sábado, agosto 26, 2006

COMUNICADO

À Comissão Executiva do PSDB de Ubatuba

A/C do Vice-Presidente Hugo Gallo Neto

Marco Antonio Machado de Alcântara, Presidente do Diretório Municipal de Ubatuba, vem por meio deste, comunicar seu afastamento por motivos pessoais da Presidência do PSDB neste município, por 60 dias.
No período em questão, desejo ao Vice-Presidente Hugo Gallo, uma ótima gestão em continuidade ao trabalho desenvolvido até o momento.
Sem mais para o momento, reitero meus votos de elevada estima e consideração.


Atenciosamente,
Ubatuba, 26/08/06


Marco Antonio Machado de Alcântara
Presidente do Diretório Municipal do PSDB de Ubatuba

Vereador quer saber...

Edilson Felix quer informações do Executivo sobre obras prometidas e não realizadas

O vereador Edilson Felix protocolou três pedidos de informações, de forma a obter um pronunciamento oficial da Prefeitura a respeito de obras prometidas para os bairros do Vale do Sol e do Parque dos Ministérios, além de como será gasto o dinheiro prometido pelo Governo do Estado para investimentos no setor turístico.
“A Prefeitura, através de sua assessoria de comunicação, veiculou matérias referentes a verba de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) que estaria a disposição do município para investimentos no setor turístico. Quero que a Prefeitura enumere as obras que serão realizadas e o valor das mesmas, para que a população possa acompanhar. É importante que a comunidade ubatubense possa acompanhar as verbas que chegam ao Município e de que maneira são utilizadas”, disse Edilson.
Os pedidos de informações sobre obras não realizadas dizem respeito a construção de uma quadra poliesportiva, que seria construída no Vale do Sol, conforme matéria veiculada em agosto de 2005, pela imprensa local. “Além desta obra, que foi prometida, e que seria realizada em parceria com o Banco Banespa, a Prefeitura divulgou que o campo de futebol do bairro seria reformado, o que não aconteceu”, informou Felix.
Outro questionamento do vereador Edilson Felix diz respeito a uma creche que foi prometida para o bairro do Ipiranguinha: “No papel, a Prefeitura parece que está atendendo às demandas da população, principalmente a mais carente. Mas se as obras não saem do papel, o Executivo corre o risco de perder a credibilidade”, disse.

Objetividade nos questionamentos

Em explicações pessoais, ao final da sessão legislativa da última terça-feira, 22 de agosto, o vereador Edilson Felix, solicitou a palavra para declarar que seu mandato é pautado pela fiscalização aos atos do Executivo e, exatamente por causa disto, vem sofrendo perseguições e ataques pessoais. Edilson esclareceu que não é sua intenção “perseguir” o Prefeito, mas apenas cumprir um dos mais importantes atributos constitucionais delegados aos vereadores, a fiscalização dos atos do Poder Executivo. “É função do vereador cobrar transparência e responsabilidade”. “Dizem que uma andorinha não faz verão, mas, aos poucos, vemos que a sociedade civil vem entendendo nossos questionamentos e nos apoiando, procurando nosso gabinete com questionamentos e nos abastecendo com informações, que procuramos desvendar através dos pedidos de informações”, concluiu.
Fonte: Assessoria do vereador Edilson Felix

Notícias da Unitau

Unitau encerra Semana da Comunicação

A situação política, social, econômica e os impasses do ano eleitoral no país foram os principais aspectos abordados no último dia da SECOM – Semana da Comunicação – do Departamento de Comunicação Social da Unitau. No período da manhã, alunos e visitantes acompanharam as explicações dos professores da Universidade de Taubaté, Cidoval de Souza, Fabio Ricci, André Luis e Edson Trajano, sobre a reforma política, eleições, distribuição de renda e o interesse do jovem na política.
O professor Fabio Ricci ressaltou a importância da política na vida do jovem. Segundo ele, para ter uma boa formação é preciso estudar o assunto e como a mídia transmite informações em grande velocidade, os jovens não param para analisar o que é veiculado. “É preciso exercitar a reflexão, este é um problema que vem desde o início da educação, na qual o próprio professor não consegue dar uma direção para que aluno possa seguir uma evolução melhor”, afirma.
A programação do evento será encerrada com apresentações musicais e culturais a partir das 19h. Estarão presentes o MC Ralph e o grafiteiro Pelé, do grupo Gírias Nacionais. Na ocasião o músico vai lançar o último CD do grupo intitulado “No fundo do baú”. As demais apresentações ficarão por conta da banda Água Raz e do grupo de dança de salão do Profº Clayton Lima.
No sábado (26/08), a partir das 8h, será realizado o 10º Seminário de Comunicação Empresarial e Empreendedorismo. De acordo com a professora Mônica Carniello, coordenadora do evento, o objetivo é traçar o cenário da comunicação empresarial da região.
O seminário contará com a presença de Wilson da Costa Bueno - Jornalista, diretor da agência Contexto Comunicação e Pesquisa, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP e professor de Jornalismo da ECA/USP . Também haverá uma mesa redonda com Daniele Carvalho, designer e professora do Mackenzie, Altair Emboava, do Sebrae de Guaratinguetá, Mauricio Cury, do site São José dos Campos e Gilberto Marques, da área comercial do SBT. Os dois eventos são gratuitos. O Departamento de Comunicação Social fica na rua do Colégio, 334, bairro Bom Conselho - centro, Taubaté.
Mais informações pelos telefones (12) 36254291/ (12) 36314233.

Staphanie Moreira
ACI - Agência de Comunicação integrada
Departamento de Comunicação Social - UNITAU

Alerta geral

Moradores, visitantes e navegantes na região do Saco da Ribeira

Na última segunda-feira 21/08 foi encontrado na região do Saco da Ribeira um inesperado visitante.
Trata-se de um elefante marinho da espécie Mirounga leonina.
É um animal macho adulto medindo 4,80 metros de comprimento e pesando cerca de 2 toneladas.
Esta espécie normalmente habita um cinturão ao redor do polo sul e esta muito longe de casa, tendo provávelmente vindo parar aqui acompanhando as correntes marinhas frias que chegam até a nossa costa nesta época do ano.
Em função da grande distancia percorrida e do fato dele provavelmente estar trocando de pelagem, este animal está na região do Saco da Ribeira (que é um local abrigado de ventos e ondas) tentando descansar.
Seu estado de saúde (que foi avaliado por veterinários especializados ), assim como seu comportamento se apresentam normais.
Foram realizados exames laboratoriais e o animal foi marcado com água oxigenada de forma a podermos acompanhar seu deslocamento futuramente. Esta marca não trará qualquer inconveniente ao animal que a perderá na próxima troca de pelos.
Ele passa normalmente parte de seu tempo dentro da água para se alimentar e se refrescar e parte fora da água para se reproduzir e descansar.
Apesar de seu aspecto calmo e lento, este animal pode, em situações nas quais se sentir acuado, se tornar agressivo, podendo atacar com bastante rapidez.
As autoridades locais e técnicos das Instituições incluindo IBAMA, Prefeitura Municipal, Polícia Ambiental e Aquário de Ubatuba, montaram um esquema de isolamento e revezamento de equipes de forma a evitar qualquer contato entre o público, embarcações em transito e o animal.
Isto se faz necessário pela segurança de todos, até que ele retorne ao mar. Desta forma, pedimos a todos na área que observem e respeitem as seguintes recomendações:

1. NÃO SE APROXIMEM DO ANIMAL
2. RESPEITEM OS CORDÕES DE ISOLAMENTO
3. RESPEITEM A AUTORIDADE E RECOMENDAÇÕES DAS AUTORIDADES DE PLANTÃO
4. MUITA ATENÇÃO AO NAVEGAREM NA REGIÃO DO SACO DA RIBEIRA DE FORMA A EVITAREM COLISÕES COM O ANIMAL
5. NÃO TENTEM ALIMENTAR O ANIMAL
6. EVITEM FAZER BARULHO OU MOVIMENTOS BRUSCOS NA VIZINHANÇA DO LOCAL ONDE O ANIMAL ESTIVER
7. NOTIFIQUEM A PRESENÇA DO ANIMAL ÀS AUTORIDADES QUANDO ELE MUDAR DE LUGAR

Os seguinte telefones podem ser usados em caso de emergencias:

Policia Ambiental: Tenente Alexandre 3832 2876
IBAMA: Cristina 38837520/11 96293926
Secretaria Municipal de Segurança: Claudiney 38338460/ 97690307
Aquário de Ubatuba/Instituto Argonauta: Hugo Gallo/Fernando Alvarenga 3832 1382/ 9165 3184
Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Cris Gil 9159 7646

Manchetes do dia

Sábado, 26 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
"PF indicia ex-ministro da Saúde de Lula"
O ex-ministro da Saúde e candidato do PT ao governo de Pernambuco, Humberto Costa, anunciou ontem, em Recife, ter sido indiciado pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento no escândalo dos vampiros - esquema de fraudes em licitações para a compra superfaturada de hemoderivados descoberto em 2004. Também foram indiciados o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e 40 servidores, empresários e lobistas. Costa disse que foi indiciado por supostos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitação. Segundo ele, a decisão de anunciar o fato foi tomada para evitar a "exploração" do caso, com o vazamento das informações. "A maior prova de que não tenho nada a temer é que eu estou antecipando um fato negativo." O indiciamento ocorreu em 28 de julho.

O Globo:
"PF indicia ex-ministro e Delúbio por 'vampiros'"
O ex-ministro da Saúde Humberto Costa, candidato do PT e governador de Pernambuco, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foram indiciados pela Polícia Federal por envolvimento com a máfia dos vampiros, que desviou R$ 2 bilhões com o superfaturamento de derivados de sangue. A PF tem gravações telefônicas de lobistas acertando pagamentos para Delúbio. Também foram indiciados 40 empresários e servidores. Costa negou participação e disse que há um "complô com objetivo político". Pelo menos 58 dos 86 parlamentares acusados de participar da máfia dos sanguessugas vão disputar as eleições.

O Estado de São Paulo:
"TSE torna mais difícil candidatura de suspeito"
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de dar sua primeira grande contribuição para a moralização das eleições de outubro. Ele dificultou a candidatura de administradores públicos definitivamente condenados por algum tribunal de contas por uso indevido de dinheiro público. Para essas pessoas, não basta mais fazer recurso judicial contra a condenação para poder concorrer, passa a ser necessário também obter no mínimo uma liminar que fundamente o motivo pelo qual têm direito de disputar a eleição. Dezenas de parlamentares suspeitos de ligação com a máfia das ambulâncias que são candidatos não estão na lista de inelegíveis dos tribunais de contas. Ou seja, não serão atingidos pela nova regra do TSE. Nos 15 estados em que os tribunais regionais eleitorais concluíram o balanço dos julgamentos de registro de candidaturas, houve 1.107 vetos. São Paulo foi o estado recordista de rejeição de candidatos: de um total de 2.970 pedidos de registro, houve veto a 425 (14,3%).

Jornal do Brasil:
"Novos pardais vão arrecadar R$ 66 milhões"
A prefeitura do Rio reforça o caixa com multas de trânsito. Os 100 pardais a serem instalados na cidade vão produzir um salto na arrecadação. Apenas com avanço de sinais, os R$ 22 milhões levantados no ano passado devem saltar para R$ 66 milhões. Em 2005, as infrações renderam R$ 71 milhões no total.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Reunião com ministro


Prefeito de Ubatuba participa de encontro com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, realizado pela candidata a deputada federal Aline Corrêa, em São Paulo. Estiveram no evento, realizado esta semana, prefeitos e lideranças políticas de várias regiões do Estado. Na oportunidade, Eduardo César, pôde despachar diretamente com o ministro, apresentando a ele diversos projetos de infra-estrutura para o desenvolvimento de Ubatuba. (Ednelson Prado)

Perigo na web

Google ameaça fechar Orkut no Brasil

O Orkut, site de relacionamentos virtuais que foi criado e é mantido pelo Google, pode fechar suas atividades no Brasil ou pelo menos limitar o acesso de internautas brasileiros. A informação foi obtida pela Folha na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia. As pessoas ouvidas pediram anonimato por se tratar indiretamente de uma questão jurídica em andamento.
Para a empresa, a ação pode ser tomada se não for possível coibir excessos dos usuários brasileiros ou não se chegar a um acordo com a Justiça do país. A direção do Google avalia que, seja qual for o resultado da atual disputa jurídica, a imagem do site pode sair irremediavelmente arranhada no Brasil, país que responde por entre 80% e 90% do total de usuários, de cerca de 20 milhões.
Em conversa por telefone, a diretora jurídica do Google, Nicole Wong, disse que "nenhuma hipótese está descartada", mas que a empresa "está muito feliz em prover esse serviço ao Brasil e gostaria muito de poder continuar a fazê-lo".
Leia mais

Realidade...

Vivos ou mortos?

"Há um clima chato no ar. Uma coisa sem graça. Uma sensação de mal-estar. Uma campanha chata, com resultado previsível. Os escândalos, denúncias de corrupção, já viraram casos rotineiros. Nada mais choca a sociedade. Nem a violência.

Há um sentimento de acomodação, uma desconfortável acomodação. Como se ninguém mais acreditasse que as coisas possam melhorar. Um sentimento de resignação.

Descrédito, eis a palavra certa.
A impunidade está de novo nos palanques, tentando uma vaga de deputado federal.

Vejo os jovens nas universidades. Apáticos, esperando um novo Big-Brother Brasil. Não se interessam pelo destino do seu país.

Com razão, ninguém parece querer mudar nada." (Jorge Bastos Moreno)

A cidade em foco

Comissão de vereadores visita obras da avenida Iperoig

Na última terça-feira, dia 22, os vereadores Marcos Francisco Demo, Gerson de Oliveira e Romerson de Oliveira, estiveram visitando as obras da avenida Iperoig e solicitando a agilização do término dos trabalhos antes do feriado de 7 de setembro.
Também estiveram presentes a presidente da Associação do Comércio da Avenida Iperoig, Sra. Patrícia, Sr. Luis, encarregado da obra, Mauro Freitas, o engenheiro Vital, Virgílio e o secretário de obras João Paulo Rolim, além dos comerciantes que matem estabelecimentos naquele local.
Após a reivindicação o secretário de obras informou que as duas primeiras quadras da avenida, partindo do aeroporto, estarão prontas na véspera do feriado, faltando apenas o asfalto. A via onde trafegam os automóveis não estará concluída, mas pronta para receber o asfalto, “ele nos garantiu que os automóveis poderão circular normalmente e estacionar nas vagas destinadas a este fim”, disse o vereador Marcos Francisco.
A preocupação dos comerciantes e dos vereadores é a de atender com comodidade o turista que estará em Ubatuba no feriado.

Fonte: Laura Ennes - ASCOM

Notícias da Associação Comercial

ACIU ofereceu o curso “Fluxo de Caixa - Como Administrar”

O curso já foi realizado ano passado e devido à grande procura, a ACIU trouxe novamente

Durante toda esta semana foi realizado na Associação Comercial de Ubatuba, o curso “Fluxo de Caixa- Como Administrar”.
O curso se deveu à uma parceria entre a ACIU e o Sebrae e foi ministrado na sede da entidade.
O curso termina hoje e contou 33 participantes, a maioria empresários.
Participaram também do evento, quatro empresários de outras cidades. Três de São Sebastião e um de Caraguatatuba.
“Ficamos muito satisfeitos em saber que o nosso trabalho é reconhecido também em outras cidades”, disse o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat.
Segundo o consultor do Sebrae, Kazuma Yamauti, organizar os documentos para controle do caixa, apurar os saldos de caixa, controlar o "contas a receber" e o "contas a pagar", projetar o fluxo de caixa e planejar a utilização do dinheiro da empresa, foram alguns dos temas abordados no curso.
Para Cristiane Tonelli, uma das administradoras do laboratório Medlabor, o curso foi bastante direto e dinâmico. “Os consultores do Sebrae sempre são bem experientes, acrescentando itens importantes no nosso dia a dia profissional. Gostei muito do curso”, contou. Puderam participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
A ACIU ressalta que o próximo evento da entidade será a Oficina de Bijuterias, que será realizada dos dias 28 à 31 de agosto.
Os interessados devem entrar em contato com a ACIU através do telefone 3832 1449.

Fonte: Cristiane Zarpelão - Comunicação ACIU

Resposta ao jornal

Chega ou quer mais?

Na edição nº23 do Jornal Expressão Caiçara, que circulou em Ubatuba, na semana de 09 a l5 de agosto de 2006, houve por parte do redator da matéria, um desabafo no qual ele mostrava certo inconformismo ao verificar que a Câmara Municipal de Ubatuba havia sediado o I Encontro de Protetores de Animais do Litoral Norte, para tratar da situação dos animais na comunidade, seus problemas e soluções.
A indignação do autor anônimo, que estava expressa na pagina dois do mencionado jornal, refletiu-se precisamente no momento em que ele fez uma observação dizendo que o “Encontro” estava acontecendo na Câmara, apesar da cidade se ressentir de ampla discussão com os seus representantes a respeito do plano diretor, que irá decidir os destinos do município, pelas próximas décadas. O texto é finalizado com a expressão “Chega ou quer mais?”.
Gostaria,neste momento, como organizadora do evento e como membro da Apauba-Associação Protetora dos Animais de Ubatuba de manifestar meu repúdio ao conteúdo da matéria publicada, bem como esclarecer ao autor anônimo, o que se segue: as pessoas envolvidas, são voluntárias, que não auferem nenhuma remuneração pelo que fazem, e desenvolvem trabalhos referentes à proteção de animais que estão intimamente associados ao bem estar comum, à qualidade de vida, à não-proliferação de zoonoses e por conseguinte, ao não-comprometimento da saúde pública, do turismo e do meio ambiente.
As entidades beneficentes de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, na data de 05 de agosto de 2006, reuniram-se juntamente com a ong de Campinas- a União Protetora dos Animais e tiveram a oportunidade de exibir ao público presente a fundamental importância de se fazer um controle populacional animal através das campanhas de esterilização. Foram feitas demonstrações de como é também necessária a existência de uma Lei de Registro de Animais, de campanhas de conscientização de posse responsável e de feiras de adoção de animais, que em sua grande maioria são provenientes de abandonos ao longo dos dias.
O assunto foi absorvido com muito interesse pelo público que lotou as dependências da Câmara Municipal, naquele sábado à tarde, ensolarado, tornando evidente o fato de que o ser humano está despertando para um consciência mais evoluida mesmo porque existem Leis Federais, Estaduais e Municipais que protegem os animais.
É flagrante o papel social que atualmente é desenvolvido por estes seres irracionais, não só como membros da família, bem como exercendo sua função peculiar, em diversos casos nas terapias com seres humanos de qualquer idade e área ou como colaboradores com o Poder de Polícia, nas investigações ou ainda como cães-guia de pessoas portadoras de deficiências.
Considera-se a educação como pressuposto necessário para a boa formação do indivíduo e neste sentido existe um projeto com o nome “animal saudável é o bicho”, que faz parte das atividades do Programa Escola da Família, da Secretaria do Estado da Educação e que está sendo desenvolvido em parceria com a Ong “Focinhos Gelados”, de Santo André.
O principal objetivo é criar um mecanismo onde os alunos aprendam noções de posse responsável de cães e gatos, noções de higiene pessoal, saúde na comunidade, manejo saudável de alimentos e como lidar com os animais.
Certamente este projeto demonstra que o ser humano está dando mais um passo em favor da cidadania consciente, onde a vida, a ética e a solidariedade são a base de sua sustentação.
Há de chegar o dia em que a cidade de Ubatuba vai ser um modelo de respeito aos animais, onde estarão implantadas no nosso dia-a-dia as políticas públicas correspondentes, aliadas à parceria desenvolvida com a comunidade.
Enquanto isto não ocorre faz-se necessário esclarecer a que viemos e o quanto é difícil perpetuar nesta luta. Muitas são as vezes em que os obstáculos parecem intransponíveis, mas a recompensa de ver uma família adotando um animal abandonado, com respeito e dignidade, nos dá aquela alegria que se transforma em combustível suficiente para continuar a percorrer esta imensa estrada.
É relevante frisar que o Encontro realizado obteve como resultado uma futura fusão das entidades das quatros cidade do Litoral Norte, que com isto certamente estarão mais fortalecidas nas suas reivindicações, junto ao Poder Público, para correção das distorções que se apresentam nos municípios em relação à questão animal.
O ser humano difere do animal justamente na consciência que tem de saber discernir o certo do errado; deve portanto, saber que todas as formas de vida merecem respeito!


Evely Reyes Prado
Vice-Presidente da Associação Protetora dos Animais de Ubatuba-APAUBA

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 25 / 08 / 2006

Encontro Cultural em escola de Ubatuba termina com festa nesta sexta-feira
Concurso de escultura de areia acontece neste domingo em Ubatuba
Ubatuba classifica seis grupos para a final do estadual da Ginastrada
Em Ubatuba, esportista pratica surfe na corrente

Leia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 25 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
"Desemprego é o mais alto em 15 meses"
Na contramão das expectativas e do seu padrão histórico, a taxa de desemprego começou o segundo semestre em alta: bateu em 10,7% em julho, na maior marca desde abril 2005 (10,8%), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Outra má notícia foi a queda de 0,7% no rendimento de junho para julho (R$ 1.028,50), na primeira retração desde janeiro deste ano. Com mais gente à procura de trabalho, o contingente de pessoas desocupadas nas seis principais regiões metropolitanas do país atingiu 2,430 milhões, retornando ao patamar de desempregados registrado em julho de 2004 (2,442 milhões).
De acordo com Cimar Azeredo Pereira, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, o mercado de trabalho frustrou as expectativas, a julgar pelo comportamento passado da taxa de desemprego, que sempre recua no segundo semestre, quando aumenta a oferta de postos de trabalho.

"O mercado de trabalho está menos favorável do que em junho.
Esperávamos neste ano que a desocupação fosse ceder a partir de maio. Só que isso não aconteceu. Há uma pressão muito grande de entrada no mercado, e essa demanda não consegue ser atendida pelos postos criados", disse Pereira.

O Globo:
"Lula: mais investimentos, menos gastos e impostos"
Em discurso para uma platéia formada basicamente por empresários que integram o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o presidente Lula prometeu investir mais em infraestrutura, reduzir impostos e cortar gastos com custeio, o oposto do que fez em quase quatro anos de mandato. Lula citou essas três ações como precondições para o desenvolvimento sustentado. "Precisamos melhorar a qualidade do nosso gasto, diminuindo as despesas de custeio para investir mais em infra-estrutura e ter condições de reduzir a carga tributária", disse.
Ele também prometeu fazer a reforma tributária, ainda não aprovada por desarticulação de sua base no Congresso. Na reunião, foi apresentado documento com metas para os próximos 16 anos, entre elas uma taxa de crescimento de 6% ao ano. Empresários presentes cobraram pressa na adoção de programas de desenvolvimento. O empresário Jorge Gerdau Johannpeter disse que aceitar a taxa de crescimento dos últimos 20 anos foi uma irresponsabilidade da elite.


O Estado de São Paulo:
"Lula fala em cortar impostos; carga tributária bate recorde"
No mais importante pronunciamento de sua campanha pela reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem união nacional em seu eventual segundo mandato. Lula falou como quem se julga virtualmente reeleito, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, e fez promessas de redução de juros, de impostos e do déficit previdenciário. Também prometeu melhoria nos gastos em infra-estrutura e educação.
A promessa de corte de impostos ocorreu justamente no dia em que a Secretaria da Receita Federal divulgou o levantamento final da carga tributária do ano passado: ela somou R$ 724,11 bilhões (R$ 90,3 bilhões mais do que em 2004) e atingiu 37,37% do Produto Interno Bruto, um novo recorde. Também em 2004 a tributação havia aumentado. Nesses dois anos a carga tributária foi superior à de 2002, último ano da gestão de Fernando Henrique Cardoso. Ao assumir, Lula havia prometido não elevar a tributação. Número: 37,37% do PIB foi a caga tributária em 2005, ante 35,61% em 2002, último ano do governo FHC.


Jornal do Brasil:
"Duplicam prisões por crimes de luxo"
Lavagem de dinheiro, corrupção e sonegação fiscal colocaram 400 acusados ilustres atrás das grades só no primeiro semestre deste ano. Em 2005, os criminosos milionários detidos somaram 600. A criação de departamentos de controle e a troca de informações ampliam, e reforçam, o combate a crimes de colarinho branco.

quinta-feira, agosto 24, 2006


Dê um clique na imagem para ampliar

Horário político

A mesma história...

Ligo a televisão e dou de cara com o candidato do aerotrem. Não sei quantos anos faz que ele usa o mesmo argumento, as mesmas imagens e consegue votos para continuar falando do aerotrem que nunca vem. Em todas as eleições se repete a mesmice. Suponho que a coisa vai continuar até que um dia ele morra de causas naturais. Ou de morte matada, quem sabe alguém cansado de tanta mesmice rogue uma praga. Algum deus grego de passagem ouvirá e lançará a lagosta cibernética explosiva. Zump. Lá vai o aerotrem pro espaço. Cheio de mensaleiros, sanguessugas e chatos diversos, daqueles que vivem lutando pelo povo e acabam ricos e contentes enquanto o povo permanece querendo algo novo. De qualquer forma o candidato do aerotrem já deve ter um herdeiro, que continuará dizendo que metrô é buraco de tatu. Com a cláusula de barreira em ação os partidos nanicos desaparecerão. Ainda bem. Sou contra o aerotrem. É perigoso e antinatural. Trem é trem, aero é coisa de avião, zepelim, passarinho e borboleta.
(Sidney Borges)

Será?

"Pode escrever aí, hoje, 23 de agosto: eu estarei no segundo turno".

Geraldo Alckmin

Holofotes...

Ubatuba Víbora em foco

A homenagem que este blog recebeu da Câmara Municipal foi comentada em um jornal de distribuição dirigida. O que está escrito é a expressão da verdade. Só há uma pequena restrição aos possíveis “comentários ácidos”. Estes existem, mas não partem do blog. Estão começando a ganhar força na Câmara e pelo que apurei, vão aumentar. De qualquer forma, agradeço a gentileza. (Sidney Borges)

Promessas...

Para crescer no mínimo 6%

Vera Rosa na agência Estado
"Em plena campanha à reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará nesta quinta-feira, 24, em cerimônia no Palácio do Planalto, um “plano estratégico de desenvolvimento” para os próximos 15 anos.
Preparado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o documento afirma que, para ter sustentabilidade, o Brasil precisa crescer no mínimo 6% ao ano no período que vai de 2008 a 2022.
“Não é um crescimento espetacular, como o da China (no patamar de 10%), mas a nossa opção é crescer menos para haver distribuição de renda”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que comanda o Conselho."

Leia mais

Notícias da Unitau

Profissionais discutem o mercado de trabalho durante a SECOM

O principal tema discutido no terceiro dia da SECOM foi o que os universitários mais se questionam: o mercado de trabalho. Na manhã do dia 23/08, profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e Web Design falaram um pouco de suas experiências e como conquistaram uma vaga no mercado.
Francisco Celso, da agência Artezaria e Mykalas de Oliveira Mascani, da Netmakers, falaram sobre propaganda convencional na Internet e o que é a imagem digital enquanto ferramenta para utilização. Ambos ilustraram a palestra usando exemplos de campanhas veinculadas pela agência.
Marcelo Hespaña, repórter da TV Vanguarda e Marcelo Claret, editor de Cidades do jornal Vale Paraibano, se uniram para discutir o papel do jornalista e as áreas em que um jornalista pode atuar, além de falar de suas experiências como repórteres. Falaram também sobre a importância da SECOM para os universitários. “A SECOM é muito importante para que os alunos tenham contato com os profissionais, para tirar dúvidas quando esta em sala de aula” afirma Marcelo Hespaña. E Terezinha Leal do Conselhos federal de profissionais de Relações Públicas e da Associação Brasileira de Relações Públicas ministrou palestra sobre o curso de Relações Públicas e o mercado de trabalho. Leal disse que o Brasil está passando por uma fase complicada não só para quem está saindo da Universidade mas para todas as pessoas e ressalta que os estudantes tem que se empenhar e correr atrás “ Se eles se prepararem bem na faculdade e agregar valores fora dela a competência deles falará mais alto” .
Quem vier a SECOM poderá conferir, além das palestras exposições e também ouvir música com os DJs da rádio FM Unitau em uma tenda montada no pátio do Departamento de Comunicação Social.
A Semana da Comunicação será encerrada no dia 25/08 com atrações culturais e o saboroso Caldo Amigo.

Responsáveis: Prof. Ms. José Felício Goussain Murade - Chefe do Departamento 91641410 e Aline Fernanda Lima – coordenadora do evento 97387308
Entrevista entrar em contato com 36254291/36314233 ou 81242476 (Staphanie) ou 97282897 (Adriana)

ACI – Agência de Comunicação Integrada
Assessoria do Departamento de Comunicação Social

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 24 / 08 / 2006

CMD e Núcleo Gestor discutem minuta por mais de 15 horas
Ubatuba renova licenças até a próxima semana
Conselho Antidrogas de Ubatuba toma posse nesta sexta-feira
Projeto Arco-Íris reintegra crianças e adolescentes em situação de risco
Alunos da escola Tancredo Neves visitam pontos históricos do Rio de Janeiro
Ubatuba sedia Torneio de Karatê neste domingo
2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino acontece neste final de semana

Leia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 24 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Serra mantém vitória no 1° turno”
O cenário eleitoral em São Paulo segue estável e o candidato do PSDB ao governo, José Serra, venceria hoje a eleição no primeiro turno com 59% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha, realizada nos dias 21 e 22. Após cinco dias de propaganda eleitoral, o levantamento captou oscilações, dentro da margem de erro - dois pontos percentuais para mais ou para menos - de Serra e do segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT). Em comparação com a pesquisa anterior (dias 7 e 8), o tucano oscilou de 49% para 48% e Mercadante de 17% para 18%. Orestes Quércia (PMDB) ficou estável com 10%, na terceira posição. O percentual de indecisos é 10% e 8% votariam em branco ou anulariam o voto. Foram feitas 1.931 entrevistas em 57 municípios. Na pesquisa espontânea, Serra tem 23%, Mercadante, 9%, e Quércia, 3%.

O Globo:

“Rio veta candidaturas de Eurico e 4 sanguessugas"
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro indeferiu as candidaturas à reeleição de quatro deputados federais investigados pela CPI dos Sanguessugas e pelo Supremo Tribunal Federal por suspeita de vender emendas para a máfia das ambulâncias: Elaine Costa (PTB), Fernando Gonçalves (PTB), Reinaldo Gripp (PL) e Paulo Baltazar (PSB). Também foi indeferida a candidatura à Câmara do ex-deputado Eurico Miranda (PP), presidente do Vasco. No caso dos sanguessugas, o TRE considerou as investigações em andamento e decidiu que os deputados não devem disputar a reeleição. No de Eurico, o próprio pedido de registro da candidatura, com os processos a que ele responde - incluindo sonegação fiscal - foi suficiente para que a juíza relatora, Jaqueline Montenegro, votasse pelo indeferimento: "Não é crível que os eleitores possam receber como idônea a candidatura de alguém com tal vida pregressa." Todos os casos admitem recurso ao TSE. A CPI dos Sanguessugas obteve os nomes de mais 27 deputados que responderão a inquérito no STF por envolvimento com a máfia das ambulâncias. Entre eles, 14 tinham sido inocentados pela CPI, mas podem ser ainda incluídos no relatório final. Dois são do Rio: Itamar Serpa (PSDB) e Dr. Heleno (PSC).


O Estado de São Paulo:
“Despesa do governo cresce 14,8% com eleição”
Com a proximidade da eleição, as despesas do governo federal deram um novo salto e aumentaram 12,9% em julho, em comparação com o mês anterior. De janeiro a julho, os gastos do governo Lula cresceram 14,8% - no mesmo período, as receitas subiram menos, 11,1%. A elevação dos gastos reduziu a economia do governo para pagar os juros da dívida. O chamado superávit primário ficou em R$ 2,9 bilhões em julho - no mesmo mês do ano passado, havia sido de R$ 4,75 bilhões.
No acumulado do ano, o superávit representou 3,55% do PIB. A meta é de 4,25%. Para o secretário do Tesouro, Carlos Kawall, a expansão das despesas não preocupa. Segundo ele, isso era esperado, já que o governo decidiu antecipar os gastos, por causa da legislação eleitoral. Apesar da arrecadação recorde, a Previdência teve déficit de R$ 3,4 bilhões em julho, 8,3% maior. Número: R$ 41 bi é o déficit da Previdência estimado pelo governo para o ano.


Jornal do Brasil:
“Em processo inédito, Supremo julga 84 políticos”
Os deputados Feu Rosa, Helenildo Ribeiro e Gilberto Nascimento, excluídos da lista da CPI dos Sanguessugas, agora estão entre os 84 parlamentares indiciados pelo Supremo Tribunal Federal. Nunca tantos foram processados num mesmo escândalo.

quarta-feira, agosto 23, 2006

O que está escrito ali?

Dinheiro jogado fora

Experimente ler os adesivos dos candidatos a deputado estadual e federal que circulam por Ubatuba. É uma poluição só. De cinco metros de distância só se percebe um borrão. Não dá para saber o nome, o número ou o partido do financiador da peça mal confeccionada. Comunicação feita por quem pensa que é só acionar as teclas do computador e pronto. Está feito. Ledo engano. Na década de 1920, na Alemanha, uma escola ensinou os princípios da arte da comunicação visual. Seu nome: Bauhaus. Só um dos candidatos de Ubatuba tem adesivos que seguem as normas do design eficiente. Quando você vir um saberá do que estou falando. Muito dinheiro tem sido jogado fora em campanhas. Depois vem a derrota, a decepção e a curiosidade de saber o porquê. Depois é tarde.

Sidney Borges

Mensaleiro, tô fora...

Lula evita João paulo em palanque de comício

Por Leandro Mazzini no Jornal do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, evitou citar o deputado João Paulo Cunha em comício em Osasco (SP), no último dia 20. João Paulo foi absolvido pela Câmara no caso do mensalão, mas denunciado pelo procurador-geral da República, Luiz Fernando de Souza, no relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal.
A presença de João Paulo, no entanto, criou uma saia-justa para o presidente-candidato. O deputado sequer foi citado no discurso de improviso. Ao lado de Lula, figuraram a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, o candidato ao governo pelo partido, Aloizio Mercadante, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, e o senador Eduardo Suplicy.

Meus sais...

Plutão perde categoria de planeta do Sistema Solar

da Efe, em Praga

A definição de planeta a ser adotada pela União Astronômica Internacional (IAU) reduzirá de nove para oito o número de planetas do Sistema Solar, ao trocar a categoria de Plutão para, provavelmente, "planeta anão".
Assim afirmou hoje Junachi Watanabe, porta-voz do Observatório Nacional de Astronomia japonês e membro do "Comitê da IAU para a Definição de um Planeta".
Leia mais

Brasil



Jogos reúnem 600 índios de 16 etnias no sul do Pará

CAIO VILELA
Após cinco dias de competição, cerca de 600 índios, de 16 etnias, participam nesta quarta-feira da festa de encerramento da terceira edição dos Jogos Indígenas do Pará, evento organizado pelo líder indígena Marcos Terena em Conceição do Araguaia (1.100 km de Belém). Em uma arena montada à margem do rio Araguaia, os atletas indígenas disputaram provas de natação, arco e flecha, arremesso de lanças, canoagem, cabo de guerra, corrida e futebol.
Leia mais

Jogo sem regras...

No Rio, ex-comandante da Varig vira taxista após fim de pensão do Aerus

Folha de São Paulo
Quando ficou sabendo que o fundo de pensão Aerus seria liquidado e que, a partir de dezembro, não receberia nem mais um tostão de lá, o ex-comandante da Varig José Panaro Filho, 60, aposentado desde 1998, decidiu voltar a trabalhar.
Primeiro, tentou uma vaga para voar pela VarigLog, mas, como não conseguiu nada, resolveu gastar R$ 140 mil e virar um dos 86 taxistas da empresa Transcootour, que faz ponto nos dois aeroportos do Rio e em shopping centers da cidade.
"Sou casado e tenho dois filhos para criar. Não posso viver com os R$ 1.500 que ganho do INSS. Até a crise da Varig, recebia R$ 8.000 por mês e era um aposentado feliz. Agora, tive que voltar a trabalhar duro", contou o ex-comandante em entrevista concedida à Folha.
Desde que virou taxista - há apenas cinco dias -, Panaro acorda às 3h e vai para o aeroporto Galeão, onde, por volta das 6h, pousam os primeiros aviões internacionais. Lá, costuma obter uma ou duas viagens longas até o centro ou a zona sul. Depois, quando o fluxo diminui, corre para o aeroporto Santos Dumont, onde faz ponto até as 13h. Dedica as tardes às viagens que têm origem no shopping Rio Sul (zona sul). A jornada de trabalho, que só acaba por volta das 19h, vem lhe rendendo cerca de R$ 300 por dia e chega a 15 horas, mais longa do que na aviação."Agora, no início, pretendo trabalhar sete dias por semana para poder tirar uns R$ 5.000 por mês. Assim, somando com o INSS, vou conseguir chegar perto do que ganhava como aposentado."

Dê um clique na imagem para ampliar

Visitante incomum



Aviso aos navegantes

Na última terça-feira, 22 de Agosto, membros da equipe de resgate do Instituto Argonauta para a Conservação Marinha e Aquário de Ubatuba, receberam chamados inusitados vindos da região do Saco da Ribeira. As chamadas, ocorridas no meio da manhã, citavam a ocorrência de um animal marinho que foi identificado pelos leigos como sendo um cavalo marinho gigante, um peixe-boi, um cachalote e até um lobo-marinho. Ao chegarem ao local, o oceanógrafo Hugo Gallo e o biólogo Fernando Alvarenga puderam entender a confusão, pois na área da marina Goldenport, próxima ao Píer estava um exemplar macho adulto de Elefante-marinho-do-sul ou Mirounga leonina, o primeiro registro da espécie em Ubatuba. Assim como os pingüins, lobos e leões marinhos que vêm dar na costa nesta época, estes animais também podem ser trazidos por correntes marinhas. O exemplar em questão parecia estar bem e apenas descansava no local. Elefantes marinhos-do-sul vivem ao redor de todo o hemisfério sul e os machos como o exemplar em questão, podem atingir até 5.8 metros e 5 toneladas de peso. O exemplar em questão possui aproximadamente 4,0 metros e pesa cerca de 3 toneladas, devendo ter aproximadamente 6 anos de idade. A preocupação da equipe com o bem estar do animal, levou-os a contatar as marinas pedindo para as mesmas, via rádio, que passassem um alerta geral visando pedir a todas as embarcações em trânsito na área do Saco da Ribeira, para diminurr a velocidade e prestar atenção à água pois podem acontecer acidentes com o animal. Outro importante aviso a ser repassado é o de que as pessoas devem evitar qualquer contato com o animal pois o mesmo pode se tornar agressivo e atacar quem tentar se aproximar demais. É comum eles irem à praia ou às pedras para descansar e a curiosidade das pessoas pode se transformar em um ataque ou investida do animal que se sente acuado. Outro fator negativo quando as pessoas se aproximam, é que o animal que estava descansando volta ao mar por sentir medo.
A estratégia neste momento é só de acompanhamento e monitoramento do animal que aparentemente está bem, descansando para poder voltar ao mar.
O Instituto Argonauta recentemente enviou projeto de um Centro de Recuperação de Animais Marinhos à Petrobrás para análise e financiamento através do Petrobrás Ambiental. O IBAMA apóia a iniciativa do Instituto Argonauta de implantar este Centro na região.
Qualquer informação acerca da ocorrência de animais marinhos pode ser feita por telefone ao Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba nos telefones 12 3832 1382 e 38327491.
Fonte: Instituto Argonauta para a Conservação Marinha - Aquário de Ubatuba

Nas ondas do Surf

Hizú domina Expession Session na França

Terminou no último domingo, em Lacanau, França, o Oakley Pro Junior 2006, competição paralela ao Sooruz Lacanau Pro, etapa de nível 6 estrelas do WQS.
Hizunomê Bettero surfou bem e chegou até as quartas-de-final, perdendo na terceira colocação por uma diferença bem pequena para Adrien Toyon, segundo colocado.
Em compensação, Hizu faturou a Expression Session para embolsar US$ 300 e uma guitarra Gibson na capa.
Até o presente momento, apenas Hizú havia perdido na competição principal do evento, na bateria do outro ubatubense, Renato Galvão.
Já Galvão, obteve a segunda maior somatória do dia e da competição até o momento, 17.80 pontos na 18a bateria, que teve o aussie Michael Spencer classificado em segundo lugar.
Odirley Coutinho também segue na briga e disputa uma vaga na rodada dos 24.
Vale a pena lembrar que Odirley conquistou um ótimo segundo lugar em Lacanau no ano passado, no evento que foi vencido por Adriano Mineirinho.
Boa sorte aos nossos atletas e avante.

Rege Galvão
Assessor de Imprensa
www.aus.org.br

Notícias da Associação Comercial

Palestra: Associativismo

Conteúdo: Tendências mundiais, objetivo do associativismo, definição de associativismo, exemplos de ações associativistas, viabilidade do associativismo e formalização do associativismo (aspectos legais e tributários).

Data: 04/10/06
Horário: 19h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Gratuita

Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Não deixe de colocar o CPF.
Fonte: Comunicação ACIU

Notícias da Unitau

Grande quantidade de público marca início da SECOM

Trezentas pessoas estiveram presentes na abertura oficial da 26ª Semana da Comunicação. A presença da palestrante Soninha Francine, apresentadora e comentarista da ESPN lotou o anfiteatro do Departamento de Comunicação Social da Unitau. Estiveram presentes a reitora da Universidade, Profª Drª. Maria Lucila Junqueira Barbosa, o vice-reitor Prof. Dr. José Rui Camargo e representando o prefeito Roberto Peixoto, a jornalista Ana Paula Moura.
Soninha falou sobre o início de sua carreira e as decisões que teve que tomar. Citou o exemplo de um convite feito pela rede Globo para ser apresentadora do Globo Esporte, onde rejeitou a proposta o motivo foi porque estava feliz na ESPN e não sabia se ia ter a liberdade que sempre teve em outras emissoras.
Sobre o universitário no campo de trabalho, Soninha disse que a paciência e a persistência têm que ser o principal adjetivo do jovem, devendo sempre aproveitar as oportunidades que a Universidade oferece e comparando-o com alguém que quer ser jogador de futebol. “O jovem tem que ser persistente fazer uma peneira atrás da outra, às vezes o cara que chegou lá não é o melhor, mas foi o que mais insistiu que teve mais paciência”, enfatiza. Soninha disse também que metades das coisas que queria fazer não deram certas, mas sempre acreditou e conseguiu ir em frente.
Segundo a reitora, Profª. Maria Lucila o evento é a oportunidade que os alunos tem de adquirir um pouco da experiência que os palestrantes passaram. “Uma semana pedagógica onde os alunos estarão aprendendo uma pouco mais com os palestrantes, além de ser um evento gratuito trará benefícios para os nossos alunos”.
Aberta ao público a SECOM será realizada durante toda a semana nos períodos da manhã das 8h às 12h e à noite com início às 19 h. O evento será encerrado na sexta-feira, dia 26.
O Departamento de Comunicação Social fica na rua do Colégio, nº 334, bairro Bom Conselho, e o telefone para contato é (12) 3625-4289.
Responsáveis Prof. Ms. José Felício Goussain Murade - Chefe do Departamento 91641410 e Aline Fernanda Lima – coordenadora do evento 97387308
Entrevista entrar em contato com 36254291/36314233 ou 81242476 (staphanie) ou 97282897 (Adriana)

ACI – Agência de Comunicação Integrada
Assessoria do Departamento de Comunicação Social

Notícias da Prefeitura

Quarta-feira, 23 / 08 / 2006

CMD e Núcleo Gestor discutem amplamente minuta do Plano Diretor
Regional Norte realiza serviços no Ubatumirim, Prumirim e Almada
Prefeito se reúne com moradores da Enseada
Festival Gastronômico de Ubatuba entra na reta final com muitas atividades
Projeto EconomizAR fará avaliação de veículos a diesel em Ubatuba
“Futebol, Paixão Brasileira” estará na Fundart
Surfista ubatubense é vice-campeão na França
Jogos Escolares de Ubatuba movimentam 35 escolas à partir do dia 30

Leia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 23 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Aprovação sobe e Lula amplia vantagem”
A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu sete pontos nas duas últimas semanas e atingiu o recorde de 52%, consolidando em várias frentes seu favoritismo à reeleição. Se a votação de 1º de outubro fosse hoje, Lula venceria com 56% dos votos válidos. Pesquisa Datafolha mostra que o início do horário eleitoral na TV, na semana passada, teve pequeno impacto sobre as intenções gerais de voto do eleitor. Mas a TV serviu para reforçar todos os indicadores que favorecem a candidatura Lula. Entre o dia 8 de agosto e ontem, Lula oscilou dois pontos, de 47% para 49%. Seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), um ponto, de 24% para 25%.

O Globo:

“Câmara abre processo de cassação de 69 deputados"
O Conselho de Ética da Câmara abriu processo contra 69 deputados - 13,4% do total -, que podem ser cassados por quebra de decoro parlamentar. Dos processados, 67 foram denunciados pela CPI dos Sanguessugas por terem vendido emendas do Orçamento à máfia de superfaturamento de ambulância. Mais dois deputados são acusados por escândalos antigos. Outros dois denunciados pela CPI dos Sanguessugas já haviam renunciado para fugir da cassação. No Senado, uma manobra adiou em pelo menos um mês o processo contra os três senadores denunciados pela CPI. Os casos serão analisados pelo Conselho de Ética da Casa, seguem para a Mesa e voltam ao Conselho. "Vamos fazer papel de palhaços", reclamou Demóstenes Torres, relator do processo contra a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

O Estado de São Paulo:

“Agronegócio cai 1,9% e perde R$ 10,2 bilhões”
Uma estimativa divulgada pela Confederação de Agricultores e Pecuária do Brasil (CNA) indica queda de 1,91% no PIB do agronegócio este ano. O setor deve movimentar R$ 527,38 bilhões, uma perda de R$ 10,25 bilhões em relação a 2005. A agricultura responderá por retração de 0,4% no PIB total do País, segundo o superintendente-técnico da CNA, Ricardo Cotta. Ele disse que a participação do agronegócio no PIB nacional deverá cair para 26,44% - era de 30,51% em 2003. Será a menor participação desde 1994, quando o estudo começou a ser feito.
Em todos os segmentos do agronegócio haverá queda de movimentação, dificultando que se confirme a previsão do governo de crescimento de 4% na economia do País em 2006. As estimativas foram feitas com base nos dados do setor entre janeiro e maio. Número: 3,81% será a queda do PIB da agricultura; 4,21% é a redução esperada do PIB da pecuária.

Jornal do Brasil:

“Desviaram R$ 1,8 milhão. Juram inocência”
Nenhum deles renunciou ao mandato apesar dos R$ 1,84 milhão que receberam de propina da máfia das ambulâncias. Formam na bancada do baixo clero, 11 concorrem à reeleição, a maioria tem reduto no interior do Rio. Almerinda e Jesus abandonaram a campanha.

terça-feira, agosto 22, 2006

Boa idéia!



Grafiteiros irão colorir tapumes de praça em Ubatuba

Interessados deverão se inscrever até a próxima sexta-feira; dez grafiteiros já estão inscritos

Os tapumes que cercam as obras de reurbanização e revitalização da Praça 13 de Maio em Ubatuba irão ganhar desenhos inéditos produzidos por grafiteiros. A ação, que tem como tema “Grafitando pela Vida”, acontecerá no próximo dia 3 de setembro e é uma parceria da Prefeitura de Ubatuba com a Agenda 21 Regional do Litoral Norte, Diretoria de Ensino de Caraguatatuba e Projeto Escola da Família. Os grafiteiros criarão desenhos direcionados a uma melhor qualidade de vida ou sobre a Agenda 21 do Litoral Norte.
Segundo Rui Alves Grillo, coordenador do grupo de trabalho Rede 21, a proposta do projeto, além de divulgar a Agenda é fortalecer o protagonismo juvenil e a auto-estima, criando condições adequadas para sua expressão. “Pretendemos estimular o desenvolvimento da capacidade de criação e representação através de diferentes linguagens como a música, dança e artes plásticas”, explicou Rui. O grupo de hip-hop de Ubatuba, Projeto Ritmologia de Rua também fará parte do evento.
Para participar do evento, os grafiteiros interessados deverão se inscrever gratuitamente até a próxima sexta-feira, 25, na Agenda 21, localizada à rua Gastão Madeira, 120, no centro, ou pela Internet através do e-mail
agenda21litoralnorte@gmail.com. O telefone é o 3832-4093. O evento acontecerá na Praça 13 de Maio, no centro de Ubatuba, das 9 às 13 horas.

Agenda 21

Agenda 21 é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países. Nesse sentido, o documento da Agenda constitui, fundamentalmente, um roteiro para a implementação de um novo modelo de desenvolvimento quanto ao manejo dos recursos naturais e preservação da biodiversidade. A Agenda 21 do Estado de São Paulo compreende os seguintes temas: biodiversidade; consumidor e meio-ambiente; resíduos sólidos; controle ambiental; educação ambiental; gestão ambiental descentralizada; apoio às ONG's; recursos hídricos; mudanças climáticas; e redução da camada de ozônio. PMU

Foto: Adriane Ciluzzo

Evento musical

Serestas e Seresteiros

A Fundart e o projeto Serestas e Seresteiros têm o enorme prazer de convidar você para sua próxima edição, com: Sérgio e Regina, Grupo Canoá, Cris Domingues, Dona Ophélia, Beth Viana, Grupo de Dança de Gisela Papadopoulos, demais seresteiros e amigos.

Dia 26 de agosto de 2006, às 20 horas, na Fundart.

Não perca também:

Ensaio geral: dia 25 de agosto de 2006, às 20 horas, na Fundart, com a presença da TV Aparecida.
Fonte:
tangoloureiro@ig.com.br

Dê um clique sobre a imagem para ampliar

Notícias da Associação Comercial

Palestra gratuita na ACIU

Autônomos e contrato de prestação de serviços

Descritivo: O que é ser autônomo estabelecido e não estabelecido; qual a diferença em relação ao empregado registrado; o que caracteriza o vínculo empregatício. Contrato de prestação de serviços, como ter absoluta validade.
Quais as diferenças entre autônomos e empregados; qual o perfil do profissional autônomo; como elaborar o contrato do profissional autônomo.

Dia: 20 de setembro
Horário: 19h00
Duração: 2 horas (aproximadamente)
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Vagas limitadas
(Não serão aceitas inscrições sem o CPF)

Fonte: Cristiane Zarpelão - Comunicação ACIU

Opinião

Qualificação profissional

Muito se fala sobre desemprego no Brasil. Há meses em que sobe o índice e outros em que desce, mais mesmo assim o nível de desempregados no pais é alto.
Você sabia que existem muitas vagas de emprego que não são preenchidas somente por falta de qualificação profissional?
E que também não existem escolas com cursos realmente profissionalizantes?
Nesta coluna, falarei de um Curso de Telecomunicações, que conta com a aprovação da Telefônica, e que está sendo ministrado na cidade de Ubatuba, SP. E que realmente cumpre com todas as exigências e qualidade que o mercado de trabalho pede, e que também é a área que mais oportunidades oferece. Só na Internet aparecem mais de 1500 vagas na área de telefonia por dia, em diferentes paginas de classificados.
Para pessoas interessadas em trabalhar neste mercado e que não têm experiência, este curso qualifica, dando subsídios necessários para atuação profissional. Benefícios esperados: Ao término do curso o aluno sai apto para trabalhar em empresas prestadoras de serviços de Telecomunicações. Para técnicos que já atuam no mercado, o curso atualiza e recicla, já que como é sabido, a grande maioria não possue diploma, aprenderam na rua ou na raça como se diz.
Desejamos que este texto chame a atenção de autoridades competentes de cada cidade para que se possa fazer algum tipo de parceria e repassar este curso aos trabalhadores, que ao receber treinamento ascendem na carreira e recebem salários melhores. Com dinheiro no bolso, compram mais, o dinheiro circula, o país prospera e todos vivem felizes para sempre.

Miguel Giachetti Cataldo
Técnico de telecomunicações

SECOM na Unitau

Unitau realiza 26º Semana da Comunicação

Começou nesta segunda-feira (21/07), a 26ª SECOM - Semana da Comunicação -, do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté. A expectativa é de que 800 pessoas, entre universitários e visitantes, participem das atividades que serão realizadas até o dia 26 de agosto, nos períodos da manhã e noite.
Este ano a programação está diversificada. Serão abordados temas como “Mídia e Juventude” e “Visões sobre a realidade: Debate sócio-político e econômico”. O evento também contará com exposições, seminários, oficinas e atrações culturais. A abertura contou com a presença de Soninha Francine, apresentadora e comentarista da ESPN- Brasil.
A SECOM é gratuita e aberta à comunidade. O Departamento de Comunicação Social está localizado na rua do Colégio, nº 334, bairro Bom Conselho. Mais informações pelo telefone (12) 36254289.

ACI – Agência de Comunicação Integrada
Assessoria do Departamento de Comunicação Social

Nas ondas



Edgley vence em Itamambuca

As ondas aumentaram no último dia, em torno de um metro e meio e nem mesmo a chuva fina tirou o brilho do campeonato.
O último dia começou em altíssimo nível, com a semi da categoria Profissional.
A primeira semi foi entre João Santana e Saulo Junior.
João começou na frente com 6 pontos. Saulo pegou uma boa direita, aplicou três rasgadas fortes e tirou um 8.75.
João inda tirou um 5.5, mas não foi suficiente para avançar a grande final.
A segunda semi foi um confronto entre Edgley Santos e Diego Santos.
Edgley começou com um 6.25 e Diego abriu a bateria com um 5.50
Edgley estava inspirado e garantiu sua vaga na final com um 7.5 em uma boa onda na qual aplicou duas boas manobras de backside.

A grande final Profissional foi um show de surf

Edgley começou com uma direita, aplicou três batidas e tirou um 7. Na seqüência pegou uma esquerda e manobrou forte pra tirar um 7.5.
Saulo entrou na bateria com um 6. Saulo ainda pegou uma boa direita com boas rasgadas que lhe rendeu 7.5.
Edgley conquistou o título após ter destruído um direita com uma série de manobras fortes e inovadoras, conseguindo assim um 8.
Saulo precisou de um 6.75, mas não conseguiu e ficou com o vice da profissional.
Na categoria iniciante o campeão foi José Lucas, tirou um 7.5 numa boa direita. O vice foi Geovani Ferreira, 3º Mauri Leite e 4º Arthur Aguiar.
Na Junior Tamae foi o grande campeão com um 5.35 e um 6. Marco Aurélio tirou a maior nota da final, mas ficou na terceira colocação. Gustavo Henrique foi o vice e 4º Emerson Santos.
No Feminino Iniciante, Nathalie Paola foi à campeã com Vitória Pereira na vice colocação. Letícia Freitas em 3º, 4º Agatha Santos, 5º Talita Meritan e 6º Janaina Cassiano.
Alex Sandro Santos venceu mesmo com interferência a final Petit. Wesley Dantas ficou em segundo com Phelipe Chagas em 3º e 4º Luiz Antônio.
Marco Aurélio deu o troco na categoria Mirim deixando Tamae com o vice. Gustavo Araújo ficou em terceiro e Pedro Aguiar em quarto.
Na Máster, Jackson Makyama, surfou bem e venceu. Wolter Butty ficou em segundo, Fred Jacob em terceiro e Luiz Abud em quarto.
Camila Cássia venceu a pro em uma bateria com poucas ondas surfadas. Nathalie Paola ficou com o vice.
Na estreante Felipe Toledo foi o campeão. Wesley Dantas ficou em segundo, Gabriel Gomes em terceiro e Alex Sandro Santos sem quarto.
O campeão da Grã Máster foi Carlos Roberto, Wolter Butty em segundo, Zecão em terceiro e Ernesto Nené em quarto.
Ronaldo Aranha venceu a Long Open com Fábio Batata em segundo, Fábio Tavares em terceiro e Diego Charleux em quarto.
Mixirica venceu a Long Veterano, Du Newmann ficou com o vice, José Dantas em terceiro e Dr. Camargo em quarto.
Carlo Roberto venceu a Long Máster. Alexandre Mirando ficou e segundo, Paulo Maia em terceiro e Cláudio Silva em quarto.

Segunda etapa do Circuito Municipal Ubatuba Surf Challenge

Patrocínio de: Marmott, Maraberto, Hawaiian Dreams, Goóc, Long Island, Roxy Acessórios e Bica do Curió.

Co-patrocínio: Perequim restaurante e pizzaria, Rocky, Bennett, Craft Fin, Acquatec, Itamambuca e
ubatubasurfcam.com.br,

Apoio: Freedom, Texiglass, Motta Surf Shop, Chalés de Netuno, Surf Expresso, Super Fibra, Localiza, Bruzzi, Wave Star, Adriano Art e Zecão e Pousada Canto do Itamambuca Colaboração: Super Session.

Apoio: Prefeitura Municipal, Supervisão Federação Paulista de Surf e Realização da Associação Ubatuba de Surf.

Rege Galvão - AUS
www.aus.org.br

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 22 / 08 / 2006

Plano Diretor Participativo terá votação da minuta no dia 24
Pescadores realizam manifestação e pedem ajuda da Prefeitura
Pit Stop do Conpet será na Avenida Rio Grande do Sul
Ubatuba continua vacinando cães e gatos
Caiçarada terá cerca de mil participantes
Alunos da região sul estréiam como guias mirins
Artistas de Ubatuba conquistam prêmios no interior
Natação de Ubatuba vence mais uma etapa do Paulista de Águas Abertas
Campeonato de futebol categoria Dentinho começa neste sábado em Ubatuba

Leia aqui

Manchetes do dia

Terça-feira, 22 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Senado vai abrir processo de cassação de 3 senadores”
O Conselho de Ética da Câmara instala hoje 67 processos contra os acusados de participação na máfia das ambulâncias. Os deputados tiveram até a meia-noite de ontem para renunciar ao mandato como forma de escapar ao processo de cassação, mas apenas o deputado Marcelino Fraga (PMDB-ES) recorreu à manobra. Um assessor entregou sua carta de renúncia faltando cinco minutos para o fim do prazo. O peemedebista soma-se a Coriolano Sales (BA), que renunciou na semana passada. Fraga é acusado de ter recebido R$ 10 mil de propina do esquema, por meio de depósito na conta de um suposto assessor. "Impedido de defender-se junto à Corregedoria desta Mesa das infundadas acusações contra si imputadas pela CPI das Ambulâncias, [o deputado] oferece renúncia ao seu mandato parlamentar", diz a carta. O deputado e outros dez acusados ingressaram no STF (Supremo Tribunal Federal) com mandado de segurança para tentar barrar a instalação dos processos.
Como os pedidos correm em segredo de Justiça, o STF não divulgou os autores. A Folha apurou que os autores são, além de Fraga, César Bandeira (PFL-MA) e, com um pedido em bloco, João Batista (PP-SP), José Divino (sem partido-RJ), Jorge Pinheiro (PL-DF), Marcos de Jesus (PFL-PE), Marcos Abramo (PP-SP), Vieira Reis (PRB-RJ), Paulo Gouveia (PL-RS), Heleno Silva (PL-CE) e João Mendes de Jesus (sem partido-RJ). O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), afirmou ontem que dará prioridade aos casos em que haveria as provas mais contundentes de participação no esquema, como cópias de depósito em conta de dinheiro oriundo da Planam, empresa que encabeçava o esquema. "Vamos dar prioridade aos 15 casos em que já há prova concreta. Esses serão os primeiros, porque aí ganhamos tempo", disse.

O Globo:

“Banco Mundial vai negar dinheiro a país corrupto"
O Banco Mundial (Bird) passará a exigir dos países aos quais empresta dinheiro que mantenham programas de combate à corrupção. O objetivo é evitar que os recursos sejam desviados para o bolso de governantes ou empreiteiros corruptos. A nova política, que deverá entrar em vigor já em setembro, foi divulgada um dia depois de o presidente americano George W. Bush anunciar sua cruzada contra a corrupção. Os empréstimos do Bird serão condicionados ao grau de risco apresentado por cada país e, em alguns casos, o banco poderá até cortar o apoio financeiro. Em outubro do ano passado, a ONG Transparência Internacional divulgou um ranking de percepção de corrupção em que o Brasil agravou sua situação, caindo da 59ª para a 62ª posição, entre 159 países.

O Estado de São Paulo:

“MP pede à Justiça anulação da escolha de TV digital”
O Ministério Público Federal de Minas ajuizou ontem na 20ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte uma ação civil pública contra o decreto que criou o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. O MP pede que a Justiça suspenda todos os efeitos do decreto, ou de pelo menos seis artigos dele, e que ao final declare a nulidade do texto. Os procuradores apontam pelo menos cinco violações legais, inclusive à Constituição. A primeira diz respeito à ausência de motivos para a escolha do padrão ISDB, também chamado de sistema japonês.
Conforme o MP, dos três padrões de transição digital existentes, o japonês é o que tem o decodificador "mais caro para o consumidor" - o decodificador é um aparelho necessário para os televisores hoje em uso, analógicos, receberem os sinais digitais. Os procuradores questionam ainda a falta de uma política que viabilize TVs comunitárias e educativas e outros canais de função social. O MP alega também que há a possibilidade de o poder público promover uma "verdadeira renovação branca das concessões de radiodifusão".

Jornal do Brasil:

“Sanguessugas apostam no tempo para evitar punição”
Os 69 deputados citados no relatório da CPI dos Sanguessugas não incluíram a renúncia ao mandato na agenda. Dez desistiram de se candidatar. Os restantes acreditam que o número de processos e os prazos lhes asseguram a impunidade.

segunda-feira, agosto 21, 2006

Eleissão



Brazil

Muro pintado em Belzonte. O candidato tucano está mal nas pesquisas, mas o pintor, com esse domínio da língua, ainda acaba presidente. (Sidney Borges)

Manchetes do dia

Segunda-feira, 21 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Em reduto de mensaleiro, Lula esconde ex-líder do PT”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a coordenação de campanha do PT evitaram ontem que ele fosse filmado ou fotografado próximo ao ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, que teve seu nome envolvido no escândalo do mensalão. Lula fez um comício em Osasco, reduto eleitoral de João Paulo que reúne quase meio milhão de eleitores.
O deputado subiu no palanque minutos antes de Lula chegar e foi anunciado como "o orgulho de Osasco" pelo mestre-de-cerimônias. Porém, ficou escondido atrás do palanque enquanto seus correligionários, incluindo Lula, discursavam. Lula mencionou João Paulo uma única vez, mas evitou pedir votos para deputados.
A situação provocou constrangimento, já que os eleitores presentes no comício carregavam bandeiras e fotos de João Paulo. Uma mulher, no meio da multidão, gritou: "Chama o João Paulo, Lula!".


O Globo:
“Mensaleiros constrangem Lula em SP"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, passou por uma saia-justa no fim de semana, em São Paulo. Os deputados petistas João Paulo Cunha e Professor Luizinho, acusados de envolvimento no esquema do mensalão, compareceram a dois comícios de Lula, em Osasco e Diadema, mas foram escondidos pelo PT no fundo dos palanques. Militantes petistas gritaram o nome de ambos, mas Lula não os chamou à frente. O tucano Geraldo Alckmin, principal adversário de Lula, ainda não decidiu se aumenta o tom das críticas ao presidente.


O Estado de São Paulo:
“Líbano diz que punirá quem atacar Israel”
O ministro da Defesa do Líbano, Elias Murr, garantiu ontem que o país punirá severamente qualquer grupo que ataque Israel. "A resistência (o Hezbollah) se comprometeu a não disparar foguetes. Assim qualquer disparo será tratado com a maior severidade, como um ato de traição, e seus autores serão presos e levados à corte marcial", declarou Murr, numa entrevista coletiva em Beirute. A declaração é a mais dura dirigida pelo governo ao Hezbollah desde o início do conflito e se deu um dia depois de comandos israelenses terem realizado novos ataques no Líbano - os quais o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, qualificou de grave violação da trégua. Também ontem o ministro da Defesa de Israel, Amir Peretz, advertiu que as Forças Armadas devem se preparar para "uma segunda ofensiva" contra o Hezbollah, ao mesmo tempo que o primeiro-ministro, Ehud Olmert, anunciou a formação de comissão para avaliar o desempenho dos militares israelenses nas operações contra o Líbano.


Jornal do Brasil:
“A fatura da bancada da arma”
Defensores do uso e porte de armas, deputados que representam os fabricantes de produtos bélicos cobram doações generosas para se reeleger. No Rio, 12% do orçamento da Saúde são gastos no tratamento dos feridos a bala.

Dê um clique sobre a imagem para ampliar

Sanguessugas

Fujões

De Eugênia Lopes e Sônia Filgueiras em O Estado de S. Paulo, hoje:
"Termina hoje, às 20 horas, o prazo para que os deputados acusados de participar do esquema dos sanguessugas renunciem para escapar da abertura de processo por quebra de decoro parlamentar. A expectativa de lideranças da Câmara e do Conselho de Ética é que pouco mais de 10% dos 69 deputados denunciados no relatório parcial da CPI dos Sanguessugas abrirão mão de seus mandatos."

Leia mais

Nas ondas



Petrobras Feminino na Bahia

Aconteceu entre os dias 11 e 13 a segunda etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino nas ondas da Praia de Aleluia, em Salvador – Bahia.
Na categoria Profissional, Suelen Naraisa ficou com a 9ª colocação no evento, perdendo nas quartas para a vencedora do evento, Kisna de Souza e Tita Tavares, ambas classificadas.
Francisca Pereira também não conseguiu seguir adiante e foi barrada nas quartas, ficando na 13ª colocação.
Na categoria Open quem chegou mais longe foi Veridiana Saldanha, que ficou na 7ª colocação.
As meninas se fizeram presentes na Junior. Camila Cássia conquistou o vice-campeonato com Natali Paola no quarta lugar.
Já na categoria mirim, a situação foi bem parecida, Camila Cássia ficou novamente com o vice-campeonato e Natali Paola finalizou na terceira colocação.
Foi realizada a coroação da Rainha do Mar, evento paralelo ao título brasileiro, no qual três primeiras colocadas da categoria pro, junto com a primeira colocada da categoria open, do ano anterior (2005), disputam, em uma bateria por etapa, o título de Rainha do Mar, com premiação de R$ 500,00 pelo título.
Luana Coutinho ficou em segundo, seguida pelas cariocas Andrea Lopes e Brigitte Meyer.
A decisão do Circuito acontece de 3 a 5 de novembro na Praia do Forte, em Cabo Frio, RJ.


Rege Galvão
Assessor de Imprensa
www.aus.org.br

Plano Diretor

Problemas na Segunda Minuta

Embora se perceba o esforço de incluir as diferentes participações, parece que alguns são mais cidadãos que outros, porque mesmo na segunda minuta, no art. 18, na composição das políticas públicas não apareceu como item importante, nem a CULTURA, nem “A Criança, o adolescente e a juventude.”

A desculpa de que os anexos fazem parte integrante do Plano Diretor não “colou” pois era só discriminar no Artigo 18 a composição das políticas públicas” e em seguida, de acordo com a ordem que aparecem nesse artigo, ir definindo os objetivos, diretrizes e ações estratégicas de cada uma. Não foi isso que aconteceu. Enquanto algumas áreas estavam super enxutas, outras se alongavam “engulindo” objetivos e ações de outras áreas. A Cultura parecia uma parte do Turismo, quando as diferentes manifestações da cultura é que podem se tornar atrativos turísticos.

Por força de lei, o atendimento à criança e ao adolescente deve ter prioridade. No entanto, está limitado até os 18 anos. Ao mesmo tempo, o limite do que seja a juventude não está muito claro, e está cada vez mais alongada na medida em que a sociedade moderna exige mais anos de escolaridade. A explosão de problemas nessa faixa etária tem feito com que os governos do mundo todo a tratem com prioridade, devido à necessidade de articulação das diferentes políticas públicas. Sabe-se hoje que o maior índice de mortes violentas são de jovens do sexo masculino, na faixa de 15 a 25 anos de idade. Então, no momento em que se projeta o destino do município, não dá para deixar essas áreas como anexos. Por que algumas áreas aparecem apenas nos anexos e outras não? É evidente que algumas são mais consideradas que outras. Os grupos ou áreas que tiveram mais dificuldade de articulação quase ficam de fora.

Essa preocupação com a juventude aparece inclusive na Agenda 21 Brasileira – Ações Prioritárias – Objetivo 8: “Proteger os segmentos mais vulneráveis da população: mulheres, negros, jovens.” E justifica: “Outro vetor de desigualdades é a vulnerável população jovem, com poucas oportunidades, cuja taxa de desemprego é bem mais alta que a da população adulta, além de ser a principal vítima da violência urbana, das drogas e de situações de risco.”

Rui Alves Grilo
Presidente da AMBAPE – Associação dos Moradores do Bairro da Pedreira
Professor da EE Deolindo de Oliveira Santos.

A cidade em foco

Relatório sobre a Merenda Escolar

As visitas realizadas nas escolas públicas municipais no mês de agosto permitem-nos aprofundar a hipótese sobre as diferenças que podem em si conter o programa de alimentação pós terceirização da merenda escolar em Ubatuba.

1- Quanto à merenda, em primeiro lugar, constatamos que o local onde ela é servida é muito diferenciado: desde a escola onde os alunos recebem o lanche em fila, em pé, e comem no pátio, sem lugar adequado para sentar, até o refeitório adequadamente equipado, passando por várias situações intermediárias. Onde não há espaço próprio para a alimentação, surgem duas alternativas: as refeições são servidas ou no pátio, saguão ou em outro local de uso coletivo na escola. Algumas escolas municipais possuem refeitório, e esses refeitórios são, ao mesmo tempo, muito diferentes entre si: pode ser um espaço pequeno com poucas mesas e cadeiras, onde algumas crianças, não todas as que merendam, entram para fazer o lanche; pode ser um amplo refeitório construído para esse fim, com móveis apropriados. Entre as situações intermediárias, encontramos aquela onde na entrada da escola - local de passagem, espaço amplo que serve, por exemplo, para o recreio nos dias de chuva - foram colocadas mesas e bancos para o momento da merenda escolar.

2 - Os dados levantados parecem indicar que, quando oferecida a clientelas de mesmo nível socioeconômico, quanto mais assistencialista for o caráter da merenda, quanto mais a merenda estiver carregada do valor simbólico de “comida para carentes”, menor é o número de alunos que dela se serve. Ao contrário, quanto mais realizada como direito do cidadão, maior é o número de crianças e jovens que fazem refeições na escola. Essa constatação não ignora o fato de que outros fatores também podem contribuir para explicar a diferença do número de refeições servidas nas diferentes unidades da rede pública de ensino, como: quantidade mínima servida, nível socioeconômico da clientela, proximidade da escola em relação à residência dos estudantes, maior ou menor vinculação dos alunos e de outros membros da família - especialmente da mãe - ao mercado de trabalho.

3 - Parece não haver a explicitação de uma política séria de alimentação escolar. Os procedimentos parecem repetir-se, como rotinas, sem serem questionados e sem que se dê visibilidade às razões que os fundamentam e às representações embutidas nesses atos e comportamentos. Por um lado, a merenda parece continuar funcionando tal como foi implementada em momentos anteriores; por outro lado, a ausência de uma proposta clara de trabalho formulada e coordenada pelos órgãos centrais da administração da educação faz com que a maneira como a merenda é implementada nas escolas passe a depender em grande parte da concepção, da iniciativa e até da boa vontade daqueles que são responsáveis - na ponta do processo - por sua execução. O desempenho dos pais, professores e das merendeiras torna-se fundamental na definição do sentido e do papel que a merenda assume em cada unidade escolar. Nas escolas onde o envolvimento de todos garante um atendimento de melhor qualidade, o número de refeições servidas em relação à matrícula é maior do que em outras escolas e a sobremesa é servido a todos, contrariando a determinação da empresa terceirizada, que afixou por escrito em todas as cozinhas das escolas a seguinte frase: “A sobremesa deverá ser oferecida somente aos alunos que fizerem a primeira refeição”.

4 - Na realidade, a ausência de política é também uma política. Talvez das mais perversas, pois transfere, em maior ou menor grau, para a comunidade de cada escola - professores, funcionários, alunos, pais - a responsabilidade pela organização e qualidade do serviço terceirizado ali oferecido. Assim, (re)inventa-se no sistema educacional a diferença legitimadora da desigualdade. Dessa forma, ao administrar uma rede desigual e ao não formular uma política clara para garantir padrões mínimos de qualidade, quantidade e igualdade em todas as escolas, o poder executivo deixa de cumprir o papel tão repisado nos discursos oficiais de equalizador das oportunidades educacionais.

Jairo dos Santos – PT
Vereador
 
Free counter and web stats