliste Mezquita
Observamos os caminhos seguidos, nestes dois últimos anos, pela Secretária Municipal de Educação. Uma secretária por ano. Também mais uma interina. Eduardo de Souza César nomeou, nos últimos dias, o terceiro titular. É um Record. Esperamos que agora acerte, tenha sucesso e a Secretaria encontre seu rumo.
Aquelas que não quiseram conhecer a realidade, recusaram-se a receber quaisquer informação, tentaram negar o que estava nos olhos de todos, enxovalharam à administração anterior, fizeram montagem mostrando prédios deteriorados após grandes trombas d água, mostraram essas montagens, em filmes, que foram apresentados, na TV Vanguarda e, nos CEM DIAS DE GOVERNO, na Câmara Municipal, publicaram toda série de mentiras para denegrir o passado, etc...etc.... não conseguiram se manter, por um ano, à frente da Secretaria e entregaram a batuta deixando a orquestra desafinada e os músicos descontentes. Dominadas pelo ódio ao passado nada conseguiram administrar. Escolas foram desativadas e, até hoje, estão vazias ou emprestadas a terceiros particulares. Enquanto isso, as crianças, que necessitam de creche e tem direito a serem matriculadas, continuam sem serem atendida. Os recursos da EDUCAÇÃO foram desviados para atender outras secretarias, fornecer transporte a particulares e igrejas, construir piscinas e desapropriar cinema. Histórico vergonhoso para quem queria “resgatar”.
O tempo caminhou célere.Rápido foi avisando às “odiosas”, “impetuosas”, “agressivas” e “caluniosas” que a imprudência, o despreparo, a mentira e a calúnia, aos poucos, desabam sobre a cabeça, de quem tem esse comportamento, como tempestade de verão. Essas nuvens pretas podem reservar raios e trovões de efeito retardado.
Comparando tempos, “mores” e ambientes somos obrigados a homenagear às equipes que nos acompanharam durante quatro longos anos, com as palavras de Joseph Conrad:
“Foi, na verdade, uma bela experiência, vista em perspectiva, pelo olho da mente, e colorida por aquela afeição que não se consegue deixar de sentir por aqueles acontecimentos de nossa vida dos quais não se tem motivo para sentir vergonha”. (A LINHA DE SOMBRA- Biblioteca Folha-pg. 07).
Ao novo, Sr. Secretário, auguramos sucesso. Que ELE consiga resgatar algo do que foi perdido, nestes dois últimos anos. Cuidados especiais deverá ter com, o conhecimento e o respeito, à história da Educação Municipal e com leviandades, ambições, intromissões e traições daqueles que o cercam. Seu sucesso será o da Educação e de Ubatuba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu