sábado, agosto 12, 2006

Seqüestro


Carro usado na fuga foi encontrado queimado

Como foi o sequestro da equipe da TV Globo

De Laura Diniz na agência Estado:
"O repórter da TV Globo Guilherme Portanova e o auxiliar técnico Alexandre Coelho Calado foram seqüestrados por volta das 8 horas deste sábado, em frente à padaria União Fialense, no número 1.709 da Avenida Luís Carlos Berrini, na capital paulista.
Os dois haviam acabado de trabalhar no plantão da madrugada e pararam para tomar café antes de ir embora. Pela proximidade com a emissora, o local é muito freqüentado pelas equipes de reportagem, formadas por repórter, cinegrafista e assistente. Outra equipe tinha deixado a padaria pouco antes.
O motorista Marco Antônio Felipe, funcionário de uma empresa que presta serviços para o Hotel Hilton, disse que estava na porta da padaria quando os criminosos saíram levando as vítimas pelo braço. Ele afirma ter visto dois homens: um mais alto, mulato, de cabelos enrolados, vestindo moletom cinza, e outro mais baixo, de pele morena, cabelo liso, blazer e calça pretos. "O mais alto levava a arma na mão, junto ao peito. O outro estava com a arma na calça. Estavam muito tranqüilos."
Segundo a polícia, quatro ou cinco homens devem estar envolvidos no crime. Eles fugiram num Vectra preto, encontrado queimado pouco depois na Avenida Portugal, na zona sul. "Era um carro roubado. Havia um boletim de ocorrência no 15º DP", disse o delegado titular do 96º DP (Brooklin), Dejair Rodrigues.
Uma motocicleta também foi usada no crime e, talvez, um Gol.
O carro da Globo, estacionado no local, estava aberto com o equipamento, mas nada foi roubado. O cinegrafista da equipe já havia ido embora para casa.
A União Fialense têm câmeras internas, reproduzidas por uma televisão que fica sobre um dos balcões. "Felizmente, não grava nada", disse o proprietário da padaria, Fábio Pereira, com medo. "Eu não vi nem ouvi nada. Só soube quando vi a movimentação, logo depois."
Pela manhã, a TV Globo colocou seguranças privados e policiais militares para acompanhar as equipes nas reportagens. O Estado apurou que muitos assistentes se recusaram a sair da emissora, com medo.
Perguntado se a polícia investiga a possibilidade de o crime ter sido praticado pelo Primeiro Comando da Capital, o delegado disse que "não se descarta nenhuma possibilidade" e "as investigações estão apenas começando".
O governador Cláudio Lembo (PFL) disse que "a cidade em si está tranqüila". "É uma situação complexa, o resto está tranqüilo. O que o governo vai fazer? Estamos acompanhando bem." O governador alegou que não comenta casos de seqüestro. "Não falo. É uma política tradicional de não falar. Não falo em questão de uma política fundamental. Mas as coisas vão no trabalho de rotina da polícia."
A família de Portanova, que vive em Porto Alegre, foi informada do seqüestro por volta do meio-dia e embarcaria à tarde para São Paulo, a fim de acompanhar as investigações.
Portanova trabalha para a Globo desde o começo do ano e já atuou em afiliadas da emissora no Sul do País. No primeiro dia da terceira onda de ataques do PCC, o repórter entrou no ar 22 vezes com boletins sobre os atentados, além de ter feito reportagens sobre a saída de presos no Dia dos Pais."

Foto de Márcio Fernandes/AE

Seqüestro

Comunicado da TV Globo

"A TV Globo informa que o repórter Guilherme Portanova e o auxiliar técnico Alexandre Calado foram vistos por volta de oito horas da manhã em uma padaria, na zona sul de São Paulo, perto da sede da TV Globo. Testemunhas disseram que eles foram levados por dois homens armados. O carro e o equipamento da televisão não foram roubados. A polícia investiga a possibilidade de seqüestro.
Assim que tiver mais informações, a Central Globo de Comunicação manterá toda a imprensa informada.


Central Globo de Comunicação
São Paulo, 12 de agosto de 2006"

Gente fina...

Supostos sanguessugas desistem da reeleição

De O Globo, hoje:
"Um dia depois do anúncio feito pela CPI dos Sanguessugas da relação de 72 parlamentares que podem perder o mandato por envolvimento no escândalo das ambulâncias, pelo menos nove deputados acusados pela comissão desistiram de tentar disputar a eleição deste ano, cinco deles evangélicos. Três outros optaram por concorrer a cargos menos importantes."
Leia mais

Terrorismo

Tragédia com dia marcado

De O Globo, hoje:
"As autoridades de segurança do Reino Unido parecem não ter dourado a pílula quando informaram que o plano para o que seria o maior atentado terrorista desde o 11 de Setembro estava a dias de ser realizado. Citando fontes da Scotland Yard, o jornal “Evening Standard” disse que passagens para vôos da United Airlines — uma das empresas aéreas que seriam alvo de explosões de aviões nas rotas entre Londres e cidades americanas — foram encontradas na casa de um dos suspeitos detidos quinta-feira durante operações policiais no Reino Unido.
Ainda segundo o “Standard”, as passagens estavam marcadas para 16 de agosto, mas havia planos para uma espécie de ensaio-geral, que teria lugar ontem, para testar a estratégia de vários terroristas embarcando com diferentes componentes de bombas a serem montadas em pleno vôo: os explosivos líquidos seriam disfarçados em garrafas de bebidas isotônicas."
Leia mais

Sargento...


Fonte:http://www.abobradiario.blogspot.com/

Brinquedinho...

O novo xodó dos ricos brasileiros

Esse aviãozinho da foto é a nova mania entre os ricos brasileiros. É o Cirrus, um monomotor de quatro lugares, de fabricação americana. Um dos seus maiores atrativos é um pára-quedas que o sustenta em quatro pontos em uma emergência. Nos últimos meses, vários executivos do mercado financeiro e donos de bancos de investimentos compraram um. É também o mais novo brinquedo do empresário carioca Alexandre Accioly. Lá fora, os donos mais célebres do avião são o casal Brad Pitt e Angelina Jolie (que, aliás, pilota o Cirrus a todo momento). A brincadeira pode custar até 530 000 dólares. Mas há modelos mais baratinhos, na faixa dos 240 000 dólares. (Veja)

Viva o Brasil

Contradições

O faminto só tem um pensamento na cabeça: comida. Discursos não aplacam a necessidade de alimento. Lula tem o apoio maciço de pobres e desvalidos. Ganha disparado no rincão do desespero, no antro das aflições, no vale dos esquecidos. Paradoxalmente ganha também no salão dos abastados, que receberam tudo e querem mais, sempre mais, insaciáveis. O andar de baixo está feliz, sentiu a aragem da esperança. Populismo? Pode até ser, mas o que vai ficar na história é que Lula promoveu uma radical mudança no conceito de distribuição de renda. Colocou em prática a teoria, antes mera miragem, de agora em diante realidade palpável. Lula tem grande chance de ser reeleito, o que poderá ser objeto de lamentações futuras. O Brasil precisa mais do que um viajante que dá esmolas, melhor seria dar escolas. Espalhar migalhas é suficiente para reeleger o presidente, mas é incapaz de suprir as necessidades da nação, que cresce em ritmo de Haiti, devagar, quase parando. Com Lula nada vai mudar. “Nosso Guia” continuará alimentando a sanha do “mercado” com ouro em pó extraído da classe média. O Brasil precisa de um projeto consistente. Isso está fora do alcance de Lula.

Sidney Borges

Pinocchio 2, ou 3?

Esqueceram de combinar

O que disse Paulo Okamoto sob juramento no dia 22 de novembro de 2005 em depoimento à CPI dos Bingos sobre o pagamento de uma dívida de R$ 29 mil de Lula:

* “Durante a tratativa que fiz junto com o Partido, com o Delúbio Soares, jamais comentei com o Presidente que esses débitos se encontravam em aberto. Mesmo porque, como já me manifestei anteriormente, considero que esses débitos foram lançados equivocadamente e que a cobrança desses valores é indevida porque todos os gastos feitos, nesse caso, se referem a gastos feitos mediante representação do dirigente do Partido.”

O que disse Lula na sexta-feira em entrevista ao Jornal Nacional ao tentar explicar por que não pagou a dívida que tinha com o PT:

* “Primeiro, porque ele (Okamoto) admite que cometeu um erro de não ter descontado na minha indenização quando eu me afastei do PT. Segundo, eu não devo ao PT, portanto eu não deveria pagar. O que eu disse é o seguinte: quer pagar você (Okamoto) paga porque eu não vou pagar porque não devo ao PT.”

Alguma dúvida de que alguém mente? (Noblat)

Campanhas educativas

Câmara aprova programa “Sua cidade, sua casa”

O Projeto de lei que institui o programa “Sua cidade, sua casa” foi aprovado por unanimidade na última terça-feira, em sessão da Câmara Municipal.
De autoria do presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), o programa consiste em campanhas educativas, direcionadas à população e aos alunos da rede municipal de ensino, sobre a importância da limpeza urbana como fator de recuperação dos recursos naturais, abrangendo também a prevenção da saúde pública.
A divulgação do programa será feita através de material impresso sobre o tema e equipamentos identificados com a mensagem “Sua cidade, sua casa”, adequados à coleta de lixo urbano, que serão instalados em vias públicas.
De acordo com o autor do projeto, manter a cidade limpa e bem cuidada é função de todos que nela habitam e convivem, “este programa tem como objetivo desenvolver em nossos cidadãos a conscientização de que suas atitudes e esforços são fundamentais para atingir o desenvolvimento e manter a cidade limpa”, disse Dr. Ricardo, enfatizando que o programa é benéfico para toda população, “é um programa que custa barato e se a prefeitura for parceira teremos um resultado que trará muitos benefícios para a cidade, em todos os setores”, concluiu.

Fonte: Laura Valesi Ennes - Comunicação ACIU

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 12 / 08 / 2006

Plano Diretor terá reuniões preparatórias
Prefeitura congela mais um núcleo habitacional irregular
Campanha de vacinação anti-rábica será prorrogada
Consumidores e comerciantes de Ubatuba têm nova opção para compra de frutas e hortaliças
Festival Gastronômico de Ubatuba homenageia os pais neste domingo
Perequê Açu recebe concurso de escultura na areia no dia 27
Prefeitura de Ubatuba homenageia atletas que disputaram Jogos Regionais
Inscrições para a segunda etapa do Municipal de Surfe podem ser feitas até o dia 16
Equipes da Escolinha Municipal de Surfe levam primeira etapa do Circuito Nicoboco

Leia aqui

Manchetes do dia

Sábado, 12 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“ONU aprova cessar-fogo e envio de tropa ao Líbano”
Um mês e pelo menos 870 mortes depois do início do conflito entre Israel e o Hizbollah, o Conselho de Segurança da ONU adotou ontem por unanimidade uma resolução negociada entre Washington e Paris, para tentar pôr fim ao confronto. Entre outros pontos, a medida pede um cessar-fogo e autoriza o envio de uma força de paz com 15 mil homens para o sul libanês.
O cessar-fogo não é imediato: o cronograma de sua implementação será negociado no fim de semana pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan. A retirada israelense da área do sul do Líbano ocupada desde 12 de julho, quando o grupo terrorista seqüestrou dois soldados, se dará em paralelo ao avanço das forças internacionais e do Exército libanês na região.

O Globo:

“Depois dos Sanguessugas, PF prende quadrilha de "saúvas"”
Um dia após o pedido de cassação de 72 parlamentares ligados a máfia dos sanguessugas, que desviava verbas da saúde a Polícia Federal prendeu ontem 30 pessoas entre elas 9 servidores públicos civis e 10 militares acusados de se beneficiar de dinheiro da merenda escolar no Amazonas e de cestas básicas para flagelados da seca que atingiu a Região Norte ano passado. Entre os presos há um coronel dois tenentes-coronéis e quatro capitães do Exército, além do secretário-executivo da Fazenda do Amazonas e o superintendente da Conab. Segundo a PF a quadrilha comprava servidores com viagens a Disney e (....) as crianças "açúcar contaminados por fezes de rato, arroz infestado por parasitas, peixe contaminado por lamas e feijão de qualidade duvidosa", Só no ano passado foram desviado R$ 53 milhões.

O Estado de São Paulo:

“Israel aceita acordo, mas ataca mais”
Israel aceitou ontem os termos do acordo para um cessar-fogo na luta que trava contra o grupo islâmico Hezbollah, no sul do Líbano. A proposta de r5esolução que a ONU está discutindo prevê o envio de uma força multinacional de 15 mil homens ao sul do Líbano para apoiar o Exército libanês. Essas tropas ocupariam posições conjuntamente na região, à medida que as forças israelenses se retirassem. Representantes dos EUA e da França, os países que elaboram o texto, disseram que a expectativa era aprovação pelos 15 membros do Conselho de Segurança.
Do lado libanês, o primeiro-ministro Fuad Siniora se reúne hoje de manhã com seu ministério para dar o aval à proposta de resolução. O Hezbollah é parte do governo (no qual tem dois ministros) e pressupõe-se que também aceitou o acordo. Apesar disso, o conflito se agravou com a decisão de Israel de deslanchar ontem mesmo uma grande ofensiva terrestre no sul do Líbano. A guerra hoje completa um mês, com um saldo de 1.034 libaneses e 123 israelenses mortos.


Jornal do Brasil:
“Grupo de militares desvia R$ 53 milhões do Exército”
Durante seis anos, 11 militares e oito empresários e funcionários públicos fraudaram licitações do exército para a compra de merenda escolar e de alimentos. De um total de R$ 354 milhões desviavam R$ 53 milhões. A operação Saúva da Polícia Federal liquidou a quadrilha.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Notícias da Unitau

Unitau é destaque em Congresso de Comunicação

O Departamento de Comunicação Social da Unitau tem mais um motivo para comemorar. Depois da classificação de duas alunas para a Semana Estado de Jornalismo e da premiação do primeiro lugar no Expocomsur, 13 trabalhos foram selecionados para participar do Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação). O evento é realizado durante o congresso da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares) que este ano acontece de 6 a 9 de setembro, na Universidade de Brasília.
O Expocom é uma exposição que reúne trabalhos de estudantes de comunicação de todo país, das áreas de Cinema e Vídeo, Editoração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e Tv e Relações Públicas. “Todos os anos temos trabalhos finalistas, e este ano houve um aumento por causa do curso de Relações Públicas que teve 4 trabalhos selecionados”, afirma José Felício Goussain Murade, chefe do Departamento.
Este ano, trinta e cinco trabalhos foram inscritos e os selecionados estão nas modalidades de Cartum, Charge, História em quadrinhos, Fotografia Artística, Ensaio, Radionovela, Organização de evento, Projeto de Assessoria de Comunicação, Projeto Experimental Institucional, Vídeo Institucional, Campanha de Promoção, Jornal Digital e Livro Reportagem. De acordo com Murade, a seleção mostra o crescimento do Departamento e aponta não só a eficiência como também a qualidade de ensino.
O Expocom proporciona aos estudantes a experiência de participar de um evento com grande peso no mercado, onde poderá encontrar além das exposições, um Simpósio que discutirá a metodologia do próprio evento bem como as novas tendências de linguagens, técnicas e práticas na elaboração de produtos midiáticos, além da produção laboratorial.
A partir do dia 7 o Expocom estará aberto ao público, e no dia 8 os finalistas serão premiados. Os primeiros lugares receberão um troféu; Já os segundos e terceiros colocados receberão menções especiais concebidas pelo júri.

Staphanie Moreira
ACI - Agência de Comunicação integrada

Departamento de Comunicação Social - UNITAU

Nas ondas do Surf



Segunda etapa do Ubatuba Surf Challenge agita Ubatuba

Confirmada a próxima etapa do Circuito Municipal Ubatuba Surf Challenge para os dias 18, 19 e 20 de agosto na Praia da Itamambuca.
O evento coloca em jogo 16 títulos para os melhores de 2006 e pelo jeito a briga vai ser bem acirrada.
A famosa praia da Itamambuca será palco da segunda etapa que promete agitar o final de semana.
Ubatuba conta com um contingente muito forte em termos de atletas profissionais e sem dúvida nenhuma, ser campeão profissional em Ubatuba é um mérito muito grande.
Feras como, Edgar Bischof, atual líder da categoria profissional, Isaias Silva, Saulo Junior, Diego Santos, Edgley Santos, Odirlei Coutinho e Renato Galvão prometem levantar o público presente com um verdadeiro show de surf, digno de verdadeiros campeões.


Edgar Bischof acelerou e largou na frente e agora está de olho no tri

“Estou bem confiante, me dando bem nos campeonatos e com pranchas boas, espero com certeza me dar bem nessa próxima etapa”. comentou Edgar Bischof, campeão da última etapa.
O Circuito Municipal é de grande importância também para as categorias de base, pois o ranking do circuito é utilizado como parâmetro para a formação da equipe que representará Ubatuba em competições em outros municípios.
Devido ao grande número de atletas da categoria feminino que participam do circuito municipal, data foi alterada devido ao conflito com a etapa do Petrobras feminino.
Os atletas que não apresentaram a declaração escolar na primeira etapa tiveram 50% de seus pontos retirados.
Importante lembrar que os alunos que não apresentarem declaração escolar não irão competir.
As inscrições estarão abertas de 09 a 16 na sede a Associação Ubatuba de Surf, localizada a Rua Conceição, 120 – Loja 16, no Ubatuba Praia Shopping, centro.

As inscrições serão de R$30,00 para sócios e R$35,00 para não sócios.

Patrocínio: Marmott, Maraberto, Hawaiian Dreams, Goóc, Long Island, Roxy Acessórios e Bica do Curió
Co-patrocínio: Perequim restaurante e pizzaria, Rocky, Bennett, Craft Fin, Acquatec, Itamambuca e
ubatubasurfcam.com.br
Apoio: Freedom, Texiglass, Motta, Chalés de Netuno, Surf Expresso, Super Fibra, Localiza, Bruzzi, Wave Star e Adriano Art.
Colaboração: Super Session
Apoio: Prefeitura Municipal, Supervisão Federação Paulista de Surf e Realização Associação Ubatuba de Surf.


Rege Galvão
Assessor de Imprensa
www.aus.org.br

Drama familiar

Adolescente com doença rara precisa de ajuda médica

Cristiane Zarpelão
O adolescente João Felipe Gomes é vítima de uma doença rara, chamada Epidermólise Bolhosa Distrófica. Sua tia, Vandelice Santana Zuin, que mora em Ubatuba há 33 anos, procurou o Imprensa Livre em busca de ajuda.Segundo os familiares, o garoto nasceu saudável e a partir dos três dias de vida, os sintomas apareceram e a doença foi se agravando. Hoje João Felipe tem 15 anos e seu sofrimento aumenta a cada dia.
De acordo com especialistas, as epidermólises bolhosas são dermatoses bolhosas congênitas que levam à formação de bolhas espontaneamente ou após trauma. São reconhecidos três grupos: simples, juncional e distrófica.
Nas formas distróficas - como é o caso de João Felipe -, o defeito genético deve-se à mutação no gene COL7A1, responsável pela codificação do colágeno VII, principal constituinte das fibrilas de ancoragem, que participam na aderência da lâmina densa à derme.
Vandelice relatou que o corpo de seu sobrinho apresenta ulcerações nas pernas, alterações dentárias, bolhas e lesões parecidas com queimaduras nos braços e tronco. Segundo ela, os sintomas começaram a ser percebidos a partir do terceiro dia de vida de João Felipe, pois foram observadas pelos familiares distrofias nas unhas das mãos e pés.
A doença é considerada hereditária e, de acordo com Everton Santana, primo de João Felipe, nenhum caso semelhante foi observado na família. “A mãe do João tem outros filhos que inclusive já tem filhos e ninguém tem isso. O João é o caçula”, contou.Vandelice disse ainda que a mãe de João, Laura Gomes, coincidentemente, antes de engravidar, resolveu fazer um curso de enfermagem. “Ela nunca imaginou que necessitaria tanto desses conhecimentos”.

Atualmente João Felipe e seus pais estão vivendo na Bahia, em Santa Cruz Cabrália, mas pretendem retornar a Ubatuba. “Todos os familiares estão buscando meios para acabar com o sofrimento do garoto. Estamos tentando de tudo que é jeito para achar uma cura para o João”, disse a tia emocionada.
“Minha irmã recebe uma grande ajuda do Posto de Saúde de lá, como doação de gase por exemplo, pois João necessita de alguns rolos por dia. Para se ter uma idéia, ela usa no João meio quilo de vaselina por curativo”, contou Vandelice.A necessidade maior da família é divulgar esse caso para ver se em algum lugar do país ou até mesmo do mundo, algum médico tenha descoberto a cura dessa doença. “Precisamos não só de ajuda financeira, mas principalmente de ajuda médica. A ciência vem se aperfeiçoando de tal forma que é possível que algum médico ou especialista possa saber de algum tratamento eficaz ou de até mesmo uma cura”, concluiu a tia esperançosa.
Os telefones de contado de Vandelice, caso haja alguém que queira ajudar ou dar informações à família, são: (73) 9122-7766, (73) 3282-2818, falar com os pais do garoto, Laura e Edvaldo ou em Ubatuba, (12) 3832-3392 com Vandelice.

Para quem quer chegar lá...

Manual do candidato

Já está a caminho da segunda edição o livro Campanha Política, como ganhar uma eleição - Regras e Dicas, do jornalista e marqueteiro Jorge Oliveira (ed. Girafa), lançado esta semana. À venda nas livrarias de todo o País, o livro revela 27 regras e mais de 250 dicas, muito úteis a candidatos e profissionais de comunicação, como “Cuidado com os bajuladores”, “Não hesite em demitir o marqueteiro para salvar a campanha”, “Mantenha a discrição e desestimule a euforia da equipe quando o candidato alcançar um bom índice nas pesquisas” e “Cuidado: é comum em campanha a infiltração de espiões”. O livro de Jorge Oliveira, com ilustrações do genial Enio Lins, é leitura obrigatória. (Cláudio Humberto)

À beira da falência moral...

Procurador da Câmara dos Deputados ameaça Transparência Brasil por campanha contra voto em indiciados por crimes

O deputado Ney Lopes, procurador legislativo da Câmara dos Deputados, ameaçou processar a organização não-governamental Transparência Brasil pelo fato de esta promover a campanha “Não vote em mensaleiro” (e sanguessuga, gafanhoto etc.).
A campanha exorta o eleitor a não votar em indivíduos indiciados na Justiça por diferentes tipos de crimes.
Conforme ofício dirigido à entidade pelo gabinete do deputado Lopes, a campanha “Não vote em mensaleiro” atentaria contra o Parlamento Nacional.
Em resposta ao deputado Lopes, o diretor executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, afirma que
“Não há razão jurídica que impeça qualquer cidadão ou organização de pregar ao eleitor que evite votar neste ou naquele indivíduo por qualquer razão que seja, desde que verídica.
“É verídico que parlamentares foram indiciados na Justiça como réus em inquéritos relativos a escândalos como os do Mensalão, dos Sanguessugas, dos Gafanhotos e tantos outros.
“Sendo verídico, nada há que nos impeça de instar o eleitor a evitar votar no gênero de indivíduo que se comporta de modo a dar motivos para sofrer indiciamento criminal.
“Observo, ainda, que o uso da Procuradoria Parlamentar da Casa para pressionar uma entidade no sentido de esta deixar de exercer o que é um direito constitucionalmente assegurado nada tem a ver com a preservação de direitos da Câmara dos Deputados, mas representa meramente a defesa de interesses individuais de parlamentares acusados de crimes.”

Fonte: Transparência Brasil - Enviado por Ronaldo Dias

Nota do Editor: A notícia dispensa comentários, mas mesmo assim não posso calar frente à indignação que toma de assalto meus sentimentos. Se não há impedimentos jurídicos contra mensaleiros, sanguessugas e outros parasitas que infestam e estrangulam a nação, há impedimentos - e muitos - de ordem moral. Não vote em mensaleiros, sanguessugas e demais criminosos que habitam nossas instituições. Perto deles Marcola é aprendiz. Vivem sem produzir, usufruindo do suor alheio. Inúteis (Sidney Borges)

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 11 / 08 / 2006

Audiência apresentou minuta do Plano Diretor Participativo de Ubatuba
Região Sul de Ubatuba recebe melhorias
Comunidade do Corcovado participa de atividades promovidas pela Sala Verde
Eleição da CIPA acontece na próxima semana
Prefeitura de Ubatuba e Comissão Municipal de Emprego promovem capacitação profissional
8ª Fest SABE da Tainha acontece neste final de semana em Ubatuba
ADUBA promove show de prêmios
Bodyboarder de Ubatuba é terceira colocada no ranking bodyboarding

Leia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 11 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Inglaterra diz que evitou atentado”
Em ação iniciada na madrugada de ontem, a polícia inglesa afirmou ter evitado o que seria o maior ataque terrorista da história do Reino Unido. Segundo o secretário do Interior britânico, John Reid, a ação teria provocado mortes civis "numa escala sem precedentes". Vinte e quatro suspeitos foram presos em Londres e outras duas cidades, acusados de tramar uma série de explosões em aviões comerciais que partiriam do aeroporto de Heathrow, em Londres, para os EUA. A polícia inglesa não divulgou nomes, nacionalidade ou fotos dos suspeitos nem outras evidências da conspiração.
De acordo com o secretário de Segurança Interna dos EUA, Michael Chertoff, os suspeitos planejaram levar para dentro dos aviões líquidos "que separadamente poderiam ser inócuos, mas que, misturados, poderiam ser usados para fazer uma bomba". Baterias de celular ou de CD players seriam usadas como detonadores.


O Globo:

“CPI quer cassar 72 , mas eleitor pode punir antes”
Em meio ao maior escândalo da história do Legislativo brasileiro a CPI dos Sanguessugas aprovou relatório recomendando a abertura de processo de cassação de mandato contra 72 parlamentares acusados de envolvimento coma máfia de superfaturamento das ambulâncias. A comissão concluiu que há indícios suficientes da quebra de decoro de 69 deputados e três senadores 12% do Congresso, acusados de corrupção passiva, condescendência com o crime e advocacia administrativa. A maioria dos acusado pela CPI tentará a reeleição em outubro e o processo no Conselho de Ética deve demorar o que significa que só o eleitor pode punir antes nas urnas, os acusados. O relatório que ainda é parcial, inocentou 18 deputados por falta de provas mas eles podem ser alvo de novas investigações da CPI após as eleições.

O Estado de São Paulo:

“Ingleses frustram maior plano terrorista desde 11/09”
A Grã-Bretanha anunciou ontem de manhã ter desfeito uma ameaça terrorista comparável aos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. O plano era derrubar pelo menos dez aviões com o uso de explosivo líquido, não detectável pelos mecanismos de segurança dos aeroportos. Segundo a Scotland Yard, seria "um assassinato em massa numa escala inimaginável". Uma megaoperação policial resultou na prisão de 24 suspeitos em Londres e outras cidades da Inglaterra. Até o fim da noite continuava a busca de pelo menos mais cinco pessoas.
Segundo estações de TV britânicas, os terroristas pretendiam embarcar em aviões de pelo menos três companhias americanas - United, American Airlines e Continental. Um aviso dos serviços de inteligência de Washington teria ativado o "alerta crítico" em Londres. O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, em férias no Caribe, estava discutindo o caso com o presidente dos EUA, George W. Bush, desde domingo. O governo paquistanês confirmou ter colaborado com as investigações. O plano pode ter tido participação da organização Al-Qaeda e seria o "bigone", megaatentado temido desde o 11 de setembro de 2001, particularmente pela aproximação do aniversário de cinco anos daquele ataque.

Jornal do Brasil:

“Terror no ar”
A Polícia britânica impediu ontem que se consumasse a "chuva de aviões" sonhada pelo terrorista Osama Bin Laden da Al-Qaeda. O plano homicida anunciado depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, resultaria na explosão de 10 aviões sobre o Oceano Atlântico.
A tragédia abortada pela prisão de 24 suspeitos, coincidiria com o fim das férias escolares e a tingiria os jatos nas rotas Londres EUA. Os explosivos entrariam nas aeronaves ocultos em bagagens de mão. Pelo menos 3 mil passageiros ou tripulantes seriam executados nos ares.

quinta-feira, agosto 10, 2006

Leia o relatório

A íntegra do relatório da CPI dos Sanguessugas.

Demora um pouco a abrir porque são 975 páginas.

O relatório foi aprovado pelo plenário da CPI com apenas um voto contrário e uma abstenção (ver nota abaixo).

Os nomes de parlamentares acusados de participarem da Máfia dos Sanguessugas seguirão para as Corregedorias da Câmara e do Senado. Ali eles poderão se defender mais uma vez.

As Corregedorias têm poder para arquivar processos. Os que elas julgarem que devam ser abertos seguirão para os Conselhos de Ética da Câmara e do Senado.
(Blog do Noblat)

Rssssssssss


Campanha anti-Lula

Nas ondas do Surf



WQS Billabong Yumeya Tahara Pro

Ao contrário de Hizunomê, Odirlei Coutinho e Renato Galvão partiram para mais longe e deram a volta ao mundo para correr o Billabong Yumeya Tahara Pro, evento nível 6 estrelas que rolou na praia de Akabane, em águas japonesas.
Renato Galvão entrou com fome de vitória e foi com tudo pra cima de seus adversários.
Galvão somou 14,50 para despachar os japoneses, Naohisa Ogawa 3º e Keisuke Imada 4º. O australiano Nick Riley, que somou 12.16 ficou em segundo e garantiu sua vaga para o próximo round.
O 19º confronto contou com Odirlei que entrou na rodada dos 96 com a dura missão de encarar dois talentosos atletas brasileiros, Leonardo Neves e o ex top WCT, Guilherme Herdy.
Odirlei teve dois bons scores e ficou na briga o tempo todo, porém, não consegiu uma nota 6.78 para continuar na competição.
Herdy venceu a bateria, seguido por Leo Neves com Odirlei em terceiro e o americano Che Stang em 4º.
O 22º confronto contou com a presença de Renato Galvão que não conseguiu ter o mesmo rendimento da bateria anterior.
Galvão ficou próximo da classificação até quase o final da bateria, até que Jarrad Howse conseguiu um bom score e pulou de segundo para primeiro, deixando Renato precisando de um 5,67 para se classificar.
No final da bateria Renato cometeu interferência e deu adeus a competição.
A bateria foi vencida pelo australiano Jarrad Howse, com 10.87, segundo o americano Dane Johnson, 10.70, seguido por Renato Galvão, 7.67 em terceiro e o taitiano Alain Riou, 6.04 em quarto.
O evento foi vencido pelo Sul-africano Royden Bryson que derrotou o brasileiro Bernardo Miranda na final.
Os atletas se encontram agora na Europa para disputarem os eventos na França e Portugal.

Ranking após as etapas da Inglaterra e Japão

Colocação

57 - Hizunomê Bettero
67 - Odirlei Coutinho
82 - Renato Galvão
212 - Diego Santos

Rege Galvão
Assessor de Imprensa
www.aus.org.br

Terrorismo

Polícia inglesa aborta plano para explodir aviões

Da Agência Estado:
"O Reino Unido vive nesta quinta-feira mais um dia de tensão diante da ameaça do terrorismo internacional. O ministro do Interior, John Reid anunciou nesta manhã (horário local) a descoberta de um plano para a explosão sobre o Oceano Atlântico, de aviões que decolariam do país com destino aos Estados Unidos, matando centenas de pessoas.
"O objetivo era derrubar um número de aviões através de explosões no meio do vôo causando muitas mortes", disse Reid. Fontes do MI5, o serviço secreto britânico, afirmam que os terroristas pretendiam explodir pelo menos nove aviões.
Segundo a Scotland Yard, pelo menos 21 pessoas foram presas durante a madrugada em Londres e cercanias, em sua maioria cidadãos britânicos de religião muçulmana. Eles integrariam o grupo que realizaria ataques a bordo das aeronaves com explosivos carregados em suas bagagens de mão. As emissoras de televisão britânica especulam que os suspeitos utilizariam explosivos líquidos."
Leia mais

Candidatos

Mais perto da Assembléia

Paulo Ramos, ex-prefeito de Ubatuba, cuja candidatura está impugnada, conseguiu uma vitória importante. A denúncia de filiação fora do prazo foi arquivada. Cabe esperar a manifestação final do TSE.

Sidney Borges

Varig

Calote cruel

Dez dias após a venda da empresa, os funcionários demitidos da Varig nem sequer tiveram homologadas suas rescisões. Sem contar quatro meses de salários, FGTS não depositado, 13º, férias vencidas etc. (Cláudio Humberto)

Opinião

“Alerta máximo”

Corsino Aliste Mezquita
Aqueles que já vivemos mais de setenta anos, andando, por vários países e vivenciamos a política sem, com ela, nos envolver em paixões partidárias, guias ideológicos, torcidas organizadas em volta de partidos e candidatos, como se times de futebol fossem, estamos assustados, aflitos e temerosos com o momento político que o país vive. O Sr. Presidente “nunca sabe de nada”, segundo levantamento de Joelmir Beting esteve 81,9% (oitenta e um, ponto nove, por cento) do seu mandato fora de Brasília, tirou importância aos “mensaleiros”, “sanguessugas”, e deu, total apoio, aos Waldomiros, Josés, Ricardos, Marcos, Valeroduto etc..etc.
Não fosse isso suficiente os ministros que apoiaram a violação das contas dos Francenildos estão oferecendo, para São Paulo, o EXÉRCITO, com canhões e tanques nas ruas. Após essa insistência e conhecedores de fracassos anteriores ficamos apavorados quando lemos, na Folha de S. Paulo, as informações abaixo transcritas:
“No começo da manhã, em outro ataque, UMA GRANADA DE USO EXCLUSIVO DO EXÉRCITO caiu ao lado do setor de atendimento do POUPATEMPO da LUZ, também no centro. Ninguém ficou ferido só porque a Granada não explodiu- apesar do pino ter sido puxado. O horário de atendimento já estava aberto. No andar de cima fica uma garagem da POLÍCIA CIVIL.”
“Mais um artefato foi lançado contra o prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, ao lado do mesmo POUPATEMPO” (Folha C1 de 08-08-06)
“Uma granada de USO EXCLUSIVO DAS FORÇAS ARMADAS foi encontrada em jardim ao lado do túnel da Nove de Julho, um dos principais corredores viários de S. Paulo”
(Folha A1 de 09-08-06)
As informações acima são preocupantes. Como é que granadas de USO EXCLUSIVO DO EXÉRCITO E DAS FORÇAS ARMADAS estão em mãos dos bandidos?.
Foi descuido, dos dirigentes, nos cuidados dos paióis bélicos?. Como coloca-los na rua antes de apurar essas falhas?.
O Ministro da Justiça não deveria pesquisas como essas granadas foram parar nas mãos dos bandidos, antes de oferecer o Exército para patrulhar as ruas de São Paulo?.
Como alguém que não tenha interesses políticos escusos podia visar o Poupatempo? Órgão de grande interesse social criado e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo.
As ofertas insistentes do Ministro da Justiça, as granadas de uso exclusivo do Exército, o fato de terem sido jogadas no Poupatempo, a não liberação dos cem milhões de reais prometidos em maio, etc... são amostragens, que podem justificar as declarações enfáticas do Sr. Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dr. Saulo de Castro, de que grupos e partidos podem estar dando apoio aos ataques. Em maio, o candidato ao Governo do Estado, José Serra, fez idêntica declaração. Os mesmos que agora prometem processar, o jurista Saulo Castro, prometeram processar, o economista José Serra. Não se conhecem os processos. Qual será a causa?. A conclusão óbvia é que, ambos, antes de falar sabiam o que estavam falando e tem provas para se defenderem. Jurista não costuma falar o que não pode provar.
Essas informações são preocupantes. Uma pessoa simples disse-me ontem: “Estão querendo detonar a candidatura de Geraldo Alckimin”. Respondi: “Com esses métodos estão querendo acabar com o Brasil. A guerra, em quaisquer de seus níveis, leva ao atraso, a paralisação, a destruição e a morte”.
O alerta máximo está dado. Fiquemos atentos. Os caminhos do Brasil estão lamacentos e minados, como nunca antes estiveram.

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 10 / 08 / 2006

Sumidouro recebe guias e sarjetas
Guarda Municipal equipa motocicletas

Leia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 10 / 08 / 2006

Folha de São Paulo: “Serra mantém vantagem em São Paulo e ganha no 1º turno”
O Globo: “Rosinha prorroga a farra das vans até 2011 no Rio”
O Estado de São Paulo: “Israel amplia ofensiva no sul do Líbano”
Jornal do Brasil: “Lotéricas anunciam greve para segunda”

quarta-feira, agosto 09, 2006

D'après Rondônia

Delicada questão constitucional

Ninguém tem dúvida que o presidente da assembléia legislativa de Rondônia é aquilo tudo que apareceu na mídia e mais alguma coisa. Ninguém duvida que quase todos os deputados estaduais de Rondônia, são o mesmo que ele, e mais alguma coisa. Mas como resolver esta questão sem se ter cobertura constitucional?
Um deputado estadual num estado federado, tem as mesmas imunidades que um deputado federal. Ele não pode ser processado sem que o poder legislativo autorize a partir de uma solicitação do poder judiciário. Nesse sentido a prisão do deputado estadual presidente da assembléia de Rondônia, careceu de base legal. Foi uma arbitrariedade já que não há previsão constitucional para aquele ato.
Bem, digamos que ele seja um delinquente. Mas num estado de direito se deve ter previsão para os atos do sistema de justiça e segurança. E esse não tem. O precedente não é positivo, pois amanhã pode ser um deputado federal ou estadual com imunidade, portanto, que seja constrangido por razões políticas. Um caso como esse deveria levar o Congresso a - de forma urgente - prever os procedimentos que - ao mesmo tempo - detenham o deputado-delinquente mas garantam o estado de direito.
De outra forma as garantias constitucionais se fragilizam e isso é perigoso. Pode ser que a hipótese de um caso de abuso de poder por razões políticas, seja raro. Mas não se deve deixar brecha. Talvez uma emenda constitucional possa prever uma solução rápida, com a interveniência do senado em sessão secreta, com ação simultânea da PF por ordem judicial. Mas não se pode, por ser um delinquente, deixar este caso passar simplesmente, ao arrepio do estado de direito. Situação delicada, é verdade! E de difícil defesa pela gravidade dos fatos, comprovados! (Cesar Maia)

EMBRAER

Prezado Sidney Borges,

Temos a satisfação de convidá-lo(a) para acompanhar a visita do Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates e delegação às instalações da Embraer.
O evento será realizado no dia 10 de agosto de 2006, quinta-feira, a partir das 10h30, na sede da Empresa, em São José dos Campos.
A Embraer disponibilizará transporte saindo às 8h da Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, 510, Itaim Bibi, São Paulo.
Favor confirmar presença.


Atenciosamente,

Departamento de Comunicação

Nas ondas do Surf

WQS - Rip Curl Boardmasters

Após a etapa de Huntington Beach, na Califórnia, o esquadrão ubatubense se dividiu novamente em busca dos importantes pontos da divisão de acesso.
Hizunomê Bettero carimbou seu passaporte e seguiu rumo às águas geladas do velho mundo para disputar o Rip Curl Boardmasters, que acontece todos os anos em Newquay, Inglaterra.
Neste mesmo lugar Renato Galvão conquistou sua primeira vitória em uma etapa do WQS em 2003.
Hizunomê Bettero começou bem o evento que contou com vento forte e mar bastante mexido. Hizú não poupou esforços e acelerou no round de estréia para atropelar seus adversários. Hizú somou 15,67 deixando o americano Micah Byrne em segundo com 12,3.
No round dos 96 Hizú não conseguiu o mesmo desempenho e acabou finalizando a competição com o 4º lugar em sua bateria.
O Aussie Luke Munro foi o vencedor do confronto seguido pelo brasileiro James Santos.
David Weare foi o grande campeão da etapa da Inglaterra que agora segue para a França e finaliza em Portugal.


Rege Galvão
Assessor de Imprensa
www.aus.org.br

Civilização em questão...

Operação Carrapato

A Associação Companhia das Patas, entidade da sociedade civil que agora envolve as entidades protetoras do litoral norte Apauba, Bichos da Rua e Apailha, representada por mim na qualidade de presidente, visa uma melhor interação entre a saúde pública e o bem estar animal. Não, nós não nos importamos somente com os cachorros e gatos. Nós lutamos pela melhoria da qualidade de vida de todos os seres. Dos quadrúpedes aos bípedes. Nós não queremos incendiar o CCZ ou queimar os seus fúncionários em praça pública. Nós não somos “um bando de donas de casa desocupadas”, mesmo porque o serviço doméstico consome bastante tempo. Nós estamos aqui para auxiliar o poder público a controlar o desequilíbrio populacional animal, para melhorar as condições sanitárias do ambiente, e principalmente ajudar as pessoas que amam seus animaizinhos de estimação mas não tem instrução ou poder aquisitivo para cuidar deles de forma adequada. E não me venham com o discurso “quem não tem condições financeiras não deveria ter cachorro”, porque se com os programas de planejamento familiar e toda a distribuição de anti-concepcionais e preservativos, casais cuja renda mensal não chega a R$ 700,00 têm 5 filhos, como você vai explicar que eles não podem ter um cachorro? A abordagem tem que ser outra. Após várias reclamações de munícipes de Caraguá, a Cia. das Patas entrou com uma representação no Ministério Público para avaliar as condições em que os animais são mantidos durante os cinco dias que os separam da injeção letal. Sim, segundo protocolo seguido pelos veterinários responsáveis, findo o prazo é esse o destino que os aguarda. Você não sabia?
A visita foi feita. O laudo da Dra. Rita de Cássia Garcia, ex-diretora do CCZ de São Paulo e vice-presidente do Instituto Nina Rosa, será encaminhado à Promotoria e caberá ao MP tomar as devidas providências. Nós, da Companhia das Patas gostaríamos que o Prefeito de Caraguatatuba, Sr. Aguillar, e o Secretário da Saúde, Dr. Olegário, tomassem conhecimento da situação de abandono em que se encontra o CCZ, que não dispõe nem ao menos de jornal ou caixas de papelão para proteger os filhotes do chão úmido e gelado, sem falar nos estrados que os cães adultos necessitam para dormir no seco.Não estamos pedindo comedouros de inox, caminhas ou roupinhas para esses animais. Queremos apenas que as normas contidas no Boletim Epidemiológico Paulista, publicação da Vigilância Epidemiológica do Estado, sejam cumpridas à risca. Afinal, o que o Estado preconiza não é nem um pouco impraticável, como podem alegar certos profissionais desatualizados.Talvez falte simplesmente competência e bom coração. Matar animais indefesos em nome da Saúde Pública não funciona mais, é péssimo para a imagem de qualquer administrador público, e a recompensa daqueles com sangue nas mãos será uma cela imunda, abafada e fétida com vista para um lago de enxofre.


Vivian Saadi Sampaio
Associação Cia. das Patas

Notícias do telhado...

Chávez diz ter notícias "animadoras" sobre recuperação de Fidel

da Folha Online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira que tem "notícias muito animadoras" sobre a recuperação do ditador cubano Fidel Castro, 79.
Chávez acrescentou que o governante cubano lhe confessou que, se morrer, a revolução iniciada há 47 anos seguirá seu rumo.
"Permito-me tornar público o que Fidel Castro me disse: 'você não pode ficar doente, eu posso morrer, você não pode ficar doente'", relatou Chávez, em discurso transmitido pela TV estatal, no qual falou de seu último encontro com Castro, na cúpula do Mercosul na Argentina.
Leia mais

Agenda 21 em foco

Sem feijão na panela, como construir cenário de futuro?

Rui Alves Grilo
Esta é a situação problema discutida na Oficina de Formação de Multiplicadores da Agenda 21, realizada nos dias 4 e 5 de agosto na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, como resultado da parceria da Coordenação da Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente- MMA - e da Agenda 21 do Litoral Norte.
A oficina, que contou com a participação de cerca de 70 pessoas dos quatro municípios da região, foi desenvolvida pela Sra. Márcia Maria Facchina e Carlos Felipe de Andrade Abirached, técnicos do MMA, e pela Sra. Denise Formaggia, engenheira sanitarista, que faz parte do Comitê de Bacias do Litoral Norte e da Divisão Regional de Saúde.


Gente não come paisagem

Um dos desafios dos multiplicadores é justamente enfrentar a questão acima, porque a Agenda 21 é um programa cuja finalidade é ampliar a participação da população na análise de seus problemas e soluções. Assim, como conciliar o planejamento do futuro se todo o tempo de que a pessoa dispõe é usado para atender as necessidades mais imediatas: conseguir um teto e comida para os filhos; como convencer uma pessoa de que ela não pode desmatar e nem construir na beira dos rios, se não existe uma política de habitação popular que atenda essa demanda?
Embora difícil, é necessário encontrar estratégias para que todos – ricos e pobres - compreendam que se não houver uma mudança de atitude das pessoas e dos governantes não haverá futuro para a espécie humana.
Estamos vivendo hoje, e de maneira mais catastrófica, a história da “Galinha dos Ovos de Ouro”, na qual, o homem, em sua ganância de enriquecimento rápido, destrói a fonte de sua riqueza. É mais catastrófica porque estamos destruindo nossa casa e nossa fonte de vida.
A Agenda 21 é uma tentativa de inverter essa situação, planejando o uso de seus recursos, garantindo a todos as condições necessárias. É difícil e desumano convencer a preservar para amanhã, quem não tem o necessário hoje. É difícil convencer a proteger a paisagem quando se está de barriga vazia. É difícil a pessoa entender que, se a situação está difícil com uma bela paisagem, poderá ficar ainda pior se essa paisagem for destruída pois ela é a nossa galinha dos ovos de ouro.
A busca de soluções, ainda que difíceis, é uma obrigação maior daqueles que têm todas as condições para a sua sobrevivência e não daqueles que estão enlouquecidos pela sua perda de dignidade pela falta de condições humanas de vida.
Criar o Fórum da Agenda 21, como um amplo espaço de manifestação dos diferentes setores da sociedade é a nossa meta mais imediata. Para isso, convidamos você a participar desse processo.

Entre em contato conosco:


AGENDA 21 DO LITORAL NORTE
Rua Gastão Madeira, 120 – Ubatuba
Fone 3832 4093
agenda21litoralnorte@gmail.com

Pensata

E a economia vai muito bem, ora, pois!

Ernesto F. Cardoso Jr.
Economista e Administrador de Empresa
O baixo nível dos recursos aplicados em investimentos públicos e privados, explica nosso desalentado crescimento econômico, o segundo menor entre os países da América Latina, após o Haiti, o mais miserável de todos. Em contrapartida, o Brasil é campeão na arrecadação de impostos. Entendamos por que o governo, a despeito disto, não tem recursos para investir
.
Nossa onerosa carga fiscal vem, de há muito, suprindo quatro finalidades principais, sobrando ínfima parcela, menos de 0,6% do PIB, para investimentos públicos. Em primeiro lugar, vêm os recursos de destinação constitucional obrigatória para a Educação e Saúde, principalmente; em segundo lugar, os gastos de custeio da máquina governamental federal - Executivo, Legislativo e Judiciário; em terceiro, o serviço da dívida pública interna (juros e principal) e por fim, a cobertura dos déficits crescentes da Previdência Social.
Leia mais

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 09 / 08 / 2006

Oficinas gastronômicas ensinam dicas de grandes chefs
Prefeitura executa obras no Ciretran, Delegacia de Mulheres e Polícia Rodoviária
Ubatuba Surf Challenge chega a Itamambuca
Praça Dr. Cícero Gomes terá canchas de malha e bocha
Vem aí a “2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino”

Leia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 09 / 08 / 2006

Folha de São Paulo: “Alckmin cai e Lula vence no 1º turno”
O Globo: “SP mantém indulto a 11 mil presos apesar de atentados”
O Estado de São Paulo: “Governo atua para impor o Exército a São Paulo”
Jornal do Brasil: “Multas mantêm empregos públicos”

terça-feira, agosto 08, 2006

Comunidade

"Para não dizer que não falei em flores...

As restrições de ocupação, sem avaliar e/ou sem considerar a realidade, tem suas insolúveis implicações!

"A comunidade tem utilizado os instrumentos democráticos para reivindicar, pois se mantém organizada e tem uma comissão negociadora que busca intensamente o dialogo com a direção do Parque, porem é alvo de freqüentes demolições de suas residências em que famílias são jogadas sem destino, sem a mínima condição e assistência, tendo em vista que o problema ambiental no bairro do Pé da Serra e omissão do governo estadual que no passado não alertou à comunidade dos riscos jurídicos e ambientais nas ocupações desordenadas em áreas de risco."
(Gerson Florindo de Souza - Coordenação)
Enviado por Ronaldo Dias

Opinião

Ubatuba com Lula

Foi realizado em Campinas, no dia 05 de agosto, o Encontro com os Prefeitos Paulistas e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ato, denominado "Municípios com Lula pelo Brasil", reuniu ainda dezenas de lideranças políticas regionais. Levaram apoio à candidatura do Presidente, Prefeitos de 12 partidos: PT, PDT, PPS, PMDB, PTNB, PFL, PCdoB, PV, PL, PP, PSB e PSDB.
O Evento atraiu mais de 120 prefeitos do interior paulista e Ubatuba se fez presente com a participação do Prefeito Eduardo César e do Vice Domingos dos Santos, em apoio à reeleição do Presidente Lula. (fotos anexas)
Foi muito comentada e elogiada pelos Prefeitos presentes a criação do Ministério das Cidades, o Comitê de Articulação Federativa, além da Sala das Prefeituras da Caixa Econômica Federal, instâncias que dialogam diretamente com os prefeitos e têm poder decisório, que realmente facilitam a comunicação e viabilidade de verbas aos municípios.
Em veemente discurso para os prefeitos do interior paulista que declararam apoio à sua reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender uma profunda reforma no sistema político brasileiro, para que o Brasil deixe de ser "o país do jeitinho".


Domingos dos Santos
Vice-prefeito de Ubatuba

Agenda 21 em foco

CONTRIBUIÇÕES PARA O PLANO DIRETOR
A Economia da poupança na Sociedade do Conhecimento - Objetivo 1

Produção e Consumo Sustentáveis versus a Cultura do Desperdício

Passamos 24 h do dia na cultura do desperdício que se origina não apenas dos hábitos novos, mas também das práticas antigas da sociedade tradicional, aplicáveis a uma abundância de recursos naturais e a hábitos ingênuos de generosidade e desperdício.
Demandar contenção e sobriedade a nossas elites, incluindo a classe média alta é tão importante como superar o paradoxo que envolve os pobres: muitas vezes falta comida em sua mesa mas mesmo na pobreza, o desperdício continua. A solução para este e para outros problemas semelhantes é mudar os padrões e lutar contra a cultura do desperdício.
Os gastos desnecessários com embalagens, a poluição causada pela disposição de objetos e geração de quantidades exageradas de lixo estão entre as conseqüências danosas dos modelos de consumo adotados no Brasil, que foi copiado de países mais desenvolvidos, mas que foram também herdados da sociedade colonial escravagista.
Há dois aspectos a serem considerados na luta contra o desperdício. O primeiro envolve a mudança dos padrões de consumo, o que na verdade constitui uma mudança cultural. Entretanto, é necessário iniciar este combate, ainda durante o processo produtivo, adotando tecnologias com uso menos intensivo de energia e que demandem menor quantidade de matéria prima. A construção civil é um segmento que tem muito a contribuir, como p.ex. buscando novas alternativas para evitar o desperdício nos locais de trabalho.
Entretanto não é necessário esperar por mudanças culturais que são naturalmente lentas. É dever das autoridades e dos meios de comunicação manter a população ciente das conseqüências do desperdício e a não recorrer a economia apenas nos momentos de crise, como ocorreu em 2001 durante a crise de energia.
A cultura da poupança deve ser construída utilizando informação sadia. Uma população consciente pode forçar as companhias a mudar seus métodos e processos e até suas estratégias de vendas, como pode ser observado com a valoração do chamado consumo sustentável.


Ações e Recomendações

Para desencadear uma campanha nacional contra o desperdício envolvendo os três níveis de governo, as companhias, a mídia, o terceiro setor e os líderes comunitários para a consciência e a mudança de hábitos:
Mobilizar os meios de comunicação – televisão, rádio, jornais – para serem utilizados no seu relevante papel de pedagogia social. Enquanto concessão de interesse público, eles deveriam durante seu tempo de publicidade obrigatória, disseminar matérias de interesse público, produzir campanhas de conscientização voluntária que gerem notícias capazes de tornar a opinião pública consciente da necessidade de mudança de comportamento.
Desenvolver campanhas contra o desperdício de água e energia que pode adquirir uma característica específica e diferenciada para as diferentes regiões do Brasil e também para os diferentes setores de produção.
Promover a cultura da poupança para a produção de bens e serviços públicos e privados, evitando a superposição de ações, procedimentos irracionais e gastos supérfluos.
Estimular a simplificação das embalagens e restringir a produção de resíduos garantindo ao consumidor a disponibilidade de produtos em embalagens retornáveis ou recicláveis.
Produzir legislação para resíduos sólidos com definições claras relacionadas a obrigações e responsabilidades para os diferentes atores sociais baseada na reciclagem e na redução da geração de resíduos (lixo).
Divulgar experiências inovadoras para que no nível local, sejam adotadas formas criativas de destinação de resíduos. Divulgar manuais de tecnologia apropriada e torna-los disponíveis para os distritos municipais brasileiros, para evitar investimentos em estações de tratamento caras e inadequadas, que muitas vezes acabam por ser desativadas.
Estimular a redução do desperdício na construção civil adotando tecnologias adequadas que promovam a segurança do trabalhador.

Rui Alves Grilo
Coordenador do Grupo de Trabalho Rede 21

La vai o Caravelle...

Varig, Varig, Varig

Causa estranheza a insistência dos novos donos da Varig em manter uma linha para Caracas, em detrimento de outras sabidamente mais rentáveis. Por que será? Tragam urgente um sherlock para desvendar esse mistério. Chávez, você vai cansar de ouvir esse nome, principalmente depois que Fidel subiu no telhado.

Sidney Borges

Pinocchio

Polícia na cola de Palocci

De O Estado de S.Paulo, hoje:
"A Polícia Civil de Ribeirão Preto (SP) vai intimar o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci a depor no inquérito criminal que apura denúncia de lavagem de dinheiro na compra de imóveis de sua propriedade na cidade paulista. De acordo com o delegado seccional Benedito Antonio Valencise, ainda não há data para o depoimento. A quebra de seus sigilos bancário e telefônico pode ser pedida.
A denúncia que deu origem ao inquérito foi feita pelo vereador Nicanor Lopes (PSDB). O Ministério Público Estadual solicitou então à Polícia Civil a abertura do procedimento investigativo, o que foi feito há cerca de um mês.
A denúncia de Lopes, que prestou depoimento ontem, partiu de reportagem publicada na edição de 3 de setembro de 2005 do Estado. A reportagem, baseada em consultas em cartórios de Ribeirão, revelou que o então ministro subavaliou imóveis que estão em seu nome. Um apartamento e uma casa de Palocci foram registrados, respectivamente, por R$ 57,70 e R$ 858,18, valores considerados irrisórios. Especialistas em tributação afirmam que a prática da subavaliação é indício forte de sonegação fiscal."

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 08 / 08 / 2006

Termina a greve da Santa Casa em Ubatuba
Prefeito entrega declaração de utilidade pública ao Clube de Pesca de Ubatuba
Agricultores de Ubatuba participaram da AGRIFAM
Equipe da SMEL/PMU vence segunda etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas
Surfe de Ubatuba marca presença na Califórnia
Começa o campeonato paulista de escolinhas de surfe

Leia aqui

Manchetes do dia

Terça-feira, 08 / 08 / 2006

Folha de São Paulo: “PCC faz 100 ataques em 18 cidades”
O Globo: “Crime reage em SP com nova onda de atentados”
O Estado de São Paulo: “PCC faz 3ª onda de ataques e secretário pede Exército”
Jornal do Brasil: “PCC ataca promotores”

segunda-feira, agosto 07, 2006

Editorial

Esperteza tem limites

Rondônia é longe. Muito longe. Para um morador do sul é quase uma abstração. Temos o hábito de não dar a devida importância ao que acontece distante. Dou um exemplo. Dias atrás a televisão mostrou ruas de São Paulo desertas em plena hora de movimento. Cenas de filmes de ficção científica. Para mim, que morei em São Paulo até outro dia, foi surpreendente, mas não causou maior emoção antes que o telefone tocasse e eu ouvisse da boca da minha irmã o que de fato estava acontecendo. Só então me dei conta do significado de uma cidade sem transporte coletivo. Pessoas caminhando no meio de ruas e avenidas, silenciosas, apressadas, aterrorizadas, querendo chegar logo em casa para se sentirem seguras, longe do perigo. Esse clima a televisão ainda não consegue passar. Por mais realistas que sejam as imagens, nosso emocional as entende como abstrações. Talvez um dia isso mude. O sentimento de coisa distante, quase mágica, deve ter sido o das pessoas que viram membros exponenciais dos poderes legislativo e judiciário de Rondônia algemados. É isso mesmo, desembargadores na cadeia. Intocáveis presos. Parece que não estamos no Brasil. Para quem acompanha a política de Ubatuba, cidade onde ainda existe a cultura da impunidade, deve ter sido um alento. Desde que cheguei aqui ouço falar em esquemas infalíveis, que tornaram políticos nitidamente corruptos, pessoas acima do bem e do mal. De fato, tais esquemas existiram. Sei até dos preços. Certo advogado que está na mira da Polícia Federal, amigo íntimo de um ex-poderoso delegado que está preso e protegido do pai desse delegado que é desembargador, cobrava vinte mil reais para resolver “problemas”. Preço para soluções locais. Se a coisa subisse o "queijinho"* dobrava e se fosse para Brasília quintuplicava. Cem mil reais para afastar qualquer tipo de dor de cabeça. O dinheiro que ia para o chicanista saia dos bolsos dos cidadãos. Um superfaturamento aqui, outro acolá e a quadrilha se locupletou durante anos. A moleza acabou ou está em vias de acabar. A Polícia Federal começou a derrubar a farra das sentenças favoráveis quando colocou atrás das grades o juiz federal Rocha Mattos. Aquele que parece cantor de tangos, mas é apenas um marginal infeliz e vaidoso. Com ele foram derrubados mecanismos que funcionaram durante anos e que protegeram gente graúda. Que fique o aviso aos menos precavidos. O cerco está se fechando. A era da impunidade está longe de acabar, mas alguns avanços são notáveis. Muita gente que se acha esperta vai ver o sol nascer quadrado. Estou falando de gente de Ubatuba. Alguém duvida?

* "Queijinho" - Iguaria preferida dos ratos.

Sidney Borges

Opinião

UNIMÓDULO – BOA PARA QUÊ ????

Outro dia me perguntaram se a Unimódulo de Caraguatatuba era boa e respondi como responderia meu falecido amigo Toninho Galdino.
Boa para quê ????
Se for para termos uma informação correta ou para entrarmos em contato via telefone, respondo:
"Deixa a desejar !!!!"
E esclareço, estou tentando fazer minha matricula e fazer contato com a TESOURARIA a mais de 10 dias, e ninguém atende telefone, não responde email, é o fim do mundo.
Já perdi duas viagens até lá, uma na sexta feira dia 28, pois o atendimento encerrara as 14:00 horas e a outra no dia 31 de julho pois o atendimento se encerrara as 18:00 horas, sendo que na época qualquer um que conseguisse falar com a TELEFONISTA teria que o atendimento seria ate as 21:00 horas.
Fiz acordo em junho de 2006 para pagamento das parcelas atrasadas e até o começo deste mês não haviam chegados os boletos, e para não perder viagem pretendia saber via telefone o que acontecera, para não ter nenhum imprevisto.
Só sei que já estamos na segunda semana de aula e ainda não fiz a matricula e nem tenho certeza se a farei nesta tarde, não sei se o melhor ou o pior é que não sou só nesta empreitada.
Fica um alerta aos novos interessados em estudar na Unimódulo, que na era da informação e da tecnologia, não se consegue comunicação e nem muito menos retorno, penso ser um desrespeito a quem mora fora daquela cidade, pois alem de tirarmos numerário de nossa economia levando para deles ainda somos mal atendidos.
Aos que se sentirem ofendidos lembro que me é permitido a expressão do pensamento, pois não mantive o anonimato.
Claro que a UNIMODULO é boa para as demais coisas, tanto prova a opinião que faço com basilares constitucionais, só precisa ser mais ágil.

Cesar Prates
Estudante de Direito

cesarprates@estadao.com.br

Crime ambiental

Companheiro preso

A ONG CIDADE & CIDADÃO com o apoio do Movimento Municipal por Moradia e Comissão dos Moradores do Pé da Serra, vai promover manifestação em protesto contra a prisão do Valdir Barbosa, sindicalista dos trabalhadores Rurais e morador do Pé da Serra, preso por crime ambiental no último sábado dia 05/08/06. O local, data e horário ainda vai ser definido em assembléia com a Comunidade nesta terça feira, as 18:00 horas no bairro do Pé da Serra conforme parecer jurídico sobre a real situação do caso.
A prisão do Valdir é mais um ato de perseguição e afronto contra a comunidade por parte do governo do Estado que pratica uma política ambiental repressiva nos últimos 12 anos de governo do PSDB e desde a criação do Parque Estadual da Serra do Mar.
A comunidade tem utilizado os instrumentos democráticos para reivindicar, pois se mantém organizada e tem uma comissão negociadora que busca intensamente o dialogo com a direção do Parque, porem é alvo de freqüentes demolições de suas residências em que famílias são jogadas sem destino, sem a mínima condição e assistência, tendo em vista que o problema ambiental no bairro do Pé da Serra e omissão do governo estadual que no passado não alertou a comunidade dos riscos jurídico e ambiental nas ocupações desordenadas em áreas de riscos.


Gerson Florindo de Souza
Coordenação

Sem comentários

Lucro do Bradesco cresce 19,5%, atinge R$ 3,132 bi e supera o do Itaú

IVONE PORTES da Folha Online
O Bradesco obteve lucro líquido de R$ 3,132 bilhões no primeiro semestre deste ano. O resultado é 19,5% superior ao de igual período de 2005 e supera o lucro do Itaú nos primeiros seis meses deste ano, que somou R$ 2,958 bilhões.
No segundo trimestre, o lucro do Bradesco foi de R$ 1,602 bilhão, 4,7% maior do que nos primeiros três meses de 2006 - R$ 1,530 bilhão.
Os ativos totais do banco chegaram a R$ 232,9 bilhões no final de junho deste ano, com crescimento 19,7% sobre igual época do ano passado.
Leia mais

Instituto de Previdência

“Agradecimentos devidos”

Corsino Aliste Mezquita
Eleições para os conselhos de “ADMINISTRAÇÃO” E “FISCAL” do Instituto de Previdência do Município de Ubatuba –IPMU-.
Dia (04-08-06), foram realizadas eleições para a escolha de cinco membros do “Conselho de Administração”, pelos filiados ao IPMU, e dos cinco membros do “Conselho Fiscal”.
A eleição, perfeita e cuidadosamente, programada pela Diretoria do Instituto e Comissão Organizadora, transcorreu em clima de respeito, civismo e liberdade. Exemplo de educação cidadã ministrado, por todos os participantes. Tanto pela equipe responsável pela organização, quanto pelos candidatos e eleitores. Demonstração clara da consciência de todos sobre a importância de participar e da necessidade de cuidar do patrimônio do IPMU para que, em nossa cidade, não ocorram os abusos, desvios e latrocínios que tem ocorrido em outros municípios brasileiros e com outros institutos e fundos de pensão.
A seriedade, fraternidade, maturidade e serenidade que pairaram sobre as eleições merece agradecimentos e reconhecimento de todos os filiados e, de modo especial, daqueles que submetemos nossos nomes ao aval dos colegas, sendo candidatos a postos em um dos dois conselhos. Esse reconhecimento é devido, independentemente, de ter sido eleitos ou ficado na suplência.
A eleição foi uma festa cívica. Os protagonistas, pessoas educadas, do quadro de funcionários estatutários da Prefeitura Municipal e da Câmara, movidas pelos mesmos interesses de defesa do patrimônio comunitário. Festa que pode servir de exemplo para outros níveis de eleição.
Dos mais de 1.500 (mil e quinhentos) funcionários com direito a voto, votaram 519 (quinhentos dezenove). A participação, mesmo que significativa, não foi a ideal. Aqueles que participaram são merecedores de parabéns. É a participação, voluntária e livre, de todos que aprimora as instituições, imprime respeito ao IPMU e concede maior autoridade à diretoria e aos conselhos. Aqueles que, por quaisquer motivos não participaram da eleição estão convidados a visitar a sede do Instituto para prestigiar o esforço, dedicação e honestidade de seus administradores.
Particularmente faço AGRADECIMENTO ESPECIAL aos 162 (cento e sessenta e dois) eleitores que referendaram meu nome, testemunhando e provando que, confiam na minha honestidade e no empenho que sempre dediquei à correta administração da coisa pública, que me foi confiada ao longo de minha vida em Ubatuba. A todos e cada um, meu muito obrigado e a promessa de tudo fazer para continuar a merecer sua confiança.
Possuindo tempo disponível para prestar alguns serviços, apresentei, com bastante humildade, meu nome para concorrer a uma vaga ao Conselho de Administração. Não tinha maiores pretensões considerando o isolamento que a aposentadoria ocasiona, com relação a quem está na ativa e as dificuldades para fazer campanha e visitar as repartições. Nunca poderia imaginar que seria o mais votado e que, concorrendo com outros dez candidatos, teria 31,2 % (trinta e um, ponto dois, por cento) dos votos. Alguém, conhecendo minha história de defesa do antigo FUNDO e da luta para transforma-lo em Instituto, deve ter feito a campanha e propiciado essa riqueza de votos. Por isso, não posso poupar agradecimentos a todos que motivaram os colegas funcionários a referendar meu nome e aqueles que o fizeram.
Confesso que após a avalanche de calúnias, difamações, agressões verbais e escritas e processos, sofridos, nos últimos dezenove meses, esses 162 votos (nada menos que 101 (cento e um) a maior que o segundo eleito para o Conselho de Administração) foram e continuam a ser bálsamo lenitivo pingando, gota a gota, voto a voto, sobre as feridas produzidas pelas injustiças da calúnia, a difamação e os processos. São também elixir que “a alma serena e veste de formosura e luz não imaginada”(1) ou parafraseando, outro poeta salmantino, volta a gozar “a poesia do MAR de Ubatuba, todo quietudes; a beleza de suas MATAS, todo aromas; e o azul de seu CÉU, todo estrelas”(2) que um dia escolhemos como pátria e a quem temos dedicado toda nossa vida, nos último trinta e três anos.
COLEGAS ELEITORES, OBRIGADO. MUITO OBRIGADO. Não tenho palavras para agradecer. Desejo a todos: felicidade, alegria, paz e sucesso. Prometo fidelidade na missão que, com o voto, delegaram-me.
Ode a Francisco Salinas. Fray Luis de León (1.529- 1.591)
EL AMA. José Maria Gabriel y Galán (1.870 – 1. 905).

Manchetes do dia

Segunda-feira, 07 / 08 / 2006

Folha de São Paulo: “Líbano rejeita proposta de trégua; Hizbollah mata 15”
O Globo: “TCE investiga operação de fundo de previdência do Rio”
O Estado de São Paulo: “Lula faz comício ao lado de mensaleiro”
Jornal do Brasil: “Pesquisa - Escândalos afastam elite do Rio de Lula”

domingo, agosto 06, 2006

Ensaio

A presença da língua tupi em Ubatuba

Camilo de Lellis Santos
A língua portuguesa, apesar de sua origem indo-européia, sofreu no Brasil a influência de muitos outros idiomas, provenientes de nossos colonizadores, dos escravos africanos e principalmente dos nossos ancestrais indígenas. Dessa maneira, muitas palavras que compõem nosso dia-a-dia têm origem na língua tupi. Como em Ubatuba houve uma marcante presença indígena tupi (Tupinambá e Tupiniquim),a cidade herdou uma variedade de nomes oriundos desses povos. Em entrevista ao nosso jornal, o antropólogo e mestre em toponímia (nominação de lugar) pela Universidade de São Paulo (USP), Benedito Prezia, autor de livros sobre a questão indígena, além de ter um trabalho junto às comunidades indígenas do Estado de São Paulo, nos fala sobre a forte presença da língua tupi na geografia ubatubense.


Quais foram os primeiros moradores de Ubatuba?
Foram os indígenas Tupinambás, conhecido também como Tamoios, que ocuparam o litoral desde São Sebastião até Cabo Frio, no Rio de Janeiro, com mais de 40 aldeias espalhadas ao longo do litoral. Há uma certa dúvida quanto à localização da atual Ubatuba, cuja referência encontramos no relato do alemão Hans Staden. Aliás, nesse território Tupinambá, havia três aldeias com esse nome: a aldeia onde está a atual Ubatuba, uma outra, em frente à Ilha Grande, perto da atual Angra dos Reis, e uma terceira, próximo à Niterói. Historiadores também indicam a aldeia de Iperuy (ou Iperoig), onde ficou Anchieta durante a Guerra dos Tamoios, como a ancestral da atual Ubatuba. Podemos dizer que Yperuy deveria ser a aldeia principal, localizada na colina, próximo ao centro de Ubatuba, e que a Ubatuba citada por Staden, deveria ser uma aldeia de menor importância. Com o extermínio dos Tupinambá, o nome Iperuy foi substituído pelo de Ubatuba, tornando-se uma vila mestiça, como indígenas Tupiniquins, alguns Tupinambá que se aliaram e alguns portugueses.

Como você traduziria Iperoig e Ubatuba, já que há tantas etimologias?
Iperuy (melhor que Iperoig) significa rio do tubarão (IPERU= tubarão + Y= rio). O sufixo /ig/ foi criado pelos jesuítas para representar o /i/ gutural indígena (Y).
As outras duas aldeias Ubatuba, com o tempo desapareceram. Quanto ao significado de Ubatuba, na minha opinião é “lugar com muita cana do tipo flecha” (UBA= cana + TUBA= muito, sufixo de abundância). A tradução “lugar de muitas canoas” não tem sentido, pois indicaria uma espécie de estaleiro, o que não devia ocorrer entre os indígenas. O fato de existir três aldeias com esse nome, mostra que essa vegetação (ubá) que, aliás, é abundante na região, devia estar presente em outras partes do litoral. A toponímia tupi é muito descritiva, como ocorre com outros topônimos nessa linha, como Caraguatatuba (lugar com muito caraguatá, planta da família das bromélias), Araçatuba (lugar com muito araçá, que é da família da goiaba).

Que significado tem os nomes tupis de tantos bairros e praias de Ubatuba?
Os nomes indígenas são quase sempre descritivos. Alguns são de difíceis compreensão, pois a história do lugar se perdeu. Certos nomes podemos ainda chegar a uma tradução, pela formação etimológica deles. Por exemplo: Maranduba que quer dizer ‘notícia ruim’ (MARÃ= ruim, guerra + DUBA= notícia). Estaria ligado a algum episódio guerreiro? Itamambuca, quer dizer ‘pedra furada’ (ITA= pedra + MANBUC= furada); Ipiranguinha, provavelmente derivado da palavra piranguim, que quer dizer ‘rio vermelho, o pequeno’ (PIRANGA= vermelho + Y= rio + MIRIM/IM = pequeno); Puruba, que deve significar ‘rosto do tubarão’ (IPERU=tubarão + OBA= rosto); Itaguá, quer dizer ‘buraco de pedra’ (ITA= pedra + GUA/QUARA= buraco), devendo indicar baía onde se localiza este bairro; Prumirim, deve significar ‘rio do tubarão, o pequeno’ (IPERU= tubarão + Y= rio + MIRIM= pequeno).

E caiçara? Por que recebemos este nome?
Vem da palavra tupi kaaysa, que significa cerca de galho, usada para pegar peixe ou fortificação construída para defender a aldeia. Caiçara passou a ser o homem que vive desse tipo de pesca, capturando peixes nessa armadilha rudimentar, feita com galhos de árvore do manguezal.
Para encerrar nossa conversa, nosso entrevistado, que é defensor da causa indígena, nos traz essa bela frase do escritor João Ribeiro, para nossa reflexão: Os conquistadores que tudo destruíram, não puderam apagar do arvoredo, dos rios e das montanhas essas vozes [nomes indígenas] claras e sonoras, esses nomes de lugares que ainda hoje palpitam sobre os destroços dos povos vencidos.
Enviado por Charles Medeiros

Papo pra lá de Marrakesh...

Pega mal

"Até o presidente Lula já pediu ao ministro Tarso Genro para evitar a alegação de que os governos anteriores também roubaram, como forma de justificar as maracutaias recentemente reveladas." (Cláudio Humberto)

Pinocchio

Antonoi Pacclio

Tem gente que gosta de macromentiras. Antonio Palocci é um caso especial de apaixonado por micromentiras: nunca esteve na mansão dos caipiras, nunca viajou no avião do empresário amigo, assim como não ajudou a detonar o sigilo do caseiro Francenildo.
A última de Palocci foi dar à Justiça Eleitoral um número errado de CPF (081.532.288-70). O seu é 062.605.448-63.
Sabe-se lá o que houve, mas Palocci atribuiu-a a “um erro de digitação”. O ex-ministro tem o resto de sua vida para explicar como uma pessoa pode errar a ordem de dez em onze algarismos de um número. (Elio Gaspari)
 
Free counter and web stats