Notícias ACIU

Final de ano movimenta economia em Ubatuba

Os problemas enfrentados pelo setor de aviação fizeram com que muitos turistas trocassem os céus pela estrada e escolhessem o litoral norte como um dos principais destinos de final de ano. Quem comemorou a mudança nos planos foram os hotéis, pousadas e restaurantes, que lucraram com o movimento.
Em Ubatuba, o aumento de turistas não gerou grande faturamento, garantem os estabelecimentos. Mesmo assim, a crise nos aeroportos aqueceu a cidade durante o natal e o reveillon. A gerente do Hotel Costa Azul, na praia da Enseada, conta que a média de leitos ocupados foi a mesma do ano passado. “Em toda temporada, sempre temos os quartos lotados e o movimento costuma cair a partir do final de janeiro”, afirma. Para o dono da Pousada Marazul, próxima a Praia do Itaguá, a previsão é de quartos cheios até o carnaval. “Sentimos que a procura aumentou desde o dia 27 de dezembro e até o dia 15 de janeiro o movimento sempre é pesado. ”Para o dono do restaurante Senzala, Alfredo Correa, o lucro foi perceptível – de 5% a 8%. O local, que emprega 30 funcionários, precisou contratar mais 6 temporários para atender ä demanda. Ele conta que há sempre um reajuste nos preços do cardápio em início de temporada: “Vimos que a cidade recebeu muitos visitantes, mas como trabalhamos com a capacidade máxima de pessoas, muitas vezes não é possível atender a todos os turistas e clientes fixos”.
De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares (Sinhores) do Litoral Norte, a região teve ocupação de praticamente 100% da capacidade. “Realizamos um levantamento no início de novembro e já constatamos que a média de procura estava 40% maior em relação a 2005”, salienta José Carlos de Souza, assessor de turismo da instituição. Há 450 meios de hospedagem nas quatro cidades atendidas pelo sindicato. Deste número, o maior percentual encontra-se em Ubatuba.
Souza ainda explica que existem outros fatores que ajudaram nos bons resultados. “Além do inesperado problema no tráfego aéreo, a demanda de turistas nos feriados de setembro, outubro e novembro foi pequena. Ela foi compensada justamente com as festas de fim de ano”.

Gabriela Silveira
Assessoria de Imprensa - Associação Comercial de Ubatuba
Tel.: (12) 3832 - 1449 / (12) 9794 - 7595

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu