sábado, agosto 19, 2006

Nas ondas



Toledo é 10 na Itamambuca

A praia da Itamambuca abriu o primeiro dia de competições com boas condições, ondas em torno de um metro e meio rolando um pouco mais à esquerda da praia.

O evento começou com os atletas da categoria Open, que deram uma aula de surf nas boas esquerdas que rolaram durante todo o dia.
Félix Raiss foi um dos destaques da primeira fase da categoria Open, porém, sofreu um acidente com a sua prancha e teve que deixar a competição, mesmo após ter garantido a sua classificação.
A final da categoria Open foi realizada ainda nesta sexta e quem comemorou muito foi o local da Praia da Itamambuca, Fábio Batata.
Batata surfou muito encaixado e somou 11.90 para vencer grande final, deixando o outro local, Alex Cunha com o vice resultado, seguido por Emerson Santos e Ricardo Toledo respectivamente.
Na categoria Profissional, os destaques ficaram por conta de Cleyton Nunes, Saulo Junior, Alexandre Moliterno e Morro Boy, vencedores de seus confrontos e autores das maiores notas da categoria.
O ex-campeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo deu um verdadeiro show de surf e venceu a categoria universitário no primeiro dia do Ubatuba Surf Challenge.
Ricardo pegou uma das maiores séries do dia e aplicou um floater e duas rasgadas com muita pressão para ser recompensado com um 10.
Toledo ainda somou um 9 para fechar o dia com o título da categoria e a maior média do evento até agora, 19.00 pontos dos 20 possíveis.
Na segunda colocação ficou Wellington Carane, seguido por Emidio Neto e Lucas Cordeiro.
A outra final do dia ficou por conta das meninas da categoria Feminino Open. Mais uma vez Camila Cássia largou na frente e disparou na liderança do ranking.
Camila não teve dificuldades para vencer a final e deixou Veridiana Saldanha com o vice-campeonato, seguida Suzan Cristina e Leila Eustáquio.
O evento continua no sábado a partir das 7:30 com a categoria Junior.


Segunda etapa do Circuito Municipal Ubatuba Surf Challenge.

Patrocínio de: Marmott, Maraberto, Hawaiian Dreams, Goóc, Long Island, Roxy Acessórios e Bica do Curió.

Co-patrocínio: Perequim restaurante e pizzaria, Rocky, Bennett, Craft Fin, Acquatec, Itamambuca e
ubatubasurfcam.com.br,

Apoio: Freedom, Texiglass, Motta, Chalés de Netuno, Surf Expresso, Super Fibra, Localiza, Bruzzi, Wave Star, Adriano Art e Zecão, Colaboração: Super Session.

Apoio: Prefeitura Municipal, Supervisão Federação Paulista de Surf e Realização da Associação Ubatuba de Surf

Rege Galvão
Assessor de Imprensa
www.aus.org.br

Editorial

Das eleições

Em 1974 Orestes Quércia era um ilustre desconhecido e acabou tendo expressiva votação para o senado, derrotando Carvalho Pinto, candidato da situação. Quércia era do MDB, partido de oposição. Na prática a Arena, partido oficial, dizia sim e o MDB retrucava, sim senhor. E nem poderia ser diferente, contra canhões e baionetas não havia muito a argumentar. Por que Quércia ganhou? Carvalho Pinto tinha a reputação construída com base no binômio austeridade e seriedade, era respeitado e já era ocupante de uma cadeira do Senado. Quércia ganhou porque representou o não ao governo militar. A sociedade queria mudar. A sucessão de generais no poder, a falta de liberdade de expressão e a crise do petróleo, principalmente esta, que afetou o bolso da classe média, foram fatores decisivos na vitória esmagadora do MDB. O povo disse alto e em bom som: chega. Infelizmente ainda tivemos de esperar longos onze anos para o recado surtir efeito. A introdução serve como base para traçar um paralelo com o que está acontecendo hoje em Ubatuba. Quem anda pelas ruas sabe que Paulo Ramos cresce na preferência popular. Basta entrar em qualquer bar e perguntar aos que lá estão em quem vão votar. Alguém poderia perguntar como isso é possível, se ainda ontem ele perdeu as eleições municipais tendo a máquina na mão. O que está acontecendo? O povo mudou de opinião? Primeiramente, para responder a essa pergunta, temos de lembrar que cada eleição é diferente da anterior, são fragmentos do tempo que não se repetem. Devemos também levar em conta que eleições legislativas têm características próprias. O senador Eduardo Suplicy, do PT, expressa bem o que estou afirmando. Senador quase vitalício, nunca passou perto de um cargo executivo e jamais passará, não tem perfil e carisma para tanto. O que o povo espera de um deputado ou de um senador é diferente das qualidades que exige para prefeitos, governadores ou presidentes. Paulo Ramos terá seguramente uma votação expressiva em Ubatuba, talvez a maior que um candidato da cidade já tenha conseguido em eleições legislativas. Mas que ninguém faça confusão entre o numero de votos de outubro próximo e o que vai acontecer em 2008. O que podemos afirmar com certeza é que a grande popularidade que Paulo ostenta deve-se ao trabalho incansável de seu maior cabo eleitoral, que é poderosíssimo. Não vá tendo idéias, estou me referindo ao Super-Ditinho.

Sidney Borges

Pela cidade...



Agora é treino, o jogo será em 2008

Esse trio ainda vai dar o que falar. Paulo Ramos, Ditinho e Tuzino, lembra a linha média do São Paulo de 1957, Dino, Vitor e Riberto. Embora ainda estejamos longe, tudo indica que a eleição de 2008 será das mais interessantes. (Sidney Borges)
Foto de Luiz Carlos Ferraz, tirada do Guaruçá

No tempo de JK

Bossa Nova

"Oficialmente a bossa nova começou num dia de agosto de 1958 quando chegou nas lojas de discos brasileiras o 78 rotações de número 14.360 do selo Odeon do cantor João Gilberto com as músicas Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor)." Leia mais aqui

Ouça
aqui
Fonte: Noblat

APAUBA em movimento

APAUBA na Câmara Municipal

No último dia 15 de agosto, a ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS DE UBATUBA-APAUBA esteve na Câmara Municipal e ocupando a Tribuna Popular, na pessoa de Evely Reyes Prado, reivindicou apoio junto ao Presidente da Casa, Dr. Ricardo Cortes, para que a Secretaria de Saúde efetivamente terminasse a obra do canil e transferisse os l27 cães e 40 gatos que ainda estão no abrigo que era da entidade, e que se encontra prestes a desmoronar.
A APAUBA ainda solicitou junto ao Sr. Presidente, que a Secretaria de Saúde implantasse de uma vez as campanhas de esterilização, e demais atividades que eram desenvolvidas pela entidade na ocasião em que esta tinha o repasse da verba. Foi elaborado pela APAUBA um documento com fotos do ex abrigo, que teve como signatário o Presidente da Câmara Municipal.
O convênio que existia desde setembro de 2003 foi cortado em janeiro deste ano pela Secretaria de Saúde com a promessa de continuidade dos trabalhos pelo Centro de Controle de Zoonoses inclusive com a contratação específica de veterinário para as cirurgias de esterilização.
A castração de animais é incumbência do Poder Público porque o aumento populacional é sem duvida um fator de risco na proliferação das zoonoses. A Organização Mundial de Saúde enuncia que todo programa de vacinação anti-rábica deve contemplar como elemento básico o controle da população canina.
A APAUBA teve oportunidade de contatar o sr Prefeito Eduardo Cezar, na Maranduba, que manifestou seu apoio à entidade com relação às suas reivindicações e prometeu uma reunião com o Secretário de Saúde, Dr.Marcos da Silveira Franco, para esclarecimentos sobre as soluções existentes diante do atual impasse.


Doando Filhotes


A associação protetora dos animais de Ubatuba-APAUBA, informa que no sábado passado,dia l2 de agosto, à Pça. Nóbrega (onde agora ocorrem as Feiras de Adoção da entidade), defronte ao Fórum velho, foram encontrados nove lares para cães que ali estavam para serem adotados.
Quatro filhotes eram do Centro de Controle de Zoonoses e tinham sido abandonados nas ruas; três outros filhotes vieram da Praia da Fortaleza onde uma voluntária abrigou uma cadela prenha que foi abandonada, alimentando-a, bem como aos seus filhotes, que em seguida vieram a nascer.
Uma outra cachorrinha que encontrou um lar, era proveniente da Vila Sumaré, onde uma senhora, após mudar-se com seu filho de 11 anos de idade para outra casa, abandonou suas três cadelas na rua. O filho desta senhora esteve conosco e chorando disse que nada podia fazer porque sua mãe tinha jogado as cachorras na rua, mas estava tranqüilo porque a APAUBA havia encontrado um lar para as pobres criaturinhas abandonadas. Que exemplo, heim, senhora mãe, para seu filho de 11 anos ?
A nona cachorrinha que foi doada tinha cinco meses e estava devidamente cuidada e vacinada.
não se esqueça: exercer a posse responsável sobre os animais é um ato de amor, além do que traz bons frutos á medida que você participa de sua comunidade, com solidariedade, não prejudicando o meio ambiente, não afetando o turismo e não causando prejuízos á saude pública.
Como dizia um certo Ministro do Trabalho: CACHORRO TAMBÈM É GENTE !

João Grandão encontra um lar

O PARQUE TOTÓ-AÇUH nesta semana, sempre em parceria com a ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS DE UBATUBA-APAUBA e PROTETORES INDEPENDENTES, vai realizar mais uma doação bem sucedida, tendo encontrado um lar para o ‘BLANCO’ também conhecido como João Grandão.
Ele é um labrador adulto, de cor creme que foi abandonado há alguns meses, no bairro do Taquaral e foi mantido com recursos próprios do PARQUE TOTÓ-AÇUH, DA APAUBA e dos PROTETORES INDEPENDENTES..
A família que vai adotar o BLANCO reside no Rio de Janeiro e encontra-se ansiosa aguardando sua chegada, pois já o conhece através de fotografia, sendo que vários e-mails foram enviados para que a realização do encontro ocorra da melhor forma possível no momento da adoção oficial, que se dará no próximo dia 20 de agosto.
A dedicação dos voluntários e o carinho com que se entregam à causa merecem todo o nosso respeito, e vale lembrar que a união dos esforços de cada uma das pessoas pode mudar os acontecimentos, apresentando soluções e encontrando alternativas viáveis para problemas que parecem insolúveis.
Fonte: APAUBA

Declarada de Utilidade Pública pelo Decreto 1.993/00

Responsabilidade

Medidas severas para contratação de empreiteiras devem ser adotadas pelo Executivo Municipal.

O Executivo Municipal deve adotar medidas severas contra a empreiteira responsável pela obra da Emei José Carlos Pereira, na região central de Ubatuba, cujos trabalhadores cruzaram os braços na quarta-feira, dia 16, alegando atraso nos salários e a falta de registro na carteira de trabalho. É necessário determinar a convocação dos responsáveis pela empreiteira, para sanear todas as dívidas com seus empregados e registra-los, conforme determina nossa legislação trabalhista, além faze-la cumprir a finalização das obras em tempo hábil.
E para evitar situações de transtornos iguais a atual, o Executivo deve garantir que as futuras empresas contratadas deverão possuir selo de qualidade (Qualiop) e o seguro de término da obra.
E Para tornar o processo mais eficiente e com baixo custo é necessário fazer uma revisão do atual modelo de gestão das obras públicas, que deve passar por audiências públicas com os prestadores de serviço desta natureza, Conselho Municipal de Desenvolvimento e representantes da Câmara Municipal.


Jairo dos Santos – PT
Vereador

Manchetes do dia

Sábado, 19 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Governo quer congelar as contas de facção criminosa”
Órgãos do governo federal de combate à lavagem de dinheiro vão investigar a movimentação bancária de pessoas ligadas ao PCC como estratégia para estancar as fontes de financiamento e bloquear o dinheiro da facção criminosa, que realizou três ondas de ataques violentos no Estado de São Paulo. O acordo foi firmado oficialmente ontem pelo ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e o governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada que discutiu formas de combater o PCC. Vão participar da investigação os ministérios da Justiça - por meio do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional) - e da Fazenda - por meio do Banco Central e do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).


O Globo:
“TRE do Rio ameaça proibir sanguessugas em eleição"
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, desembargador Roberto Wider, informou que usará as informações da CPI dos Sanguessugas no julgamento de processos de registro de candidaturas. Segundo Wider, o TRE-RJ pretende "vetar candidatos sabidamente ruins", em resposta aos apelos da sociedade por mais ética na política. Dos 13 sanguessugas do Rio, oito são candidatos em outubro. Três ex-deputados federais fluminenses denunciados pela CPI também tentarão novos cargos eletivos este ano. "O TRE terá uma posição de acordo com o que o povo espera: mais ética e mais moralidade", disse Wider. Todos os processos ainda pendentes serão julgados até quarta-feira.


O Estado de São Paulo:
“SP finaliza projeto que privatiza presídios”
O governo de São Paulo prepara projeto de construção de presídios por meio de PPPs (parcerias público-privadas). O projeto piloto prevê abertura de 3 mil vagas, possivelmente em quatro penitenciárias, a serem construídas e administradas parcialmente pela iniciativa privada. O objetivo é concluir a proposta até dezembro, para que o próximo governador possa, já em janeiro, abrir licitação e definir a empresa que tocará a obra. São pelo menos dois os tipos de presídios privados que podem ser construídos em São Paulo: o industrial, onde os detentos trabalham, e o do tipo flat, onde o estado alugará as celas.
"O governador Cláudio Lembo pediu prioridade ao assunto", disse o secretário de Economia e Planejamento, Fernando Carvalho Braga. Pelo menos três empresas estão interessadas na iniciativa. Há no Brasil três experiências de privatização nesse setor, no Paraná, no Ceará e na Bahia, e em nenhuma delas existe superlotação, fugas ou rebeliões. Entretanto, as empresas que os administram escolhem os presos que vão para lá, optando pelos de menor periculosidade. E há um fator que pesa mais ainda: os custos dessa privatização têm se mostrado até 2,5 vezes mais altos do que os da administração estatal. Já os defensores da idéia alegam que o estado não tem dinheiro para construir os presídios e a iniciativa privada, sim.


Jornal do Brasil:
“Contas do crime serão rastreadas”
São Paulo - Ataque integrado.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Perigos da contramão



Ele anda na contramão...

Eu fico na mão...

Vou sair

Com o Ricardão...

Mais um de Ubatuba

Sem problemas...

Foi deferido o pedido de candidatura de Maurício Moromizato, do PT, número 13330, da coligação: PT-PC DO B. Maurício, que pleiteia uma vaga de deputado estadual, teve problemas na apresentação dos documentos, razão do pedido ter sido inicialmente impugnado. Contratempo temporário, tudo está nos conformes. Para mais informações clique aqui e entre no site do TSE. (Sidney Borges)

A verdadeira face...

Varig, Varig, Varig

Volto a falar da Varig e da mentalidade que cerca o país, fruto de quatrocentos anos de mão de obra escrava. Os novos gestores da empresa estão pleiteando dinheiro para comprar aviões. Dos salários atrasados desde abril e das indenizações trabalhistas não se fala. Enquanto essa mentalidade não mudar, nada haverá de novo no front ocidental, como diria Remarque. (Sidney Borges)

Pela cidade...

Obra difícil

A empreiteira responsável pela obra da Emei José Carlos Pereira, na região central de Ubatuba, cujos trabalhadores cruzaram os braços na quarta-feira, dia 16, fez acordo para que voltem ao trabalho. Eles pararam as atividades alegando atraso nos salários. Alguns reclamam ainda de falta de registro em carteira. A Prefeitura é a contratante e como tal tem o dever de zelar pelos ditames do contrato, que certamente não prevê infrações trabalhistas. Prevalecendo o desenvolvimento normal da obra, o prazo dificilmente será cumprido. (Sidney Borges)

Opinião

Nos ombros do eleitor

Lucia Hippolito
A Câmara não cassou o mandato dos deputados mensaleiros. A Justiça não puniu os políticos indiciados pelo procurador-geral da República como membros da “sofisticada organização criminosa” que pretendia tomar de assalto o Estado brasileiro para se perpetuar no poder.
Os partidos políticos não negaram legenda a essa gente, que está outra vez nas ruas pedindo o meu, o seu, o nosso voto. E agora, toda a responsabilidade é jogada nas costas do pobre do eleitor brasileiro. Se o Congresso eleito em outubro for composto de mensaleiros, sanguessugas e ex-ministros enrolados na Polícia Federal, a culpa será dos eleitores, que não sabem votar, que não se interessam pela política, que não se importam com roubalheiras nem com escândalos. Certo?
Erradíssimo!
A Justiça Eleitoral e parte da mídia estão jogando sobre os ombros do eleitorado um encargo que é dele apenas em parte.
É preciso distribuir corretamente as responsabilidades. Ao eleitor cabe cuidar bem de seu voto. Investigar a vida pregressa do candidato, sua experiência profissional, sua vida privada. Não existe uma ética privada diferente da ética pública.
Por isso, a vida particular do candidato interessa, e muito. É preciso saber se ele bebe, se bate na mulher, se dá propina ao guarda, se não se incomoda em sonegar imposto, se compra produtos piratas, se acha que só um pouquinho de corrupção não tem importância. Se costuma fazer uso de caixa dois. Se tem mais de um CPF.
Em suma, tudo o que for possível saber a respeito do candidato é importante.
Mas não basta. O eleitor pode escolher o melhor candidato entre todos – e contribuir para eleger o pior.
A distorção do sistema eleitoral brasileiro é de tal ordem que, uma vez digitado na urna eletrônica, o voto escapa inteiramente ao controle. O eleitor não tem a menor idéia de quem vai ser eleito com o seu voto.
Isto porque o voto proporcional praticado no Brasil é uma combinação explosiva: lista aberta, permissão de coligação e mecanismo perverso de distribuição de sobras.
No limite, o eleitor pode votar num candidato da extrema-esquerda e seu voto servir para eleger um candidato da extrema-direita.
Na legislatura que se encerra agora no fim do ano, dos 513 deputados federais, apenas 33 foram eleitos com os próprios votos, ou seja, atingiram o quociente eleitoral. Apenas 6,43% da Câmara! Os restantes 480 deputados, isto é, 93,56%, foram eleitos com votos da legenda, da coligação ou das sobras eleitorais.
Por isso, é vital levar em conta essas observações quando alguém tentar responsabilizar o pobre do eleitor brasileiro pela eleição de um Congresso ainda pior do que este que vai se despedindo sem deixar saudade.
No sistema eleitoral, no próprio Congresso, na Justiça e nos partidos políticos deverá ser espetada esta fatura. (Noblat)

Capitalismo às avessas

VarigLog pede US$2 bilhões ao BNDES para compra de 50 aviões

Valor Econômico
O valor do financiamento solicitado pela VarigLog ao BNDES para compra de 50 aviões da Embraer para a Nova Varig soma US$2 bilhões. O valor foi confirmado pelo próprio presidente do Conselho da VarigLog, Marco Antonio Audi, após participar de uma reunião com diretores do banco.
Além dos 50 novos aviões a serem utilizados nas rotas domésticas e internacionais, a VarigLog planeja adquirir mais 12 aeronaves pelo sistema de leasing junto à Boeing e à Airbus.Ontem (16/08) a direção da VarigLog confirmou a contratação da executiva Maria Silvia Bastos Marques, ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para ajudar no programa de reestruturação da companhia.

Nota do Editor - Sou favorável à concessão do empréstimo. Foi através de bancos nacionais fortes e empresários audaciosos, que Japão e Alemanha sairam do sufoco após a Segunda Guerra Mundial. Na verdade esses países fizeram apenas o que o velho Marx ensinou. Há porém um senão. O Banco deve ofertar também recursos para que os funcionários demitidos recebam salários atrasados e possam retirar o fundo de garantia, que não foi depositado. No Brasil persiste a mentalidade escravocrata. Trabalho é prerrogativa de castas inferiores, razão de ser do imenso problema social. Continuamos como uma das nações mais injustas do mundo, nas Américas a penúltima em crescimento, tangenciando a lanterna do Haiti, que cada dia mais é aqui. (Sidney Borges)

Câmara em foco

Projeto permite que vereadores prestem contas de suas atuações parlamentares

Na última terça-feira, 15, a Câmara aprovou o Projeto de Resolução, de autoria do vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), que institui o serviço “Prestando Contas” por parte dos vereadores, de suas atividades parlamentares.
De acordo com o Projeto, o serviço “Prestando Contas” deverá ocorrer nos primeiros dez dias do início dos trabalhos do Legislativo para prestação de contas do ano anterior e, em caso de ano eleitoral, nos dez dias que antecedem o recesso parlamentar de final de ano, para prestação de contas do ano vigente.
O serviço, segundo o projeto, não é obrigatório, ficando a critério do vereador a conveniência de prestar contas à população.
As explanações dos vereadores serão realizadas em plenário, aberto ao público, e também transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação. Após as explicações ficam reservados o direito de perguntas ou esclarecimentos sobre o assunto, sendo dez minutos para a imprensa e dez minutos para a população em geral.
Os jornais, as rádios e demais meios de comunicação. Assim como panfletos e cartazes estarão divulgando com antecedência as datas, horários e a relação dos vereadores confirmados para participarem do “Prestando Contas”.
Para o vereador Dr. Ricardo Cortes, o projeto tem como objetivo permitir que o cidadão fique informado do desempenho de seu vereador, “o vereador é eleito pelo voto do povo, que deposita nele as suas expectativas, por isso elaborei este projeto, pois acredito que permitir o acesso à atuação do vereador é uma maneira democrática e transparente para que o cidadão veja o resultado da confiança depositada no vereador eleito por ele”, explicou Dr. Ricardo.

Fonte: Laura Ennes - ASCOM

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 18 / 08 / 2006

Ubatuba inicia campanha de vacinação contra poliomielite no próximo dia 21
Fundac oferece cursos para crianças e adolescentes
Prefeitura busca melhorar entendimento entre pescadores e Polícia Ambiental
Ubatuba recebe ações do Programa CONPET
Bairro Estufa 2 recebe “Recreando em seu bairro”

Leia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 18 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Acordos salariais batem inflação, diz Dieese”
Os trabalhadores conquistaram aumento real de salário em 81,9% dos acordos salariais negociados no primeiro semestre deste ano. Foram analisados 271 acordos e convenções coletivas de categorias profissionais com data-base entre janeiro e junho de 14 Estados. A maior parte dos aumentos concedidos, porém, ainda está na faixa de até um ponto percentual acima da inflação. No primeiro semestre de 2005, os trabalhadores haviam conseguido ganho real (descontada a inflação) em 67,4% das 457 negociações estudadas. O resultado divulgado ontem é o melhor obtido nas negociações salariais desde 1996, ano em que o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) começou a pesquisar os reajustes concedidos no país. No levantamento, 95,6% dos acordos (259) conseguiram zerar ou superar a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE nos 12 meses anteriores a cada data-base. Em 2005, esse percentual foi de 85,1%.
Apenas 4,4% dos acordos (12) feitos de janeiro a junho deste ano não conseguiram repor as perdas da inflação nos salários. No mesmo período de 2005, esse percentual foi de 14,9%. Em 2003, considerado o pior ano para as negociações salariais, três em cada dez acordos não conseguiam sequer recompor as perdas do INPC. Os trabalhadores conquistaram aumento real de salário em 81,9% dos acordos salariais negociados no primeiro semestre deste ano. Foram analisados 271 acordos e convenções coletivas de categorias profissionais com data-base entre janeiro e junho de 14 Estados. A maior parte dos aumentos concedidos, porém, ainda está na faixa de até um ponto percentual acima da inflação. No primeiro semestre de 2005, os trabalhadores haviam conseguido ganho real (descontada a inflação) em 67,4% das 457 negociações estudadas.
O resultado divulgado ontem é o melhor obtido nas negociações salariais desde 1996, ano em que o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) começou a pesquisar os reajustes concedidos no país. No levantamento, 95,6% dos acordos (259) conseguiram zerar ou superar a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE nos 12 meses anteriores a cada data-base. Em 2005, esse percentual foi de 85,1%. Apenas 4,4% dos acordos (12) feitos de janeiro a junho deste ano não conseguiram repor as perdas da inflação nos salários. No mesmo período de 2005, esse percentual foi de 14,9%. Em 2003, considerado o pior ano para as negociações salariais, três em cada dez acordos não conseguiam sequer recompor as perdas do INPC.


O Globo:
“TSE diz que candidatos fazem propaganda enganosa na TV"
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio de Mello, advertiu os eleitores para a "propaganda enganosa" veiculada no horário de TV e rádio e disse que não se deve votar "em quem promete o que não pode cumprir". Marco Aurélio recomendou que não se vote em nenhum candidato sobre o qual pairem suspeitas, mesmo sem condenação judicial. "Se estou em dúvida quanto ao perfil de um certo candidato, devo escolher outro em relação ao qual não tenha quaisquer dúvidas", disse. Á noite, o tribunal decidiu multar o presidente Lula em R$ 900 mil por propaganda eleitoral fora de época. Lula terá de pagar a multa com recursos próprios. Seu advogado vai recorrer ao STF.


O Estado de São Paulo:
“Exército do Líbano volta ao sul; ONU faz apelo”
O Exército do Líbano iniciou ontem a ocupação da região sul do país, conforme prevê a Resolução 1.701 da ONU, aprovada para suspender os conflitos entre o grupo xiita Hezbollah e Israel. É a primeira vez, desde 1968, que os militares libaneses estão presentes na região. Eles foram recebidos com euforia por parte da população. O Exército pretende completar hoje o deslocamento de 15 mil soldados para o sul. A eles deverão se juntar uma força multinacional de outros 15 mil soldados, ainda em formação. A ONU fez um apelo aos países membros para que se comprometam com urgência a enviar tropas para ampliar a atual força de paz no Líbano, a Finul, anunciou o envio de 200 militares em caráter de urgência, oferta que desapontou outros países. Um sinal da volta gradual do Líbano à normalidade foi a retomada dos vôos comerciais no aeroporto de Beirute.


Jornal do Brasil:
“PM usa 420 homens em bloqueio a Copacabana”
Para conter o avanço da violência na orla e reforçar a proteção de turistas, a Polícia Militar ampliará o esquema de segurança na região de Copacabana nos fins de semana a partir de 7 de setembro. Cerca de 420 homens, 84% do efetivo do 19° BPM, vão se espalhar pela praia e ruas internas. Hoje, apenas 230 soldados circulam entre o Leme e o Recreio. A montagem do círculo de proteção é urgente. Dois grupos de estrangeiros se somaram ontem às vítimas de assaltos na área. No mais violento, funcionários do governo chinês foram agredidos por ladrões na Avenida Atlântica.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Rapidinhas

Zona Azul
A Câmara de Ubatuba adiou por três sessões o Projeto de Lei nº 82/06, do Executivo, que fixa o prazo para a extinção da cobrança de zona azul nas vias e logradouros lindeiros ou de acesso às praias do município.
Os vereadores irão convidar a direção e os acionistas da Comtur para que também participem do debate.

Gastronomia
Hoje o Festival Gatronomico de Ubatuba conta com uma Oficina do Restaurante Senzala. O evento será realizado às 9h30 na Unitau. O prato ensinado será ”Camarão Caiçara”.
E às 14h00, acontecerá a Oficina Churrascaria Gauchão, também na Unitau , com o Prato “Picanha de cordeiro ao molho de hortelã”. (Cristiane Zarpelão)

Paulo Ramos vem aí
Corre solto na cidade: caso Paulo Ramos supere dez mil votos para deputado federal, será eleito prefeito em 2008. Ele já fez isso uma vez, dizem que fará outra. É esperar e conferir. (Sidney Borges)

Notícias da Associação Comercial

ACIU incentiva o Projeto Esporte-Educação

A Academia Biodance está disponibilizando mais de 100 bolsas de 50% para alunos da rede pública e estadual que estão de acordo com o projeto, nas modalidades karate, ginástica olímpica, ginástica rítmica, jazz, flamenco, hip hop masculino e street dance.O Presidente da ACIU, Ahmad Barakat ressalta também que o projeto é totalmente social, voltado ao incentivo do esporte. “Incentivando esses jovens talentos, estamos tirando essas pessoas da marginalidade e desocupação. É aí que entra nosso apelo junto aos empresários, adote um atleta!”.Os empresários dispostos a se unir à esta causa terão sua logomarca em evidencia nos uniformes, banners e demais materiais de divulgação. Os interessados entrar em contato com Daniela (12) 3836.1172.

Fonte: Cristiane Zarpelão - Comunicação ACIU

Opinião

O debate na Band

Ernesto F. Cardoso Jr.
No debate dos presidenciáveis na Band, dia 14/08 p.p., o maior perdedor pode ter sido o Presidente – candidato, que após os tropeços cometidos na entrevista na Globo deve ter sido desestimulado a não comparecer. Qual o ganhador, parece-nos difícil avaliar. Foi, em geral, um debate morno, sem libelos acusatórios, à exceção, em alguns momentos, de Heloísa Helena, personalidade forte e que sabe ser esta sua característica, apesar das estultices que profere em seu radicalismo político-ideológico.


Leia mais

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 17 / 08 / 2006

Prefeitura de Ubatuba inicia segundo semestre dos cursos de Geração de Renda
Prefeitura de Ubatuba e comunidade reformam campo do Sertão do Ingá
Ciclistas da região se encontram em Ubatuba neste domingo
Ubatuba recebe fase regional da Ginastrada
Escolinha Rubens Salles promove Torneio na região sul de Ubatuba

Leia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 17 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“PF prende 97 acusados de fraude de R$ 500 milhões”
A Polícia Federal prendeu 95 pessoas em oito Estados acusadas de fazer parte do que ela classificou de o "maior esquema" de fraudes em importações já descoberto no Brasil. O esquema era dirigido, segundo a PF, pelo empresário Marco Antonio Mansur, preso ontem de manhã com o filho, Marco Antonio Mansur Filho, em seu apartamento dúplex no Paraíso, na zona sul de São Paulo. A PF apreendeu US$ 250 mil em um escritório do empresário em São Paulo. O grupo MAM, batizado com as iniciais de Mansur, é acusado de ter sonegado R$ 500 milhões em cinco anos. A PF e a Receita Federal chegaram a esse valor a partir das importações feitas pelo grupo MAM nesse período, de R$ 1,1 bilhão. Como o subfaturamento era em média de 50%, chega-se aos R$ 500 milhões. Empresas globalizadas, como a Sharp (distribuída no Brasil pela empresa Plena) e a Maxwell, são investigadas pela PF sob a suspeita de utilizarem os serviços do grupo MAM. Responsáveis pela importação de produtos da Sharp e da Maxwell foram apanhados em conversas telefônicas com integrantes do esquema.
A Daslu, a Shoptime, que tem um canal de vendas por TV e internet, e a rede de lojas de roupas Via Veneto recorriam a Mansur para intermediar suas importações, de acordo com os policiais. Law Kin Chong, empresário preso sob acusação de contrabando, também era freguês de Mansur, diz a PF. Outras investigadas pela PF são Elgin, Britania, Gráfica Cinco Irmãos, Cil e H.Stern. Batizada de Dilúvio, a operação da PF em conjunto com a Receita Federal foi a maior já realizada pelas duas instituições no país. Foram mobilizados 950 policiais e 350 servidores da Receita. Pela primeira vez, a PF e a Receita conseguiram enviar delegado, agente e auditor fiscal para fazer diligências em Miami, no sul dos Estados Unidos. A ação nos EUA foi feita em conjunto com o DHS (Departamento de Segurança Interna, em inglês), com autorização da Justiça daquele país. Dois brasileiros foram presos em Miami: Adilson Tadeu Soares e Márcio Campos Gonçalves. Eles dirigiam as empresas Feca e All Trade em Miami, usadas pelo MAM para cometer as supostas fraudes
.


O Globo:
“PF desmantela máfia de fraude em importação"
Após dois anos de investigação, a Receita Federal e a Polícia Federal desarticularam ontem o maior esquema de fraudes em comércio exterior já visto no país. Encabeçada por um grupo empresarial de São Paulo, a máfia tinha ramificações em dez estados e em Miami, nos EUA. O esquema era utilizado por 24 grandes empresas e foi responsável por uma evasão fiscal de R$ 500 milhões só em impostos aduaneiros, foram presas 95 pessoas.


O Estado de São Paulo:
“Planalto finaliza MP para tentar baixar juro”
Até o daí 29 o governo vai editar medida provisória com pelo menos quatro providências que tentarão fazer os bancos reduzirem os juros, revelou ao Estado o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Uma delas será a criação do cadastro positivo, que incluirá os correntistas que pagam dívidas em dia. O governo espera que os bancos entrem em competição por eles e ofereçam taxas mais baixas. Também será reduzida a contribuição dos bancos ao Fundo Garantidor de Crédito - com maior disponibilidade de dinheiro, seu custo deverá cair.
Outra medida é a criação do DOC reverso: quem recebe salário em conta-corrente poderá transferir todo o dinheiro para outro banco sem comparecer à instituição em que é correntista. Também será possível transferir o cadastro de um banco para outro. Além da MP, a Fazenda está entrando em contato com bancos dispostos a atuar mais firmemente contra os concorrentes, mas não revelou quais. Segundo Mantega, os bancos privados deixaram de reduzir os juros no mesmo ritmo da queda da taxa oficial, a Selic.

Jornal do Brasil:

“O grande golpe das importações”
O maior golpe aplicado na área de comércio exterior, que resultou no desvio de R$ 500 milhões em impostos, foi desmontado por 900 policiais federais e 400 agentes da Receita. Ocorreram cerca de 95 prisões em oito Estados. Entre os envolvidos estão a Daslu e o canal de TV Shoptime.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Editorial

Agradável noite de agosto

Na noite de ontem os vereadores fizeram a gentileza de me conceder uma moção de congratulações pelo segundo aniversário do Ubatuba Víbora, completado no último dia 31. Fiquei sensibilizado. Desde que foi criado este blog teve como único propósito informar. Vamos continuar fazendo o melhor para que esse ideal seja cumprido. Também na noite de ontem, tive a satisfação de ver a Câmara aprovar, por unanimidade, dois projetos do vereador Jairo dos Santos, do PT, da maior importância. Primeiramente o projeto de lei nº 73/06 que trata da inclusão na Internet de dados contratuais da Prefeitura. Os contratos de obras, bem como licitações correspondentes, estarão disponíveis para os interessados. Atualizados quinzenalmente. É a transparência que sempre desejamos ver nos negócios públicos. Como bem disse o vereador Charles Medeiros, o nome do projeto poderia ser “Transparência Ubatuba”.
O outro projeto é similar, tem o nº 93/06 e dispõe sobre a obrigatoriedade da Prefeitura oferecer em seu “site”, na Internet, a íntegra do “Diário Oficial” do Município. Jairo matou dois coelhos com uma só cajadada, tendo seguramente prestado um grande serviço ao povo ubatubense.
Com a implementação das leis, todos ganham. Ganha o Executivo, que terá uma forma eficiente de calar detratores, colocando de forma transparente suas ações. Maledicências não terão como prosperar, estará tudo lá, tintim por tintim, preto no branco. Ganha o contribuinte, que terá um meio rápido e eficaz de saber como o seu dinheiro está sendo aplicado. Bola dentro caro amigo Jairo, parabéns pelo bom trabalho.

Sidney Borges

"Não vote em quem descumpre a lei"

O recado de Marco Aurélio aos eleitores

Lucia Hippolito
Na história da jovem democracia brasileira – apenas 21 anos e cinco eleições presidenciais desde a Constituição de 1988 – nunca se viu um pronunciamento de presidente do TSE abrindo oficialmente a campanha eleitoral como ao que assistimos na noite de segunda-feira.
Em geral, eles ficam na mesmice: palavras de exaltação à festa da democracia, blábláblás sobre a importância do voto, rapapés ao regime. Mantêm-se olímpicos, recolhidos em suas redomas de magistrado.
Não foi o que se viu anteontem. O ministro Marco Aurélio de Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, fez um pronunciamento contundente, enérgico mesmo.
Semblante fechado, Marco Aurélio usou até os limites do que lhe é permitido pelo cargo para alertar os eleitores.
Pediu que prestem atenção à campanha, que investiguem a biografia e a experiência profissional dos candidatos que estão nas ruas pedindo voto. Só faltou dar nome e número dos corruptos, dos mensaleiros, dos sanguessugas, daqueles indiciados pelo procurador-geral por formarem a “sofisticada organização criminosa” que tentou tomar de assalto o Estado brasileiro, enfim, todos os que buscam o guarda-chuva do foro privilegiado para escapar da cadeia ou para se entregar a negócios escusos.
“Não vote em quem descumpre a lei. Quem não obedece à lei não merece respeito, muito menos o seu voto”, afirmou enfaticamente o presidente do TSE.
A Justiça Eleitoral tem perfeita noção do momento gravíssimo que estamos vivendo. Um Congresso povoado de sanguessugas e de mensaleiros, entre criminosos diversos, será um Congresso enfraquecido, sem legitimidade para enfrentar um Executivo brindado com uma robusta votação.
No presidencialismo, mesmo quando não há crises, o presidente da República – qualquer um – se sente mais legítimo que os parlamentares, porque foi eleito em eleição majoritária e recebeu um caminhão de votos. O tal “banho de urna” pode levar o presidente a acentuar eventuais tendências populistas, ou seja, autoritárias. Bonapartismo é o nome da coisa.
Por isso, o alerta do presidente do TSE é tão importante.
Mas é injusto jogar toda a responsabilidade nos ombros do pobre do eleitor. Isto porque o sistema eleitoral brasileiro conduz a sérias distorções da vontade do eleitorado.
Um eleitor pode votar no candidato mais honesto e acabar elegendo um desonesto, em virtude dos votos de legenda, das coligações nas eleições proporcionais e do mecanismo perverso de distribuição de sobras eleitorais.
Por isso, os partidos políticos devem assumir sua parcela de responsabilidade. Aqueles que escolheram conceder legenda a candidatos que devem satisfações à justiça não têm o direito de se espantar se o eleitor decidir votar em outros partidos.
Este é o principal recado: não vote em partido que não foi capaz de recusar legenda a mensaleiros, sanguessugas, candidatos indiciados pelo procurador-geral por formação de quadrilha, enfim, naqueles partidos que dão abrigo a uma gente que apenas busca o foro privilegiado para escapar da cadeia.
Pelo visto, foi mais ou menos isso que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral disse nas entrelinhas de seu incisivo pronunciamento da noite de segunda-feira. (Noblat)

Incoerência

Investida estapafúrdia

Claudio Weber Abramo
Conforme noticiado pela imprensa ontem, o PT de São Paulo entrou com notícia crime contra a Transparência Brasil por esta manter, na Internet e em outros veículos de comunicação, a campanha “Não vote em mensaleiro” (e sanguessugas, piranhas etc.).
Alega o PT que a campanha teria objetivo eleitoralmente prejudicial a seus próprios candidatos.
Curioso o esperneio do PT. A campanha exorta o eleitor a evitar votar em pessoas indiciadas criminalmente na Justiça. Trata-se de uma opinião expressa a respeito de como deveria o eleitor comportar-se na eleição que se aproxima. O PT-SP acha que dizer isso constitutiria crime eleitoral.
Como o ministro Marco Aurélio de Mello declarou exatamente a mesma coisa anteontem a respeito dos parlamentares envolvidos em escândalos (“não são dignos de respeito e muito menos de voto"), deve-se imaginar que o PT-SP entrará com notícia crime também contra o ministro.
Não só surpreende que o PT paulista imagine que possa coibir a livre manifestação do pensamento a respeito da eleição (a campanha não acusa ninguém de nada), mas também que se arvore em defensor de uma turma de gente que pegou dinheiro na boca do caixa do valerioduto, que desviou recursos no caso das ambulâncias, que se apropriou de salários de funcionários de gabinete, que cometeu uma série de crimes que percorre o código penal.
Esses indivíduos são indiciados na Justiça por tais crimes. Salta à vista que não vale a pena votar neles. Se, depois de transitado em julgado, a culpa dessas pessoas não for provada, então poderão eles apresentar-se ao eleitorado e buscar seu voto.
Como os partidos que os abrigam não tomam a medida profiláxica de negar-lhes legenda, resta ao eleitor puni-los com a rejeição do voto.
É isso o que a Transparência Brasil advoga, no âmbito de sua campanha “Não vote em mensaleiro”. É espantoso que o PT de São Paulo pretenda suprimir a expressão dessa opinião por meio da estapafúrdia investida judicial que está patrocinando.


15 visitas por segundo

Mudando de assunto, o projeto Excelências, da Transparência Brasil (http://www.transparencia.org.br/index.html), está experimentando uma visitação média de 15 consultas por segundo durante os últimos dez dias.
O projeto corresponde a um cadastro de todos os candidatos à reeleição à Câmara dos Deputados, e mais ex-ministros, ex-prefeitos de capitais etc. que buscam eleição àquela Casa.
São cobertos candidatos de todos os estados e de todos os partidos, e as informações prestadas são todas de domínio público. Incluem os processos judiciais a que respondem.
O projeto tem o intuito de propiciar ao eleitor uma comparação direta entre os desempenhos desses candidatos, para assim melhor se orientar quanto ao voto.
Visite e divulgue.

O plantão do Ubatuba Víbora informa:

Obra paralisada

As obras da EMEI José Carlos Pereira, na região central de Ubatuba, estão paralisadas. Os trabalhadores reclamam de falta de pagamento de salários e só voltarão à ativa quando a situação for regularizada. Voltaremos a informar a qualquer instante. (Sidney Borges)

Opinião

Para reflexão:

Nos últimos dias tenho corrido a cidade em busca de um acordo entre situação e oposição para viabilizar a cidade, alguns me chamaram de oportunista e outros de louco.
Tenho que todos amam Ubatuba, porém cada um acha que pode fazer melhor ou que ama mais à sua maneira.
Lembrei-me daquela velha história da criança que fora raptada e a mãe a encontrara nas mãos de outra.
Como provar o verdadeiro amor !
Parece-me que foi dada a sugestão de partir a criança ao meio, porém na hora do corte a verdadeira mãe que amava verdadeiramente seu filho disse que não era a mãe para ver o bem da criança.
E assim devemos refletir em Ubatuba e somarmos esforços para o bem da nossa criança que é Ubatuba

Cesar Prates
Força Tarefa - Ubatuba em 1º Lugar

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 16 / 08 / 2006

Justiça ordena demolição no Camburi
Prefeitura viabiliza cursos de informática para 33 jovens
Ubatuba recebe unidade móvel de saúde bucal
Ubatuba amplia rede de atendimento do Programa Saúde da Família
Fundo Social de Ubatuba entrega carro térmico para refeitório da Santa Casa
Natação de Ubatuba vai à Fartura de olho na liderança do Paulista de Águas Abertas
Academia Mestre Wilson segue imbatível na Copa Ubatuba de Jiu Jitsu

Leia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 16 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Greve no metrô de SP prejudica 1,6 milhão”
Uma greve de 24 horas dos funcionários do Metrô causou o maior trânsito no período da manhã em São Paulo desde novembro de 2004, quando uma enchente interditou o túnel do Anhangabaú, no centro. Ontem foram 188 km de lentidão por volta das 9h, contra 191 km de dois anos atrás. A média do horário é de 70 km. (...) A paralisação foi a primeira desde junho de 2003. A greve, que ocorre em ano eleitoral e não tem cunho salarial, foi organizada pelo sindicato dos metroviários, cuja direção tem militantes de PC do B, PT, PSOL, PSTU e PSB. A intenção do sindicato é protestar contra a concessão da linha 4 (Luz-Vila Sônia) - cujas obras devem terminar em 2008 -, que será gerenciada pela iniciativa privada por 30 anos. Para a entidade, a concessionária deve contratar menos funcionários do que a média atual e pagar salários menores.


O Globo:
“Na propaganda de TV, Lula apaga o PT de sua história"
Dono até as últimas eleições do maior índice de voto de legenda, o PT foi o grande ausente no programa de estréia do presidente Lula no horário eleitoral. As bandeiras vermelhas, a estrela, o número 13 e as campanhas anteriores desapareceram da propaganda e da vida do candidato à reeleição. Em sua nova biografia, Lula saiu das assembléias sindicais diretamente para o Palácio do Planalto. Lula e os outros candidatos praticamente ignoraram a crise na segurança e a onda de violência que aterroriza São Paulo. O candidato tucano Geraldo Alckmin, ex-governador do estado, sequer citou a questão em seu primeiro programa, à tarde. À noite, disse que vai propor leis mais rígidas contra o crime e defendeu a integração das policias.


O Estado de São Paulo:
“Greve política no metrô tumultua SP”
A greve feita ontem pelos metroviários de São Paulo em protesto contra a privatização da Linha 4 causou prejuízos estimados em R$ 70 milhões e deixou 2,6 milhões de pessoas sem transporte. O número de afetados, porém, é muito maior: com o rodízio de veículos suspenso e mais ônibus em circulação, chegou a haver 188 quilômetros de lentidão no trânsito às 9 horas, quando a média é de 70. Foi o segundo maior congestionamento do ano, abaixo apenas do caos provocado pelos ataques do PCC.
O presidente do sindicato dos metroviários, Flávio Godói, admitiu que foi uma greve política: "A mobilização é política no sentido de lutar por melhores políticas públicas. Provavelmente será julgada ilegal, mas esse é o risco". O governador Cláudio Lembo classificou a paralisação de "selvagem, irresponsável, injusta e ilegítima". A Linha 4, motivo alegado para a greve, só entrará em operação daqui a dois anos. O presidente do Metrô, Luiz Carlos David, lançou a suspeita de a paralisação ter tido objetivo eleitoral.
O sindicato descumpriu liminar do TRT que determinava a operação de 100% da frota nos horários de pico e fica obrigado a pagar a multa de R$ 100 mil, que será revertida a hospitais. A Justiça ainda avalia se a greve foi abusiva.

Jornal do Brasil:

“Petrobras prepara aumento da gasolina”
A senha para o aumento foi dada. Entre recados ambíguos, diretores da Petrobras começaram a queixar-se de que os preços dos combustíveis "estão defasados". Tradução da mensagem: passada a temporada eleitoral, que não recomenda medidas impopulares, a gasolina vai subir. Em outubro, provavelmente.

terça-feira, agosto 15, 2006

Plano Diretor

Prefeitura disponibiliza minuta revisada do Plano Diretor Participativo

O site da Prefeitura que divulga as ações de elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba disponibiliza, a partir desta terça-feira, 15, a minuta revisada da lei, apresentada no último dia 9, em audiência pública.
Os delegados e demais interessados em participar das reuniões preparatórias a serem realizadas na quarta-feira, 16, a partir das 8h, na Sede da Regional Norte, no Puruba e na sexta-feira, 18, na Escola Anchieta, também a partir das 8h, poderão acessar o endereço
www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor, onde está disponível a versão revisada e melhorada da minuta entregue na ocasião da audiência pública.
O Grupo de Elaboração do Plano Diretor continua recebendo contribuições e analisando a viabilidade da inclusão das mesmas na lei, que, até outubro deve ser aprovada pela Câmara Municipal. PMU

Notícias da Associação Comercial

ACIU oferece curso “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”

O curso já foi realizado ano passado e devido à grande procura, a ACIU traz novamente.
O próximo curso a ser ministrado na ACIU será “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”.
O curso se deve à uma parceria entre ACIU e Sebrae e será ministrado na sede da entidade, dos dias 21 à 25 de agosto (de segunda à sexta-feira), no horário das 18h00 às 22h00.
Organizar os documentos para controle do caixa, apurar os saldos de caixa, controlar o "contas a receber" e o "contas a pagar", projetar o fluxo de caixa e planejar a utilização do dinheiro da empresa são os temas que serão abordados no curso.Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto e o valor do investimento é de R$ 55,00.Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação c/ Cristiane tel: 3832.1449. Atenção: vagas limitadas e esta é a ultima semana para a inscrição.

Fonte: Cristiane Zarpelão - Comunicação ACIU

Plano Diretor

Esclarecimentos importantes

Prezado Editor:
Solicito sua atenção para a publicação da seguinte orientação à comunidade, em relação ao processo de elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba:

1. Não temos ainda um "Projeto de Lei" e sim a MINUTA da lei, que se tornará Projeto de Lei, designação legal de matéria em tramitação no Legislativo, somente quando a minuta atualmente em estudos for aprovada pela comunidade e tiver iniciado sua tramitação formal dentro da Câmara Municipal;

2. Como MINUTA, já recebeu inúmeras contribuições e algumas importantes correções, possíveis de serem feitas apenas após a divulgação ao público de seu texto básico;

3. Algumas contribuições muito oportunas foram feitas por pessoas simples, de nível escolar primário mas de grande discernimento e elevado senso comunitário nas reuniões convocadas para esse fim, apresentando-as de forma manuscrita em meia folha de caderno, sem que por esse motivo tivessem deixado de ser dignamente acolhidas;

4. Ainda teremos as reuniões públicas nos dias 16 e 18, respectivamente no norte e no centro do município quando todo o material concebido e redigido estará mais uma vez à disposição das contribuições e correções que, serenamente, qualquer representante da comunidade poderá apresentar.

5. Aos Vereadores caberá deliberar conclusivamente sobre o documento preparado pela comunidade.

Muito Obrigado,

Arquiteto Renato Nunes
Membro do Grupo de Elaboração do Plano Diretor Participativo

Mensaleiros e sanguessugas...

A bancada da impunidade

De O Estado de S.Paulo, hoje:
"Pelo horário eleitoral gratuito começa hoje a desfilar uma das maiores bancadas da Câmara, a "bancada da impunidade", formada por 69 candidatos envolvidos nos escândalos do mensalão e dos sanguessugas.
Mas esse grupo pode ser ainda maior, se nele forem incluídos os 52 denunciados pela Procuradoria-Geral da República por outros crimes. Nada menos, então, que 121 deputados - 24% de toda a Câmara - vão tentar renovar o mandato e integrar essa bancada em 2007 à custa do voto do eleitor.
A lista dos 69 é formada por 58 parlamentares investigados na CPI dos Sanguessugas e outros 11 envolvidos no escândalo do mensalão. Nessa conta, Pedro Henry (PP-PR) entra apenas na lista dos mensaleiros, embora também esteja citado na dos sanguessugas."
Leia mais

"A evolução do patrimônio dos 11 deputados investigados no escândalo do mensalão que disputarão a reeleição mostra que dos quatro que conseguiram aumentar em mais de 100% seus bens nos últimos quatro anos, três são do PT.
Os quatro que lideram a lista de evolução patrimonial entre 2002 e 2006 são Paulo Rocha (PT-PA), Vadão Gomes (PP-SP), Professor Luizinho (PT-SP) e José Mentor (PT-SP). Os dados constam das declarações de bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)."
Leia mais

Dez milhões de empregos...

Campanha de fato

Começa hoje e termina no dia 28 de setembro (ou 27 de outubro se houver segundo turno) a campanha eleitoral no rádio e na TV.
A propaganda no rádio será transmitida das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25; na TV, os pedidos de voto vão de 13h às 13hs25 e de 20h30 às 20h55.
Geraldo Alckmin, candidato do PSDB, tem tudo pra diminuir a vantagem de Lula nas pesquisas. Por dia, ele terá 10min22; Lula terá 7min21. Se continuar caindo mesmo com mais tempo, Alckmin terá de procurar uma boa desculpa.
Heloisa Helena (PSOL), por sua vez, tem tudo pra cair nas pesquisas. Dos seis candidatos, ela e Rui Costa Pimenta (PCO) terão menos tempo para falar, só 1min11. Cristovam Buarque (PDT) terá 2min23. José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) terão 1min15 cada.
A propaganda dos candidatos a presidente da República e a deputado federal será transmitida às terças, quintas e sábados. Às segundas, quartas e sextas o horário é dos candidatos a governador, deputado estadual, distrital e senador. (Noblat)

Homenagem mais do que justa...


O vereador Jairo dos Santos entrega Moção aos componentes do Guaruçá

Vereador Jairo dos Santos homenageia grupo Guaruçá

Na última sessão da Câmara, realizada terça-feira, dia 8, o vereador Jairo dos Santos (PT), homenageou, através de uma Moção de Congratulações, o grupo folclórico e alegórico “Guaruçá”

O Guaruçá foi criado por um grupo de artistas com o objetivo de fomentar a cultura caiçara, nas suas mais diversas manifestações. De forma inédita, em 2005, o grupo abriu o carnaval de Ubatuba com o bloco “O Guaruçá”, resgatando as tradicionais e alegres marchinhas.
Ainda contribuindo com a cultura caiçara o grupo também encena contos e lendas, folia de Reis, malhação de Judas, entre outros espetáculos, apresentados em escolas e praças públicas.
O vereador parabenizou o grupo ressaltando a importância do trabalho que desenvolve, “são pessoas sérias e preocupadas em resgatar o folclore e a cultura caiçara, portanto merecedoras desta homenagem pelo trabalho que realizam para Ubatuba e seus visitantes”, disse Jairo.
O idealizador e representante do grupo Guaruçá, Julio César Mendes, agradeceu a Moção, “esta homenagem é o reconhecimento de um trabalho dedicado deste grupo, que tenta, da melhor forma possível, manter viva a cultura caiçara”.
Também compõem o grupo: Washington Garcez de Jesus, Luiz Gustavo Ballio, Íris Henrique, Marcelo Brasileiro, Agnaldo dos Santos, Marinho do Itaguá, Mariza Taguarda, Mariza Muniz, Ana Maria Fernandes e Bruna Mendes.

Fonte: Laura Ennes - ASCOM

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 15 / 08 / 2006

Prefeito entrega viaturas à Polícia Militar em Ubatuba
Atletas de Ubatuba que participaram dos Jogos Regionais recebem homenagem da prefeitura

Leia aqui

Manchetes do dia

Terça-feira, 15 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Trégua começa; Hizbollah e Israel declaram vitória”
Com o início de um cessar-fogo aprovado pela ONU após um mês de conflitos entre Israel e o Hizbollah, o líder do grupo terrorista, Hassan Nasrallah, declarou vitória "estratégica e histórica" sobre Israel e disse que agora não é o momento para o Líbano debater o desarmamento do grupo, conforme pede a resolução da ONU. Por sua vez, o premiê de Israel, Ehud Olmert, afirmou que "a guerra não acabou" e prometeu perseguir os líderes do Hizbollah - que, segundo ele, sofreu um "duro golpe". "Estamos diante de uma vitória estratégica e histórica, sem exageros", disse Nasrallah em mensagem gravada e transmitida pelo canal Al Manar, do Hizbollah, horas após o discurso de Olmert ao Parlamento. "Saímos vitoriosos de uma guerra em que grandes exércitos árabes foram derrotados."


O Globo:
“Presídio federal de segurança máxima tem apenas um preso"
Mesmo com a onda de violência dos últimos meses, com ações dentro e fora dos presídios comandadas por uma facção criminosa, o governo de São Paulo não transferiu os chefes da facção para o presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Inaugurado em junho ao custo de R$ 20 milhões, o complexo de 208 celas é guardado por 162 agentes. No entanto, tem apenas uma delas ocupada, pelo traficante do Rio Fernandinho Beira-Mar. As outras 207 estão vazias. Nove estados pediram para enviar a Catanduvas 130 presos, mas só duas transferências foram autorizadas pela Justiça. O governo de São Paulo diz que não pediu a transferência porque dispõe de penitenciária semelhante.


O Estado de São Paulo:
“Libaneses voltam para casa; os dois lados falam em vitória”
Milhares de libaneses pegaram as estradas a caminho de suas casas no sul do país, a parir das 7 horas de ontem (1 hora em Brasília), quando entrou em vigor o cessar-fogo previsto na resolução da ONU aprovada sexta-feira e acatado por Israel e pelo Hezbollah. Após 33 dias de guerra, apenas escaramuças menores ocorreram. Mísseis e canhões deram lugar à guerra de palavras, relata o enviado especial "Lourival Sant'Anna". Aviões israelenses jogaram panfletos sobre Beirute com críticas ao Hezbollah e jovens libaneses distribuíram fotos do líder do grupo islâmico, Hassan Nasrallah, com a expressão "A vitória divina", em inglês. Nasrallah fez um pronunciamento em que declarou o Hezbollah vitorioso e prometeu ajudar a reconstruir as casas destruídas. O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, também declarou vitória e disse que o envio de forças da ONU para o Líbano fará com que Hezbollah deixe de atuar "como um Estado dentro de um Estado, como parte do eixo do mal" - referência ao Irã.

Jornal do Brasil:

“O eterno retorno”
O recomeço compulsório elimina a distância entre milhares de libaneses e multidões de flagelados cariocas: todos ensaiam a reconstrução de vidas reduzidas a montanhas de escombros. Beirute reprisa a marcha tantas vezes imposta pela História. Em Rio das Pedras, 400 famílias garimpam esperanças nos restos do incêndio.

segunda-feira, agosto 14, 2006

Maternidade...





Nem tudo está perdido...

Em um zoológico da California, uma tigresa teve 3 filhotes prematuros que morreram logo.
A tigresa começou a apresentar sinais de depressão. Os veterinários sabiam que a perda era a razão do problema e decidiram procurar filhotes para ela criar e se animar. Mas depois de checar vários zoos pelo país afora, não encontraram nenhum tigrinho disponível.
Os veterinários decidiram então tentar algo diferente, que nunca tinha sido feito: às vezes uma fêmea cuida de filhotes de animais de outras espécies. Os únicos orfãos que conseguiram localizar eram uns porquinhos, que foram enrolados em pele de tigre, e colocados junto à mamãe tigre. Vejam só as fotos: É uma tigresa, mas o coração é de mãe.
Enviado por Miriam Tabarro

Notícias da Unitau

SECOM movimenta Departamento de Comunicação

De 21 a 26 de agosto o Departamento de Comunicação Social da Unitau realizará a 26ª Semana da Comunicação. Durante cinco dias palestras, workshops, mesas redondas e exposições proporcionarão reflexões sobre a área de comunicação. Aberto à comunidade, o evento espera atrair aproximadamente 800 pessoas entre convidados e alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, de toda a região.
Este ano o convite oficial será feito pelo grupo Maracatu Baque do Vale, dia 18, sexta-feira. No dia 25, encerrando a noite de eventos, Mc Ralph, ex-aluno do Departamento, fará o lançamento do cd “No fundo do Baú”. Haverá também apresentações do grupo de dança do professor Clayton e do grafiteiro Pelé, atrações culturais que complementaram as atividades.
As exposições de alunos e professores poderão ser visitadas durante todos os dias de evento. O professor Carlos Santis e os alunos do 3º ano Publicidade e Propaganda abordarão questões relacionadas ao mercado publicitário na “Sala de Marketing Promocional”. Uma exposição fotográfica feita pelos alunos do 2º ano de Jornalismo matutino mostrará as diferenças entre as rádios do Vale do Paraíba e a artista plástica Dalva Castro divulga seu trabalho “Óleo sobre tela”.
No dia 26, a SECOM será encerrada com o 1º Simpósio de Comunicação Empresarial e Empreendedorismo, que contará com a presença de Wilson Bueno - Professor do Mestrado em Comunicação da UMESP/ USP. Também será realizada uma mesa redonda onde estarão presentes Gilberto Marques do SBT, Altair Emboava, do Sebrae de Guaratinguetá, Maurício Cury, da agência M&R Comunicação e Daniele Carvalho, do Mackenzie.
As atividades serão realizadas das 8h às 12h e das 19h às 22h. A partir do dia 22, uma oficina de Clown (atividade semelhante aos “Doutores da Alegria”), com Anderson Luis – Dr. Puff será realizada da 13h às 17h, no Anfiteatro.
O Departamento de Comunicação Social fica na rua do Colégio, nº 334, bairro Bom Conselho, e o telefone para contato é (12) 36254289.

ACI – Agência de Comunicação Integrada
Assessoria do Departamento de Comunicação Social

Divisão contestada

PLANO DIRETOR
A Barra Seca fica na Zona Oeste?


O artigo 192 da minuta do Plano Diretor inclui no Distrito Oeste os bairros da Ressaca, Pedreira, Sumidouro, Taquaral e Barra Seca, separando-os do Perequê-Açu, que ficou no Distrito da Sede Municipal. Quanto à Usina Velha, nem é mencionado, mas como fica entre o Sumidouro e a Pedreira, provavelmente ficará no Distrito Oeste.
Em reunião da Associação dos Moradores do Bairro da Pedreira, realizada no último sábado, foi unânime a rejeição a essa divisão porque cada distrito terá o seu conselho formado pelas associações de moradores e a participação desses bairros ficará dificultada devido à distância e à própria rede de relações sociais, que são muito mais fortes com o Perequê e o Centro, do que com a região Oeste. Seus moradores se deslocam para o Centro ou para o Perequê, no que se refere ao comércio, empregos, atendimento médico e escolar, entre outros.
Não dá para aceitar que o divisor seja o rio ou o relevo, ou a Rio-Santos. A Barra Seca está do lado direito da Rio-Santos, assim como o Perequê. Todos esses bairros estão entre o Rio Grande e o Indaiá, com exceção da Barra Seca. A Usina Velha, a Pedreira e o Sumidouro não tem dom se expandirem muito mais devido à cota 100 e estão voltados de frente para o centro e de costa para o oeste.
Quem assistiu a exposição da minuta na última quinta-feira, levou um choque ao perceber a discrepância entre o mapa que foi apresentado e o texto da minuta. É evidente que essa separação dificultará a participação porque desconsidera a dinâmica do cotidiano desses bairros. Com exceção da Ressaca, os demais bairros são extensões do Perequê-Açu, tendo sido separados pela construção da Rio-Santos. A Secretaria da Saúde, através do Programa Saúde da Família, talvez seja o órgão do governo que tenha os dados mais atualizados e corretos de cada território do município, cruzando-os para diagnosticar a realidade e orientar sua ação; portanto, os moradores da Pedreira e da Usina Velha, com certeza são atendidos pelo Posto de Saúde do Perequê. Parece que o Taquaral tem posto próprio e não sei qual é o raio de atendimento. Não têm qualquer elo de ligação com a região oeste.
Como ainda é um projeto de lei, será um teste para confirmar se realmente a participação da população, que sofre as conseqüências das políticas públicas, será levada em consideração.
Outros pontos polêmicos do Plano Diretor é a ausência, no artigo 18, na composição da Política Pública de Qualidade de Vida, do Setorial de Cultura e da prioridade à Juventude. Hoje de manhã, TV Câmara estava exibindo um debate sobre a Política Nacional de Juventude, no qual a representante da ONU afirmava que o Brasil era um dos últimos países a implantar essa política, que é considerada de prioridade mundial.
Participei durante dois anos da Comissão da Juventude, na Câmara Municipal de São Paulo e pude constatar os grandes avanços na busca de soluções quando ela é tratada com prioridade, inclusive no que se refere à formação de novas lideranças.
Nessa hora de definir o futuro e resolver o presente, será que Ubatuba vai dar as costas para sua juventude, ignorando-a ?
Ubatuba é uma das parceiras do Projeto Agenda 21 – Integrar e Mobilizar, que conta com verbas federais para iniciar o processo, que inclui a formação do Fórum Municipal de Desenvolvimento Sustentável e o Fundo de Desenvolvimento Sustentável, que dê infra-estrutura para o funcionamento do Fórum; apesar disso, no texto da minuta não aparece definido a criação desses dois instrumentos de participação.
A criação do Fórum, com a participação dos três setores – governo, iniciativa privada e sociedade civil - é um dos instrumentos para a criação de fato de um Conselho da Cidade, porque ele é aberto, não tem prazo para acabar e, através das oficinas, que já estão em processo e que devem se capilarizar, atingindo todas as regiões e setores sociais, estão se formando novas lideranças, com possibilidade maior de articulação porque estão conectadas via Internet com mais de 600 processos de Agenda 21 em todo Brasil, podendo trocar informações para análise dos problemas e busca de soluções.
O Fórum Municipal de Desenvolvimento Sustentável poderia atuar como um excelente instrumento para subsidiar o Conselho da Cidade no que se refere à elaboração de propostas orientadas pelos princípios da Agenda 21 Mundial e Nacional.
O grande avanço da elaboração do Plano Diretor, é que esse texto é uma proposta e que ainda temos tempo de aperfeiçoar. Para isso precisamos participar, refletir e decidir o que é melhor para o município.


Rui Alves Grilo
Presidente da AMBAPE – Associação dos Moradores do Bairro da Pedreira
Professor da EE Deolindo de O. Santos

Paulo Ramos vem aí...

Confirmada a candidatura de Paulo Ramos para Deputado Federal

De acordo com decisão do TRE, Tribunal Regional Eleitoral de são Paulo datada de 10 de agosto de 2006 foi deferida em definitivo a candidatura do Ex Prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos para concorrer à uma vaga no cargo de deputado federal pelo PDT-São Paulo.
Alguns veículos de comunicação da região chegaram a publicar a impugnação de Ramos em virtude de informações contidas nas páginas de internet do TSE que constava seu nome como impugnado. Esta informação foi dada como definitiva, o que não era verdade pois o que realmente aconteceu é que a candidatura de Paulo Ramos ainda não havia sido deferida em virtude de alguns documentos que não haviam sido entregues ao TRE. O prazo para a apresentação dos documentos era de uma semana, os documentos foram apresentados dentro do tempo e a candidatura foi confirmada.
Enquanto aguardava tramitação dos documentos e seguro do registro de sua candidatura Paulo Ramos esteve visitando várias cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Cidades como São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Cunha, Lagoinha, Lorena, Campos do Jordão, São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela. Em todas elas conseguiu apoio de várias lideranças políticas, associações de bairros, vereadores e prefeitos.
O site do TSE (
www.tse.gov.br) já foi atualizado e já consta a confirmação da candidatura de Paulo Ramos a Deputado Federal.
Fonte: Proserviceubatuba

Carta ao Prefeito

Eduardo, bom dia;

Tenho algumas idéias para seu governo, como sabes milito diariamente pelos balcões da Prefeitura e descobri alguns dos gargalos que impedem o desenvolvimento de Ubatuba.
Por diversas vezes afirmei que seu governo merecesse ser o saneador, para que daqui para frente pudéssemos melhorar nossa qualidade de vida.
Defendo teses a respeito da ampliação do cadastro municipal até em áreas embargadas, pois o poder do fisco é supremo e como sabes o imposto incide sobre a posse, a propriedade ao uso, e em havendo qualquer um destes o tributo é devido.
Devemos frisar que o fato de se ter a obrigação de pagar o IPTU não necessariamente implica ao direito do uso do solo.
Como disse ao Ditinho fomos votos vencidos e só temos direito ao "jus esperniandi", ou de ajudar, pois na democracia o direito é do povo e não só do grupo que apoiou a candidatura do Prefeito, lembrando que os números da eleição foram apertados e vossa mercê como inteligente é, deve aumentar sua base eleitoral.
Estamos na era da conciliação, não devemos mais aguardar o mérito, tenho acesso a alguns empresários da cidade que estão desanimados e querem ir embora, alguns já foram, mas podemos busca-los, além destes tenho acesso a parte da oposição, brinquei em irmos no TJAU, porem porque não irmos mesmo ???
Invista um pouco do seu precioso tempo e me de um minuto para explanação de minhas idéias, tenho uma interessante idéia a respeito da reeleição em Ubatuba, como já disse eu 'TAMBEM' amo Ubatuba e me desculpe pelos fogos de sexta-feira.

Um abraço e bom dia;

César Prates

Opinião

“Emprestando reflexões de Rubem Alves”

Corsino Aliste Mezquita
Como grande parte dos cidadãos brasileiros ficamos chocados quando, o sr. Presidente, Luis Ignácio Lula da Silva, desprezou o apoio do sr. Ex-Presidente, Itamar Franco, por ele ser velho. Nada manifestamos porque nos sentimos incluídos no desprezo. No transcorrer do tempo observamos que a indignação dos leitores foi imensa e esteve presente em todos os órgãos de imprensa e nas cartas dos leitores. Nada tão eloqüente encontramos quanto o magistral e sábio artigo de RUBEM ALVES sob o título: “VELHOS DO BRASIL, UNI-VOS!” (FOLHA C6 de 08-08-06).
No início faz breve introdução citando sua mudança de pensamento com relação ao Sr. Lula da Silva e recorre à fábula de GORGE ORWELL “A revolução dos bichos” para explicar as mudanças que, segundo ele ocorreram em Lula e seus companheiros. Leiamos Rubem Alves:
“A última cena do livrinho é assim: A bicharada do lado de fora, olhava através da janela da casa do fazendeiro. Lá dentro acontecia uma festa para celebrar um novo pacto político de cooperação entre fazendeiro e porcos. E os bichos perplexos, olhavam para o fazendeiro, olhavam para os porcos, e não conseguiam saber quem era quem: o fazendeiro tinha focinho de porco e os porcos fumavam charutos como o fazendeiro.....
Essa história me veio à mente quando vi uma foto em que o presidente Lula, sorridente, abraçava o Sr. Orestes Quércia. Chegou-me agora uma informação assombrosa: a de que o PT apóia o sr. Newton Cardoso como candidato ao senado por Minas. Aí fiquei como os bichos, sem saber quem era quem.......
Mas agora fui diretamente atingido pelo Presidente. Comentando o apoio de Itamar Franco ao sr. Geraldo Alckmin ele zombou do acontecido sob o argumento de que Itamar Franco por ser um velho de 76 anos, não merece ser levado a sério. Não merece ser levado a sério não por incompetência ou corrupção mas por ser um velho de 76 anos. Então todos os velhos não merecem ser levados a sério. Os velhos pertencem ao grande grupo dos excluídos!.
Quem diria! Há cerca de algumas semanas Lula foi recebido com honras pelos idosos que participavam de um “Encontro Nacional de Terceira Idade, em Brasília. E ele estava sorridente... Velhos podem votar... Acontece que sou velho. Tenho 72 anos. Excluído do circulo dos inteligentes pela idade, o que penso e escrevo não merece ser levado em consideração. A opinião de Lula sobre os velhos, é ela produto de ignorância? Tudo indica que sim. Para afirmar o que afirmou ele teria de ter ignorado o Millôr, a Cora Coralina, D. Félix de Casaldáliga, Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Dorival Caymmi, a Mãe Menininha de Gantois... ou teria sido por preconceito?
Ignorância ou preconceito não importa. Para mim uma das qualidades fundamentais do presidente da República terá de ser o respeito pelos velhos. Os velhos tem a lucidez daqueles que nada tem a perder porque já estão vivendo no tempo de morrer. Por isso lanço aqui o meu grito: “VELHOS DO BRASIL, UNI-VOS!”.
Além das razões apresentadas, por Rubem Alves, para solicitar a união dos VELHOS DO BRASIL, existem outras muitas. Os aposentados que, ganham mais que salário mínimo, não são contemplados com o aumento de 16%. Gastaria-se Sete Bilhões de reais e a União não os tem. Entretanto houve Nove Bilhões para o Fundo de Pensão da Petrobrás....Qual é mais importante?
Solidários, a RUBEM ALVES, estaremos ao seu lado. Também temos 72 anos. Pena que são poucos que pensam que: “além da lucidez daqueles que nada tem a perder”, os velhos também possuem o desprendimento originado pela satisfação da realização pessoal, do dever cumprido, da ausência de vaidades e ambições. É a idade do “homem sábio”, do “homem serenado”, do homem que apreendeu a se despedir das coisas e das ambições.
Sem a autoridade de Rubem Alves convoco, também, todos os VELHOS DO BRASIL a se unirem contra os que nos desrespeitam, principalmente, quando são autoridade ou agentes políticos remunerados com dinheiro público. Concluímos com um velho provérbio espanhol que não requer tradução: “Cuando los que mandan pierden la vergüenza, los que obedecen pierden el respeto”.

Terrorismo

Companhias têm de cortar 20% dos vôos

Folha de São Paulo
As companhias aéreas terão de reduzir em 20% seus vôos saídos do aeroporto de Heathrow, em Londres, hoje. A medida foi exigência da administração do aeroporto, ainda como reflexo da divulgação, na quinta, de que um plano terrorista teria sido desbaratado. Não foi divulgado por quanto tempo ela ficará em vigor.
Com a adoção de regras de segurança mais rígidas, longas filas passaram a congestionar o aeroporto. Ontem, foi exigida uma redução de 30% dos vôos. O governo diminuiu o nível de alerta no país de "crítico" para "severo".

Nota do Editor - Embora a polícia britânica tenha conseguido evitar os propalados atentados e tenha prendido extremistas, parte da meta do terror foi atingida. Instalou-se o medo nas mentes dos europeus. Com um agravante, sem vitimas a lamentar as pessoas acabam culpando o governo pelos transtornos. Viajar de aviào nunca mais será a mesma coisa, se havia medo de voar, agora há o perigo do viajante virar luz e calor. Civilização é isso? Uma caverna, tragam uma caverna a vida civilizada é muito perigosa.

Seqüestro

Repórter da TV Globo é solto após 24 horas da exibição do vídeo do PCC

Portanova telefonou para a emissora por volta da 1 hora de hoje, dizendo que havia sido solto e que estava bem

Alvaro Magalhães e Marcelo Godoy
Pouco mais de 24 horas depois de a TV Globo ter cedido ao Primeiro Comando da Capital e exibido um vídeo de 3 minutos da facção na madrugada de ontem, a emissora anunciou a libertação do repórter Guilherme Portanova, seqüestrado na manhã de sábado pelo PCC.O jornalista foi deixado no bairro do Morumbi, zona sul da capital, e pediu ajuda numa empresa, cujos seguranças o levaram para a sede da emissora, no Brooklin. No caminho, Portanova ligou para os colegas na Globo. O rapaz chegou à emissora por volta da 1 hora de hoje. Segundo informações de jornalistas da emissora que estiveram com Portanova, ele passa bem. Queixou-se apenas de dores no ombro esquerdo, por ter ficado a maior parte do tempo dentro de um carro. Não foi agredido.

Leia mais
 
Free counter and web stats