sábado, julho 22, 2006

Erramos!

Prezado Sidney,

"Onde está você, Franco Montoro?"

Lamento informar, mas equivoca-se o amigo ao atribuir ao Sr. "Eeeymael" o brado eivado de pretensa indignação: "- Onde está você, Franco Montoro?". O candidato a ator dramático que gritava isso olhando para a câmera chamava-se, veja só você, Rivailde Ovídio. Seu partido? Esse, nem me lembro mais... devia ser um desses sabiamente alcunhados como "de aluguel", que se prestam a ataques mais grosseiros, no lugar de outros que só não o fazem para preservar a imagem de civilizados, enquanto, na surdina incitam e convencem outros a fazê-lo.
Sobre a trajetória de Franco Montoro temos muitas notícias, em geral abonadoras de sua grandeza cívica.
Quanto ao inquiridor da época, cabe hoje perguntar: - Onde está você, Rivailde Ovídio?

Com um abraço,

Gilmar Rocha

Nota do Editor - É verdade Gilmar, como pude esquecer do Rivailde? Esta feito o mea-culpa. Continuo acreditando que o melhor candidato é o Emayel. Vou votar nele. Ê, Ê, Êmayel, um democrata cristão...

Teatro perde mais um



Morre o ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri

Agência Estado
SÃO PAULO - Morreu na tarde de hoje na capital o ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, de 71 anos. Internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 2 de junho com insuficiência renal, ele estava sedado desde quinta-feira.
Em 1958, aos 24 anos, Guarnieri mudou os rumos da dramaturgia brasileira com a obra Eles não Usam Black-Tie, que explorava as relações trabalhistas a partir de uma greve de operários. Mas, como ator, foram outras dezenas de criações inesquecíveis no teatro, cinema e televisão. E ainda escreveu mais de 20 peças, sem contar episódios para casos especiais ou seriados.

Foto: Agliberto Lima/AE

Sem Photoshop



El Imperador

Bicho Papão? Cuca? Nada disso, é o simpático velhinho Fidel Castro, presidente vitalício de Cuba, que vai fazer 80 aninhos. Perguntado sobre sucessão ficou uma fera com o jornalista. A foto tem utilidade. Imprima e mostre para o seu filho quando ele não quiser comer. Fidel torce por Lula. Bush também. Banqueiros trilionários adoram Lula. Renan e Sarney não cogitam trocar de líder. Professores, sindicalistas e funcionários públicos desejam ardentemente que Lula seja reeleito. Isso é popularidade. Eu não vou votar em Lula. Prefiro Emayel. Aquele que perguntava: onde está você Franco Montoro? Ê, Ê, Êmayel, um democrata cristão...

Sidney Borges

Problemas da comunidade

Mães reclamam da falta de estrutura na creche do Sertão da Quina

Cristiane Zarpelão
A creche Nativa Fernandes Faria, no Sertão da Quina foi inaugurada no mês de agosto de 2004. A creche foi construída em uma área de 8.300 metros quadrados e conta com berçários, refeitório e pátio para recreação.

Na época da inauguração, a Prefeitura informou que o objetivo da instalação da nova creche era proporcionar um espaço seguro para as crianças, que têm de ficar longe dos pais, durante o período em que eles estão trabalhando.
Segundo algumas mães que têm filhos matriculados na entidade, era “tudo ótimo” enquanto o local estava sob a responsabilidade da Prefeitura, através da Secretaria da Educação. O que acontece atualmente, é que desde o inicio de junho deste ano, a Secretaria de Educação firmou convênio com o Instituto Aryrã de Desenvolvimento Humano, Cultura e Meio Ambiente que prometeu dar condições iguais ou melhores às crianças da entidade.
As entidades não devem mais ser chamadas de creches e sim de CEI - Centro de Educação Infantil.
Segundo uma das mães, que tem dois filhos matriculados no local, a entidade “passa por um retrocesso terrível”. “Crianças se machucam lá e não são levadas ao médico, as crianças estão agressivas, chegando até a cortar o cabelo umas das outras, olha o perigo, elas têm acesso à tesoura e parece que não tem ninguém vendo. As pessoas de lá não tem sequer os cuidados básicos com as crianças. A entidade está sem nenhuma estrutura de atendimento”, reclama.
As mães dizem que já se queixaram com vários órgãos mas foram ignoradas. Elas dizem que não podem ir trabalhar sossegadas sabendo que seu filho não estará bem. “Antes deixava minha filha e ia trabalhar totalmente despreocupada, agora tive que deixar meu emprego pois não tem outra creche por aqui e não tenho com quem deixar minha filha. Eu é que não vou deixar ela mais aqui, mesmo precisando muito desta creche”, disse sem dizer seu nome.
Questionada pela reportagem, uma das professoras confirmou que algumas mães têm reclamado sim, mas não quis dar detalhes.

Outro lado

A coordenadora técnica do Instituto Aryran, Luciana Sobral, afirmou que essas reclamações são infundadas.
Ela contou que os funcionários - a pedido dos próprios pais, são os mesmos que estavam anteriormente, que todos passaram por uma capacitação e que a prioridade do Instituto não é apenas cuidar, mas também educar. “O Instituto Aryran contribui para uma educação de qualidade e com criatividade. A intenção é garantir os direitos da criança em Ubatuba”, apontou.
Em relação às reclamações, Luciana ressaltou que todas as crianças que se machucam são atendidas na medida do possível, comunicando primeiramente a família e também pedindo auxilio aos órgãos competentes. Outro fator é as crianças estarem cortando os cabelos uma das outras. “O acesso a tesouras é restrito sendo utilizadas somente em atividades direcionadas e supervisionadas”, explicou.
Já ao fato da agressividade, a coordenadora diz achar estranho e argumenta alegando que “o ‘Projeto Tempo de Infância’ prioriza a autonomia onde a criança tem o direito de se expressar e de ter opinião. Cabe aos educadores e principalmente aos pais orientá-los para serem cidadãos de respeito e responsabilidade”, enfatizou.
A coordenadora disse que a vinda de mais educadores será providenciada e que já foram feitas solicitações para esse aspecto.
“Os pais devem reivindicar melhorias sempre, eles tem esse direito e essa obrigação. Cabe ao Instituto selecionar pessoas qualificadas para o cargo”, concluiu Luciana.
O Centro de Educação Infantil atende gratuitamente cerca de 100 crianças de 0 a 3 anos e conta com uma equipe de 12 pessoas: 9 educadores, 2 professores e 1 coordenação.
O atendimento é realizado de 2a à 6a feira das 7h00 às 17h30.

Instituto Aryran

O Instituto tem como membros nomes renomados na área da Educação, como Francisco Eduardo Pereira Filho, Lucila Martinez, Roseli Morila dos Santos e Vera Melis, que vêm desenvolvendo projetos e programas sociais há mais de vinte anos no cenário nacional e internacional, dentro do contexto das organizações sociais. Estes membros criaram o Instituto Aryran em 2000 para congregar energia, esforços e inteligência ao poder público, visando contribuir para o enfrentamento dos desafios da sociedade brasileira. São planejados e realizados projetos nas áreas de educação, meio ambiente e desenvolvimento humano nos municípios brasileiros.

Festa Julina

“Arraiá da Sasari” agita Saco da Ribeira e Lázaro

Cerca de 500 pessoas, entre moradores do Saco da Ribeira e bairros vizinhos e até mesmo turistas, estiveram, no último dia 15 de julho, prestigiando a “1ª Festa Julina Arraiá da Sasari”, realizada pela Sociedade Amigos do Saco da Ribeira, no intuito de angariar fundos para o projeto “Resgatando a Cidadania”, que vem dando incentivo aos moradores do bairro para o esporte e recreação, devolvendo a alto-estima das crianças e contribuindo com a saúde das donas-de-casa.
O evento contou com o brilho do grupo folclórico “O Guaruçá”, com vários estilos de música e dança, dentre eles a lenda da Sununga, a dança do chiba, boi de concha, folia de Reis e outros.
Outras atrações da noite foram a dança da quadrilha, comandada pelo professor Íris Henrique e a Capoeira com o professor de educação física e contramestre de capoeira Nerci, com a participação dos alunos do projeto.
Segundo o presidente da Sasari, Vanderlei Carlos Graça, o dinheiro arrecadado no evento será revertido na compra de materiais para que o projeto possa melhorar ainda mais. “O nosso objetivo é implantar outras atividades como jogo de malha, aulas de artesanato, violão, música e dança típicas, além de expandir o número de participantes das modalidades já existentes”, complementou Vanderlei, que quer o apoio da Prefeitura em relação à iluminação da quadra do Centro Comunitário Saco da Ribeira e Lázaro.
A “1ª Festa Julina Arraiá da Sasari” teve como colaboradores: Mané Motores, Grupo Guaruçá, Porto Marina Saco da Ribeira, Deputado Turco Loco, Ubatuba Iate Clube, Supermercado Paulista, além da nossa equipe, alunos e aos padrinhos do projeto “Resgatando a Cidadania”, que são eles: Loja Ordani, Mikonos Turismo, Bonfim Pinturas Náuticas, Anglo Imóveis, Açougue do Nael, Mecânica Santa Bárbara, Adriano Doces e Salgados, Escola Velho Capitão Marco Aleixo, Tapeçaria Porto-Ribeira, Cássia e Daniel e Telesmar.

Fonte: Edilson Félix

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 22 / 07 / 2006

Mercado do Produtor Rural de Ubatuba continua na próxima quarta-feira
Circuito de Inverno Tripaulista 2006 começa neste fim de semana em Ubatuba
Ciclismo rende primeiras medalhas a Ubatuba nos Jogos Regionais

Leia aqui

Manchetes do dia

Sábado, 22 / 07 / 2006

Folha de São Paulo: “Israel convoca reservistas para guerra”
O Globo: “Polícia Federal prende dois ex-superintendentes no Rio”
O Estado de São Paulo: “Lula quer incluir Bolívia, México e Cuba no Mercosul”
Jornal do Brasil: “Guerra no Líbano”

Condenados...

Júri condena Suzane, Daniel e Cristian por morte do casal Richthofen

da Folha Online
Terminou na madrugada deste sábado o julgamento dos três acusados de planejar e matar o casal Manfred e Marísia von Richthofen, em São Paulo, há quase quatro anos. Suzane - filha das vítimas - e os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos foram condenados. O júri havia começado na última segunda-feira (17), no fórum da Barra Funda (zona oeste de São Paulo).
Suzane e o então namorado, Daniel, foram condenados a 39 anos de reclusão e seis meses de detenção. Cristian pegou 38 anos de reclusão e seis meses de detenção pelo crime.
Leia mais

sexta-feira, julho 21, 2006

Ciclistas



Ele anda na contramão,
E eu fico na mão...

Areia na engrenagem...



O documento acima acabou de ser protocolado. Eis a transcrição:

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA ELEITORAL DA 144ª ZONA ELEITORAL – COMARCA DE UBATUBA/ SP

RICARDO CORTES, brasileiro, vereador, residente na Av. Iperoig, nº 218, centro, nesta cidade, vem, respeitosamente à presença de V. Exa. Requerer providências em face do cidadão PAULO RAMOS DE OLIVEIRA, candidato ao cargo eletivo de DEPUTADO FEDERAL pelo PDT- PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA, pelas razões de fato a seguir expendidas:

1. – Conforme relação de crítica devidamente protocolada no dia 14/11/05, protocolo nº 954/2005, pelo PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA, o cidadão PAULO RAMOS DE OLIVEIRA, não se encontrava filiado ao mencionado Partido.

2. – Acontece que, por certidão expedida pelo Cartório eleitoral desta Comarca, nesta data, consta que o referido cidadão encontra-se filiado no mencionado Partido desde o dia 29/09/2005, conforme relação apresentada no dia 11/05/2006.

3. – Confirmando a relação de crítica apresentada no dia 14/11/05, o ex-presidente do PDT, Sr. FERNANDO NELSON FURTADO, declarou expressamente (doc. Anexo) que até o dia 14/11/05, quando ainda era o Presidente do citado Partido, o cidadão Paulo Ramos de Oliveira, AINDA NÃO HAVIA SE FILIADO AO PDT.

4. – Esclareceu ainda, o ex-presidente do PDT, que foi PRESIDENTE DO PDT até o mês de abril de 2006, e que até aquela data não constava filiação do cidadão PAULO RAMOS DE OLIVEIRA.

ISTO POSTO é a presente para requerer a V. Exa. As providências no sentido de apurar-se as eventuais irregularidades na filiação do cidadão PAULO RAMOS DE OLIVEIRA junto ao PDT, conforme os fatos acima narrados, já que o mesmo é candidato ao cargo eletivo de DEPUTADO FEDERAL, e, pela documentação anexa, entendemos que o mesmo filiou-se após o dia 29/09/2005, e que dessa forma estaria impedido de candidatar-se ao cargo supra mencionado, conforme a legislação eleitoral vigente.

P.Deferimento.
Ubatuba, 20 de julho de 2006

RICARDO CORTES

Intervenções urbanas

Das praças

Praças são lugares destinados ao povo. Podem ter árvores, mas não é recomendado que sejam muitas. As mais significativas do mundo não têm. É preciso fazer a distinção entre praças e parques. Monumentos públicos também não devem ser cercados de árvores, que impedem a visão. Imagino que se o Taj Mahal fosse em Ubatuba teriam plantado alguns coqueiros na frente, como “decoração”. Não foi o que fizeram com o Casarão do Porto? Outro deslize é a colocação de jardineiras em espaços públicos, como as que estão na frente do Banco do Brasil. Ninguém cuida da limpeza, os transeuntes jogam papéis e fica uma sujeira horrorosa. A intenção do autor do projeto acaba se transformando em transtorno para a população. Teria sido melhor não colocar nada. Bastaria um piso bonito, quem sabe com uma Rosa dos Ventos, obviamente apontando para os pontos cardeais corretos. Depois do globo terrestre com eixo vertical tudo é possível. A única vez que vi o arquiteto Oscar Niemeyer perder a paciência foi em uma entrevista no programa Roda Viva. Perguntado porque não havia árvores em suas obras, ele ficou muito bravo. Falta vivência, falta cultura, faltam viagens, foi a resposta. Como hoje é possível visitar o mundo pela Internet, sem sair de casa, sugiro aos leitores um belo passeio. Começando pela Plaza Mayor de Madrid, depois Piazza San Marco de Veneza, Praça Vermelha de Moscou, Praça São Pedro do Vaticano e Piazza Navona de Roma. Quem encontrar árvores nessas praças, atrapalhando a concentração popular, ganha uma passagem de ida e volta para Caraguatatuba, com direito a sanduíche de mortadela e Fanta Uva.

Sidney Borges

Poemeu!

Galos fora do bloqueio...

Duda bloqueado

Da coluna Ilustrada da Folha de S.Paulo, hoje:
"A Justiça determinou o bloqueio de todos os bens do publicitário Duda Mendonça. A medida foi radical: Duda não pode vender patrimônio nem sacar dinheiro de suas contas bancárias. A justificativa é de que as obrigações dele com o governo, no fim do processo que responde por evasão de divisas e lavagem de dinheiro, pode passar de R$ 30 milhões."

Senadora porreta!

Heloísa Helena tira o sono dos petistas

Lucia Hippolito
A violência com que o ministro Tarso Genro partiu para cima da senadora Heloísa Helena é demonstração eloqüente da crescente preocupação dos estrategistas da campanha do presidente Lula com o surpreendente desempenho da senadora nestes primeiros dias de campanha.
A desenvoltura de Heloísa Helena, que está aproveitando com enorme sucesso a exposição diária na mídia, em condições de igualdade com os outros candidatos, ameaça dar muita dor de cabeça ao PT e ao presidente Lula.
Em primeiro lugar, Heloísa Helena era um dos “de dentro”. Petista histórica, foi expulsa do partido, num episódio que contou com a participação decisiva do então tesoureiro Delúbio Soares, do então ministro José Dirceu e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Heloísa Helena é um arquivo vivo. E não parece disposta a manter em segredo aquilo que sabe. Daí a preocupação dos petistas em demolir a credibilidade da senadora.
Ninguém deve se assustar se vier novamente à baila o episódio da cassação do ex-senador Luiz Estêvão e a participação de Heloísa Helena. A turma não brinca em serviço.
Mas o crescimento de Heloísa Helena assusta, porque coloca em xeque a intenção de Lula de liquidar a fatura no primeiro turno.
Ainda não é possível afirmar que haverá segundo turno. Mas já não é mais possível afirmar que não haverá.
É aí que o bicho começa a pegar. Reeleição é plebiscito. Se o eleitorado gostou dos quatro anos anteriores, reelege o governante. Se não gostou, muda.
Um governante que busca reeleição, seja presidente, governador ou prefeito, precisa ser reeleito no primeiro turno, sob pena de entrar no segundo turno derrotado. Isto porque um segundo turno significa que mais da metade do eleitorado não gostou de seu primeiro mandato e não votou nele. No mínimo. quer pensar um pouco mais.
Segundo turno começa a colocar caraminholas na cabeça do eleitor. “E se eu tentasse uma coisa diferente?”, começa ele a se perguntar.
Governante que busca a reeleição e vai para segundo turno tem que dar entrevistas, participar de debates, explicar o que fez e o que não fez durante o primeiro mandato, falar sobre os fracassos, e não apenas sobre os sucessos.
Enfim, tudo o que o PT não quer que Lula faça. E isto o partido deixou claro ao construir os tais dez mandamentos para orientar o comportamento de Lula na campanha.
Não está garantido que governante que vai para o segundo turno seja derrotado. Marta Suplicy e Raul Pont foram para segundo turno e terminaram derrotados.
Mas Mário Covas foi para o segundo turno em 1998, atrás de Paulo Maluf. Covas jogou a questão ética no centro dos debates e transformou a eleição numa disputa de caráter. Aí ganhou.
Tudo o que o PT não quer é que um eventual segundo turno seja transformado numa disputa de caráter. Tudo o que o PT não quer é ver a questão ética no centro dos debates desta campanha eleitoral.
Daí por que o “fator Heloísa Helena” está tirando o sono dos estrategistas da campanha do presidente Lula. (Noblat)

Alguém sempre é culpado...

Mercadante põe no PT culpa por rejeição que sofre

da Folha de S.Paulo
Após pesquisa Datafolha revelar Aloizio Mercadante estagnado com 15% das intenções de voto, o candidato do PT ao governo paulista reforçou o discurso de ser o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas, por outro lado, transferiu ao partido o ônus pelo elevado índice da rejeição sofrida por ele: 17%."Minha rejeição pessoal é muito baixa. Evidente que deve ter alguma rejeição pessoal, mas é uma rejeição partidária", afirmou o petista durante campanha pela grande São Paulo.
Leia mais

Incomodando Nosso Guia

O Jornal Nacional derrapou

O JN vinha cobrindo os candidatos a presidente da mesma maneira impessoal que a BBC o faz no Reino Unido. Mas na noite de ontem -dia 20 de julho- derrapou. Cobriu todos os candidatos com a isenção de sempre. Mas quando cobriu a senadora Heloisa Helena, por cima das declarações dela, o locutor procurou desgastá-la. Disse que ela tinha votado contra o Pró-Uni,( que nada tinha a ver com a matéria), e disse sobre a promessa dela de aplicar na área social 170 bihões provenientes da redução dos juros, que ela não explicou como o faria sem aumentar a inflação,......Pegou mal! A senadora tem apenas 10% e o que passou com estes cacos, é que já está assustando. Bem, pode ter sido uma derrapagem sem apoio do editor e do diretor de jornalismo. Confiamos nisso! (Ex-Blog do César Maia)

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 21 / 07 / 2006

Obras da orla começam a receber calçamento
Prefeitura inaugura Praça Tereza de Souza Cesar
Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba divulga relação de candidatos aos conselhos
Fundo Social doa fraldas para a Santa Casa de Ubatuba
Picinguaba realiza seu 4º Arraiá
IV Grand Prix Nunes de Karatê acontece na próxima quinta
Ubatuba mais próxima de sediar os Jogos Regionais 2007
Triatlhon é atração de domingo em Ubatuba

Leia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 21 / 07 / 2006

Folha de São Paulo: “VarigLog compra Varig e suspende vôos”
O Globo: “Eleições custa 19 vezes mais sem financiamento público”
O Estado de São Paulo: “Presos advogada e tesoureiros do PCC”
Jornal do Brasil: “Cinqüentões continuam na ativa e tiram vaga de jovens”

quinta-feira, julho 20, 2006

Aos impávidos ciclistas...

Varig, Varig, Varig...

Fim da novela? Não, agora é que a novela vai começar...

Da Agência Estado:
"Após meses de indefinições, a Variglog arrematou a Varig por US$ 500 milhões, em um leilão que apenas formalizou a proposta, uma vez que apenas esta companhia estava qualificada.
A VarigLog já fez o depósito do preço mínimo de US$ 24 milhões exigido pela Justiça e apresentou uma carta de fiança bancária de US$ 75 milhões. A proposta da Varig inclui ainda US$ 20 milhões de empréstimos para que a companhia aérea continuasse operando até a data do leilão, mais um aporte de US$ 485 milhões.
Deste aporte, US$ 354 milhões serão destinados a investimentos na nova Varig e o restante para a Varig antiga reduzir débitos de credores. O total da proposta, portanto, é um pouco superior a US$ 500 milhões."
Leia mais

Vote certo, não vote em mensaleiro...

Fiscalize e denuncie

A propaganda eleitoral está liberada desde o último dia 6 em todo o país. Se ela for irregular, o candidato será notificado para retirá-la em 24 horas. Caso não o faça, será punido com multa que poderá variar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.

O que é proibido:

# pichações;

# inscrições a tinta e colagem de cartazes nos bens públicos;

# afixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados em bens públicos como postes, viadutos, passarelas e pontes, inclusive em tapumes de obras ou prédios públicos;

# propaganda em bens de uso comum como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, igrejas, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada;

# propaganda em árvores e jardins localizados em áreas públicas, mesmo que não lhes cause dano;

# outdoors;

# confecção, utilização e distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor;

# showmícios ou evento assemelhado para a promoção de candidato, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas em comícios e reuniões eleitorais.

A maioria de vocês não reclama do desrespeito às leis? Pois fiscalizem para que elas sejam cumpridas.

O blog tem um email -
olhoneles@gmail.com - para receber qualquer tipo de denúncia que diga respeito às próximas eleições.

Serão levadas em conta as denúncias enviadas por leitores que se identifiquem com o próprio nome e que forneçam e-mail e telefone para contato.

Uma vez que o blog confirme a veracidade das denúncias elas serão publicadas.

Fonte: Noblat

Bola pra frente

O que passou, passou

De O Globo, hoje:
"Na primeira reunião com a coordenação nacional e coordenadores regionais do PT e partidos aliados para a campanha da reeleição, ontem, o marqueteiro João Santana avisou que o futuro será a marca da propaganda do presidente Lula. Santana fez exposição otimista, mas ressalvou que o PT e o candidato não podem ficar olhando para trás e que ele não pretende ficar martelando nos indicadores econômicos — tentando escapar inclusive dos escândalos do mensalão, do valerioduto e do caseiro que derrubou o ministro Antonio Palocci."
Leia mais

Opinião

Desligue a TV

Marcos Nisti, advogado e coordenador do Projeto Desligue a TV, afirma que a tv tem aspectos positivos, mas assim como o chocolate em excesso causa problemas de saúde, o mesmo acontece com a tv. Não pode ser a única forma de lazer. Por isso é louvável a atitude da TV Cultura que veicula comerciais incentivando os telespectadores a desligarem a tv e irem ao teatro, cinema e a ler bons livros. Na Europa, nos horários em que as crianças estão em casa, antes das 9 horas e depois das 17 horas, há uma norma para haver mais programas indicados para essa faixa de idade e que restringe a exibição de cenas de sexo, violência e drogas.
Este foi um dos enfoques do programa VER TV, apresentado pelo professor Laurindo Leal Filho, da ECA -Escola de Comunicações e Artes da USP, que é veiculado em vários horários e dias na TV Câmara.
Neste programa, o Deputado Orlando Fantazzini, do PSOL, coordenador da Comissão Ética na TV, afirmou que os canais de radio e tv são concessões públicas, como são as redes telefônicas e empresas de ônibus; portanto, se não prestam um serviço adequado, devem ser cassadas. Para isso, criou a campanha “Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania”, na qual os telespectadores podem votar e assim estabelecer uma escala dos piores programas.
Como um dos resultados dessa campanha, vários programas, foram tirados do ar, ou a rede de tv teve que veicular programas educativos de direitos humanos. O Programa de João Kleber, da Rede TV, foi tirado do ar porque veiculava preconceitos.
Anteriormente ao programa, jornalista Rosário de Pompéia, do Centro de Cultura Luis Freire, de Recife, havia apresentado aos debatedores alguns trechos dos programas de reportagens policiais e de entrevistas que são veiculados em várias tvs do nordeste em horários que freqüentemente são assistidos por crianças e adolescentes. Por infringirem os princípios éticos, banalizando a violência, tratando de forma sensacionalista e vulgar os acontecimentos, foram apresentados aos telespectadores apenas alguns trechos considerados mais leves.
Sergio Suiama, Procurador da República, que tem se destacado nas discussões e aplicações de penalidades às pessoas que violam os direitos humanos, sejam na Internet ou nas tvs, afirma que é necessário a proteção do Estado através da classificação indicativa da faixa etária ao qual a programação é recomendada. Para ele, os proprietários reclamam contra qualquer intervenção do Estado no sentido de proteger contra as cenas de sexo, de violência e de uso de drogas, mas estes mesmos proprietários exercem uma censura econômica e política impedindo a manifestação de grupos ou pessoas que pensam diferente, contrários aos seus interesses pessoais ou de classe.
Foram apresentadas também algumas entrevistas de pais que afirmaram que o governo tem responsabilidade na classificação indicativa porque, devido aos seus afazeres rotineiros, não dá para os pais acompanharem tudo que seus filhos vêem na tv. No entanto, uma mãe afirmou que ela é responsável pela definição do que seus filhos assistem. Para ela, este é um papel dos pais. A discussão com os filhos sobre o conteúdo dos programas seria altamente educativo e formador.
Para os debatedores, a classificação indicativa é necessária porque não há de verdade o direito de escolha dado o alto grau de repetição dos mesmos formatos e tipos de programas nos mesmos horários. Precisaria haver uma diversificação interna de possibilidades em cada canal, e externa, isto é, enquanto um canal exibe um tipo de programa, os outros canais estariam exibindo diferentes tipos.

Rui Alves Grilo
Professor da EE Capitão Deolindo de O. Santos - Ubatuba

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 20 / 07 / 2006

Almada realiza 13º Festival do Camarão
Morcego com vírus da raiva reforça necessidade de vacinação dos animais domésticos
Prefeitura e Câmara discutem instrumentos jurídicos para regularização fundiária
Semana da Educação prepara professores de Ubatuba para o segundo semestre de aulas
Top Tuning promete agitar Ubatuba no próximo domingo
Surfe continua dominando Itamambuca
Festival de Inverno traz exibição de cinema para Ubatuba
Casa do Brinquedo faz sucesso durante as férias escolares
Unir realiza Festa Julina com pacientes, funcionários e familiares
Prefeitura inicia revitalização da Praça 13 de Maio

Leia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 20 / 07 / 2006

Folha de São Paulo: “Serra mantém vitória no 1° turno em SP”
O Globo: “Lula veta FGTS de doméstico para poupar a classe média”
O Estado de São Paulo: “Maior ataque de Israel ao Líbano mata 64”
Jornal do Brasil: “Eleição derruba FGTS de domésticas”

quarta-feira, julho 19, 2006

Desejos ardentes

Querer nem sempre é poder...

Caro leitor, caso você queira conhecer os candidatos que disputarão as eleições deste ano, saiba que isso ainda não está definido. Para saber mais, dê um clique aqui para abrir o site do TSE. Feito? Agora outro clique, desta vez sobre o tópico “divulgação de candidaturas”. Procure seu estado e seu candidato. Ao encontrar, você verá que as candidaturas estão aguardando julgamento. Prepare-se para surpresas. Os verdadeiros candidatos serão conhecidos no final de agosto. Até lá é bom pôr as barbas de molho, seu candidato ainda é um suposto candidato. Tem quem afirme ser, sabendo que isso é uma quimera. Sonho impossível.

Sidney Borges

Teatro

Memórias

As imagens parecem envoltas em fumaça de gelo seco, como nos shows de Alice Cooper, felizmente sem cobras desnecessárias. O ano talvez fosse 1976 ou quem sabe 1978, o teatro seguramente era o Cultura Artística. No palco Raul Cortez hipnotizava a platéia. Em certo instante uma pedra de gelo voou do copo que ele brandia no ar. Caiu na minha frente. Era gelo artístico, feito de acrílico. Guardei como lembrança. Deve estar perdida no fundo de alguma gaveta. Quantas coisas acumulamos em gavetas que quase nunca são visitadas. Nos escaninhos da memória, em área nobre, ficam as lembranças dos amigos. Alguns começando a partir. Para onde?

Sidney Borges

Larápios...

Utilidade pública: Diga não a político ladrão!

De Alan Gripp em O Globo, hoje:
"O Congresso Nacional passou ontem a ser oficialmente alvo da investigação que envolve o maior número de parlamentares de sua História. Com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para a abertura de mais 42 inquéritos contra parlamentares suspeitos de envolvimento com a máfia dos sanguessugas, 57 parlamentares (9,55% do Congresso) passam a ser investigados num só escândalo tanto pelo tribunal quanto pela CPI dos Sanguessugas".
Leia mais
aqui

O líder do PDT na Câmara, deputado Miro Teixeira (RJ), anunciou que protocolou ontem uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de um partido entrar com ações para impedir a posse de políticos eleitos contra os quais existam “provas irrefutáveis” de corrupção. Pela proposta, não seria necessário existir processo transitado em julgado, ou seja, com condenação sem possibilidade de novos recursos, para impedir a posse de um eleito, como prevê o entendimento atual do TSE.
Leia mais
aqui

Incluindo os 57 parlamentares denunciados por participação na máfia dos sanguessugas, pelo menos 72 políticos estão envolvidos nos escândalos recentes do mensalão, do mensalinho e da quebra do sigilo do caseiro Francenildo Costa, e a maioria tentará a reeleição.
Leia mais
aqui

Oito prefeitos foram presos ontem de manhã pela Polícia Federal durante a Operação Fox, realizada em nove municípios dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, e que resultou na detenção de 35 pessoas. Suspeitos de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e da Saúde, os prefeitos são ainda investigados por licitações fraudulentas e pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de peculato e sonegação fiscal. Levados algemados, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para a Superintendência da Polícia Federal em Maceió, eles foram soltos à noite por determinação da Justiça federal da 5ª Região, sediada em Recife (PE).
Leia mais
aqui

Surfando em Itamambuca



Ubatuba recebe a etapa inicial do Paulista Profissional de Surf 2006

Como a etapa excedeu o número de inscritos (96 atletas), o evento terá início na próxima sexta-feira, sábado e domingo (dias 21, 22 e 23) na Praia de Itamambuca

A competição terá premiação de R$ 15 mil, com R$ 4 mil ao vencedor, e é aberta a todos os interessados.
No ano passado, a etapa de Ubatuba foi vencida pelo baiano Flávio Costa, superando por apenas meio ponto Hizunomê Bettero, que no final do Circuito garantiu o título estadual.
No total, serão três etapas. A 2ª disputa será na Praia de Maresias, em São Sebastião, nos dias 20 a 22 de outubro, e a grande final na Praia do Tombo, em Guarujá, nos dias 10 a 12 de novembro.
O Circuito Paulista de Surf Profissional tem apresentação de Turco Loco, com o patrocínio de Wagon e Tent Beach. Apoio de Alma Surf, Têxtil Picasso, Itema Malhas, Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Estado da Juventude, Esporte e Lazer e FMA Notícias.
A etapa é uma realização da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Surf, com supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

GALERIA DOS CAMPEÕES PAULISTAS PROFISSIONAIS DE SURF (somente atletas de Ubatuba)

2005 - HIZUNOMÊ BETTERO – UBATUBA
2003 - ODIRLEI COUTINHO - UBATUBA
2002 - RENATO GALVÃO - UBATUBA
1999 - TADEU PEREIRA - UBATUBA1995 - NARCISO OLIVEIRA - UBATUBA


Rege Galvão
Assessor de Imprensa
www.aus.org.br

Opinião

“Comentando injustiças”

Corsino Aliste Mezquita
São muitos os cidadãos e amigos que nos perguntam sobre o andamento do Processo n° 583/06- 1ª Vara- Ubatuba, SP., que tem por objeto supostas irregularidades e improbidade administrativa praticadas na compra do “Suplemento alimentar acerola em pó”, pela administração anterior.
Aqueles que trabalharam na Seção de Merenda, na administração da Secretaria Municipal de Educação, no processo de compras, licitações e os cidadãos que conhecem nossa história sabem que a Dra Eleine A M Macário de Faria e este escriba, somos, absolutamente, inocentes nesse processo, esperam justiça e não se conformam com as injustiças que foram e estão sendo praticadas.
Essas pessoas: corretas, justas, honestas e solidárias, estão sofrendo junto e não conseguem entender que a terceira pessoa que assinou os mesmos documentos que assinamos, no processo de compras, (pedido, recebimento e atestado da nota fiscal para pagamento) não tenha sido incluída no processo. Não se trata de querer a desgraça dos outros. Todos sabem que, nas ações que os três praticaram, no processo, não houve irregularidades, maracutaias ou deslizes para processa-los. É por não entender a discriminação e a falta de lógica. Acusam uns e isentam o outro que estava no mesmo barco e praticou as mesmas ações, e só essas. Apenas raciocinam por uma questão de coerência. Lógica e coerência ausentes em toda a petição inicial.
Tivemos acesso ao Processo Sindicante n° 7.454/ 05, e percebemos que em momento algum, os depoentes, sugeriram ou afirmaram tivéssemos praticado ou participado fraudulentamente de ato ilícito ou usufruído vantagem econômica particular na compra do produto.
A Comissão Sindicante apresentou relatório final e, nele, não indica ou relaciona os possíveis responsáveis. Afirma, genericamente: “Responsáveis são todos que participaram do processo licitatório e de compras”.
Porque só alguns fomos os eleitos, os selecionados para sermos “bodes expiatórios”?
O processo sindicante pode não ter valor jurídico. Está eivado de erros e desrespeitos à legislação municipal que cuida das “sindicâncias”. Entretanto, seu conteúdo é uma fonte reveladora das mazelas da atual administração e do espírito de “vindicta” que parece animar alguns de seus integrantes.
Também tivemos acesso aos dois processos de compra do produto alimentar “acerola em pó”. Os processos apontam, documentalmente, quem convidou as empresas a participarem da “Carta Convite”, quem fixou o preço atestando que era compatível com os praticados pelo mercado, e quem escolheu a empresa vencedora. Não participamos dessas ações.
Considerando que os problemas apontados, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, foram : “preço, supostamente, elevado e outros erros na licitação”, como responsabilizar aqueles que não participaram desses processos?. Como deixar de fora os que convidaram as empresas, selecionaram a empresa vencedora, fixaram o preço e elaboraram o contrato?. Como entender algumas desculpas e estranhezas de um ou outro depoente?. Como aceitar que, sem provas ou quaisquer indícios de participação, em supostas fraudes, seja pedido o seqüestro de todos os bens e ativos financeiros?
Alimentando esperanças e sugerindo tranqüilidade para nossos amigos registramos a existência de acórdão que afirma:
“A indisponibilidade de bens, para os efeitos da Lei n° 8.429/92,(é a que foi aplicada na inicial) só pode ser efetivada sobre os adquiridos posteriormente aos atos supostamente de improbidade”.
O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dr. Enrique Ricardo Lewandowski afirma:
“Cumpre anotar, ademais, que a indisponibilidade de bens, via de regra decretada “inaudita altera parte”, constitui providência de excepcional gravidade, que acarreta pesados ônus morais e sociais aos atingidos, sem falar nos prejuízos de caráter econômico, assemelhando-se a verdadeira morte civil quando todo o patrimônio dos acusados é embargado”.
Nessa linha de pensamento foi apresentado agravo de instrumento ao Tribunal de Justiça de São Paulo e, liminarmente, tivemos o seguinte despacho:
“R.DESP.DE FLS.119. EMPRESTO-LHE EFEITO SUSPENSIVO PARCIAL PARA EXCLUIR DO DECRETO LIMINAR DOS BENS DOS AGRAVANTES SUAS CONTAS CORRENTES( FLS 35-IV,II). OFICIE-SE AO JUIZO A QUO COMUNICANDO, 2.A CONTRA – MINUTA. SP 21-06-2006- As. ALVES BEVILAQUA.
( FICA INTIMADO A RESPONDER AOS TERMOS DO PRESENTE AGRAVO O DR. MARCELO SANTOS MOURÃO, NO PRAZO DE 10 DIAS).
O Agravo deverá ser julgado proximamente e temos fé que as águas retornarão a seu leito normal. Já o julgamento da ação, em 1ª Vara de Ubatuba, deverá ocorrer quando todos os denunciados tenham sido citados e apresentado suas defesas.
Sobre as decisões judiciais não opinamos. Não é o nosso campo. Provérbios existem que indicam: “Justiça tarda, mas não falha”. “É lenta e segura”. “Existem recursos para corrigir eventuais erros”.
Já, em se tratando da atuação de alguns dos ocupantes do poder, em Ubatuba, existem grandes preocupações. A publicidade enxovalhando e atribuindo delitos a quem não os praticou e sem ter quaisquer provas ou indícios de provas, são indicadores de síndromes persecutórias, psicoses e paranóias que colocam esses agentes políticos em redoma de vidro que, parece, os isolar da realidade. Como escreve, Luis Fernando Vianna: “Um psicopata como mostra a Superinteressante deste mês, é capaz de destruir a vida de varias pessoas, inclusive crianças, sem derramar uma gota de remorso”. (O homem e a fera. Folha A2 de 11-07-06).
De nossa parte estamos tranqüilos e confiantes na veracidade da frase: “Quem fizer injustiça receberá a paga do que fez injustamente, porque em Deus não há distinção de pessoas”.(Colossenses 3-25).
Enquanto esperamos manifestação da Justiça seguiremos o conselho de LAO-TSE: “Deixe quieta a água turva e ela se tornará clara”.

Luto

Ator Raul Cortez, 73, morre vítima de câncer em São Paulo

da Folha Online
O ator paulistano Raul Cortez, 73, morreu nesta terça-feira (18), às 20h15, no hospital Sírio-Libanês, na Bela Vista (região central de São Paulo). Ele estava internado desde o último dia 30 de junho. O artista tinha câncer na região abdominal. Seu último trabalho foi na minissérie "JK" (Globo) neste ano, mas a lembrança mais presente é do personagem Jeremias Berdinazzi, imigrante italiano ranzinza da novela "O Rei do Gado" (1996-1997).
Leia mais

Eleições chegando

Lula mantém vantagem, mas diminui chance de vitória em 1º turno, diz Datafolha

da Folha Online
Pesquisa Datafolha que será divulgada na edição da Folha de S.Paulo desta quarta-feira revela o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga a disputa pelo eleitor, com 44% das intenções de voto. Em maio, o petista aparecia com 46% das intenções de voto.
Na pesquisa, o tucano Geraldo Alckmin aparece em seguida, com 28% das intenções de voto do eleitorado. A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), despontou na pesquisa de intenção de voto: subiu de 6% em maio para 10% hoje.
Em maio, Lula tinha 46% das intenções de voto; e Alckmin, 29%. Com essas variações e o avanço da senadora do PSOL nas pesquisas, aumentaram as chances de haver segundo turno nas eleições presidenciais.
Leia mais

Aviação

Sinais da crise

A novela jurídica da extrema-unção da Varig, pelo jeito, não tem data para terminar. Enquanto isso, o mercado da aviação comercial não mais esconde o golpe da crise. Em todas as empresas, a qualidade dos serviços caiu e a guerra tarifária sumiu.
Palavra da Agência Nacional da Aviação Civil, a Anac, em relatório divulgado nesta terça-feira. Sem contar a Varig, a Anac apurou perda de 6 pontos no índice de eficiência operacional nos vôos nacionais e baixa de 15 pontos no nível de eficiência dos vôos internacionais realizados pelas demais companhias, no mês passado.
Em resumo: a crise rosca sem fim da Varig afeta toda a aviação comercial do país, em prejuízo de funcionários e passageiros. (Joelmir Beting)

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 19 / 07 / 2007

Prefeitura convoca ambulantes para renovação de licenças
Conferências de Meio Ambiente levam discussões às quatro regiões do município
Grupo Canoá canta serestas no Festival de Inverno

Leia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 19 / 07 / 2006

Folha de São Paulo: “Lula mantém vantagem; cresce chance de 2° turno”
O Globo: “Partidos do mensalão têm 2/3 dos 57 sanguessugas”
O Estado de São Paulo: “Ataques de Israel já deixam 500 mil refugiados no Líbano”
Jornal do Brasil: “Sanguessugas”

terça-feira, julho 18, 2006

Barbudo sim, mas alfabetizado...

Finalmente...

Na cadeia

De O Globo, hoje:
"A Polícia Federal prendeu ontem de manhã, em Brasília, o fazendeiro Norberto Mânica, irmão do prefeito de Unaí, Astério Mânica. Os dois são acusados de terem sido mandantes do assassinato de três fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho na região de Unaí, em janeiro de 2004. A ordem de prisão foi expedida pela 9 Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte a pedido do Ministério Público Federal.
Mânica estaria obstruindo as investigações, ao tentar comprar de algumas testemunhas versões sobre o assassinato. Norberto Mânica recebeu voz de prisão quando chegou à sede da superintendência da PF em Brasília para depor. Ele foi chamado para fazer alguns esclarecimentos. Mas, com a ordem expedida pela Justiça Federal, acabou sendo preso."
Leia mais

"Araceli, nunca mais"

Exploração sexual de crianças e adolescentes

A deputada Maria do Rosário, do PT/RS, que coordenou a CPMI sobre a exploração de crianças e adolescentes, apresentou suas conclusões na TV Câmara, dia 15/06, no programa Participação Popular. O programa também contou com a participação de várias instituições ligadas às questões de direitos humanos.
Segundo a Deputada, a diferença entre abuso e exploração é que o primeiro é praticado por quem teria o dever de defender a criança ou adolescente; a exploração é realizada por pessoas estranhas com o objetivo de lucro.
O problema foi estudado nas várias regiões do Brasil e se manifestam nas chamadas “ruas do cincão, do 1,99” onde meninas de idade cada vez menores são usadas como mercadorias, especialmente por “gringos” que aqui chegam com esse objetivo. Mas esses delitos acontecem em todas as classes sociais, independente do nível sócio-econômico e cultural. Quando esses crimes acontecem com pessoas de alta classe, geralmente são abafados e dificilmente são punidos. Uma exceção é o caso dos vereadores de Porto Ferreira, no Estado de São Paulo.
Por isso, o dia 18 de maio é o dia de “Araceli, nunca mais”, uma menina do Espírito Santo, que foi violentada e assassinada por rapazes da elite econômica. A partir desse fato, formou-se o Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual, que elaborou um amplo dossiê para mobilizar a sociedade nessa luta.
É difícil reconhecer o possível abusador ou explorador porque ele não tem qualquer sinal que o distinga de um cidadão comum. Grande parte desses crimes são executados por familiares e parentes das vítimas. Esse problema tem várias causas: a impunidade, a aceitação como natural e a perda da capacidade de se indignar com essa situação; a dificuldade de reunir provas, o fato da legislação enquadrar esse delito em crimes contra os costumes e não contra os direitos humanos.
A partir da gravidade da situação encontrada, foi elaborada uma proposta de lei que está para ser votada e que não deixa brechas.

Nesta proposta está o encaminhamento imediato das vítimas para tratamento psicológico, cabendo a esses especialistas a elaboração de laudos, que passariam a ser provas suficientes para incriminação, evitando assim, que as vítimas sofram o doloroso processo de inúmeros depoimentos a cada fase do processo. Outro resultado desses debates e mobilizações é que hoje esse tema está na agenda brasileira, sendo discutido de norte a sul nos mais diferentes espaços, viabilizando a denúncia desse crime através do disque-denúncia número 100.
A escola tem um papel importantíssimo na “escuta” do aluno. A Deputada, que já foi alfabetizadora, mencionou a sua própria experiência para identificar a mudança de atitude da criança que foi ou está sendo abusada/explorada. Por isso, a Secretaria de Direitos Humanos vem desenvolvendo o Programa “Escola que Protege”, com o objetivo de capacitar os educadores e funcionários a ajudarem as vítimas.
Segundo a Deputada, um dos maiores problemas é submeter as empresas de Internet à leis que impeçam a disseminação da pornografia infantil, de maneira a quebrar o sigilo e identificar os contraventores.
Este é um problema que pode e deve ser discutido dentro da Agenda 21, porque o objetivo da Agenda é identificar os principais problemas e possíveis soluções.

Rui Alves Grilo
Coordenador do Grupo de Trabalho Rede 21
Agenda 21 do Litoral Norte

Coisinhas miúdas

De detalhe em detalhe...

Luiz Moura
Reservei esta segunda-feira para verificar se aqueles dois “pequenos detalhes”, de conhecimento dos administradores de plantão que para não dar a mão à palmatória infantilmente os perpetuam, ainda se encontravam demonstrando a situação de "desgaste" de uma cidade que se pretende turística.
Infelizmente, constatei que eles permanecem lá, nos mesmos lugares! O
tronco torto amarrado a um poste com as luminárias totalmente destruídas, em frente a pista de skate “João Serpa (Fifo) e Alfredo Vieira”, assistiu soberbamente aos shows realizados em decorrência da 3ª etapa do SuperSurf 2006, neste final de semana. Já a faixa parabenizando a equipe de natação por conquistar a posição de vice-campeã da primeira etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas aguarda os tapumes que vão esconder as “obras” na praça 13 de Maio.
A foto acima mostra um pequeno trecho em mosaico português que necessita de reparo. Quanto mais rápido o conserto for executado menor será o serviço. O local é próximo ao rio Lagoa, na praça Dr. Alberto Santos.
Querem testar a rapidez da “administração do nunca antes”? Pois bem, amanhã vou escrever sobre uma placa largada há mais de uma semana sobre o gramado do canteiro onde fincaram as placas de publicidade referentes a “reurbanização da avenida Iperoig”. Melhor, vou escrever hoje e só publicarei (amanhã) se a situação persistir.
*
O "diário oficial da Prefeitura", em sua primeira página (jornal "A Cidade", edição datada de 15 de julho de 2006), mostra a subserviência que impera na mídia ubatubense, dando desproporcional destaque à menina dos olhos de Eduardo César (o surfe - representado pela 3ª etapa do SuperSurf) em detrimento a outro evento esportivo com mais tradição em Ubatuba (a natação - na 37ª Travessia Internacional de Ubatuba). Ao mesmo tempo, para não se indispor com o alcaide, se furta de publicar o manifesto da comunidade do Taquaral intitulado "Indignação popular" (
clique aqui para ler o manifesto).

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 18 / 07 / 2006

Ubatuba segue na liderança no Paulista de Águas Abertas
Soccer do Brasil une a América Latina em Ubatuba
Odirlei Coutinho conquista bicampeonato do SuperSurf em Itamambuca

Leia aqui

Manchetes do dia

Terça-feira, 18 / 07 / 2006

Folha de São Paulo: “Conflito do Líbano já tem mais de 200 mortos”
O Globo: “Estradas têm mais roubos após o começo das férias”
O Estado de São Paulo: “Annan e Blair propõem força de paz para o sul do Líbano”
Jornal do Brasil: “Vereador comanda máfia”

segunda-feira, julho 17, 2006

Vida digital



Conhecemos o coração do laptop de US$ 100

Teste feito na USP revela tecnologia inovadora na placa-mãe que será usada no projeto do laptop de US$ 100

Alexandre Barbosa/AE
O 'núcleo' do laptop traz o chip Geode, da AMD, rede Wi-Fi e três portas USB
SÃO PAULO - Muito se fala do projeto do laptop de US$ 100. O micro, que é a proposta de inclusão digital da ONG OLPC (One Laptop Per Child), pode ser a porta de entrada para o mundo digital nos países em desenvolvimento, um dos quais pode ser o Brasil.
Mas o projeto também recebe críticas de analistas e de fabricantes como a Intel por sua capacidade limitada de processamento.
Para saber se o micro é capaz ou não de cumprir sua missão, acompanhamos alguns dos testes realizados pelo LSI, o Laboratório de Sistemas Integráveis da POLI - USP. O centro de pesquisas foi um dos escolhidos no Brasil para avaliar as placas-mãe que serão usadas nos laptops.

Leia mais

Intervalo poético

Amor é bicho instruído
Carlos Drummond de Andrade

Amor é bicho instruído

Olha: o amor pulou o muro
o amor subiu na árvore
em tempo de se estrepar.
Pronto, o amor se estrepou.
Daqui estou vendo o sangue
que escorre do corpo andrógino.
Essa ferida, meu bem
às vezes não sara nunca
às vezes sara amanhã.

Indignação popular

Moradores do Taquaral

Ubatuba, 14 de Julho de 2.006
Nós moradores do Bairro do Taquaral, responsável pelo Abaixo Assinado contrário ao projeto da construção de mais 144 casas populares pela C.D.H.U. – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano / órgão Estadual, em nosso bairro, viemos por meio desta esclarecer à população e demais interessados que não somos contrários a vinda de pessoas pobres para o bairro, conforme foi mencionado na reunião do dia 26/06/06 pelo Prefeito de Ubatuba, Sr. Eduardo de Souza César, na escola municipal José Simeão de Souza. Comunicamos, que ao contrário do que o Sr. Prefeito também falou, somos pobres, trabalhadores humildes, e muitas vezes dependendo de salário mínimo para sobreviver e que de maneira alguma em nosso meio houve qualquer menção a esse respeito, por isso não ficamos constrangidos. Na data desta reunião, logo após a fala do Sr. Prefeito, indagamos na presença de todos os presentes que ele apontasse para quem falou essa inverdade ou dissesse o nome do responsável por tal informação e, como já esperávamos ele não apontou ninguém muito menos falou um nome, então percebemos que o jogo virou pois essa mentira falada em público irá pontuar contra vossa pessoa. Não somos movidos por preconceitos, mas sim pela cidadania e, amparados por Lei. Temos mais de 200 assinaturas e muitos mais moradores estão dispostos a assinar. Quando fizemos o primeiro recolhimento de assinaturas de pessoas contrárias a mais um projeto de conjunto habitacional em nosso bairro, fizemos correndo e sem muita organização agora, estamos motivando um número maior de pessoas e esclarecendo a verdade dos fatos.
O Sr. Prefeito por motivos alheios a verdade e a transparência tentou conseguir que algumas pessoas moradoras dos 02 conjuntos habitacionais denominado VILA SURÉ ficassem contra o resto dos moradores do bairro do Taquaral, entendendo que os 02 conjuntos habitacionais VILA SURÉ ficam dentro do bairro do Taquaral, alimentando e veiculando no microfone na presença de inúmeras pessoas (reunião do dia 26/06/06) que a razão a qual os moradores do resto do bairro do Taquaral não querem o 3º conjunto habitacional é porque não querem que pobres se instalem em nosso bairro. Bem senhores leitores, quando questionamos o Sr. Prefeito de quem tenha falado de tal calúnia de que não gostamos de pobres, o mesmo cometeu um ato gravíssimo de rompimento social dentro de uma comunidade.
Estranhamos sobremaneira a forma de como esta nova obra do C.D.H.U. pretende se implantar, pois não nos foi apresentado nenhum estudo de Impacto Ambiental, nem um estudo de Impacto de Vizinhança que a referida obra poderá gerar em nossa região. Mas o pior foi a maneira que nos foi imposto o projeto, pois desrespeitaram as Diretrizes e as Normas do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal).
Nosso bairro já contribuiu muito com a cidade, pois foram implantadas 159 unidades de casas populares em nosso bairro em um total de 02 conjuntos, que encontram-se até hoje sem as obras e benfeitorias garantidas no projetos iniciais que foram aprovados na época, como: urbanização, sistema de esgoto eficiente pois com freqüência a exalação de odores (mal cheiro) de esgoto é diária, durante 24 horas e ocasionalmente vindo a piorar com as enchentes que acontecem no bairro com estravazamento, sistema de lazer e equipamentos urbanos pois, com a falta de infra-estrutura a população sempre paga o pior preço que é o abandono e todos os seus adjetivos. Sendo que como já dissemos o atual Prefeito Sr. Eduardo César, quando era Vereador falhou e agora vem até nós com promessas diversas.
A comunidade não está segura quanto as promessas feitas pelo Sr. Prefeito, pois também foram garantidas em governos anteriores e só ficaram na promessa e o nosso Prefeito atual na época da implantação era vereador durante 03 gestões (12 anos) e não fiscalizou e agora promete como os outros a efetivação do projeto.
Necessitamos de obras urgentes de saneamento básico e escoamento de águas pluviais. O Bairro do Taquaral e do Sumidouro (onde reside o Sr. Prefeito) produz uma grande quantidade de resíduos poluentes que são lançados nos riachos deixando-os com alteração na cor, com exalação de odores tornando-se feios e fedidos. Essa poluição vai para a praia do Perequê-açú e com as correntezas marinhas atingem outras praias.
Dependemos da pureza e beleza dos nossos rios e mares, vivemos numa cidade turística e temos o dever de preservá-la. Queremos que a área em questão volte ao seu destino inicial que é uma área para lazer, esporte, etc, pois, por Decreto Municipal, a referida área já fora da SABATA onde havia um estudo por uma leitura comunitária de que a área abrigasse espaço para lazer (até hoje não disponível no bairro) e/ou com incremento do turismo ecológico e ainda com um pensamento maior para o município que é uma área que sediasse uma Vila Olímpica. Imaginem que fantástico !!! Será que é impossível???
Comunicamos ao Sr. Prefeito, que estamos de braços abertos para recebê-lo, assim como recebemos durante a campanha eleitoral que o elegeu. Aqui o Sr. Prefeito tem eleitores e amigos que depositaram total confiança no seu mandato.
Contamos com a sua compreensão e apoio na melhoria do nosso bairro, mas que seja com dignidade e com respeito que nossa comunidade do Taquaral merece.
Que Deus todo poderoso, toda honra e toda glória abençoe todas as autoridades de Ubatuba, pelo caminho reto e justo para o bem de todos nós e de toda nossa querida Ubatuba.

Sebastião Fernandes dos Santos
Wilson Antonio Alves
(Moradores e membros da Sociedade Amigos do Taquaral – SABATA)

Perigo no litoral

Atentado contra o prefeito de São Sebastião

O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e sua família foram vítimas de um atentado na madrugada deste domingo (16/07), quando retornavam para a casa, no bairro Reserve Du Moulin, região central da cidade. Ele, sua esposa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, e os três filhos voltavam do 2º Arraiá Caiçara, por volta das 2h, quando o carro foi alvejado em uma das ruas do bairro.
Um homem saiu de um matagal próximo à ponte do rio da Reserve e disparou várias vezes, de frente com o veículo. Dr. Juan, que dirigia o carro, fez movimentos de um lado para o outro e conseguiu esbarrar no marginal. Os tiros acertaram o pára-brisa do veículo e a lataria.
Felizmente, ninguém ficou ferido. De imediato, o prefeito de São Sebastião acionou a polícia, que já investiga o caso. A hipótese de tentativa de assalto é descartada. Pela disposição, não veio para assaltar, tudo indica que seja um crime encomendado, algo planejado.
Nota oficial fornecida pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Sebastião

Problema de fácil solução

Moradores denunciam falta de manutenção na Unidade Básica de Saúde do Araribá

Cristiane Zarpelão
A Unidade Básica de Saúde ou Posto de Atendimento - PA do bairro Araribá foi inaugurada no dia 20 de outubro do ano passado.
A unidade, construída pela Sabara- Sociedade Amigos do Bairro do Araribá, em conjunto com a Prefeitura de Ubatuba, está em precárias condições de atendimento, segundo denúncias apresentadas por moradores da região.
Desde a inauguração bebedouros e ventiladores não foram instalados, telhados, janelas e pinturas estão sem acabamento, instalações elétricas em péssimas condições, um sanitário sem condições de uso e as portas não têm tranca.
Segundo o presidente da Sabara, Mauricio de Andrade, a entidade do bairro já está em negociação com a Prefeitura para que esta situação seja resolvida. “O que acontece é que nossa sociedade não tem mais recursos para terminar as reformas e realizar a manutenção. Estamos lutando há tempos para que o poder público arque com a despesa do aluguel. Eles se prontificaram a nos ajudar, mas ainda não foi decidido nada”, apontou o presidente.
Mauricio ressaltou que o prédio principal foi reformado pela sociedade e que está em condições de atendimento sim, mas o problema é o que falta ser terminado. “A sala de exame preventivo por exemplo, não era nem para ser usada, pois não está de acordo com as condições e normas de atendimento, mas não podemos esperar e deixar as pessoas do bairro sem esse tipo de serviço”, acrescentou.
Por outro lado, a enfermeira responsável pelo PA, disse que todos os materiais necessários para realizar o atendimento estão sempre à disposição e nunca faltam. “Remédios, vacinas, materiais para fazer curativos e os consultórios estão em ordem. Eu sinceramente nunca ouvi queixa de nenhum paciente em relação ao PA. Isso já está há tanto tempo assim que parece coisa de política. Porque só agora resolveram tocar nesse assunto?”, questionou a enfermeira.
Um morador concordou com a enfermeira e acrescentou: “O problema é que não está apresentável. Está muito feio sem manutenção. Acho que merecemos um lugar decente, só isso”, concluiu, sem dizer seu nome.
A superintendente de Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde, Dilei Nascimento, diz que está ciente que a área física do PA é inadequada, mas frisa que a unidade funciona em uma casa alugada. “O que acontece é que o único imóvel do bairro que conseguimos para instalar o PA foi aquela casa. A casa está precisando sim de manutenção, pois é uma casa muito antiga”, afirmou.
A superintendente contou que a Prefeitura já disponibilizou materiais para realizar a pintura, mas a demora ocorre por falta de mão de obra. “As pessoas da Prefeitura que fazem esses serviços estão envolvidas com outros afazeres e ainda não conseguimos funcionários disponíveis para esse trabalho”, explicou.
“Agora, se a comunidade estiver disposta a participar e quiser começar os trabalhos, tudo bem”, acrescentou Dilei.
Em relação à higiene do local e ao manuseio dos equipamentos, ela afirmou que “tudo é extremamente limpo, claro que dentro das condições precárias da casa”, e acrescentou: “O atendimento da equipe também é maravilhoso. Acredito que dentre tantos pontos positivos esse único ponto negativo não mereça ter tanto destaque assim”, concluiu.
O PA atende cerca de 580 famílias e conta com uma equipe de 10 pessoas: São 6 agentes de saúde, 2 auxiliares de enfermagem, 1 enfermeira responsável e 1 médica clínica geral.
O atendimento ao público é realizado quatro vezes por semana das 8h00 às 16h00.

Lula vai parar de comentar futebol...

PT quer esfriar campanha de Lula

Os 10 mandamentos do PT para Lula tentar se reeleger no primeiro turno:

1) Não expor o candidato a situações de risco.

2) Evitar viagens para estados com divergências entre aliados.
3) Evitar entrevistas e coletivas.
4) Só falar com a imprensa quando tiver um tema específico e definido pela campanha.
5) Não comentar assunto negativo para o governo, deixando essa função, de preferência, para os ministros.
6) Falar sempre de temas positivos.
7) Não participar de debates.
8) Explorar mais a postura de presidente do que de candidato.
9) Evitar a presença física no comitê de campanha.
10) Esfriar a campanha, participando de poucos atos públicos, pois uma disputa acirrada e dinâmica só interessa aos adversários.
Leia mais

Manchetes do dia

Segunda-feira, 17 / 07 / 2006

Folha de São Paulo: “EUA querem que força contra o terror atue no Brasil”
O Globo: “PT propõe a Lula decálogo para esfriar a campanha”
O Estado de São Paulo: “Antes de Lula, G-8 cobra acordos da Rodada Doha”
Jornal do Brasil: “Sindicato do crime”

domingo, julho 16, 2006

Sugestão

Intervenções urbanas

Hoje tirei fotografias da praça 13 de Maio. Com os tapumes começando a rodear o logradouro, pensei em preservar a memória visual. Tudo indica que as obras vão alterar radicalmente o panorama. Estou curioso para saber como será a nova praça. Liguei para os mais representativos arquitetos da cidade. Eles não conhecem o projeto. Não podem, portanto, opinar. É o meu caso. Seria leviandade de minha parte tecer qualquer juízo sobre o que desconheço. Como cidadão de Ubatuba me cabe apenas desejar que seja um bom projeto, que torne a praça melhor do que é. Sobre isso eu posso falar, mesmo porque é o óbvio ululante de Nelson Rodrigues. Se não for para melhorar, não faz sentido mexer. Por outro lado seria de bom alvitre colocar o projeto da praça, e outros de mesmo calibre, revestidos da maior importância, à disposição da população. É tão simples, a Internet seria perfeita para isso.

Sidney Borges

Ex-trabalhador

Confira os números:

"Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil. Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília.Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência. Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto. Governar ou despachar, nem pensar. A ordem é circular."
Fonte: Joelmir Beting

Declaração de Bens - Candidatos de Ubatuba

Eleições 2006 - Divulgação de Dados de Candidatos
Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Estadual - SP

CHARLES ALVES MEDEIROS - PSB

Seq. / Descrição / Valor
1 - VEÍCULO UNO MILLE SMART 2001 R$ 3.589.52



Eleições 2006 - Divulgação de Dados de Candidatos
Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Estadual - SP

MAURÍCIO HUMBERTO FORNARI MOROMIZATO - PT

Seq. / Descrição / Valor
1 - 145 AÇÕES ORDINÁRIAS COM DESCONTO DA PETROBRÁS S/A-VALOR EM 31/12/2005 - R$ 23.872.80
2 - 157 COTAS DO FUNDO DE AÇÕES PIBB, DO BNDES, EM 31/12/2005 - R$ 7.487.33
3 - 3220,49289927 COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA FF CAPITAL BRASIL, EM 31/12/2005 - R$ 7.692.65
4 - CONTA CORRENTE 7447-9 AG. 0798 CEF, EM CONJUNTO COM MAURO SÉRGIO BEZERRA, CPF 11657208/61, SALDO EM 26/06/2006 DE R$ 3.095.74
5 - CONTA CORRENTE 04016-6, AG. 1566 - BANCO ITAÚ - SALDO DE R$ - 287,20 (NEGATIVO EM DUZENTOS E OITENTA E SETE REAIS E VINTE CENTAVOS) EM 27/6/2006 - R$ 287.20
6 - CONTA CORRENTE 7227-1 AG. 798 CEF SALDO EM 26/06/2006 DE R$ 18.967,38 (DEZOITO MIL NOVECENTOS E SESSENTA E SETE REAIS E TRINTA E OITO CENTAVOS) R$ 18.967.38
7 - MEIO LOTE DE TERRENO LOCALIZADO NA RUA ITAGUÁ, LOTE 008 - PEREQUÊ-AÇÚ - UBATUBA-SP - R$ 7.500.00
8 - MEIO LOTE DE TERRENO NA RUA HABITAT, 396 - PEREQUÊ-AÇÚ - UBATUBA - VALOR EM 31/12/2005 - R$ 3.500.00
9 - SALDO DE FEDERALPREV, PREVIDÊNCIA PRIVADA, DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EM 31/12/2005 - R$ 17.170.16
10 - UM LOTE NA AV. PADRE MANOEL DA NÓBREGA, LOTE TRÊS, QUADRA A, LOTEAMENTO UBATUR - UBATUBA/SP - R$ 30.000.00
11 - UM AUTOMÓVEL VW PARATI CLUB, FAB. 97/ MOD.98, PLACA KRD 3072, AVALIADO EM R$ 14.000.00
12 - UMA CASA DE 65,49 M2, CONSTRUÍDA EM MEIO LOTE DE TERRENO À RUA PRAIA GRANDE, 480-PEREQUÊ-AÇÚ - UBATUBA/SP - VALOR EM 31/12/2005 - R$ 32.000.00
13 - UMA CASA LOCALIZADA À RUA CUNHAMBEBE, 458 - CENTRO - UBATUBA - VALOR EM 31/12/2005 - R$ 35.000.00
14 - FUNDO DE INVESTIMENTOS EM COTAS DE FI-6800 - CEF - AG. 0798 CONTA INVESTIMENTO 032.7227-1 - VALOR EM 31/12/2005 - R$ 3.453.26
15 - METADE DO VALOR DA APLICAÇÃO FIC IDEAL - CEF AG. 798 CONTA INVESTIMENTO 032.7447-9, EM 26/06/2006 - R$ 13.894.16



Eleições 2006 - Divulgação de Dados de Candidatos
Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Federal - SP

PAULO RAMOS DE OLIVEIRA - PDT

Seq. / Descrição / Valor
1 - AÇÕES BANESPA S/A R$ 61.32
2 - B SANTANDER R$ 27.300.00
3 - BANESPA R$ 802.04
4 - BANESPA R$ 4.582.12
5 - BANESPA FUNDOS INVEST R$ 64.987.29
6 - BANESPA S/A R$ 10.000.00
7 - BANESPA S/A R$ 8.293.97
8 - BBRASIL S/A R$ 1.612.12
9 - CASA RES AV SAMAMBAIA, 91 R$ 62.457.55
10 - CEF R$ 9.841.41
11 - CONSTR PRÉDIO RES / CIAL R$ 157.914.94
12 - DINHEIRO EM ESPÉCIE EM PODER DO DECLARANTE R$ 35.000.00
13 - GLEBA 1900 M2 - UBATUBA R$ 9.715.62
14 - LINHA TEL R$ 4.413.29
15 - LINHA TEL R$ 1.224.60
16 - LOTE TERRENO NR 12 QD F R$ 10.000.00
17 - PARTICIP CAP SOCIAL R$ 5.000.00



Eleições 2006 - Divulgação de Dados de Candidatos
Declaração de Bens
Candidato(a) a Deputado Federal - SP

RICARDO CORTES - PV

Seq. / Descrição / Valor
1 - AUTOMÓVEL R$ 30.000.00
2 - AÇOES DA TELESP R$ 966.91
3 - BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO SUPERPREV - PGBL R$ 7.125.33
4 - BRASILPCAP R$ 157.71
5 - CAIXA ECONÔMICA R$ 2.007.75
6 - CARRO R$ 15.000.00
7 - FIAT ADMINISTRADORA R$ 14.335.21
8 - FUNDO BOSTON SODRIL R$ 966.91
9 - HSBC CONSÓRCIO R$ 11.260.36
10 - LINHA TELEFÔNICA CELULAR R$ 1.500.00
11 - LINHA TELEFÔNICA R$ 2.496.02
12 - LOTE TERRENO R$ 13.278.28
13 - NUMERÁRIO R$ 40.000.00
14 - SALDO EM CONTA R$ 25.29
15 - TERRENO R$ 97.165.94
16 - UM APARELHO RAIO x R$ 18.240.00


Nota do Editor - Os dados acima foram fornecidos pelos candidatos à Justiça Eleitoral e podem ser acessados no site do TSE clicando aqui.

Justiça

Vale tem 7 milionários na corrida eleitoral

Políticos com patrimônio superior a R$ 1 milhão disputam vagas na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa

José Roberto Amaral - ValeParaibano
A declaração de bens entregue pelos candidatos a deputado federal e deputado estadual com base no Vale do Paraíba revela que sete deles possuem patrimônio acima de R$ 1 milhão.Prefeito de Caraguatatuba entre 97 e 2004, Antonio Carlos da Silva (PSDB), que tenta uma vaga na Assembléia Legislativa, lidera o ranking dos candidatos mais ricos com um patrimônio de R$ 4,9 milhões.Suplente de vereadora em São José, a candidata a deputada federal Renata Paiva (PFL) possui bens que somam R$ 4,7 milhões.

Osvaldo Arouca (PL), ex-prefeito de Jacareí, que também disputa uma cadeira na Câmara, declarou um patrimônio no valor de R$ 4,1 milhões.
Dois atuais deputados federais também estão na lista de políticos mais ricos do Vale. Ary Kara (PTB) informou bens de cerca de R$ 3 milhões e Marcelo Ortiz (PV), R$ 2,4 milhões.
O ex-deputado federal e estadual José de Castro Coimbra (PSC), de São José, relacionou um patrimônio de R$ 1,4 milhão, enquanto o empresário de Caçapava Carlos Quirino, candidato à Câmara pelo PMDB, soma bens no valor R$ 1,4 milhão.
Leia mais

Insegurança

A crise da segurança pública

O Estado de S. Paulo - Editorial
"São Paulo é hoje o Estado que mais prende, condena e encarcera, no País. Nos últimos cinco anos, a população carcerária estadual dobrou, passando de 67,6 mil para 143,3 mil presos. Só no primeiro semestre de 2006, ingressaram nas 144 unidades do sistema prisional paulista 4,8 mil presos, o equivalente a 800 por mês ou a 1 novo detento por hora.
Estes números dão a dimensão da crise da segurança pública no Estado e ajudam a entender a audácia do Primeiro Comando da Capital (PCC), cuja origem é atribuída à superpopulação do sistema prisional".

Leia mais

Manchetes do dia

Domingo, 16 / 07 / 2006

Folha de São Paulo: “SP vive 'guerra de Canudos', diz Lembo”
O Globo: “Gastos pré-eleitorais de Lula superam em 84% os de FH”
O Estado de São Paulo: “Cresce a resistência de presos às ordens do PCC”
Jornal do Brasil: “O inimigo público n° 1”
 
Free counter and web stats