Arquitetura


Foto da 1° Diretoria Instituto Brasileiro de Arquitetura, depois Instituto de Arquitetos do Brasil. Fizeram parte dessa primeira diretoria os engenheiros arquitetos Gastão Bahiana (presidente), Nereu Sampaio, Archimedes Memória, Pedro Viana da Silva, Gabriel Fernandes e Edgar Viana.

IAB 86 ANOS DE EXISTÊNCIA

Na data de hoje o Instituto de Arquitetos do Brasil comemora 86 anos de existência (veja a história completa do IAB no site
www.iab.org.br).
Reunidos na sala de História e Teoria da Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, vinte e sete engenheiros-arquitetos estabeleceram a fundação do Instituto Brasileiro de Arquitetura (que mais a frente viria a se transformar no atual IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil), mais precisamente às 16 horas do dia 26 de Janeiro de 1921. O arquiteto Gastão da Cunha Bahiana foi eleito seu primeiro presidente.
Entretanto é preciso registrar que os documentos mais antigos do Instituto fazem referências e associam sua criação à transformação urbana do Rio de Janeiro, no início do século, época de cenário adequado ao surgimento de associações.
Portanto, embora a criação do Instituto seja institucionalmente datada de 1921, parece inegável que as condições para o seu aparecimento remontam ao início do século, provavelmente no governo de Rodrigues Alves, em fins de 1902.
Passados 86 anos dessa fundação, hoje o Instituto de Arquitetos do Brasil é a maior entidade de Arquitetos do país com livre associação, que congrega profissionais e estudantes em todos os estados da Federação, além de quase uma centena de núcleos regionais/municipais espalhados por várias cidades brasileiras.
É o legitimo representante da UIA – União Internacional de Arquitetos no Brasil, instituição que congrega as entidades de arquitetos em todo mundo. É a representante brasileira junto à FPAA – Federação Pan-americana de Associação de Arquitetos, e do CIALP – Conselho Internacional de Arquitetos da Língua Portuguesa.
É o organizador dos Congressos Brasileiros de Arquitetos, iniciado em 1945 na cidade de São Paulo, edição que alcança hoje a preparação do XIX evento; da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, organizado conjuntamente com a Fundação Bienal de São Paulo, cuja grandiosidade e repercussão a transformaram num dos maiores eventos Internacionais de Arquitetura; e de centenas de Concursos de Arquitetura e Eventos ligados a Arquitetura e Urbanismo que acontecem no Brasil.
De discussões surgidas dentro da entidade foram criadas outras entidades que hoje, em outras áreas especificas, também defendem os interesses dos arquitetos brasileiros.
Por isso, a comemoração desses 86 anos de atividade do IAB se caracteriza por uma grande festa, numa demonstração do crescimento continuo e da credibilidade de uma das mais expressivas instituições brasileiras.
Homenageemos nesta data não só nossa Instituição, mas todos arquitetos que batalharam dia a dia por sua existência e pelo sucesso do IAB.

Arquiteto Gilberto Belleza
Presidente IAB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu