Manchetes do dia

Sexta-feira, 12 / 01 / 2007

Folha de São Paulo:
"Maioria rejeita plano de Bush para o Iraque"
A decisão do presidente George W. Bush de enviar mais soldados ao Iraque, desafiando o repúdio da opinião pública, da oposição democrata e até de aliados no Partido Republicano e de integrantes da cúpula militar, aumentou o risco de isolamento da Casa Branca. Ontem, enquanto o governo defendia a nova estratégia para o Iraque, anunciada na noite de quarta-feira pelo presidente, crescia o movimento contrário a aprofundar o envolvimento em uma guerra que já matou mais de 3.000 americanos.


O Globo:
"Onda de lama química chega a cidade do Rio"
O mar de lama química com rejeitos da mineradora Rio Pomba Cataguases que poluiu o Rio Muriaé chegou ontem ao município de Laje do Muriaé - a 300 quilômetros da capital -, o primeiro no Estado do Rio a ser afetado pelo desastre ambiental. A lama contendo bauxita e sulfato de alumínio percorreu 45 quilômetros desde Mirai (MG), onde fica a barragem que se rompeu anteontem. Outra onda de dejetos deve chegar hoje à divisa do estado. Aumentou para R$ 75 milhões o valor da multa aplicada à mineradora.


O Estado de São Paulo:
"Pacote socialista de Chávez surpreende venezuelanos"
Quarenta e oito horas depois da terceira posse de Hugo Chávez na presidência da Venezuela, o país ainda se recupera do susto. "Estado socialista" não foi uma idéia discutida na eleição presidencial e a série de medidas anunciadas por Chávez é novidade até para os parlamentares da base governista. Ontem, algumas dessas idéias foram mais detalhadas. O programa de estatização, por exemplo, atingirá todas as empresas do setor elétrico, inclusive a americana AES, segundo o ministro das Finanças, Rodrigo Cabezas. O ministro também adiantou que será cobrado um novo imposto sobre empresas que tiveram "lucro elevado". Chávez pretende ainda trocar o nome do país para República Socialista da Venezuela e conferir-lhe uma "divisão política e territorial", que substituirá prefeituras por conselhos de cidadãos, eliminando o risco de derrota nas eleições municipais. Em resposta, a oposição decidiu dar início a uma "mobilização nacional" contra o "Estado socialista".


Jornal do Brasil:
"Mar de lama tóxica no Rio"
A lama que vazou da barragem do Rio Pomba Cataguases contém pelo menos três metais tóxicos e já atinge os municípios do Noroeste fluminense. Laje do Muriaé virou um mar de rejeito e, como o nível continua subindo, a situação tende a se agravar. O presidente da Cedae, Wagner Victer, atacou os empresários: "São pilantras e bandidos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu